Início

Questões de Concursos Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo

Resolva questões de Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q687582 | Português, Pontuação, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
... eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas... (1º parágrafo) 
Nesse trecho, as vírgulas servem ao propósito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q692626 | Geografia, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Do babaçu, nada se perde. Da palha, cestos. Das folhas, o teto das casas. Da casca, carvão. Do caule, adubo. Das amêndoas, óleo, sabão e leite de coco. Do mesocarpo, uma farinha altamente nutritiva. O tempo que o cacho com os cocos leva para cair é de exatos 9 meses. E é quando caem que entram em ação as quebradeiras de coco babaçu, grupo de cerca de 300 mil mulheres espalhadas em comunidades camponesas de vários estados brasileiros.

                                                                                                                                               (Disponível em: https://reporterbrasil.org.br. Acesso em 23.mar.2019) 
A tradicional atividade das quebradeiras de coco ocorre nas regiões
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q691080 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Para responder às questões de números 1 a 8, leia a notícia a seguir, publicada em 15 de março de 2019. 
Estudantes vão às ruas em protesto global contra mudança climática 
        Milhares de estudantes saíram às ruas nesta sexta-feira (15) para protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas. 
        O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. Nesta sexta, não foi diferente. Greta protestou diante do Parlamento na capital do país, cercada por 30 manifestantes. Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países - no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. 
        “Não sou a origem do movimento. Já existia. Precisava apenas de uma faísca para acender. Vivemos uma crise existencial ignorada durante décadas. Se não agirmos agora, será muito tarde”, disse Thunberg. 
        Desde o ano passado, Greta já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Nesta quinta (14), ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental. 
(Adaptado de: OLIVEIRA, Elida. Portal G1, 15.03.2019. Disponível em: https://g1.globo.com) 
Precisava apenas de uma faísca para acender. (3º parágrafo) 
Atendendo à concordância da norma-padrão da língua e preservando o tempo e o modo verbal do texto, o trecho destacado estará corretamente substituído por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q681975 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Para responder às questões de números 1 a 8, leia a notícia a seguir, publicada em 15 de março de 2019. 
Estudantes vão às ruas em protesto global contra mudança climática 
        Milhares de estudantes saíram às ruas nesta sexta-feira (15) para protestar por medidas efetivas no combate às mudanças climáticas. 
        O movimento “Fridays For Future” (Sextas-feiras pelo futuro) ganhou força com Greta Thunberg, que uma vez por semana falta às aulas, em Estocolmo, para se sentar em uma praça em frente ao Parlamento da Suécia e pedir medidas concretas contra o aquecimento global. Nesta sexta, não foi diferente. Greta protestou diante do Parlamento na capital do país, cercada por 30 manifestantes. Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países - no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. 
        “Não sou a origem do movimento. Já existia. Precisava apenas de uma faísca para acender. Vivemos uma crise existencial ignorada durante décadas. Se não agirmos agora, será muito tarde”, disse Thunberg. 
        Desde o ano passado, Greta já discursou em eventos internacionais como a COP24, a Conferência do Clima da ONU, em dezembro, e no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em janeiro. Nesta quinta (14), ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por três políticos noruegueses por sua atuação na agenda ambiental. 
(Adaptado de: OLIVEIRA, Elida. Portal G1, 15.03.2019. Disponível em: https://g1.globo.com) 
Ao todo, nesta sexta, estão previstos 2 mil eventos em 123 países - no Brasil, 20 cidades têm protestos agendados. (2º parágrafo) 
Caso a notícia fosse publicada depois de todos os eventos previstos acontecerem de fato, essa frase poderia ser reescrita da seguinte maneira, conforme a norma-padrão da língua: 
Ao todo, nesta sexta, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q684239 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Uma copiadora faz 28 cópias de uma página de texto em 1 minuto e 3 segundos. Considerando-se que a copiadora leva o mesmo tempo para fazer cada cópia, o tempo necessário para se fazerem 500 cópias de uma página de texto é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q690536 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

O número de blusas de Patrícia era igual a 70% do número de blusas de Cláudia. Cláudia deu 12 de suas blusas para Patrícia e, dessa forma, o número de blusas de Cláudia passou a ser 70% do número de blusas de Patrícia. O número de blusas que essas meninas têm, juntas, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q691786 | Geografia, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Ninguém fazia ideia e certamente não houve aviso de que um tsunami estava se aproximando do Estreito de Sunda, na Indonésia. Pelo menos 429 pessoas morreram e 1.459 ficaram feridas quando a onda atingiu a costa do país no sábado [22 de dezembro de 2018], de acordo com as informações do governo da Indonésia

                                                                                                                                                (Disponível em: www.bbc.com. Acesso em 20.mar.2019)
As áreas, como a Indonésia, sujeitas a tsunamis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q681939 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
... para saber quem me escreveu... (3º parágrafo) 
Quando me dou conta, já é noite lá fora... (3º parágrafo) 
...temo que me substitua também. (4º parágrafo) 
Caso o texto fosse escrito em terceira pessoa, com os devidos ajustes, as expressões destacadas nos trechos acima deveriam ser substituídas, conforme a norma-padrão da língua, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.