Início

Questões de Concursos Programador

Resolva questões de Programador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q625723 | Informática, Engenharia de Software, Programador, CFA, IADES

Assinale a alternativa correta sobre a UML (Unified Modeling Language) e os seus diagramas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q229307 | Informática, SQL, Programador, DETRAN RN, FGV

Assinale a alternativa que melhor define a execução do seguinte código em SQL:

select *
from emprestimo
order by total desc, número_empréstimo asc

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q229036 | Português, Interpretação de Textos, Programador, CAMARA SJC, FIP

Texto associado.

Para responder às duas questões seguintes,
observe o seguinte trecho de uma letra de
canção:

CORAÇÕES A MIL (Gilberto Gil)

Minhas ambições são dez.
Dez corações de uma vez
pra eu poder me apaixonar
dez vezes a cada dia,
setenta a cada semana,
trezentas a cada mês.

(Fonte: http://www.gilbertogil.com.br/
sec_discografia_letra.php?id=182)

Pelos sentidos das frases "setenta a cada semana" e "trezentas a cada mês", no contexto da letra da canção, pode-se concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q235448 | Informática, Arquiteturas, Programador, DETRAN RN, FGV

É o componente de um computador capaz de entender e realizar uma operação definida por uma instrução de máquina:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q548937 | Informática, Internet, Programador, CODERN RN, COMPERVE

Considere as seguintes afirmativas a respeito da Internet:

I Através de um programa de e-mail, pode-se criar, enviar e receber mensagens através da Internet.

II Para o usuário receber uma mensagem em sua caixa postal, precisa estar conectado à Internet.

III Navegador ou Browser é um aplicativo através do qual se pode acessar as páginas armazenadas nos servidores de Internet.

IV Site é uma área dentro de um servidor de Internet que pode ser visitada por qualquer computador ligado à Internet, utilizando-se um navegador. A opção em que todas as afirmativas são verdadeiras é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q233061 | Engenharia de Software, DFD, Programador, TCE AL, FCC

Um sistema de informação que fornece um arquivo para ser tratado pelo sistema objeto da modelagem, utilizando DFD da análise estruturada, é caracterizado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q231310 | Engenharia de Software, Ciclo de Vida de Software, Programador, DETRAN RN, FGV

De acordo com a norma ISO/IEC 12207, os processos que envolvem o ciclo de vida do software são agrupados em três classes. Assinale-as:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q228759 | Engenharia de Software, DFD, Programador, TCE AL, FCC

Relacionado a um processo representado em DFD Diagrama de Fluxo de Dados,

I. devem conter no mínimo um fluxo de entrada e um fluxo de saída de dados.

II. deve existir pelo menos uma fonte de dados ou um destino de dados.

III. pode conter um ou mais fluxos de apenas entrada de dados.

IV. pode conter um ou mais fluxos de apenas saída de dados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q238228 | Português, Interpretação de Textos, Programador, DETRAN RN, FGV

Texto associado.

Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já se passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas de
fazer balancê, de se remexerem dos lugares. A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos; uns com
outros acho que nem se misturam (...) Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo coisas de rasa importância. Tem
horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras de recente data. Toda saudade é uma espécie de
velhice. Talvez, então, a melhor coisa seria contar a infância não como um filme em que a vida acontece no tempo, uma
coisa depois da outra, na ordem certa, sendo essa conexão que lhe dá sentido, princípio, meio e fim, mas como um
álbum de retratos, cada um completo em si mesmo, cada um contendo o sentido inteiro. Talvez seja esse o jeito de
escrever sobre a alma em cuja memória se encontram as coisas eternas, que permanecem...

(Guimarães Rosa. Apud Rubem Alves. Na morada das palavras. Campinas: Papirus, 2003. p. 139)

Considerando as ideias expressas no texto pode-se inferir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q625314 | Informática, Filosofia do SGBD, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca de sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD), julgue os itens a seguir.

Uma das maneiras de se evitar concorrência no acesso a banco de dados é por meio do uso de locks, que é um tipo de agendamento de acesso.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q234000 | Português, Morfologia Pronomes, Programador, CRF SC, IESES

Os vereadores associam seu trabalho à vontade do povo, por isso tentam atender seus pedidos.
Substituindo corretamente os termos grifados por pronomes, teremos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q229329 | Informática, Normalização, Programador, TCE AL, FCC

Uma relação estará na Segunda Forma Normal (2FN) se ela estiver na 1FN e todos os atributos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q230989 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Relações Internacionais e Conflitos, Programador, CAMARA SJC, FIP

As empresas internacionais de segurança operam hoje um dos mais importantes e inovadores programas dos EUA de combate ao terrorismo. Esse programa prevê o uso de drones para eliminar as lideranças da Al-Qaeda na fronteira entre Paquistão e Afeganistão. Ao falar em drones, estamos nos referindo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q793848 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

O servidor público deve ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos. Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva que deve ser julgada considerando os princípios éticos do serviço público.

Há algum tempo, Bruno, servidor público responsável pelo controle do material de expediente do setor em que trabalha, observa que Joana, servidora pública lotada nesse mesmo setor, utiliza recursos materiais da repartição em atividades particulares. Em razão de seu espírito de solidariedade e da amizade que nutre por Joana, Bruno se abstém de levar ao conhecimento do chefe do setor os atos praticados por sua colega de trabalho.

Nessa situação, Bruno age de forma correta, pois compete ao chefe detectar, por si mesmo, quaisquer irregularidades no setor, caracterizando ofensa à ética o servidor público denunciar colega de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q553691 | Informática, Linguagem, Programador, TJ RS, FAUGRS

Os tipos de dados básicos para atributos em SQL incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q615686 | Informática, Software, Programador, CODERN RN, COMPERVE

Sobre o serviço de diretórios Active Directory, da Microsoft, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q236220 | Engenharia de Software, DFD, Programador, TCE AL, FCC

Os formulários preenchidos por usuários e as atividades para digitação e consistência dos dados destes formulários são representados em DFD, respectivamente, pelos símbolos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q641055 | Informática, Linguagens, Programador, CFA, IADES

Os principais elementos de página HTML são títulos, textos, parágrafos, imagens, links (responsáveis pela chamada de outras páginas para a tela) e cabeçalhos. Considerando os conceitos destes elementos, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q230791 | Português, Morfologia, Programador, CAMARA SJC, FIP

Assinale a alternativa em que todas as conjunções coordenativas sejam conclusivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q230097 | Redes de Computadores, ADSL, Programador, TCE AL, FCC

Nas tecnologias xDSL, as velocidades de upload em relação às de download são menores ou iguais, respectivamente, para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.