Início

Questões de Concursos Programador

Resolva questões de Programador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q632351 | Informática, Dados, Programador, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Sobre a estrutura de dados do tipo árvore, afirma-se que:

I. É um grafo conexo.

II. Uma árvore binária é dita balanceada se para cada um de seus nós as alturas de suas subárvores diferem de no máximo uma unidade.

III. Pode possuir ciclos.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q636325 | Informática, Linguagem SQL, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Considerando os recursos data definition language (DDL) e data manipulation language (DML) utilizados em SQL e em PLSQL, julgue os itens a seguir.

As cláusulas SELECT e INSERT são recursos DML que podem ser usados durante a criação de um código SQL.

  1. ✂️
  2. ✂️

483Q622628 | Informática, Arquitetura de redes, Programador, TCE AL, FCC

Uma rede Ethernet Gigabit, usando fibra ótica, engloba os padrões 1000Base

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q627236 | Informática, Arquitetura de redes, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos de programação em redes com TCP/IP, julgue os próximos itens.

Em programação de sockets com a linguagem C, o trecho de código hostIP=gethostbyname(hostname); realiza a conversão de um número IP em um nome DNS.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q616997 | Informática, Arquitetura de redes, Programador, CODERN RN, COMPERVE

Para se montar uma LAN no padrão 100BaseT, são necessários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q625705 | Informática, Tipos, Programador, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Com relação ao uso de protocolo DCHP em redes locais com sistemas Windows 2000 ou superior instalado, julgue os itens a seguir.

Informações relativas à configuração de um servidor WINS não podem ser enviadas utilizando-se o protocolo DHCP.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q862783 | Informática, Programação de Sistemas, Programador, TSE, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos de orientação a objetos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q622545 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Metodologias de desenvolvimento de software têm por objetivo tornar o processo de criação de sistemas mais ágil, mais eficiente e com melhor controle. Com relação ao desenvolvimento de sistemas e às metodologias associadas, julgue os itens a seguir.

Um diagrama entidade-relacionamento permite a representação de partes de um sistema que podem sofrer ações para transformar informações e armazená-las em base de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

489Q622803 | Informática, Linguagem SQL, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação a sintaxe e lógica de programação na linguagem SQL, julgue os itens subseqüentes.

A seguinte instrução está sintaticamente correta, de acordo com a linguagem SQL.

SELECT * FROM clientes WHERE nome EQUALS TO "Joao"

  1. ✂️
  2. ✂️

490Q614684 | Informática, Arquitetura de Computadores, Programador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca de componentes e periféricos dos computadores do tipo PC, julgue os itens subseqüentes.

Tanto a controladora de entrada e saída por programa como a controladora por interrupção sofrem de duas desvantagens: a transferência de dados está limitada à velocidade que a CPU pode comprovar e atender a um periférico, e a CPU está obrigada a gerenciar a transferência de entrada e saída. Quando há transferência de grande volume de dados, necessita-se de uma solução mais eficaz como a DMA (direct memory access), mas essa exige um módulo adicional conectado ao bus do sistema. Esse módulo é o controlador de DMA.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q862782 | Informática, Programação de Sistemas, Programador, TSE, CESPE CEBRASPE

Com relação a ambientes de programação Java, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q632431 | Informática, Transmissão de Informação, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação a redes de comunicação gigabit ethernet / fast ethernet, seus dispositivos, recursos, funções e camadas, julgue os itens que se seguem.

Em redes gigabit ethernet, a ligação de um switch em um roteador pode ser realizada utilizando-se conector RJ 45 e cabo adequado.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q628924 | Informática, Engenharia de Software, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Com relação a ferramentas CASE, julgue os itens que se seguem.

A possibilidade de se fazer verificação automática de consistência de informações em ferramentas CASE está relacionada à possibilidade de elaboração de regras específicas de acordo com o que se pretende de determinado modelo.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q634218 | Informática, Software, Programador, CFA, IADES

Julgue os itens a seguir quanto aos componentes que compõem a área de trabalho do Photoshop.

I - A barra de menus contém menus para execução de tarefas e os menus estão organizados por tópicos

II - A caixa de ferramentas contém ferramentas para criar e editar imagens A barra de opções fornece opções de uso de ferramenta.

III - As paletas são guias que ajudam na organização de outras paletas na área de trabalho e as paletas secas ajudam a monitorar e modificar as imagens.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q637318 | Informática, Tipos, Programador, TST, CESPE CEBRASPE

Acerca da linguagem PLSQL, julgue os seguintes itens.

O tratamento de determinada condição x em PLSQL deve obedecer à seguinte sintaxe, em que y e z representam comandos PLSQL.

IF <x> THEN

<y>

ELSE <z>

END ELSE AND IF;

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q628793 | Informática, Arquitetura de Computadores, Programador, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Acerca de componentes de computadores, julgue os itens que se seguem.

A comunicação entre computadores pode ser realizada por meio da porta paralela.

  1. ✂️
  2. ✂️

499Q622481 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Programador, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Julgue as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos.

I. Um dos pontos fortes da orientação a objetos é a possibilidade de utilizar conceitos mais intuitivos para modelar os sistemas, ao invés de funções ou instruções de máquina.

II. O principal conceito de orientação a objetos é o de Classe, que é a entidade que representa a abstração de uma função da programação funcional ou de um procedimento da programação imperativa.

III. Java, C# e Smalltalk são exemplos de linguagens orientadas a objetos.

Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q619990 | Informática, Arquitetura de Computadores, Programador, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Com relação a computadores modernos, do tipo IBM PC, julgue os itens a seguir.

Em computadores com processador Pentium III, memórias do tipo cache são utilizadas nos casos em que a memória RAM, que é mais rápida em termos de acesso e leitura, não pode ser utilizada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.