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Questões de Concursos Promoção do QM 2022

Resolva questões de Promoção do QM 2022 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1014742 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Almeida et al. (2015) citam que o objetivo da proposta ____________ é de garantir ao aluno surdo um desenvolvimento cognitivo-linguístico _____________ desenvolvimento de ouvintes da mesma ____________________, a partir ____________________ e em convivência com seus pares surdos para a construção e a valorização da identidade surda e assegurar a aprendizagem da língua majoritária como segunda língua, na companhia harmoniosa dos ouvintes.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
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62Q1046238 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ao ler o artigo de Santos (2012), um professor compreende que o currículo e o planejamento propostos ao aluno com deficiência intelectual devem gerar experiências em um ambiente que
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63Q1046242 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O professor Ricardo nota que, ao trabalhar um poema em sala de aula, seus alunos respondem de formas muito diferentes. Enquanto alguns demonstram entusiasmo, outros parecem distantes e desinteressados. Considerando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) apresentados por Zerbato e Mendes (2018), especialmente o princípio do engajamento, pode-se dizer que as formas como os estudantes respondem e escutam o poema refletem os resultados de suas redes
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64Q1019889 | Espanhol, Análise Sintática Análisis Sintáctico, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Lea el siguiente diálogo para responder la cuestione.


A: ¿Y qué te parecieron las decoraciones de la sala?
B: Las encontré bastante vistosas.
El segmento “bastante vistosas” mencionado por “B” se desempeña como
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65Q1023140 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question:


A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom. While an ecosystem is a simple concept, there are a few things to keep in mind. Here are quick tips to get you started.


Tip #1. Go on language missions (gather and utilize resources).


The concept of exploring is at the center of attention here for good reason. Your mission (should you choose to accept it) is to find and gather resources that are potential candidates for your language ecosystem. It is not unlike going shopping for furniture, in that you want to find items that will match your personal preference and lifestyle in a natural way. As you search for items to “add” to your ecosystem, you will want to consider how well they function in your life or home.


You might be wondering how one begins a search to find resources. I primarily use search engines, social media, streaming video, and music to look for resources that might work. I am not the only one, however, who has learned to keep an eye out for resources. Since inviting many of my own friends to learn a language with me, many people now send me links to things I might like.


Tip #2: Join a language-learning network


Speaking of people, one of the most essential strategies in forming a language ecosystem is finding the right people to join you on your journey. I call this “forming a language learning network.” While fluent speakers are an excellent resource, I also find that fellow language learners, people who are learning the language just like me, are more patient conversation partners. Finally, I often find that people who share my same interests (say, French cooking, for example), can be excellent companions for listening and speaking practice.


(Shane Dixon. The Language Learner Guidebook: Powerful Tools to Help You Conquer Any Language. Edição do Kindle. Adaptado)
Tip #1 shows that
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66Q1023143 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Read the text and answer question:


A language ecosystem describes a holistic environment that encourages and extends the learning and application of language beyond the classroom. While an ecosystem is a simple concept, there are a few things to keep in mind. Here are quick tips to get you started.


Tip #1. Go on language missions (gather and utilize resources).


The concept of exploring is at the center of attention here for good reason. Your mission (should you choose to accept it) is to find and gather resources that are potential candidates for your language ecosystem. It is not unlike going shopping for furniture, in that you want to find items that will match your personal preference and lifestyle in a natural way. As you search for items to “add” to your ecosystem, you will want to consider how well they function in your life or home.


You might be wondering how one begins a search to find resources. I primarily use search engines, social media, streaming video, and music to look for resources that might work. I am not the only one, however, who has learned to keep an eye out for resources. Since inviting many of my own friends to learn a language with me, many people now send me links to things I might like.


Tip #2: Join a language-learning network


Speaking of people, one of the most essential strategies in forming a language ecosystem is finding the right people to join you on your journey. I call this “forming a language learning network.” While fluent speakers are an excellent resource, I also find that fellow language learners, people who are learning the language just like me, are more patient conversation partners. Finally, I often find that people who share my same interests (say, French cooking, for example), can be excellent companions for listening and speaking practice.


(Shane Dixon. The Language Learner Guidebook: Powerful Tools to Help You Conquer Any Language. Edição do Kindle. Adaptado)
Uma atividade comunicativa usando a proposta de Dixon é:
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67Q1046198 | Pedagogia, Legislação da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o momento em que foi elaborada, a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo (2021) apresenta a situação então vigente da educação especial no estado. Especificamente em relação aos estudantes com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), o documento afirma que
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68Q1046211 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Vygotsky (in Almeida et al., 2015), a linguagem
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69Q1019885 | Espanhol, Verbos Verbos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

El enunciado en que el verbo “quedar” se usa para expresar un cambio de estado es
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70Q1070072 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, em seu livro Filosofando: introdução à Filosofia, explicam a origem da Estética como se segue: “Embora a arte faça parte do mundo humano desde a Pré-História e tenha ocupado lugar de grande importância em todas as civilizações, a palavra ‘estética’ só foi introduzida no vocabulário filosófico em 1750 pelo filósofo alemão Alexander Baumgarten. Referia-se à cognição por meio dos sentidos, ou seja, o conhecimento sensível”.
Com base na explicação de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é correto afirmar que a introdução do termo “estética” por Baumgarten representa um marco importante na Filosofia ao indicar
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71Q1046235 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a publicação Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (2007), de autoria de Schirmer; Browning; Bersch; Machado para responder a questão:
As autoras, Schirmer e Bersch, esclarecem que Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA) são os recursos, as estratégias e as técnicas que apoiam modos de comunicação existentes (fala reduzida e pouco inteligível) ou substituem a fala.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de recursos.
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72Q1019879 | Espanhol, Acentuação El Acento Y La Tilde, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

El enunciado que ha sido escrito con completa corrección ortográfica es
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73Q1019881 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Lea el siguiente encabezado de un artículo para responder la cuestione.

Estilo maximalista: cómo practicar esta tendencia sin caer en el horror vacui

¿Lo de los espacios vacíos y de aire monacal no va contigo? Entonces lo tuyo es el estilo maximalista en decoración. Pero, cuidado, hay que saber practicarlo para no crear caos visual. Te contamos cómo.
(https://www.arquitecturaydiseno.es)
Con respecto al uso de la palabra “tuyo” en el texto, se puede decir que
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74Q1046251 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Anache (em Baptista, Caiado e Jesus, 2010) afirma que a subjetividade é um aspecto importante do processo de aprendizagem, pois
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75Q1070065 | Filosofia, O que É a Filosofia, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Marilena Chauí, em sua obra Boas-vindas à Filosofia, caracteriza o conhecimento filosófico como um trabalho intelectual: “(...) é um trabalho porque, como todo trabalho, produz alguma coisa; e é intelectual, porque é realizado pelo intelecto ou pela razão, e produz ideias. Esse trabalho intelectual (...) não se contenta em obter respostas para as questões feitas, mas, além de exigir que as próprias questões sejam válidas, exige também que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente”.
Com a caracterização apresentada no excerto, Marilena Chauí tem por objetivo destacar que as reflexões filosóficas ocorrem de modo
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76Q1070067 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Peter Singer, em seu livro Ética prática, apresenta sua abordagem ética, que envolve o que ele denomina de princípio da igualdade: “A essência do princípio da igualdade na consideração de interesses exige que se atribua o mesmo peso, nas nossas deliberações morais, aos interesses semelhantes de todos os afetados pelas nossas ações”.
Com base no excerto, é correto afirmar que Peter Singer argumenta que o princípio da igualdade
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77Q1046259 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Celma Domingues et al., em A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira (2010), afirmam que o desempenho visual de uma pessoa com baixa visão pode ser desenvolvido e ampliado de forma gradativa e constante, pois a eficiência da visão melhora na medida do seu uso.
As autoras evidenciam a avaliação funcional do uso da visão como uma medida qualitativa eficiente que se refere, entre outras maneiras, ao uso
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78Q1070069 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, Danilo Marcondes analisa uma das principais doutrinas da filosofia de Descartes na seguinte passagem: “Após estabelecer a evidência do cogito, Descartes dá um passo adiante afirmando que posso ter certeza de que existe uma coisa que pensa (...). Não posso, entretanto, saber mais nada além disso, uma vez que tudo o mais permanece ainda sob dúvida. Não podemos sequer afirmar a existência do corpo, porque, sendo este material, é de fato um objeto no mundo externo, sobre o qual não podemos ter certeza”.
A distinção apresentada por Descartes, segundo Marcondes, dá origem à doutrina do
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79Q1046265 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Analise o excerto a seguir:
O desenvolvimento da consciência da escrita nas crianças com cegueira trata-se de um processo contínuo por meio do qual um conjunto de fatores articulados contribui para desencadear as mudanças que levam à tomada de consciência que se amplia por meio da exploração intencional para compreensão de conceitos, bem como da função de símbolos e da linguagem.
(Celma Domingues et al., A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar: os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira, 2010)
Na perspectiva das autoras, o desenvolvimento da escrita na criança com cegueira tem início
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80Q1070075 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins assim discutem o objeto de estudo da lógica:
Para compreender as relações que estabelecem entre as proposições, foram definidos os primeiros princípios da lógica, assim chamados por (...) servirem de base a todos os argumentos. Por serem princípios, são de conhecimento imediato e, portanto, indemonstráveis. Geralmente distinguem-se três princípios: o de identidade, o de não contradição e o do terceiro excluído.
(Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, Filosofando: introdução à Filosofia)

A partir do excerto, é correto afirmar que, de acordo com o princípio de não contradição,
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