"Responda rápido. O maior índice de crescimento de novos universitários foi
registrado em que faixa etária, de acordo com o último Censo do Ensino Superior?
A – 18 a 24 anos C – 40 a 49 anos
B – 24 a 39 anos D – Acima dos 50 anos
Não sabe? Quer a ajuda dos universitários? Cuidado, a maioria talvez não saiba. São os cinqüentões, sessentões e setentões que estão brilhando nos vestibulares. Entraram na vida
acadêmica, em 2001, 23% a mais de alunos nessa faixa etária em comparação ao ano
anterior. São quase 11 mil contra 8.700 em 2000. A tendência é de crescimento maior em
2002, mas os números só serão divulgados no final deste ano.
Essa ocupação da “terceira idade”, nas universidades não se deve por acaso. Basta se ater
à explicações do sociólogo Ruda Ricci, professor da PUCMinas, para ver sentido nessa
mudança. Ele levanta dois fatores: a cobrança de qualificação pelo mercado de trabalho na
década de 90 e a dispensa de pessoas com mais de 45 anos. “O ideal para as empresas
eram funcionários na faixa dos 35 anos. Abaixo disso eram consideradas inexperientes e
acima não teriam agilidade, já estariam burocratizadas.” Para as empresas, era mais fácil
dar treinamento aos jovens. Aos quase cinqüentões só restava uma saída: voltar a estudar
ou abrir negócio próprio. Some-se a isso a mudança na previdência, que retardou
a aposentadoria, e o aumento na expectativa de vida. “O mercado percebeu que eles são
experientes e buscam qualificação. Têm a receita ideal para um bom profissional”, afirma
Ruda Ricci, que acredita na multiplicação das oportunidades de trabalho, nos próximos
anos, para os cinqüentões. E não está só. Robert Critcheley, autor do livro Reavaliando sua
carreira, também vê boas perspectivas. “Hoje convivemos com a primeira geração que
chega a essa idade em perfeitas condições físicas e intelectuais.” É só encarar o desafio e
saber que a idade mental é mais importante que a cronológica."
(ARRIEL, Silvânia - Revista Encontro . Abril/2003, p. 43)
O termo destacado está corretamente identificado entre parênteses em:
a) “Abaixo disso eram consideradas inexperientes ...” (faixa dos 35 anos)
b) “Essa ocupação da “terceira idade” nas universidades não se deve ao acaso.”(vida
acadêmica)
c) “O mercado percebeu que eles são experientes e buscam qualificação.” (universitários)
d) “Some-se a isso a mudança na previdência...” (abrir negócio próprio)