Questões de Concursos: Prova 06

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prova 06. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q679899 | Geografia, Prova 06, UEMG, UEMG

A região do _______________________ é a maior produtora e exportadora de petróleo e gás para o mercado mundial. As constantes crises políticas internas e o fato da região ser detentora da maior reserva de petróleo e gás do mundo tornam essa área alvo de disputas e conflitos em nível mundial. Os preços no mercado internacional oscilam em função desses desequilíbrios e são controlados pelos países produtores da região, reunidos no grupo denominado de _______________________________.

As palavras que completam corretamente essas lacunas são, respectivamente,

12 Q679908 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Prova 06, UEMG, UEMG

Nos compostos iônicos, cada cátion interage com ânions a sua volta, formando diferentes tipos de retículos cristalinos tridimensionais. Assim, quando descrevemos uma fórmula de um composto iônico, estamos apenas indicando a proporção entre seus ânions e cátions.

Um composto iônico cuja proporção de cátions para ânions no seu retículo cristalino é 1:2 é

13 Q679909 | Química, Sistemas Homogêneos Constantes Kc e Kp Deslocamento do Equilíbrio Fatores, Prova 06, UEMG, UEMG

Um refrigerante é uma solução homogênea e líquida enquanto está contido em um frasco fechado. Quando se abre esse frasco, bolhas de gás surgem imediatamente, emergindo do líquido para a superfície. Esse gás é o dióxido de carbono que interage com a água segundo o equilíbrio:

CO2 (g) + H2O (l) ⇆ H2CO3 (aq).

A opção que apresenta, corretamente, o deslocamento do equilíbrio da reação representada é:

14 Q679904 | História, República Oligárquica, Prova 06, UEMG, UEMG

A década de 1920 no Brasil foi marcante para o surgimento de movimentos políticos, sociais e culturais de contestação ao sistema da Primeira República. Qual dos eventos da década de 1920 está diretamente relacionado com as mudanças culturais e literárias?

15 Q679894 | Biologia, Ciclos biogeoquímicos, Prova 06, UEMG, UEMG

Plantas leguminosas desenvolvem-se bem em terrenos ricos em bactérias do gênero Rhizobium que se associam às suas raízes, formando nódulos macroscópicos. Essas bactérias atuam no ciclo do nitrogênio,

16 Q679906 | Português, Uso dos conectivos, Prova 06, UEMG, UEMG

Para quem é pai / mãe e para aqueles que o serão

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos seus próprios filhos. É que as crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados. Crescem sem pedir licença à vida. Crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias de igual maneira. Crescem de repente. Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes do vento, das colheitas, das notícias, e da ditadura das horas. E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com os nossos acertos e erros. Principalmente com os erros que esperamos que não repitam. Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos. Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância. Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto. Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas “pestes”. Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito (nessa hora, se a gente tinha desaprendido, reaprende a rezar) para que eles acertem nas escolhas em busca da felicidade. E que a conquistem do modo mais completo possível. O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso é necessário fazer alguma a mais, antes que eles cresçam. Aprendemos a ser filhos depois que somos pais. Só aprendemos a ser pais depois que somos avós...!

(Affonso Romano de Sant’Anna. Extraído do Jara Guia. Adaptado).

“Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.”

Sem modificar o sentido da frase, pode-se substituir as palavras nela sublinhadas por

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.