Início

Questões de Concursos Psicólogo

Resolva questões de Psicólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q232453 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

O conceito de identificação é abordado por Freud em poucos trabalhos, mas assume uma consistência teórica como poucos conceitos na psicanálise. Em “Psicologia das massas e análise do ego”(1921) , Freud distingue três tipos de identificação, das quais pode-se destacar a identificação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q379915 | Biologia, Citologia, Psicólogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

Motivo de acalorados debates, sobretudo entre cientistas e religiosos, chegou ao Supremo Tribunal Federal a questão das células-tronco. Capazes de se transformar em qualquer um dos tipos de célula do corpo, elas podem representar a cura para quase todas as doenças. No Brasil, a grande controvérsia ocorre quanto à utilização de células-tronco

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q236718 | Psicologia, Organizações, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Ainda a respeito do tema sobre empregados portadores de necessidades especiais, a integração desses indivíduos à organização deve atender a alguns cuidados.
Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação a esse tema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q707894 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Lei 9784 99, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

No que se refere aos seus dispositivos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q43857 | Psicologia, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

A Psicologia Social no Brasil tem nas relações de trabalho, importante campo de estudos e intervenções. O processo de adoecimento pelo trabalho é um dos importantes temas para a Psicologia e os Psicólogos que atuam na área. Mais recentemente, temos visto a manifestação de trabalhadores, vítimas do assédio moral no ambiente de trabalho, denunciando agressores e buscando seus direitos. No que se refere ao assédio moral, são suas características, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q850925 | Psicologia, Jung, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

A respeito das teorias da personalidade, julgue o item a seguir

Na perspectiva junguiana, o princípio da entropia afirma que a distribuição de energia no sistema psíquico é sempre orientada por uma busca de equilíbrio.

  1. ✂️
  2. ✂️

267Q40580 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Numa determinada escola, em relação ao alunado adolescente, observou-se a seguinte situação: a) proibição, nas aulas de religião, da discussão e reflexão sobre os cultos afros, havendo, inclusive, atitudes punitivas para quem expressasse sua opinião sobre o tem; b) ocorrência de bulling, não havendo qualquer tipo de auxílio ou orientação por parte de professores, psicólogos ou da direção ao aluno e familiares e c) restrição, para determinados alunos, sem motivo pertinente, de ir, vir e estar em certos espaços recreativos da escola. Assinale a alternativa que, segundo os itens sublinhados, identifica, CORRETA e completamente, o conjunto dos direitos fundamentais privados ao adolescente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q47362 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

Leia a seguinte afirmação: Existe a possibilidade do trabalhador, por não suportar o sofrimento [associado ao trabalho], de transformá-lo em criatividade, e, consequentemente, em prazer, ao invés de utilizar como único recurso as estratégias defensivas. Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, o autor ao qual a associação trabalho-sofrimento-criatividade está vinculada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q236324 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Ainda em relação à estrutura organizacional, assinale a alternativa CORRETA a respeito de algumas características de uma organização orgânica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q850606 | Psicologia, História da Psicologia, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.

JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,

p. 24, com adaptações. 

Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A unidade da psicologia enquanto ciência pode ser expressa pelas escolas de pensamento múltiplas, que caracterizam essa ciência.

  1. ✂️
  2. ✂️

271Q237313 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Família Substituta, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

Consoante o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto à colocação, em família substituta, de criança proveniente de comunidade remanescente de quilombo, é correto afirmar que deve ser preferentemente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q40607 | Português, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Texto associado.
A ADOLESCÊNCIA E AS DROGAS

-Os traficantes entram em nossas casas porque encontram portas abertas. E seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem qualquer esperança.

Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas que nos são importantes Mas também temos algumas certezas. Elas derivam da observação dos fatos, especialmente daqueles que são indiscutíveis, que não deixam margem para interpretações variadas. Uma dessas certezas tem a ver com o uso de drogas: praticamente todas as pessoas viciadas começaram a usar algum tipo de droga nos primeiros anos da adolescência, entre os 13 e os 17 anos de idade. Isso é válido para o uso de drogas pesadas, mas igualmente acontece com a iniciação ao uso do cigarro normal que, mesmo provocando poucos efeitos psicológicos, determina forte inclinação para a dependência.

Outra certeza que temos é a necessidade urgente de compreendermos melhor o que se passa na cabeça dos nossos jovens, para que possamos impedir que persista a tendência atual, que é a do uso de drogas por um número cada vez maior de pessoas, e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país. Teremos que providenciar novas atitudes dos pais e da sociedade, especialmente se isso puder ajudar nossas crianças a crescerem com mais força e determinação pessoal.

Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas nos traficantes e em outros delinquentes que fazem fortuna com esse comércio. A verdade é que eles entram nas nossas casas porque encontram portas abertas. E eles seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem esperanças.

Disponível em: www.somostodosum.ig.com.br
Em relação à CONCORDÂNCIA NOMINAL, em uma das alternativas abaixo, a justificativa está INCORRETA. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q47417 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. Existem muitos conceitos de reabilitação e estas diferenças refletem os modelos filosóficos e técnicos adotados. Na definição da International Association of Psychosocial Rehabilitation Services, seria o processo de facilitar ao indivíduo com limitações, a restauração, no melhor nível possível de autonomia do exercício de suas funções na comunidade. O processo enfatizaria as partes mais sadias e a totalidade de potencialidades do indivíduo, mediante uma abordagem comportamental e um suporte vocacional, residencial, social, recreacional, educacional, ajustadas às demandas singulares de cada indivíduo e a cada situação de modo personalizado;
II. A reabilitação não é a passagem de um estado de desabilidade para um estado de habilidade, ou de incapacidade para a capacidade. Essas noções não se sustentam quando descontextualizadas do conjunto de determinantes presentes nos locais em que ocorrem as intervenções, o que leva a pensar que a reabilitação é ampliada de acordo com as possibilidades de estabelecimento de novas ordenações para a vida. Desse modo, não há uma fronteira delimitadora dos que passaram a estar aptos e não aptos à vida, seja ela no âmbito pessoal, social, ou família;
III. O serviço de reabilitação deve ser um lugar de produção de recursos não somente numéricos, mas primordialmente afetivos, na rede de relações dos pacientes. Esses recursos seriam os profissionais, os familiares e a comunidade, não esquecendo de que a família é parte da comunidade, mas essa não se restringe somente ao contexto familiar;
IV. Para a OMS, a reabilitação psicossocial consiste numa estratégia de aquisição ou de recuperação de aptidões importantes para a reinserção social. Tendo em vista as consequências invalidantes do adoecimento mental, a OMS classifica as atuações das estratégias de reabilitação como voltadas para: 1) a disfunção; 2) a desabilitação e 3) a deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q43842 | Português, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Texto associado.
       O Twitter e o cargo público

       O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
       Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
       O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
       O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
       A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
       A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
       Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
       (...)
       Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
       Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
       O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
       Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
      (...)

(Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
Observe as frases: 

1. “... aponta que 391 políticos eleitos...” (1º§) 
2. “... que ingressam na rede sem se identificar como tal”. (1º§) 
3. “... que a cada dia...” ( 2º§) 
4. “... permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos” (2º§) 
5. “... um concorrente que esteja mais próximo de seu público...” (3º§) 
6. “É um trabalho que não possui prazo para terminar...” (8º§)

Nas frases citadas anteriormente o “que” aparece seis vezes; em três delas é pronome relativo. Assinale-as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q708304 | Psicologia, Psicólogo, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2019

Texto associado.

Segundo o autor Rodolfo Bohoslavsky, a orientação vocacional refere-se a um processo de orientação frente a uma situação de escolha que pode ser vivenciada como crise na adolescência, pois enfrenta-se a passagem e a necessidade de tomar decisões quanto ao seu futuro e à sua identidade ocupacional. O autor indica que a atuação do profissional de psicologia no processo de orientação vocacional pode ser realizada em dois tipos de modalidades: a estatística e a clínica.


Assinale a alternativa que apresenta concepções da modalidade estatística.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q47399 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. O padrão de consumo intenso, contínuo e repetitivo de crack, chamado de binge, é provocado pela fissura e pode durar dias até que o suprimento de droga termine, ou que haja a exaustão do usuário. Esses ciclos intermitentes de doses repetidas de crack, seguidos de parada abrupta em seu consumo, estão associados a sinais e sintomas da retirada, caracterizados por mal-estar físico e psicológico;
II. Apesar de o crack não figurar entre as drogas ilícitas mais consumidas no Brasil, a urgência pelo uso da droga e a intensidade dos efeitos da fissura colocam o risco associado ao consumo da droga como problema de saúde pública. Essa relevância deve-se, principalmente, à violência e aos comportamentos sexuais de risco associados que deflagram desequilíbrios de ordem sócio-sanitária para o usuário e para o contexto que o cerca. A violência e o comportamento sexual de risco atingem a sociedade como um todo e não somente os usuários de crack, aumentando a propagação de doenças sexualmente transmissíveis e a insegurança da população;
III. Estudos apontam que a maconha é utilizada como paliativo aos efeitos negativos de crack. Sua adoção, entretanto, segundo esses mesmos estudos, não poderia ser uma importante estratégia para a redução dos danos associados ao uso crônico de crack, pois não diminui a fissura e os demais sintomas ligados à síndrome de abstinência;
IV. O tratamento para usuários de crack é um tema recente. No Brasil, não existem modelos de tratamento criados especificamente para essa demanda. Entre usuários de substâncias psicoativas em geral, usuários de crack são descritos como os que menos procuram ajuda. Por isso e pela demora em buscar tratamento, a maioria dos pacientes já se apresenta aos serviços com muitos prejuízos, preferindo tratamentos em locais com internação e tendendo a ter baixa adesão ambulatorial após a internação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q234550 | Português, Morfologia Pronomes, Psicólogo, TJ SP, VUNESP

Assinale a alternativa em que os pronomes estão empregados e colocados na frase de acordo com a norma-padrão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q47409 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q40574 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Considerando a organização psicológica do adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q238206 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, TJ SP, VUNESP

Dentre os procedimentos técnicos envolvidos no trabalho do psicólogo judiciário, Shine (2003) destaca a importância da leitura dos autos. Para ele, esse procedimento consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.