Início

Questões de Concursos Psicólogo

Resolva questões de Psicólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q43868 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Lançado em 2005, o TMZ é hoje um dos mais conhecidos websites sobre fama, ou como eles mesmo dizem “fofocas sobre celebridades.” Das notícias veiculadas pelo TMZ, abaixo relacionadas, marque a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q231813 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Considerando os estudos sobre a Inteligência é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q51894 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHS

Sobre os transtorno delirante é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q234167 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, UNIRIO, UNIRIO

Segundo Mary Jane Spink, para que a Psicologia da Saúde possa alcançar a sua maturidade como campo de conhecimento e prática, os psicólogos atuantes na área, tanto em nível terciário, quanto em nível primário, devem buscar contextualizar sócio-historicamente as questões de saúde, procurando favorecer ações integradas, em nível intra e interdisciplinar. Tal pensamento enfatiza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q237161 | Psicologia, Psicologia de Aprendizagem, Psicólogo, UFPR, UFPR

O conceito de pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE) foi apenas recentemente incorporado no Brasil. O conceito de PNEE:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q20645 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Psicólogo, CASAN, FEPESE

Um forte terremoto seguido de um destruidor tsunami atingiu a região de Fukushima, no Japão, em março, e causou sérios danos a instalações nucleares japonesas.

Examine as afirmativas abaixo a respeito do tema.

1. Os terremotos e tsunamis são causados pela ação humana e a inconsequente destruição do meio ambiente.

2. As usinas nucleares são as mais importantes fontes de energia elétrica do Japão.

3. O Brasil, embora livre de terremotos pelas suas características geológicas, sofreu recentemente um grande tsunami que colocou em risco uma das usinas nucleares brasileiras localizadas em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

4. O Japão viveu em sua história diversas catástrofes causadas por terremotos, cuja principal causa é a movimentação das placas tectônicas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q228775 | Gestão de Pessoas, Estratégias de Recursos Humanos, Psicólogo, TJ SC, FGV

Uma empresa atua em um ambiente de forte concorrência, adotando estratégia de negócio prospectiva e ofensiva. Nesse contexto, a estratégia de recursos humanos relativa ao treinamento e desenvolvimento de pessoas deve estar voltada para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q814310 | Legislação Federal, Lei 10216 2001, Psicólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

De acordo com a Lei 10.216 de 2001, são direitos da pessoa portadora de transtorno mental, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q43841 | Português, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Texto associado.
       O Twitter e o cargo público

       O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
       Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
       O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
       O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
       A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
       A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
       Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
       (...)
       Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
       Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
       O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
       Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
      (...)

(Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
A afirmativa em que o sinônimo da palavra destacada está INCORRETAMENTE indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q40581 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Assinale a alternativa cuja atividade está INCORRETAMENTE relacionada àquelas desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q40586 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Considere a seguinte afirmação: Constata-se que 12,7% dos adolescentes em conflito com a Lei vieram de famílias que não possuíam nenhuma renda mensal – o que configura miséria. E também que 66% originam-se de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (Lamora, 2008). Analisando esse dado, a partir da função socializante da família e segundo o caráter multifatorial do ato infracional cometido pelo adolescente, analise as afirmações abaixo:

I. A condição de miserabilidade financeira é o fator determinante do conflito do adolescente com a Lei, assim, para toda família em condição de miséria, ou de baixa renda, temos o adolescente que efetiva um ato infracional, do mais simples ao mais complexo (dano ao patrimônio/homicídio).
II. A condição financeira não determina o conflito do adolescente com a Lei. Essa é uma visão restritiva e limitada de caráter econômico, a qual obscurece a verdadeira causa, ou seja, a fragilidade ou inexistência dos vínculos afetivos, especialmente pais/filhos, no âmbito do convívio familiar.
III. Considerando o amplo papel socializante da família, e a necessidade do arranjo nuclear para tal, enquanto aquele socialmente eficaz, diz-se que tanto a condição de pobreza da família como os vínculos afetivos entre seus membros são fatores determinantes do ato infracional adolescente. Um e outro são os fatores causais do conflito do adolescente com a Lei

Está INCORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q40605 | Português, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Texto associado.
A ADOLESCÊNCIA E AS DROGAS

-Os traficantes entram em nossas casas porque encontram portas abertas. E seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem qualquer esperança.

Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas que nos são importantes Mas também temos algumas certezas. Elas derivam da observação dos fatos, especialmente daqueles que são indiscutíveis, que não deixam margem para interpretações variadas. Uma dessas certezas tem a ver com o uso de drogas: praticamente todas as pessoas viciadas começaram a usar algum tipo de droga nos primeiros anos da adolescência, entre os 13 e os 17 anos de idade. Isso é válido para o uso de drogas pesadas, mas igualmente acontece com a iniciação ao uso do cigarro normal que, mesmo provocando poucos efeitos psicológicos, determina forte inclinação para a dependência.

Outra certeza que temos é a necessidade urgente de compreendermos melhor o que se passa na cabeça dos nossos jovens, para que possamos impedir que persista a tendência atual, que é a do uso de drogas por um número cada vez maior de pessoas, e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país. Teremos que providenciar novas atitudes dos pais e da sociedade, especialmente se isso puder ajudar nossas crianças a crescerem com mais força e determinação pessoal.

Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas nos traficantes e em outros delinquentes que fazem fortuna com esse comércio. A verdade é que eles entram nas nossas casas porque encontram portas abertas. E eles seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem esperanças.

Disponível em: www.somostodosum.ig.com.br
Sobre ACENTUAÇÃO, analise as afirmativas abaixo:

I. “Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas...” – a tonicidade do termo sublinhado recai na antepenúltima sílaba.
II. “...para que possamos impedir que persista a tendência atual...” – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba, e o acento se justifica por terminar em hiato.
III. “...e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país.” – no termo sublinhado existe a presença de um hiato. Caso o acento fosse retirado, o hiato seria preservado.
IV. “Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas...” – os acentos dos termos sublinhados se justificam por serem, respectivamente, um monossílabo átono e um termo cuja tonicidade recai na penúltima sílaba e termina em “l”.

Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q850209 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais, como a escola, o local de trabalho dos genitores e um clube determinam todo o seu desenvolvimento. Assim, é correto afirmar que a personalidade de uma criança é fundamentalmente determinada pelas relações sociais não familiares que ela vivencia.

II. O ramo da psicologia do trabalho visa a ocultar e manter inalterados os comportamentos e as situações do homem no trabalho, no que diz respeito às condições de trabalho exteriores a esse indivíduo e por meio dessas mesmas condições.

III. Prestar auxílio aos programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos não tenham papel preponderante, é um exemplo de participação do profissional de psicologia na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q51883 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHS

No Art. 30º do Código de Ética do Psicólogo. Sobre o que é vedado ao Psicólogo, na realização de seus estudos e pesquisas, bem como no ensino e treinamento inclui-se, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q231188 | Psicologia, Psicofarmacologia, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Segundo Coser (2010), “as propagandas de medicamentos criam demandas e manipulam o saber em prol da inculcação ideológica que interessa ao anunciante”, em detrimento da verdade e da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q235063 | , Psicólogo, IF TO, IF TO, 2019

Os Grupos Operativos foram introduzidos na década de 40, na Argentina, por Enrique Pichon Rivière. A respeito desse instrumento e método de investigação para o trabalho com grupos, analise as afirmativas seguintes:


I. É equivocado afirmar que o grupo operativo possui função terapêutica. Diferente disso, trata-se de uma modalidade de intervenção em grupo com foco em uma tarefa explícita, prática e objetiva.

II. Trata-se de um grupo cujos membros estarão articulados por suas mútuas representações internas, e ligados entre si por constantes de tempo e espaço.

III. A experiência em um grupo operativo ocorre em três fases. Especificamente na fase da tarefa é quando a resistência à mudança se instala, fruto das ansiedades depressivas e paranoides.

IV. A estrutura de funcionamento do grupo será dada pela inter-relação de complexos mecanismos de concessão e assunção de papéis. Os papéis de porta-voz, bode expiatório e líder são alguns descritos por Pichon Rivière.

V. Esquema Conceitual Referencial e Operativo (ECRO) é um instrumento criado por Pichon Rivière que, quando utilizado na situação grupal, possibilita o reconhecimento e confronto das referências próprias de cada componente do grupo.


Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q51893 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHS

Especial atenção deve ser dada as seguintes situações, que favorecem o desenvolvimento do quadro depressivo em idosos que são, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q229875 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEP

Segundo Vergara (2000), assinale a alternativa que apresenta as características pessoais recomendadas para o bom desenvolvimento gerencial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q40575 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Um psicólogo, solicitado a avaliar se determinado adolescente foi violentado sexualmente e se o violentador é o pai, após criar uma boa interação (rapport) com o adolescente, formulou, inadequadamente, a seguinte locução: Quando seu pai abusou de você, pegando nos seus genitais, você tinha 5 anos. Como se sentiu nessa situação? Dizemos que a locução é inadequada, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q51884 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE, ASPERHS

Os psicólogos cognitivos utilizam vários métodos para examinar como os seres humanos pensam. Esses métodos incluem os seguintes, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.