Início

Questões de Concursos Psicólogo

Resolva questões de Psicólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q47396 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. O Transtorno bipolar (TB) possui forte componente biológico e sua principal forma de tratamento é com medicamentos estabilizadores do humor. Entretanto, o papel da psicoterapia para o seu tratamento é enorme e com potencial ainda pouco explorado. Está-se diante de uma doença crônica, que necessita de acompanhamento e controle por toda a vida. Assim, cooperação é importante e para isto a terapia pode ajudar. A síndrome sofre influência de fatores de estresse e tem importantes consequências psicossociais, interpessoais e de diminuição da qualidade de vida;
II. A Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) para o portador de TB possui sempre algumas fases. Por ser um transtorno crônico, o elemento educacional é importante, para que a cooperação fique mais fácil. Estimula-se o paciente a perguntar sobre seu transtorno, causas e tratamento. Como em toda terapia cognitiva, o modelo cognitivo é apresentado e se ensina a pessoa a identificar e a analisar as mudanças cognitivas que ocorrem na depressão e mania, seus pensamentos automáticos e as distorções do pensamento;
III. Um dos principais objetivos da psicoeducação é a adesão à medicação. Embasada no modelo biomédico, a psicoeducação objetiva dar aos pacientes informações sobre a natureza e o tratamento do transtorno bipolar, provendo ensinamentos teóricos e práticos para que o paciente possa compreender e lidar melhor com a sua doença. Outros tópicos abordados em intervenções psicoeducacionais incluem a identificação precoce de sintomas prodrômicos, a coibição de drogas de abuso e o manejo de situações provocadoras do estresse e da ansiedade, entre outros;
IV. A observação de que muitos pacientes com transtorno bipolar apresentam menos oscilações de humor quando mantêm um modo regular nas suas atividades diárias (sono, alimentação, atividade física) levou ao desenvolvimento de uma psicoterapia chamada de terapia interpessoal e de ritmo social (TIP/RS). A TIP/RS, além das técnicas utilizadas na terapia interpessoal, inclui a psicoeducação sobre o transtorno bipolar e uma abordagem estruturada para a normalização dos ritmos sociais, que são os padrões pessoais esperados de atividades e estimulação social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q47413 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção que NÃO expressa um pressuposto do trabalho comunitário a parMobilização da rede social tir de uma abordagem clínica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q43846 | Português, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Texto associado.
       O Twitter e o cargo público

       O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
       Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
       O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
       O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
       A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
       A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
       Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
       (...)
       Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
       Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
       O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
       Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
      (...)

(Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
“... e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário...” Se pluralizarmos essa frase a forma verbal “vem” ficará:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q40590 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Supondo a veiculação entre a violência sexual e física contra o adolescente, realizada pelo pai e/ou mãe, com os fatores determinantes do ato infracional adolescente, analise as afirmações i e ii e a relação restritiva (contudo) estabelecida entre ambas: (i) a exposição à violência doméstica constitui-se num alto risco para que os adolescentes venham a realizar atos infracionais, contudo (ii) as vivências de experiências positivas subsequentes podem inibir a realização desses atos por tais adolescentes (Baseado em Sílvia e Rossetti-Ferreira, 2002). Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q852017 | Psicologia, Psicologia Jurídica Conceito, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, o profissional de psicologia deve evitar realizar medidas de acolhimento ou mesmo buscar identificar fatores que afetam o bem-estar da vítima.

II. Sabe-se que, no nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, a família passa por diferentes fases de enfrentamento, como a fase de choque, que ocorre muito antes da família receber a notícia de que a criança tem uma deficiência. Nessa fase de enfrentamento, é comum identificar episódios de depressão e ansiedade crônica entre os pais e familiares mais próximos da gestante.

III. O Depoimento Especial de uma criança vitimada acontece em um local apropriadamente projetado para tal fim, onde permanecem apenas o técnico entrevistador e a vítima. Esse espaço é conectado por um sistema audiovisual à sala de audiência, na qual se encontram o magistrado, o promotor de justiça, o advogado, o réu e demais operadores da justiça. O depoimento é integralmente gravado em mídia eletrônica e juntado aos autos, o que viabiliza às partes e ao magistrado revê-lo a qualquer tempo.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q47418 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q691382 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

José, 22 anos, está apresentando um quadro de surto psicótico caracterizado por alucinações auditivas e delírios de conteúdo persecutório. 
Considerando os princípios da Reforma Psiquiátrica e os equipamentos que compõem a rede de atenção à saúde mental, o atendimento de urgência a José deverá ser prestado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q238014 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Psicólogo, TJ SP, VUNESP

Segundo Ocampo e colaboradores (2009), a hora de jogo diagnóstica consiste em uma experiência nova para todos os envolvidos, entrevistador e entrevistados. Esse momen- to implica, além do interjogo das séries complementares, o estabelecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q235074 | Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A partir de 1946, o trabalho de Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro, se baseava no compromisso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q702108 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Texto associado.
Tecnologia Assistiva (TA) é o termo utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Sobre esses recursos e serviços, relacione as categorias apresentadas na coluna da esquerda, com o descrito na coluna da direita.
1) Auxílios para a vida diária e a vida prática
2) Comunicação Aumentativa e Alternativa
3) Projetos arquitetônicos para acessibilidade
4) Auxílios de mobilidade
5) Auxílios para ampliação da função visual e recursos que traduzem conteúdos visuais em áudio ou informação tátil.
( ) São exemplos: material gráfico com texturas e relevos, mapas e gráficos táteis, software OCR em celulares para identificação de texto informativo etc.
( ) Destinada a atender pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e/ou compreender.
( ) São exemplos: bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais ou elétricas, scooters e qualquer outro veículo, equipamento ou estratégia utilizada na melhoria da mobilidade pessoal.
( ) Projetos de edificação e urbanismo que garantem acesso, funcionalidade e mobilidade a todas as pessoas, independentemente de sua condição física e sensorial.
( ) Materiais e produtos que favorecem desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras ou facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência de auxílio, em atividades como alimentar- se, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q20650 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo, relativamente a processos seletivos:

1. Recrutamento e seleção são processos que visam preencher vagas, por meio da utilização de técnicas diversas por meio das quais se busca proporcionar melhor qualidade e maior precisão a esses processos.

2. Candidatos não selecionados não podem ser cientificados das razões pelas quais foram preteridos em função do risco de rebaixamento da autoestima que essa ciência pode trazer.

3. A seleção de um trabalhador com perfil e potencial maiores que a capacidade da organização de oferecer oportunidades para seu aproveitamento no exercício do cargo objeto da seleção pode levar à desmotivação.

4. Provas de conhecimento são uma técnica de seleção cujo objetivo consiste em avaliar o grau de cultura geral e/ou específica dos candidatos, bem como conhecimentos profissionais considerados imprescindíveis para o desempenho do cargo objeto da seleção.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q47335 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

Observe a seguinte descrição: “Intensas alterações da psicomotricidade, entre as quais: imobilidade quase completa, atividade motora excessiva, negativismo extremo, mutismo, estereotipias, ecolalia ou ecopraxia, obediência ou imitação automática. A imobilidade motora pode se apresentar como estupor ou ainda por catalepsia. Impõe-se aqui o diagnóstico diferencial cuidadoso, com um quadro induzido por condição médica geral (por exemplo, encefalopatia hepática), por drogas ou medicamentos e com casos graves de evolução esquizofrênica. As facilidades de diagnóstico e de tratamento desfavorecem a progressão a essas formas mais graves, que em passado recente (particularmente antes da introdução do eletrochoque) ameaçavam a vida dos pacientes" (adaptado de Porto, 2002).

Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, o transtorno clínico descrito. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q47376 | Português, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

TEXTO 02 para as questões de 05 a 09. 

Viu o sorriso. Sorriso cínico, imoral, de quem se divertia. O sorriso não havia mudado; contra ele nada tinham obtido os especialistas da funerária. Também ela, Vanda, esquecera de recomendar-lhes, de pedir uma fisionomia mais a caráter, mais de acordo com a solenidade da morte. Continuara aquele sorriso de Quincas Berro D"água e, diante desse sorriso de mofa e gozo, de que adiantavam sapatos novos - novos em folha, enquanto o pobre Leonardo tinha de mandar botar, pela segunda vez, meia-sola nos seus - , de que adiantavam roupa negra, camisa alva, barba feita, cabelo engomado, mãos postas em oração? Porque Quincas ria daquilo tudo, um riso que se ia ampliando, alargando, que aos poucos ressoava na pocilga imunda. Ria com os lábios e com os olhos, olhos a fitarem o monte de roupa suja e remendada, esquecida num canto pelos homens da funerária. O sorriso de Quincas Berro D"água. AMADO, Jorge. A Morte e a morte de Quincas Berro D"água. Ed. Record. 88 ed. 2001. P. 36

O texto 02 tem como cenário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q43854 | Psicologia, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

“Na relação que se estabelece na entrevista deve-se contar com dois fenômenos altamente significativos.” 

Assinale-os:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q229815 | Psicologia, Trabalho em equipe, Psicólogo, COPEL, PUC PR

Algumas características são destacadas num grupo de alto desempenho. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. Os membros do grupo compartilham metas que estão centradas no desempenho e permitem atingir com mais facilidade os objetivos organizacionais.
II. O grupo apresenta normas informais que se referem às expectativas informais, não escritas, que regem o comportamento de seus membros.

III. Os membros dos grupos assumem alguns papéis: cumprimento de tarefas, manutenção ou conciliação de toda ação individual que atenda às necessidades pessoais, as quais podem ser funcionais ou disfuncionais.

IV. O grupo mantém uma rede de comunicação relativamente permanente entre os seus membros, contribuindo para mantê-los unidos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q229136 | Gestão de Pessoas, Análise e Descrição de Cargos, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere a análise e descrição de cargos nas organizações, julgue o item que se segue.

O título de um cargo tem duas funções relevantes para o empregado: importância psicológica do status quo do cargo e nível hierárquico que o cargo ocupa na estrutura da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

397Q47377 | Português, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

TEXTO 02 para as questões de 05 a 09. 

Viu o sorriso. Sorriso cínico, imoral, de quem se divertia. O sorriso não havia mudado; contra ele nada tinham obtido os especialistas da funerária. Também ela, Vanda, esquecera de recomendar-lhes, de pedir uma fisionomia mais a caráter, mais de acordo com a solenidade da morte. Continuara aquele sorriso de Quincas Berro D"água e, diante desse sorriso de mofa e gozo, de que adiantavam sapatos novos - novos em folha, enquanto o pobre Leonardo tinha de mandar botar, pela segunda vez, meia-sola nos seus - , de que adiantavam roupa negra, camisa alva, barba feita, cabelo engomado, mãos postas em oração? Porque Quincas ria daquilo tudo, um riso que se ia ampliando, alargando, que aos poucos ressoava na pocilga imunda. Ria com os lábios e com os olhos, olhos a fitarem o monte de roupa suja e remendada, esquecida num canto pelos homens da funerária. O sorriso de Quincas Berro D"água. AMADO, Jorge. A Morte e a morte de Quincas Berro D"água. Ed. Record. 88 ed. 2001. P. 36

Observe os itens abaixo: 

I. “Viu o sorriso." 
II. “Continuara aquele sorriso..." 
III. “Porque Quincas ria daquilo tudo..." 
IV. “...de quem se divertia."
V. “... um riso que se ia ampliando..." 

Em todos eles, os verbos se encontram conjugados em um tempo do passado. Sobre o tempo verbal, assinale a alternativa que contém uma afirmação CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q233625 | Psicologia, Saúde no trabalho, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

A parceria entre saúde mental e trabalho está presente em toda a história da psiquiatria. A proposta diferenciada sobre o trabalho defendida pela reforma psiquiátrica considera a construção de significação no trabalho crucial para a subjetividade. Segundo Santiago e Yasui (2017), esse sentido está presente nas oficinas terapêuticas, que buscam valorizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q20651 | Psicologia, Psicólogo, CASAN, FEPESE

Diversas concepções de estudiosos do assunto consideram que a atuação clássica do psicólogo brasileiro, no que tange a processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações de trabalho, tem sido limitada, restringindo-se ao denominado “tripé” que abrange:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q47344 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

Para a concepção motivacional de McGregor, denominadas de X e Y, podemos enunciar as seguintes características: 

I. As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer. 
II. O trabalho é uma atividade tão natural como brincar e descansar. 
III. As pessoas evitam a responsabilidade para se sentirem mais seguras. 

Assinale a alternativa que identifica as características CORRETAMENTE associadas apenas à teoria Y.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.