Início

Questões de Concursos Psicólogo

Resolva questões de Psicólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q850199 | Psicologia, Legislação Psicologia Conselho Federal Psicologia, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O pesquisador traz, para a escolha de um projeto de pesquisa, suposições quanto a alegações de conhecimento. Além disso, operando em um nível mais aplicado, estão as estratégias de investigação […] que fornecem uma direção específica para procedimentos em um projeto de pesquisa. Como ocorre com as alegações de conhecimento, as estratégias têm se multiplicado com o passar dos anos, à medida que tecnologias de computador fazem progredir as análises de dados e a capacidade de analisar modelos complexos, e à medida que as pessoas articulam novos procedimentos para conduzir pesquisa de ciência social.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa - métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Art Med, 2007, p. 31, com adaptações.

Quanto ao universo da produção do conhecimento em psicologia, julgue o item a seguir.

Os aspectos éticos relativos a um projeto de pesquisa científica devem estar expostos no método. Os elementos essenciais desses aspectos são a avaliação da relação riscobenefício, a obtenção do consentimento livre e esclarecido e a garantia da preservação da privacidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

522Q47419 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA

I. A Psiquiatria Democrática Italiana inovou ao criar cooperativas que admitiam que 30% de seus associados tivessem históricos psiquiátricos. Tais cooperativas foram criadas através da Lei nº 180, a partir de 1978, e tiveram boa aceitação, não apenas por estarem inseridas no contexto da reforma psiquiátrica, mas também pelo fato da cultura cooperativista ser difundida na Itália desde o início do século, período de elevada taxa de desemprego;
II. Terapia Ocupacional: técnica utilizada basicamente com um indivíduo que usa a arte e o artesanato como meios de tratamento. Possuía o objetivo de ocupar, para que o paciente não ficasse sem fazer nada, ou seja, desocupado;
III. Terapia Recreativa: técnica que estimula a expressão através de atividades sociais e em grupo. Tinha como objetivo estimular a expressão dos impulsos e entreter o paciente;
IV. Terapia Educacional: possuía como objetivo principal educar/reeducar socialmente o paciente, para que este se ajustasse as regras sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q40576 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Entre os adolescentes vitimizados pela violência, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma das psicopatologias mais comuns (Koller, 2008, DSM-IV-R). Sobre isso, assinale a alternativa cujo sintoma está incorretamente relacionado à avaliação diagnóstica desse tipo de transtorno psíquico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q813058 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Psicólogo, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao estatuto do idoso, julgue os itens a seguir.

A punição para entidades de atendimento ao idoso em caso de mau atendimento vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

525Q318486 | Administração Geral, Comportamento Organizacional, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A pesquisa em organizações tem-se tornado prática cada vez mais freqüente no âmbito organizacional e de enorme importância para a obtenção de subsídios necessários ao adequado direcionamento de intervenções. Em relação à pesquisa e à intervenção em psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

O método mais adequado para a correta realização de pesquisas no âmbito organizacional é aquele sustentado no uso de escalas de mensuração psicometricamente válidas e fidedignas.

  1. ✂️
  2. ✂️

526Q234538 | Psicologia, Psicólogo, Petrobras, CESGRANRIO

João foi acometido de uma enfermidade que durou cerca 1 mês, em que o quadro sintomatológico comportava os sintomas de humor deprimido, perda de interesse e prazer, autoestima e autoconfiança reduzidas, visões desoladas e pessimistas do futuro, sono perturbado, concentração e atenção reduzidos. Esse quadro lhe causou dificuldades consideráveis em continuar suas atividades sociais, laborais e domésticas. Considerando-se os dados fornecidos acima, e de acordo com os padrões estabelecidos pelo CID-10, João apresenta sintomas relativos a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q233778 | Psicologia, Psicologia e Saúde, Psicólogo, UNIRIO, UNIRIO

O psicólogo, em sua prática no contexto de saúde, não pode esquecer de fazer a distinção entre dor e sofrimento, pois pode existir dor sem sofrimento e sofrimento sem dor. Em ambas situações, o psicólogo pode intervir no sentido de aliviá-los. Essa distinção tem marcante significado no cuidado com pacientes terminais ou fora de possibilidades terapêuticas, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q40589 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Considerando a perspectiva teórico-filosófica que orienta a elaboração e aplicação das medidas socioeducativas presentes no ECA, assinale a alternativa INCORRETA sobre essas medidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q51905 | Direito Sanitário, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE

O Siab é um sistema que agrega e processa as informações sobre a população visitada. Essas informações são recolhidas em fichas de cadastramento e de acompanhamento e analisadas a partir dos relatórios de consolidação dos dados. Alguns dos instrumentos de coleta de dados são os descritos abaixo do qual é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q237013 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEP

Assinale a alternativa que contempla os pressupostos filosóficos que tratam do processo de aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

531Q235274 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Quixadá CE, ACEP

Existem diversos tipos de modelos de técnicas de ensino/aprendizagem em Administração. Assinale a alternativa que contempla os mais comuns.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q47394 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q40604 | Português, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Texto associado.
A ADOLESCÊNCIA E AS DROGAS

-Os traficantes entram em nossas casas porque encontram portas abertas. E seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem qualquer esperança.

Temos muitas dúvidas a respeito de quase todas as coisas que nos são importantes Mas também temos algumas certezas. Elas derivam da observação dos fatos, especialmente daqueles que são indiscutíveis, que não deixam margem para interpretações variadas. Uma dessas certezas tem a ver com o uso de drogas: praticamente todas as pessoas viciadas começaram a usar algum tipo de droga nos primeiros anos da adolescência, entre os 13 e os 17 anos de idade. Isso é válido para o uso de drogas pesadas, mas igualmente acontece com a iniciação ao uso do cigarro normal que, mesmo provocando poucos efeitos psicológicos, determina forte inclinação para a dependência.

Outra certeza que temos é a necessidade urgente de compreendermos melhor o que se passa na cabeça dos nossos jovens, para que possamos impedir que persista a tendência atual, que é a do uso de drogas por um número cada vez maior de pessoas, e que ela venha a envolver praticamente toda a juventude do nosso país. Teremos que providenciar novas atitudes dos pais e da sociedade, especialmente se isso puder ajudar nossas crianças a crescerem com mais força e determinação pessoal.

Sim, porque é fácil colocar toda a culpa do problema das drogas nos traficantes e em outros delinquentes que fazem fortuna com esse comércio. A verdade é que eles entram nas nossas casas porque encontram portas abertas. E eles seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem esperanças.

Disponível em: www.somostodosum.ig.com.br
Sobre os sinais de PONTUAÇÃO, assinale a alternativa que contém erro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q231372 | Português, Pontuação, Psicólogo, UNIRIO, UNIRIO

Texto associado.

Texto II

Tristeza de Cronista

A moça viera da cidade para os lados de Botafogo. No ônibus repleto, dois rapazes de pé conversavam, e
sua conversa era ouvida por todos os passageiros. (Inconveniente dos hábitos atuais). Eram dois rapazes modernos,
bem vestidos, bem nutridos. (Ah! Este excesso de vitaminas e de esportes!). Um não conhecia quase nada da
cidade e outro servia-lhe de cicerone. Mostrava-lhe, pois, a avenida e os seus principais edifícios, a Cinelândia, o
Obelisco, o Monumento dos Pracinhas, o Museu de Arte Moderna, o Aterro, o mar...
O outro interessava-se logo pelas minúcias: qual o melhor cinema? Quantos pracinhas estão ali? que se
pode ver no museu? Mas os ônibus andam tão depressa e caprichosamente que as perguntas e respostas se
desencontravam. (Que fôlego humano pode competir com o de um ônibus?).
Quanto ao Pão de Açúcar, o moço não manifestou grande surpresa: já o conhecia de cartões-postais;
apenas exprimiu o seu receio de vir ocarrinho a enguiçar. Mas o outro combateu com energia tal receio, como se
ele mesmo fosse o engenheiro da empresa ou, pelo menos, agente turístico.
Assim chegaram a Botafogo, e a atenção de ambos voltou-se para o Corcovado, porque um dizia: Quando
você vir o Cristo mudar de posição, e ficar de lado e não de frente, como agora, deve tocar a campainha, porque é
o lugar de saltar. O companheiro prestou atenção.
Mas, enquanto não saltava, o cicerone explicou ao companheiro: Nesta rua há uma casa muito importante.
É a casa de Rui Barbosa. Você já ouviu falar nele? O outro respondeu que sim, porém sem grande convicção.
Mais adiante, o outro insistiu: É uma casa formidável. Imagine que tudo lá dentro está conforme ele
deixou! O segundo aprovou, balançando a cabeça com muita seriedade e respeito. Mas o primeiro estava
empolgado pelo assunto e tornou a perguntar: Você sabe quem foi Rui Barbosa, não sabe? O segundo atendeu
ao interesse do amigo: Foi um sambista, não foi? Oprimeiro ficou um pouco sem jeito, principalmente porque uns
dois passageiros levantaram a cabeça para aquela conversa. Diminuiu um pouco a voz: Sambista, não. E tentou
explicar. Mas as palavras não lhe ocorriam e ficou por aqui: Foi... foi uma pessoa muito falada. O outro não
respondeu.
E foi assim que o Cristo do Corcovado mudou de posição sem eles perceberem, e saltaram fora do ponto.
Ora, a moça disse-me; Você com isso pode fazer uma crônica. Respondi-lhe: A crônica já está feita por
si mesma. É o retrato deste mundo confuso, destas cabeças desajustadas. Poderão elas ser consertadas? Haverá
maneira de se pôr ordem nessa confusão? Há crônicas e crônicas mostrando o caos a que fomos lançados.
Adianta alguma coisa escrever para os que não querem resolver?
A moça ficou triste e suspirou. (Ai, nós todos andamos tristes e suspirando!).

Meireles, Cecília. Escolha o seu sonho. São Paulo: Círculo do livro, s/d.

Analise o uso do sinal de pontuação dois-pontos nos fragmentos abaixo:

I) O outro interessava-se logo pelas minúcias: ... (§ 2º.)

II) ... o moço não manifestou grande surpresa: já o conhecia de cartões postais; ... (§ 3º.)

III) ... e tornou a perguntar: Você sabe quem foi Rui Barbosa, não sabe? (§ 6º.)

Os dois-pontos registram, respectivamente, ocorrência das seguintes estruturas lingüísticas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q682972 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Os estudos sobre riscos vêm sendo intensificados por psicólogos no Brasil desde os anos de 1990. 
Em relação a risco, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q47384 | Informática, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

O Windows 8.1 possui um antivírus gratuito denominado 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q229338 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, CAERN, FGV

As empresas devem ter constante preocupação com a correta análise dos cargos que as compõem. A esse respeito, analise as afirmações abaixo:

Os analistas de cargo com frequência trabalham em parceria com os funcionários e os gerentes dos departamentos cujos cargos estão sendo analisados.

PORQUE

A análise de cargo é um processo de obtenção de informações sobre cargos, determinando-se quais são os deveres, tarefas ou atividades do cargo.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q237802 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Segundo Coser (2010), a prática de medicalização indiscriminada da infância está calcada não em categorias diagnósticas rigorosas, mas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

539Q43844 | Português, Psicólogo, FUNTELPA, IDECAN

Texto associado.
       O Twitter e o cargo público

       O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
       Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
       O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
       O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
       A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
       A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
       Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
       (...)
       Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
       Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
       O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
       Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
      (...)

(Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
“É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais)...” Nessa frase, as vírgulas foram utilizadas para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q235740 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, CEB, FUNIVERSA

A cultura organizacional pode ser estudada por meio de diversas abordagens; entre elas, destacam-se as teorias interpretacionistas, estruturalistas e funcionalistas. Com bases nos pressupostos de cada uma delas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.