Início

Questões de Concursos Psicólogo

Resolva questões de Psicólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q47370 | Informática, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

Assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q857374 | Português, Morfologia Verbos, Psicólogo, FURB SC, FURB, 2020

Texto associado.

O texto abaixo se refere à questão a seguir:

Pela primeira vez em 56 anos de história, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realizou uma cerimônia virtual de colação de grau. A formatura da 40ª turma de Medicina foi antecipada com base em Decreto Federal e assim os novos médicos já estão habilitados para fortalecer as equipes profissionais de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.

A sessão solene presidida pela reitora Marcia Sardá Espindola começou às 14 horas e contou com mais de 400 pessoas entre formandos, professores, familiares e servidores da FURB, acompanhando ao vivo a formatura on-line inédita, que durou cerca de uma hora, sem contar milhares de seguidores dos formandos que seguiam a transmissão em seus perfis pessoais. Um alcance recorde de plateia em formatura na Universidade. [...]

A cerimônia virtual aberta aos convidados dos formandos foi realizada por meio de plataforma virtual da própria FURB e teve os momentos de emoção e brilho que uma formatura merece, graças ao trabalho conjunto entre Coordenadoria de Comunicação e Marketing (CCM), Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e FURB TV. [...]

Disponível em http://www.furb.br/web/1704/noticias/classificacao/5/ eventos/formatura-virtual-de-medicina-entra-para-a-historia-da-furb/8239 Acesso em: 20/maio/2020.[adaptado]

A respeito do texto da notícia acima, pode-se afirmar, corretamente, que:

I- O verbo “IR” está conjugado na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: “foi”.
II- São exemplos de verbos irregulares utilizados na notícia: “ESTAR”, “SER”, “TER”.
III- “Aberta”, um exemplo de verbo abundante, é o particípio passado regular do verbo “ABRIR”.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q231294 | Gestão de Pessoas, Universidade Corporativa, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

A educação corporativa, fundamentada no desenvolvimento de competências, promove a reformulação das práticas pedagógicas tradicionais e exige dos docentes uma revisão constante de suas práticas de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️

624Q51902 | Direito Sanitário, Psicólogo, Prefeitura de Catende PE

Uma epidemia com alta velocidade de progressão deve ser considerada do tipo? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q238016 | , Psicólogo, IF TO, IF TO, 2019

O Cutting (CID 10 X84.0) é um fenômeno comportamental que acontece quando a pessoa se automutila e que ocorre com maior prevalência em adolescentes do sexo feminino. Surge, muitas vezes, num contexto em que a pessoa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q236021 | , Psicólogo, IF TO, IF TO, 2019

Acerca da psicoterapia breve, uma das modalidades mais utilizadas em um plantão psicológico, podem ser feitas as seguintes afirmativas:

I. O lugar do profissional no plantão psicológico é o de sustentar uma posição impossível e indispensável – aquela de fiador da possibilidade de pensar a prática; de saber do poder das palavras, quando estas, enfim, chegam a ser ditas.

II. O plantão psicológico não deve diferenciar atendimentos adultos e infantis, pois não se trata de um serviço de intervenção específica, mas somente a porta de entrada para acolhimento de demandas urgentes que chegam a esse local.

III. É indispensável ao psicólogo assumir a responsabilidade de atendimento à vida psíquica dos indivíduos e auxiliar na organização do funcionamento institucional, de modo a viabilizar a modificação do funcionamento interno do cliente/paciente.

IV. Praticamente, não existem diferenças entre as modalidades de psicoterapia breve praticadas nos plantões psicológicos atuais e a clínica psicológica tradicional, inspirada na psicanálise freudiana clássica.

Julgue as afirmativas anteriores e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q237562 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

Freud designa três instâncias dinâmicas como constitutivas do aparelho psíquico, a saber: ego, superego e id. Acerca dessas instâncias, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q237838 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um método de baixa eficiência, é pouco adotada para a identificação das competências organizacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

629Q230939 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

Sobre os Transtornos da Personalidade, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q805983 | Legislação e Decretos, Decreto n 3298 1999 Regulamenta a Lei no 7853, Psicólogo, FCC

O Decreto no 3.298/1999 aponta que a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, inclusive a deficiência mental, compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência, que devem receber
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q682866 | Português, Interpretação de Textos, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

“Evidentemente que não se pode reconstruir as cidades, porém são possíveis e necessárias a formação e a consolidação de novas centralidades urbanas, com a descentralização de equipamentos sociais, a informatização e descentralização de serviços públicos e, sobretudo, com a ocupação de vazios urbanos, modificando-se, assim, os fatores geradores de viagens e diminuindo-se as necessidades de deslocamentos, principalmente motorizados”. 
Ministério das Cidades 
O texto aborda o problema do transporte urbano atual, com organização argumentativa. Sobre os componentes desse segmento, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q232280 | Psicologia, Psicólogo, Petrobras, CESGRANRIO

Considere as seguintes afirmativas acerca da liderança carismática e seus componentes, tais quais descritas por House.

I O líder carismástico consegue articular claramente uma visão, demonstra confiança em seus seguidores, sustenta uma imagem de convicção em si mesmo e no valor das metas que propõe.

II O líder carismático realiza trocas com seus liderados sob forma de recompensas contingentes, pela correção dos desvios das regras e intervindo quando os padrões não são alcançados.

III A liderança carismática torna-se mais eficaz nos níveis mais altos da administração ou em momentos de grande crise ou incertezas.

IV A liderança carismática deriva das habilidades pessoais e das atitudes do líder, transmitindo pelo exemplo e modelação o caminho para a consecução da visão que propõe.

São corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q805734 | Legislação e Decretos, Decreto no 7037 2009, Psicólogo, FCC

O Decreto no 7.037/2009, aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. No Eixo Orientador III - ?Universalizar direitos em um contexto de desigualdades? - encontra-se na Diretriz 7: ?Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena?. Como ações pragmáticas para a ampliação do acesso universal a sistema de saúde de qualidade (Objetivo estratégico IV) consta: ?Expandir e consolidar programas de serviços básicos de saúde e de atendimento domiciliar para a população de baixa renda, com enfoque na prevenção e diagnóstico prévio de doenças e deficiências, com apoio diferenciado às pessoas idosas, indígenas, negros e comunidades quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, crianças e adolescentes, mulheres" e também
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q850023 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.

Para a teoria das representações sociais, o ato de representar é uma mera reprodução do objeto alvo da representação.

  1. ✂️
  2. ✂️

636Q40588 | Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET

Ainda considerando a suposta internação de João, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q234155 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

Trabalhar com grupos é a estratégia central de uma metodologia participativa e é também um recurso precioso para os diversos profissionais. Nas prisões, os grupos terapêuticos promovem um espaço singular de convivência e de relacionamento interpessoal, sendo correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q807691 | Legislação Federal, Lei 9427 1996, Psicólogo, ELETROBRÁS, NCE

As pesquisas têm sugerido que, sem treinamento ou alguma forma de estrutura e orientação, os entrevistadores podem adotar estratégias danosas em entrevista. Por exemplo, a entrevista com um candidato forte logo em seguida a um candidato fraco pode torná-lo ainda mais forte pelo efeito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q694288 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

João e Maria, ambos de 20 anos, costumam dormir sob um viaduto onde se reúnem outros usuários de crack. João vive nas ruas desde criança e Maria iniciou o uso de drogas com amigos da escola particular que frequentava. Sua família desconhece seu paradeiro atual. 
Após abordar o jovem casal e identificar a questão do uso de crack, a equipe deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q233266 | Psicologia, Avaliação psicológica, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

Os documentos decorrentes da avaliação psicológica, de acordo com o Manual de elaboração de documentos escritos, segundo a resolução CFP nº 007/2003, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.