Início

Questões de Concursos Psicólogo

Resolva questões de Psicólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q850039 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As pessoas passam boa parte do tempo em escritórios, lojas, salas de aula, hospitais, fábricas etc. Assim, é importante que o local de trabalho não gere qualquer identificação com quem está executando determinada função. É importante, ainda, que o ambiente de trabalho seja pouco agradável e possua diversos elementos que causam a sensação de insegurança nos trabalhadores. Apenas com essas condições é possível aumentar o nível de motivação da equipe.

II. Vygotsky construiu o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. A ZDP é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que costuma ser determinada através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros.

III. Dentro das entrevistas diagnósticas e atendendo as tarefas de avaliação, existem: a entrevista de recepção (trata-se do primeiro contato com o cliente, quando se recolhe informação acerca do motivo da consulta, das áreas onde encontram-se os problemas, assim como dos comportamentos mais específicos e dos possíveis determinantes do mesmo); a entrevista amnésica, que recolhe e explora áreas mais abrangentes da história de vida atual e passada do cliente, com especial ênfase na gênese e evolução dos problemas apresentados e nos recursos do sujeito; e a entrevista de planejamento, na qual, depois de ter obtido toda informação relevante para o problema, conversa-se com o paciente acerca dos objetivos de intervenção e do programa que será implementado.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

862Q378047 | Administração Pública, Gestão de Pessoas, Psicólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Com referência às tendências da gestão de pessoas no serviço público, julgue os itens subsequentes. Por ser o principal instrumento para a condição de um concurso público, o edital pode estabelecer exigências para investidura em cargo público.
  1. ✂️
  2. ✂️

863Q851812 | Psicologia, Legislação de Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Com base na Resolução n.º 6/2019 do CFP, que institui as regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo em seu exercício profissional, a peça de natureza e valor técnico-científico que deve conter narrativa detalhada e didática, em linguagem acessível e compreensível ao destinatário, com vistas a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q234378 | Psicologia, SUS, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Concomitante à formação para o SUS é necessário que se desenvolvam estratégias para a produção de conhecimentos que possibilitem a problematização de práticas e políticas implementadas. Segundo Scarcelli e Junqueira (2011), o SUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

865Q233392 | Psicologia, Psicólogo, Petrobras, CESGRANRIO

As características dos liderados, do trabalho executado e da organização em que o trabalho ocorre podem ter o efeito de substituir ou mesmo anular a influência da liderança. Qual conjunto de características abaixo minimiza ou anula a importância de uma liderança orientada para o relacionamento (ou de apoio)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q233738 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Psicólogo, CAERN, FGV

Marta está grávida pela primeira vez. Pensou em deixar seu emprego para mais dedicar-se à criação de seu filho. Entretanto, a empresa resolveu implantar uma creche em sua sede, atendendo às necessidades de muitos, e com isso ela resolveu permanecer na empresa. Pela Teoria das Expectativas de Vroom, a decisão de Marta é consequente da:

I. satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho - valência;

II. probabilidade de que um determinado nível de desempenho acarretará certos resultados - instrumentalidade;

III. probabilidade subjetiva de que o esforço acarretará desempenho - expectativa.

Está(ao) correto(s) apenas o(s) item(ns)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q849452 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

A respeito das teorias da personalidade, julgue o item a seguir

Teorias da personalidade podem ser compreendidas como teorias gerais do comportamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

868Q229278 | Psicologia, Código de Ética do Psicólogo, Psicólogo, DEGASE, CEPERJ

De acordo com o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, a alternativa correta sobre a atuação do psicólogo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q231922 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, CEB, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que não se aplica aos transtornos obsessivo-compulsivos e fóbicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q702246 | Psicologia, Psicólogo, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A hipótese de "cultura psicológica" proposta por Castel (1987) nos ajuda a compreender a excessiva psicologização da vida contemporânea, uma vez que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q235562 | Português, Psicólogo, IF TO, IF TO, 2019

Texto associado.

Texto 1

Como ler os clássicos? 

 

§ 1º Em recente artigo para o jornal The New York Times, o novelista Brian Morton compara a leitura dos grandes escritores do passado a uma viagem no tempo, na qual o aventureiro deve mover-se com cautela, sem jamais tentar impor os seus costumes aos nativos de um longínquo período da história, cujas práticas não correspondem às nossas.

§ 2º Segundo o autor, isso não quer dizer que escritores antigos estejam imunes à crítica contemporânea, como se a autoridade do cânone em relação à crítica seguisse um critério de mérito por antiguidade, a partir do qual um texto deva ser protegido a qualquer custo — pelo simples fato de ter sobrevivido às mais diversas provas de resistência ao tempo.

§ 3º Ora, por mais antigo que seja, nenhum texto está isento de reinterpretações e críticas. Exemplo disso é o que nos propõe o estudioso Harold Bloom em “O Livro de J”, em que discorre sobre a possibilidade de alguns trechos do Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia) terem sido compostos por uma mulher.

§ 4º Assim, Morton recomenda que a crítica não se antecipe ao bom exercício da leitura. Algo raro nos dias de hoje, em que muitas vezes se opta por boicotar certas obras antes mesmo de confrontá-las por méritos artísticos específicos e prováveis limitações de fundo ético. Exemplo disso são seus estudantes que evitam a leitura de Edith Wharton (autora de “A Casa da Alegria”) e Dostoiévski, sob o pretexto de que qualquer suspeita de antissemitismo deveria ser banida da literatura.

§ 5º Ao referir-se a esse problema, Morton argumenta que, embora a crescente oposição dos estudantes seja alimentada por uma genuína sede de justiça social, a sobrevivência dos clássicos em departamentos de literatura não seria motivada pela pulsão reacionária de velhos professores, mas pela necessidade de compreendermos o terreno em que a criatividade humana se manifesta em um dado contexto histórico e cultural.

§ 6º Não há dúvidas de que as grandes vozes literárias do passado tenham uma visão de mundo limitada por preconceitos de época. Dessa queixa nem mesmo o mais precavido dos nossos contemporâneos conseguiria se safar! Afinal, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche já declarava ser inevitável que todos os grandes espíritos estivessem ligados aos seus tempos por meio de algum preconceito.

§ 7º Mesmo assim, Morton ressalta que ainda temos muito a ganhar com a cuidadosa leitura desses textos que hoje são tidos por controversos. Segundo o autor, esse ganho se traduziria em um exercício de humildade a partir do qual o exame de um passado literário nos tornaria capazes de refletir sobre as limitações das práticas artísticas e dos costumes morais da nossa própria época.

§ 8º Em um diálogo de 2017 com o psicólogo Jordan Peterson, Camille Paglia faz uma observação complementar ao ressaltar que um texto não resiste ao tempo por imposição de uma elite cultural, mas por meio do seu constante uso pela tradição, enquanto referência à prática literária corrente. Ou seja, aquilo que nós consideramos grande arte é determinado pelas necessidades dos próprios artistas.

§ 9º Ao adotar-se o raciocínio de Paglia, chega-se à conclusão de que a permanência de autores como Homero e Shakespeare no cânone literário não seria consequência de uma conspiração do poder político e acadêmico para privilegiar determinados escritores em detrimento de outros. Isso decorre, portanto, da vitalidade das suas influências ao longo da história.

§ 10. Homero é um dos autores mais relevantes do cânone pelo fato de suas criações servirem de inspiração para escritores outros de épocas diversas. Desde os dramaturgos da antiga Grécia — como Ésquilo, que disse que suas peças não passavam de migalhas do banquete homérico — e Virgílio, o romano, até escritores modernos como o poeta e historiador britânico Robert Graves, autor de “A Filha de Homero”, e a escritora canadense Margaret Atwood com o seu “The Penelopiad”.

§ 11. Da mesma forma, Shakespeare teria influenciado outros escritores desde o seu advento, passando pelo teatro alemão do século 18 — por exemplo, tragédias históricas como “Götz von Berlichingen” e “Egmont” de Goethe — até o cinema japonês do século 20, em filmes do diretor Akira Kurosawa — tanto “Trono Manchado de Sangue” como “Ran”, cujos roteiros são adaptações dos dramas “Macbeth” e “Rei Lear”.

§ 12. Compreender essa teia de influências e associações é uma das tarefas mais difíceis do professor e crítico literário, cuja função mais ampla é a de oferecer ao público uma chave de leitura que seja simultaneamente plausível e criativa, sem que para isso tenha a necessidade de extrapolar os limites de uma obra — ora atribuindo ao texto características inexistentes, ora interpretações anacrônicas —, como se a própria obra e o seu contexto histórico não fossem capazes de despertar a fome literária do leitor.

§ 13. Desde o começo do meu doutorado, reflito sobre a melhor forma de ler e ensinar os clássicos da literatura alemã. Assim, durante o período em que me dedico aos alunos, como nas horas em que desenvolvo a minha tese, busco aplicar uma síntese das duas estratégias abordadas neste pequeno ensaio, quais sejam: a reconstrução de um contexto histórico específico na tentativa de emprestar uma ordem ao emaranhado de influências artísticas e filosóficas necessárias para o entendimento de autores como Goethe.

§ 14. Nesse afã, dedico a maior parte das minhas horas de estudo à versão de Goethe de “Ifigênia em Táuris”. Exercício em que procuro entender o contexto histórico de cada uma das versões dessa tragédia, ao mesmo tempo em que traço uma narrativa mais ampla sobre a recepção do texto original de Eurípides na Alemanha do século 18.

§ 15. Contudo, atento aos detalhes da versão de Goethe, que se distancia tanto do texto euripidiano como de outras versões da época, buscando ressaltar as qualidades morais atribuídas à protagonista, cujas atitudes revelam um importante questionamento sobre a relação entre gênero e autonomia na obra do escritor alemão.

§ 16. Goethe é um dos muitos autores clássicos arbitrariamente criticados pelas suas representações do feminino. No entanto, quanto mais tempo dedico ao estudo da sua obra, mais noto que determinadas críticas não fazem o menor sentido.

§ 17. Isso prova que, muitas vezes, a reputação de um escritor canônico entre os nossos contemporâneos apenas revela a inabilidade de nossa época em reconhecer os raros, porém eficientes, esforços do passado na promoção das liberdades que hoje consagramos.

§ 18. Não se trata de uma simples coincidência que Goethe tenha sido uma importante referência literária para a escritora George Eliot, autora de “Middlemarch”, ou que Elena Ferrante, na atualidade, tome uma citação de “Fausto” como a epígrafe de “A Amiga Genial”, o primeiro dos quatro volumes da ilustre série napolitana — uma espécie de “bildungsroman” (romance de formação ou amadurecimento) para os nossos tempos, sobre a busca de duas amigas por autoconhecimento e liberdade!

                             ALBURQUEQUE, Juliana de. Folha de S. Paulo, 26 mar. 2019. 

Os excertos a seguir constituem texto adaptado do artigo “Conselhos para concluir sua tese de doutorado no prazo”, de Juliana de Albuquerque, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 15 de janeiro de 2019. Tais excertos, no entanto, encontram-se desordenados. Numere-os de modo que seja estabelecida a coesão e a coerência. Em seguida, assinale a opção correspondente à ordem correta dos excertos:

( ) Premiações, experiência em sala de aula, participação em conferências e, principalmente, publicações em boas editoras e periódicos de destaque são apenas alguns dos vários requisitos necessários para se conquistar um bom emprego.

( ) Nada disso, entretanto, apresentou-se de maneira tão premente como a conclusão da minha tese de doutorado, cuja entrega está marcada para outubro de 2020.

( ) Se você, leitor, também não sabe o porquê, eu explico. O mercado acadêmico é extremamente competitivo.

( ) Assim, encare o doutorado como o seu trabalho. Uma bolsa de estudos não é um “vale-diversão” com múltiplas possibilidades de extensão: a universidade não lhe paga para ser gênio. Excentricidades à parte, o dinheiro que você recebe está condicionado à execução de uma tarefa: a tese.

( ) Ainda assim, ao comentar o assunto com uma colega de departamento, ela se mostrou alarmada, como se a vontade de concluir uma pesquisa no prazo estipulado pela bolsa fosse um descabimento: “Por que deveríamos nos sentir obrigados a concluir um doutorado em quatro anos?”.

( ) No dia 31 de dezembro, quando me sentei à escrivaninha para anotar minhas metas de Ano-Novo, uma porção de necessidades brotaram. Eu deveria praticar um esporte, cozinhar mais vezes por semana, perder peso e, quem sabe, ainda arrumar um tempinho para manter as unhas sempre feitas e concluir a leitura de “Em Busca do Tempo Perdido”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q234603 | Psicologia, Psicólogo, TJ RS, FUNDATEC

Segundo as Regras Mínimas das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade (Volpi), no que se refere à educação, formação profissional e trabalho, julgue os itens que seguem:

I. Todo jovem que efetue um trabalho terá direito a uma remuneração justa.
II. Todas as normas nacionais e internacionais de proteção aplicadas ao trabalho da criança e aos trabalhadores jovens deverão ser aplicados aos jovens privados de liberdade.
III. Todo jovem terá direito a receber formação para exercer uma profissão que o prepare para um futuro emprego, desde que lhe seja oferecida a condição para pagamento.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q235685 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

Em “Luto e Melancolia”(1917) , Freud trabalha os modos como o sujeito responde à perda de objeto. No caso do luto, o trabalho psíquico é livrar toda a libido de seus enlaces com esse objeto perdido, enquanto namelancolia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q232374 | Psicologia, Avaliação psicológica, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue o item que se segue.

Os testes psicológicos, instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, podem ser utilizados livremente por todos os profissionais que trabalhem com gestão de pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️

876Q234949 | Gestão de Pessoas, Análise e Descrição de Cargos, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere a análise e descrição de cargos nas organizações, julgue o item que se segue.

Ao identificar as atividades relacionadas ao trabalho de um grupo de pessoas, o psicólogo descreve a função ou posição que essas pessoas exercem na organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

877Q321527 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Psicólogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.

  1. ✂️
  2. ✂️

878Q230417 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

O termo “transferência”, em psicanálise, designa o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos através dos tipos de relação com estes estabelecida, eminentemente no quadro da relação analítica. Qual das acepções desse conceito está de acordo com a teoria psicanalítica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q232738 | Psicologia, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Mariana, com 42 anos de idade, obesa, com índice de
massa corporal de 53 kg/m2, sofre de hipertensão arterial, diabetes
tipo 2 e apneia do sono. Ela relata comer em intervalos
irregulares, diversas vezes ao dia, sendo a primeira refeição feita
em torno de meio-dia. Levanta-se em torno de 7 h, mas nunca
sente fome para tomar café da manhã. Suas preferências
alimentares incluem doces cremosos, sorvetes, tortas doces
recheadas, refrigerantes regularmente, pizzas, frituras, saladas com
molhos grossos à base de maionese, sanduíches enriquecidos com
bacon e molhos diversos, carnes e peixes fritos. As refeições
principais são fartas, com grande variedade de alimentos e duram,
no máximo, de 8 a 10 minutos.

Acerca das condições de saúde e do tratamento de Mariana, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q237653 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil SC, ACAFE

Para que a entrevista psicológica alcance seus objetivos são necessários algumas competências por parte do entrevistador.

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.

l O entrevistador não deve confrontar esquivas e contradições.
ll Não cabe ao entrevistador buscar esclarecimentos para colocações incompletas por parte do entrevistado.
lll O entrevistador deve suportar a ansiedade relacionada aos temas despertados na entrevista.
lV O entrevistador deve assumir a iniciativa em momentos de impasse.
V Cabe ao entrevistador auxiliar o paciente a desenvolver a aliança terapêutica.
Todas as afirmações corretas estão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.