Questões de Concursos Psicólogo Educacional

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21Q1073373 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

“Se torna importante problematizar a educação inclusiva nos cotidianos escolares e as práticas que se legislam para que ela se materialize e efetive de fato através de um processo de ensino e aprendizagem que reconheça os alunos e suas singularidades, tendo como finalidade o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos”. (SOUZA. Ivan Vale (org.) Educação Inclusiva no Brasil: legislação e contextos. Jundiaí- SP: paco editorial, 2021 (adaptado). Acerca da educação inclusiva marque a alternativa correta abaixo:
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22Q1073382 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Partindo do conceito de Gestão Participativa, marque a alternativa incorreta.
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23Q1073375 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Para construir um Projeto Pedagógico adequado, deve-se:
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24Q1073381 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre os aspectos afetivos da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
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25Q1083050 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No início da história da Psicologia escolar e educacional no Brasil, tinha-se como característica principal a influência da psicometria e do movimento de higiene mental do início do século XX.

É CORRETO afirmar que a prática dominante do psicólogo nesta fase foi (foram) a (as):
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28Q1073370 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Acerca das contribuições da Psicologia da Educação para os professores em seu cotidiano, assinale a alternativa correta.
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29Q1073383 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) — Lei n.º 9.394/1996 — estabelece estreita relação entre educação e trabalho. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
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30Q1083048 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Pode-se afirmar que a Teoria Cognitivo-Comportamental – TCC é uma das abordagens psicoterapêuticas mais discutidas e utilizadas nos dias atuais. Aaron Beck é considerado o pai da TCC e sua teoria tem princípios fundamentais. A partir deles, analise as assertivas abaixo.

I- Amaneira como cada ser humano interpreta os eventos que lhes acontecem influencia mais suas emoções do que o evento em si.
II- A mudança que ocorre no comportamento do indivíduo tem relação direta com a mudança no seu nível cognitivo.
III- Os pensamentos de ordem subjetiva das pessoas refletem suas crenças centrais e intermediárias.
IV- A ação de identificarmos, questionarmos e reestruturarmos os pensamentos disfuncionais gera bem-estar emocional.

É CORRETO o que se afirma em:
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31Q1083051 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Há diversas teorias sobre o desenvolvimento humano no campo da Educação e da Psicologia.

É CORRETO afirmar que o foco da Teoria Psicossocial de Erik Erikson consiste em:
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32Q1083052 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

O ensino de língua inglesa nos Anos Finais da Educação Fundamental prevê cinco eixos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

É CORRETO afirmar que o eixo que foca na construção de significados, baseados na compreensão da natureza histórica e cultural dos diversos gêneros textuais, é:
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33Q1083053 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Em 2008, foi lançada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que representou um marco importante para os processos de inclusão escolar.

A partir das características desta política, analise as assertivas abaixo.
I- Permitiu que os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação tivessem o direito de matricular-se em classes comuns do ensino regular.
II- Ofertou o Atendimento Educacional Especializado – AEE como um serviço complementar e/ou suplementar ao ensino comum, oferecido em salas de recursos multifuncionais.
III- Enfatizou a necessidade de formação inicial e continuada exclusivamente para os docentes que estivessem em sala de aula para que a sua atuação pudesse garantir o reconhecimento da diversidade e, consequentemente, a inclusão.
IV- Disponibilizou recursos de acessibilidade (física, comunicacional, pedagógica e atitudinal), materiais didáticos adaptados e tecnologia assistiva para favorecer a inclusão escolar.

É CORRETO o que se afirma em:
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34Q1079981 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Pedra Lavrada PB, CONTEMAX, 2020

“Desde o período de reabertura democrática, no final dos anos 1980, pesquisas em Ciências Sociais e Ciências Humanas dedicam-se a discutir como diferentes aspectos de nossa desigualdade social se presentificam no chão da escola e no desenho da política pública educacional. Em consonância com discussões presentes em tratados internacionais, vem se utilizando a expressão educação inclusiva para referir à política educacional que, ao reconhecer processos históricos que alijaram inúmeros setores do direito à educação de qualidade, produz um conjunto de medidas que colocam em ação distintas estratégias que rompam com o quadro de exclusão escolar de diferentes setores da sociedade” (Rodrigues, 2019). Sobre a educação inclusiva, analise as assertivas como Verdadeiras ou Falsas e assinale a alternativa correta.
I – A Lei nº 13.146/2015 é a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). II – Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. III – A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. IV – É dever exclusivo do Estado, com auxílio da sociedade, assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.
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36Q1079982 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Pedra Lavrada PB, CONTEMAX, 2020

No capítulo que trata do direito a educação, no Estatuto da Pessoa com deficiência, é responsabilidade do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, EXCETO:
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