O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde
concepções higienistas até aquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações: pedagógicas, institucionais, relacionais, políticas, culturais e econômicas. As práticas de intervenção, portanto, decorrem dessas concepções.
(CFP, 2013 P. 55.)
Sobre o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir. I. O resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas
sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, o psicólogo avança no entendimento desse processo quando o
analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas.
II. A complexidade do processo de escolarização, numa sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de
acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da
subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição.
III. Ao psicólogo cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na
utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite e tantas outras formas de
expressão artística, que possibilitam expressões da subjetividade.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.