Sobre o processo de aprender pode-se afirmar que existem diversos tipos de aprendizagem consubstanciadas nas mais variadas
atividades da vida humana. Algumas aprendizagens se dão desde os primeiros anos de vida e estão vinculadas ao cotidiano da
pessoa como: sentar, andar, falar, identificar e pegar objetos, comer sozinha etc. Outras acontecem de forma sistemática em
instituições próprias como a escola.
(Nunes, 2015 p. 11.)
Considerando as informações anteriores, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para o autor Vygotsky (1989), a aprendizagem pode ser considerada como um processo crucial no desenvolvimento do
homem como espécie e como ser que, ao longo de milhares de anos, avançou de uma realidade primitiva para construir
civilizações.
( ) Autores como Friedrich e Preiss (2006) apontam que estudos da neurobiologia ressaltam que, dada a plasticidade do
cérebro e a possibilidade de milhares de sinapses, isto é, a conexão entre os neurônios, as diferentes situações de
aprendizagem modificam as capacidades cognitivas e cerebrais.
( ) Para Pozo (2002), apesar da aprendizagem acontecer também nas demais espécies animais, desde insetos até primatas, é o
ser humano aquele que possui competências de aprendizagens mais complexas, desenvolvidas e com maior flexibilidade.
A sequência está correta em
a) V, V, F.
b) F, F, F.
c) V, V, V.
d) V, F, F.