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Questões de Concursos Psicólogo Organizacional e do Trabalho

Resolva questões de Psicólogo Organizacional e do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q688817 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

O contexto de transformação, na visão de Sigollo e Soares, requer da gestão a otimização dos recursos disponíveis e o aumento da eficiência e competitividade. O perfil do profissional da área pública deve contar com pessoas:
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22Q683478 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

A definição do ser humano como “projeto de ser” proporciona um avanço científico importante, de acordo com Castro e Zanelli, na compreensão do desenvolvimento da síndrome de burnout, pelo fato de permitir trabalhar com uma variável essencial nesse processo, qual seja, a: 
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23Q694167 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Segundo Sigollo e Soares, o modelo de gestão de pessoas visa orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar as competências necessárias nos diferentes níveis da organização:
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24Q684941 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Entre os sistemas de informação da área de Saúde e Segurança do Trabalho – SST há um que permitiu que a análise dos acidentes se tornasse uma das prioridades da inspeção trabalhista, com acidentes graves (fatais e não fatais), sendo informados ao Ministério do Trabalho e Emprego. Este sistema de informação é:
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25Q687364 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

A importância de adotar um modelo de gestão de pessoas de forma a atender às estratégias e aos planos de governo com foco no desenvolvimento contínuo deve estar pautada em instrumentos e ferramentas coerentes com a realidade contemporânea. Conforme mostram Sigollo e Soares, um instrumento de grande relevância é o(a):
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26Q686119 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Dada a sua complexidade, a abordagem do fenômeno social do mobbing requer um enfoque multidisciplinar, tanto em sua conceituação como na intervenção. A intervenção pode se concretizar em dois campos:
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27Q684951 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Devem ser excluídas do diagnóstico de mobbing, segundo Guimarães e Rimoli, as seguintes situações:
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28Q682052 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Segundo Zanelli e Soares, tendo em vista a dimensão do futuro como estando sempre presente no processo de desenvolvimento de burnout, mostra-se teoricamente relevante para um avanço da compreensão sobre este processo a utilização do(da):
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29Q682289 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Segundo Sigollo e Soares, o Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, da Casa Civil da Presidência da República, permitiu avanços significativos na melhoria da gestão de pessoas no setor público. O Decreto tem como principal finalidade melhorar a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos. O Decreto também releva o desenvolvimento permanente do servidor público com foco na adequação das competências necessárias à consecução dos objetivos das instituições, abordando também questões referentes ao gerenciamento das ações de capacitação, considerando a:
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30Q685659 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Guimarães e Rimoli, citando Zapf, Einarsen, Hoel & Vartia, apontam que pesquisas desenvolvidas com o objetivo de investigar os efeitos do mobbing sugerem que esta situação reduz a saúde psicológica e física de suas vítimas. O mobbing afeta, negativamente, o bem-estar não só das vítimas, mas também a eficiência de outros trabalhadores, ao mesmo tempo em que instala o aumento:
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31Q686530 | Psicologia, Psicólogo Organizacional e do Trabalho, UFF, COSEAC, 2019

Para identificar as necessidades de treinamento, segundo Felippe, é preciso utilizar ferramentas avançadas para que se defina o “x” da questão. Essa é a primeira fase ressaltada na norma NBR ISO 10015 que dispõe sobre:
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