Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


131Q945017 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei n. 10.216/2001, promoveu um redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental no país, com o fechamento gradual de leitos em hospitais psiquiátricos. Entretanto, decorridos 21 anos desde então, esse modelo vem sofrendo com a escassez de investimentos, mesmo ante um contexto em que se avolumam problemas econômicos e sociais, que tendem a agravar o quadro de saúde mental das pessoas. Levantamento da ONG Conectas e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) aponta que entre 2017 e 2020 houve significativo investimento público em comunidades terapêuticas, todavia, desde 2011, o valor necessário à abertura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) permanece inalterado.
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/35-anos-da-luta-antimanicomial-e-o-avanco-dacontrarreforma-psiquiatrica. Acesso em: 26 jun. 2022 (adaptado).

A partir da temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os CAPS, tal como propostos, garantem legalmente às pessoas com sofrimento psíquico o direito de serem tratados com humanidade e respeito, bem como de serem protegidos contra qualquer forma de abuso e exploração.
II. A problemática da inclusão das comunidades terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é que muitas delas trabalham orientadas por princípios morais e religiosos, focados na abstinência, em detrimento das práticas de cuidado baseadas em evidências técnicas e científicas, tais como a redução de danos.
III. O maior investimento nas comunidades terapêuticas sem o necessário investimento nos CAPS tende a acarretar descompasso nas obrigatórias ações integradas, o que torna precária a atenção integral à saúde mental, retrocedendo à lógica manicomial e descumprindo preceitos legais.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q960723 | Psicologia, Equipes de Saúde, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A obesidade acomete 300 milhões de pessoas no mundo, com uma tendência ao aumento na maioria dos países (Who, 2014). Sua ocorrência está associada ao desenvolvimento de enfermidades como o diabetes, doenças coronarianas, derrame, entre outras (Eckersley, 2001). A base do tratamento é multidisciplinar pois visa: perda de peso, melhora de parâmetros clínicos e mudanças de hábitos associados à alimentação inadequada. A busca pela perda de peso pode ser iniciada por diferentes profissionais de saúde. E, se trabalhados conjuntamente, os resultados são mais rápidos e eficazes. São profissionais que podem e/ou devem estar envolvidos neste processo: I. Nutricionistas e endocrinologistas. II. Profissionais de educação física. III. Psiquiatras e psicólogos. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q960771 | Psicologia, Exames Mentais e Funções Psíquicas, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O processo de avaliação clínica e diagnóstico é essencial para o estudo da psicopatologia e, em última análise, para o tratamento dos transtornos psicológicos. A partir desse conceito, analise as afirmativas a seguir. I. A avaliação clínica refere-se à avaliação e à medição sistemáticas dos fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo que apresenta um possível transtorno psicológico. II. O diagnóstico é o processo a partir do qual se determina se um problema em particular que esteja afetando o indivíduo satisfaz todos os critérios de um transtorno psicológico, como definido no DSM. III. A avaliação clínica busca utilizar o raciocínio científico para interpretar o comportamento. IV. A avaliação clínica permite descrever exemplos de aplicações práticas e relevantes dos princípios psicológicos na vida diária. Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q966406 | Legislação dos Tribunais de Contas TCU, Princípios e Normas de Conduta Ética dos Servidores do TCU, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens de 34 a 37, relativos aos princípios e normas de
conduta ética dos servidores do TCU.

Enquanto estiver conduzindo auditoria externa, o servidor do TCU não deverá apresentar sugestões acerca de assunto administrativo interno do órgão fiscalizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q972576 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Psicologia, TJDFT, CIEE

É correto afirmar que a integração do planejamento de RH com o planejamento estratégico da empresa tem como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q972328 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Com relação ao alcoolismo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Não se sabe precisamente a relação entre alcoolismo e hereditariedade, entretanto, é de conhecimento que a relação existe: um indivíduo tem quatro vezes mais chances de ter problemas com a bebida se seus pais eram alcoólatras. Estrutura psíquica e influências familiares e culturais são outros aspectos que podem levar a essa moléstia.

( ) Um primeiro ponto é que o alcoolismo não se dá de forma imediata. Geralmente, torna-se um hábito, tomando um papel de destaque na vida do sujeito. Embriaguez, alteração drástica de humor e, após o evento “ressaca moral”, vão se tornando cada vez mais frequentes: casos sucessivos de abuso do álcool.

( ) Beber pela manhã nos últimos doze meses; tentar, sem sucesso, parar de fazer o uso do álcool por uma semana ou mais; sentir ressentimento das pessoas que tentam oferecer conselho em relação a esta temática; problemas no lar por causa da bebida; não se lembrar de certos momentos que ocorreram enquanto fazia o uso do álcool, dentre alguns outros sintomas, podem indicar o alcoolismo em potencial ou propriamente dito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q975184 | Psicologia, Políticas Públicas no ECA, Psicologia, TJBA, FGV

Cláudio e Márcia, devidamente habilitados por sua comarca de origem, foram contatados, via Cadastro Nacional de Adoção, para conhecer as gêmeas Amélia e Clarisse (4 anos), acolhidas em estado diverso do domicílio do casal e que estão destituídas do poder familiar com trânsito em julgado da sentença. Após meses de visitação, foi deferida a guarda para o casal. Na propositura da adoção, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o casal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q945009 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o mundo entrou em contato com novas apresentações da morte, suscitando na sociedade reformulações em seus rituais mortuários, trazendo também o pesar do luto e o persistente temor da finitude. Isso impactou também a forma como as crianças passaram a lidar com esse fenômeno, bem como a forma como os adultos passaram a abordar a temática com elas. A infância se caracteriza por ser um período em que a criança está em pleno desenvolvimento físico e cognitivo e uma perda faz com que seja necessário repensar esse fenômeno, bem como enfrentá-lo junto à criança.
NASCIMENTO, A. M. et al. Psicologia da morte e fenomenologia: notas para a pesquisa empírica em tempos de COVID-19. Revista AMAzônica, v. 14, n. 1, p. 168-204, 2022 (adaptado).

Considerando o texto e a relação estabelecida entre luto e processo de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Piaget, a aprendizagem ocorria por meio da consolidação das estruturas de pensamento, não sendo impactada pelos processos psicossociais do contexto em que a criança está inserida, tais como as experiências de luto vivenciadas durante seu desenvolvimento.
II. Para Bowlby, o luto é uma condição que interfere no funcionamento emocional de uma pessoa e, caso não seja elaborado, pode influenciar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
III. Para Wallon, a aprendizagem oscila entre o afeto e a inteligência, e as experiências relativas ao luto podem afetar diretamente o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
IV. Para Vygotsky, os conceitos complexos que correspondem ao significado das palavras são desenvolvidos espontaneamente pela criança; portanto, a vivência do luto independe do contexto social e cultural e não afeta diretamente o processo de aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q945010 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, MEC, INEP, 2022

É inegável o fato de a Internet ser uma invenção tecnológica que transformou os pensamentos e comportamentos humanos. Essa ferramenta tem criado um ambiente multifacetado, provendo para seus usuários as diversas possibilidades que oferece um sistema com características de alta velocidade e hiperconexão em uma rede de informação global. Portanto, um processo de mudanças e adaptações a essa realidade na cognição humana vem delimitando a aprendizagem dos sujeitos. Estudos das diversas mudanças biológicas produzidas pelo uso comum dessas tecnologias têm sido crescentes, evidenciando impactos, tanto positivos como negativos, no nível das funções cognitivas.
PEREIRA, F. C. et al. Funções cognitivas e os impactos das tecnologias digitais na memória. Temas em Saúde. v. 18, n. 4, p. 197-217, João Pessoa, 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Indivíduos da chamada “Geração Google”, ou seja, nascidos após 1993, estão apresentando uma memória de trabalho mais restrita e menos confiável que as gerações anteriores, ou seja, tendem a não se lembrar do conteúdo da informação.
PORQUE
II. A função cognitiva da memória vem sofrendo prejuízos, uma vez que se confia na tecnologia como uma fonte de memória externa que não requer esforços para apreender o conteúdo da informação, que pode ser facilmente recuperável a qualquer momento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q972466 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) em crianças, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

141Q973059 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Maurílio, 16 anos, ganhou de presente de aniversário uma viagem internacional de seus pais, Alice e Bento.
Segundo o ECA, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q968717 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TRERR, FCC

Um esquema conceitual do sistema social básico numa empresa inclui: fatores ambientais; sistema exigido; estilo de liderança; eventos fundamentais; sistema emergente e consequências para a competitividade. Os fatores ambientais incluem os sistemas pessoais, status externo, tecnologia/layout, sistema de recompensas e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q966422 | Direito Constitucional, Direitos Constitucionais Penais e Garantias, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens
seguintes.

Considere que um delegado de polícia, com o objetivo de obter provas em inquérito policial, determine que se proceda à interceptação das comunicações telefônicas de determinado suspeito. Nesse caso, considera-se lícita a prova obtida por meio da interceptação.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q972585 | Psicologia, Saúde no trabalho, Psicologia, TJDFT, CIEE

Uma das formas de se promover a saúde e de auxiliar o colaborador a lidar com suas fontes de estresse e problemas no trabalho é oferecer um serviço que o psicólogo organizacional pode utilizar. Assinale a alternativa que apresenta este serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q908113 | Psicologia, Resolução CFP n° 006/2019, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

Em relação à obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q945013 | Psicologia, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A Psicologia, historicamente, tem sido construída como ciência e profissão de acordo com um modelo da sociedade ocidental. Suas práticas, por diferentes conjunturas, chegaram às comunidades indígenas de diversos povos do Brasil. A Psicologia chegou como uma ciência branca, colonizadora, etnocêntrica e racista, trazendo um discurso de explicar para os indígenas o que é saúde mental e pensando políticas públicas, por vezes, sem considerar os códigos culturais indígenas.
Disponível em: https://www.visibilidadeindigena.com/. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o papel de psicólogos e a sua atuação junto aos povos indígenas e tradicionais, avalie as afirmações a seguir.
I. Cabe ao profissional da Psicologia contribuir na luta por direitos, como a demarcação de terras e a sustentabilidade das aldeias, e no desenvolvimento de ações que busquem a articulação com diversas instâncias da sociedade civil, por meio de políticas públicas para essas populações.
II. O uso de álcool e outras drogas, a discriminação, os conflitos com invasores e os choques culturais são variáveis que ajudam a explicar taxas mais elevadas de mortes por causas violentas e não violentas, sendo que a atuação da(o) psicóloga(o) deve incluir o desenvolvimento de ações diferenciadas em saúde e educação, respeitando a diversidade cultural e histórica e fomentando o protagonismo dos povos indígenas.
III. Embora as taxas de suicídio sejam semelhantes entre indígenas e não indígenas, profissionais da Psicologia devem abordar a temática de modo diferenciado, considerando o papel da violência institucional e da violação dos direitos humanos, cabendo à(ao) psicóloga(o) abordar a problemática a partir de uma perspectiva individual com aqueles que se encontram em situação de risco.
IV. A Covid-19 é uma das ameaças mais recentes aos povos indígenas, impactando tanto a sua saúde física como a mental; desse modo, a intervenção da(o) psicóloga(o) deve ser voltada para a composição de equipes de saúde, com foco em saúde mental e suporte social, e para a realização de ações em conjunto com lideranças e educadores indígenas, objetivando melhoria na saúde e qualidade de vida.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q959983 | Psicologia, Representações Sociais, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão.

Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q973053 | Psicologia, Violência Doméstica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

A violência intrafamiliar é algo que se apresenta com certa frequência nos casos atendidos pelas equipes interprofissionais no campo jurídico.
Analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

I. A violência é um fenômeno polissêmico e complexo que pode se manifestar de formas variadas e conexas entre si e, na medida em que se realimentam mutuamente, contribuem para uma escalada global da violência, com prejuízos para a saúde do indivíduo e para a saúde coletiva.
II. A definição adotada oficialmente no Brasil considera a intencionalidade como critério para qualificar o ato como violento.
III. Há um nexo causal entre o ato violento e determinados sintomas que a criança apresenta, efeitos daquele ato, dentro de um período de tempo previsível.


A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q968716 | Psicologia, Grupos e Equipes, Psicologia, TRERR, FCC

Um grupo não alcançará um equilíbrio estável, no qual todas as energias estarão focadas nas tarefas, até que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q968721 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TRERR, FCC

Embora todas as necessidades propostas por Maslow pareçam operar universalmente para todos em algum momento, cada pessoa tem intensidades diferentes de cada necessidade e essas intensidades mudam em diferentes situações. Algumas pessoas, por exemplo, estão tão preocupadas em obter aceitação social que dificilmente reconhecem ou cuidam das demais necessidades; é como se elas tivessem “congeladas” em um nível de necessidade e não conseguissem a fluidez necessária para usar todo o leque de reações humanas dentro delas. Seria isso, por exemplo, uma pista para entender o silencioso integrante do grupo que talvez tenha tanto medo da rejeição que é quase impossível que fale algo com receio de cair no ridículo? A necessidade de aceitação social pode sufocar os comportamentos que atenderiam às necessidades de aprendizado, maestria ou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.