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Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


151Q968721 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TRERR, FCC

Embora todas as necessidades propostas por Maslow pareçam operar universalmente para todos em algum momento, cada pessoa tem intensidades diferentes de cada necessidade e essas intensidades mudam em diferentes situações. Algumas pessoas, por exemplo, estão tão preocupadas em obter aceitação social que dificilmente reconhecem ou cuidam das demais necessidades; é como se elas tivessem “congeladas” em um nível de necessidade e não conseguissem a fluidez necessária para usar todo o leque de reações humanas dentro delas. Seria isso, por exemplo, uma pista para entender o silencioso integrante do grupo que talvez tenha tanto medo da rejeição que é quase impossível que fale algo com receio de cair no ridículo? A necessidade de aceitação social pode sufocar os comportamentos que atenderiam às necessidades de aprendizado, maestria ou
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152Q968723 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicologia, TRERR, FCC

De acordo com o Manual de Interpretação do Rorschach, para o sistema compreensivo, a fórmula FC:F+C nos indicará as proporções que os diferentes tipos de experiências emocionais deliberadas alcançam em um protocolo
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153Q1054749 | Psicologia, Testes Psicológicos, Psicologia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

Um indicador da agressividade do sujeito é os desvios secundários dos ziguezagues egocífugos e egocípetos estarem todos voltados para o centro da folha.
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154Q972575 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicologia, TJDFT, CIEE

Existem diversos instrumentos psicológicos que contribuem para a avaliação do candidato. Assinale a alternativa que pontua o que estes podem mensurar/ medir.
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155Q966433 | Direito Administrativo, Conceito de administração pública, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens, que se referem ao conceito, ao objeto e
às fontes do direito administrativo.

O direito administrativo tem como objeto atividades de administração pública em sentido formal e material, englobando, inclusive, atividades exercidas por particulares, não integrantes da administração pública, no exercício de delegação de serviços públicos.
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156Q1062966 | Psicologia, Políticas Públicas de Saúde Mental, Psicologia, TJ MS, FGV, 2024

Fernando, 15 anos, cumpre medida de semiliberdade em unidade do sistema socioeducativo. Ele foi matriculado em uma escola municipal próxima à unidade, faz tratamento no CAPSi e iniciou um curso de informática em um projeto social. Sua família está sendo atendida no CREAS do município.

Esse conjunto de ações reflete:
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157Q972458 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação à abordagem do paciente usuário de drogas, caracteriza-se como componente social de vulnerabilidade, exceto:
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158Q1001452 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

O psicólogo, ao atuar na Saúde Pública, precisa assumir o compromisso com um novo paradigma assistencial, que, por vezes, é pouco abordado durante a sua graduação.
Entre os conceitos que instrumentalizam o psicólogo para atuar especialmente no campo da saúde pública, e que o capacitam nos processos de intervenção e de produção de conhecimento estão
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160Q966430 | Direito Administrativo, Conceito e classificação dos atos administrativos, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que os atos administrativos têm por finalidade a
produção de efeitos jurídicos determinados, condizentes com o
interesse público, julgue os itens a seguir.

Os atos vinculados são passíveis de revogação.
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161Q966431 | Direito Administrativo, Atributos do ato administrativo – presunção de legitimidade, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que os atos administrativos têm por finalidade a
produção de efeitos jurídicos determinados, condizentes com o
interesse público, julgue os itens a seguir.

A presunção de legitimidade, como atributo do ato administrativo, representa a faculdade ou a prerrogativa conferida à administração pública para impor, unilateralmente, obrigações aos administrados e interferir na esfera alheia independentemente de anuência prévia.
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162Q972320 | Psicologia, Família, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre divórcio, analise as assertivas abaixo.

I. Uma separação provoca alterações profundas na vida dos envolvidos.

II. É necessário um grande esforço psíquico para elaborar o luto de um casamento, de um ideal perdido.

III. O processo de separação é vivido de forma pouco solitária. Geralmente, há solidariedade advinda por intermédio de amigos e da família.

IV. A vivência comum em todas as idades é o sentimento de perda (de uma família unida), de ansiedade em relação ao futuro e de solidão.

É correto o que se afirma em

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163Q972099 | Psicologia, Violência Doméstica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

Em relação as práticas de violência contra menores, é fundamental o psicólogo jurídico compreender os diferentes tipos que existem e como as violências se associam. Assinale a alternativa que corresponde à perpetuação de uma transgressão do dever de proteção do adulto. Quando um ato e/ou omissão praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes que cause dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima.
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164Q1047177 | Psicologia, Legislação de Psicologia, Psicologia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

A Resolução CFP nº 09/2018 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017.
Em relação ao que a resolução apresenta sobre o processo de avaliação psicológica, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta:
( ) Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos.
( ) Os testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo são definidos como fontes complementares de informação em uma Avaliação Psicológica.
( ) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais, não podem ser utilizados como fontes complementares de informação em uma Avaliação Psicológica.
( ) Será considerada falta ética a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável no site do SATEPSI, salvo para os casos de pesquisa e de ensino.
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165Q972465 | Psicologia, Piaget, Psicologia, TJDFT, CIEE

Segundo Piaget, o período operatório concreto corresponde, aproximadamente, à faixa etária de
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166Q966410 | Direito Administrativo, Fundações Públicas, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere à administração pública, julgue os itens seguintes.

Pode-se criar uma fundação pública para exploração de atividade econômica de cunho lucrativo.
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167Q966415 | Direito Administrativo, Autarquias, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere à administração pública, julgue os itens seguintes.

As autarquias federais, assim como as fundações públicas, compõem a estrutura da administração pública direta da União.
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168Q966437 | Direito Administrativo, Cargo, Psicologia, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
À luz do disposto na Lei n.o
8.112/1990 e em suas posteriores
alterações, julgue os itens de 65 a 70, a respeito dos agentes
públicos, servidores públicos, direitos e deveres e
responsabilidades, bem como de processo administrativo
disciplinar, sindicância e inquérito.

Em sentido estrito, todas as pessoas que servem ao poder público, de forma transitória ou definitiva, remuneradas ou não, são consideradas servidores públicos.
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169Q972335 | Psicologia, Piaget, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre as descobertas de Piaget sobre o desenvolvimento mental, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Jean Piaget foi o responsável pela introdução das fases sobre o desenvolvimento mental do indivíduo.

( ) Jean Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo poderia ser subdividido em uma série de dois estágios ordenados e descontínuos.

( ) Piaget supõe que as crianças progridam através dessas fases.

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170Q1087287 | Psicologia, Violência Doméstica, Psicologia, TJ RJ, FCC

O psicólogo, na produção de documentos decorrentes do atendimento de Crianças e Adolescentes em situação de violência, considerará a importância
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