Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q975191 | Psicologia, Legislação Psicologia Conselho Federal Psicologia, Psicologia, TJBA, FGV

O Projeto de Lei nº 6.583/2013 que foi apresentado na Câmara dos Deputados criava o Estatuto da Família, definindo entidade familiar como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher. Considerando as famílias formadas a partir da união entre dois homens ou duas mulheres, a Resolução n° 001/99 do CFP orienta os psicólogos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q1083775 | Psicologia, Violência Doméstica, Psicologia, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da intervenção psicológica em problemas específicos na terceira idade em situação de violência, julgue o item a seguir.
No processo de intervenção psicológica em paciente idoso, o psicólogo deve manter-se neutro quanto ao envolvimento afetivo-emocional, evitando criar vínculos, pois podem gerar maior sofrimento ao idoso após a intervenção.
  1. ✂️
  2. ✂️

523Q972464 | Psicologia, Psicologia, TJDFT, CIEE

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, bebês alegres que apresentam funções biológicas regulares e se adaptam prontamente a novas circunstâncias são classificados como bebês
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

524Q972470 | Psicologia, Código de Ética Profissional do Psicólogo, Psicologia, TJDFT, CIEE

Sobre as resoluções do Conselho Federal de Psicologia quanto ao tratamento da homoafetividade como doença, analise as assertivas abaixo.

I. Os Psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

II. Os Psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.

III. Os Psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q960716 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Na perspectiva de Freud, a personalidade humana – incluindo suas emoções e seus esforços – origina-se de um conflito entre moção (impulse) e restrição – entre nossos impulsos biológicos agressivos em busca do prazer e nossos controles sociais internalizados sobre esses impulsos. Freud sustentava que a personalidade era o resultado de nossos esforços no sentido de resolver esse conflito básico – para expressar essas moções (impulses) de modo a produzir satisfação sem trazer também culpa e punição. Freud teorizou que os conflitos estão centrados em três sistemas que interagem: id, ego e superego. A partir de então, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Id contém um reservatório de energia psíquica inconsciente que, de acordo com Freud, luta para satisfazer impulsos sexuais e agressivos básicos. O id opera com base no princípio do prazer, exigindo gratificação imediata. ( ) Ego é a parte “executiva” e consciente da personalidade que, de acordo com Freud, serve de mediadora entre as exigências do id, do superego e da realidade. O ego opera com base no princípio da realidade, satisfazendo os desejos do id de maneira a obter o prazer de maneira realista, em vez de dor. ( ) Superego é a parte da personalidade que, de acordo com Freud, representa ideais internalizados e fornece padrões para julgamento (a consciência) e futuras aspirações. ( ) Como as demandas do superego quase sempre são opostas às do id, o ego luta para reconciliar os dois. É o “executivo” da personalidade, mediando as demandas impulsivas do id, as demandas restritivas do superego e as demandas da vida real do mundo exterior. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q959961 | Administração Geral, Abordagem Sistêmica da Administração, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q1028320 | Psicologia, Legislação de Psicologia, Psicologia, MPU, FGV, 2025

Cláudia é psicóloga em uma clínica onde são realizados procedimentos de cirurgia plástica. Ela faz a avaliação psicológica dos pacientes encaminhados pela equipe médica com foco em diferentes aspectos, como as motivações subjacentes, as expectativas com relação aos resultados do procedimento e a preparação emocional para lidar com os desafios da fase pós-cirúrgica. Cláudia faz entrevistas semidirigidas, aplica testes projetivos e faz uso de seus conhecimentos de radiestesia para reunir as informações necessárias para os documentos psicológicos.

Com fundamento na legislação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) a respeito da avaliação psicológica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q1072616 | Psicologia, Psicanálise, Psicologia, INSS, CESPE CEBRASPE

Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar, mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses, Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo companhia a uma prima de sua idade em tratamento oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando ajudar.

De acordo com a teoria psicanalítica, Márcia apresenta uma estrutura neurótica, manifestada por uma demanda de amor. Essa estrutura neurótica impõe restrições em sua vida, como a limitação no seu ir e vir e uma tentativa de não confrontar-se com as perdas inerentes à sua fase de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

529Q959981 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A interconsulta médico psicológica (interconsulta em saúde mental) se insere no campo da psicologia médica e da psicologia da saúde, na medida em que se ocupa, prioritariamente, do estudo dos aspectos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q1072622 | Sem disciplina, Psicopatologia, Psicologia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais
separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem
apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de
sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar
nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e
taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos
momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita
que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas
essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua
mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar,
mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses,
Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo
companhia a uma prima de sua idade em tratamento
oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando
ajudar.
Com referência ao caso hipotético apresentado no texto, é correto
afirmar que o diagnóstico indicativo do quadro de Márcia inclui
depressão neurótica.
  1. ✂️
  2. ✂️

531Q1044209 | Psicologia, Família, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Wenceslau e Nádia foram casados por três anos. Marcelo nasceu no período, fruto dessa união conjugal. Após a separação, o menino permaneceu com a mãe e o pai sempre assumiu a responsabilidade pelo pagamento da pensão alimentícia, mas parou de visitar o filho e de ter contato com ele.
A dinâmica em análise parece ser sugestiva de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q1044210 | Psicologia, Violência Doméstica, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Susana foi vítima de violência doméstica praticada por seu marido Pedro e saiu da casa comum levando o filho de ambos, Rodrigo. Diante da mudança de domicílio, Rodrigo foi matriculado em escola mais próxima de onde agora reside. De acordo com os dispositivos previstos pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q1044211 | Psicologia, Psicoterapias, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

A principal característica que une as psicoterapias psicodinâmicas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q1001460 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Na anamnese, procedimento que tem grande relevância no processo de avaliação neuropsicológica, são abordados os sintomas clínicos, cognitivos e comportamentais que compõem a história clínica do paciente.
Sobre a anamnese na avaliação neuropsicológica, analise as afirmativas a seguir.
I. Os dados obtidos na anamnese permitem ao psicólogo levantar os sinais de alerta do impacto das doenças pregressas no âmbito cognitivo.
II. Os dados da anamnese são importantes para o diagnóstico preciso dos transtornos que podem estar comprometendo a cognição do paciente em curso de avaliação.
III. A anamnese psicológica possibilita criar um rapport com o paciente e seus familiares antes de iniciar o processo avaliativo com a utilização dos testes neuropsicológicos.
IV. A anamnese é fundamental para que o psicólogo planeje quais as esferas cognitivas serão avaliadas e defina os testes neuropsicológicos que serão utilizados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q960760 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

As organizações muitas vezes utilizam a avaliação de desempenho para diversos propósitos. Os mais comuns são a administração de salários, o feedback do desempenho e a identificação dos pontos fortes e fracos dos empregados. Em relação às avaliações de desempenho, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q960761 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Segundo Krumm, sobre o que podem ser vistas como forças críticas do local de trabalho do futuro que continuarão a influenciar o campo da psicologia organizacional, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A crescente diversidade da força do trabalho. ( ) A reintegração da vida profissional com a vida doméstica. ( ) A globalização. ( ) A expansão do planejamento dos recursos humanos. ( ) A transferência para uma força de trabalho baseada no conhecimento. ( ) O aumento das expectativas dos empregados. ( ) A renovação da responsabilidade social das organizações. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q1001468 | Psicologia, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Decididamente não se pode fazer nada em relação à vida das pessoas, pensava, nem a amizade, nem a compaixão, nem a psicologia, nem a compreensão das situações tem a menor utilidade, as pessoas constroem sozinhas a engrenagem da própria desgraça, dão corda até o fim e depois a engrenagem continua rodando, inevitavelmente, com algumas falhas, algumas fraquezas quando uma doença interfere, mas continua rodando até o fim, até o último segundo. HOUELLEBECQ, Michel. Serotonina. RJ: Ed. Alfaguara, 2019, 1ª ed., p. 151.
O texto ilustra aquilo que, na existência humana, se opõe vigorosamente ao desejo de curar, manifesto de modo especial em jovens psicoterapeutas.
Assinale a opção que apresenta o conceito psicanalítico que pode ser identificado no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q973055 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Juliana viveu relação conjugal tóxica com Antônio, em que ele manipulou a parceira, criando inseguranças e medos por meio de omissão, distorção e criação de informações. Dessa forma, Antônio conseguia se engrandecer e se livrar de situações desfavoráveis a ele. No decorrer do relacionamento, Juliana desenvolveu ansiedade e baixa autoestima.
A violência praticada por Antônio ao longo do relacionamento foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q1001474 | Psicologia, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente crônico é aquele que é portador de uma doença permanente, que deixa incapacidade residual, que produza alterações patológicas irreversíveis, que possa implicar em reabilitação ou que requeira longos períodos de observação, controle e cuidados.
Assinale a opção que apresenta uma questão geral que envolve seu universo psicossocio-afetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q968714 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia, TRERR, FCC

O cérebro em processo de envelhecimento experimenta declínios em uma série de áreas, e isto é particularmente verdadeiro para tarefas que requerem um tempo de reação rápido ou malabarismo de múltiplas tarefas. Alguns desses declínios podem ser baseados em alterações físicas reais no cérebro, como por exemplo, o fenômeno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.