Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


531Q1055052 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Na perícia forense, as avaliações podem ser realizadas por um ou por vários psicólogos, bem como podem ser feitas em conjunto com outros técnicos de especialidades diversas. Existe, ainda, a possibilidade do laudo ser emitido por uma entidade, mas sempre com a identificação dos profissionais envolvidos. O papel do psicólogo junto ao pedido de uma Avaliação Jurídica pode acontecer diante dos determinados meios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q975191 | Psicologia, Legislação Psicologia Conselho Federal Psicologia, Psicologia, TJBA, FGV

O Projeto de Lei nº 6.583/2013 que foi apresentado na Câmara dos Deputados criava o Estatuto da Família, definindo entidade familiar como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher. Considerando as famílias formadas a partir da união entre dois homens ou duas mulheres, a Resolução n° 001/99 do CFP orienta os psicólogos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q1060727 | Direitos Humanos, Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

O Conselho Nacional das Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA publicou, em 10/07/2024, uma resolução que dispõe sobre a proibição de acolhimento de crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas.

A resolução do CONANDA tem como fundamento a legislação sobre a proteção de crianças e adolescentes e a legislação que trata da proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, entre outras.

De acordo com os princípios dessas leis, avalie as afirmativas a seguir:

I. A internação em comunidades terapêuticas representa uma ação de privação de liberdade, infringindo os direitos à liberdade, participação e convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes.
II. As comunidades terapêuticas não se configuram como serviços de caráter transitório, por sua estrutura ser baseada no isolamento, no trabalho voluntário, na abstinência e nas práticas de redução de danos.
III. O Estado brasileiro é laico e as Comunidades terapêuticas são instituições que, em sua maioria, não só abarcam questões de espiritualidade, mas também utilizam do fundamentalismo religioso em seus regimentos e operacionalizações.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q1081484 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Psicologia, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE

De acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, quanto ao Direito ao Trabalho é correto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q972457 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação à política de redução de danos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q972213 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Evans, sobre os motivos que dificultam reconhecer a violência verbal nos relacionamentos entre adultos, analisar os itens abaixo:

I - Na maioria das vezes a violência verbal é dissimulada. Em geral, apenas a parceira do agressor o escuta.

II - A violência verbal deprecia sistematicamente a percepção do abuso por parte da parceira.

III - A violência verbal se torna menos intensa ao longo do tempo.

IV - A violência verbal assume poucas formas e disfarces.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q972471 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TJDFT, CIEE

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Conceitua-se ______________ como sendo um processo sistematizado com o intuito de promover a aquisição de habilidades, regras e atitudes, resultando em uma melhor adequação entre as características dos colaboradores e as exigências diante de sua função.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q1004741 | Psicologia, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

A clínica dos serviços territoriais, diferente daquela centrada no modelo manicomial, de modo algum compatibiliza-se com a tradição, que necessariamente considera os sintomas como algo negativo, sempre a ser eliminado.
O delírio, em uma clínica que aposta na subjetividade, é uma ferramenta de acesso ao sujeito e de abordagem da experiência na psicose. “O delírio preenche o meu vazio existencial”, disse Anita. José conta sua experiência delirante que, por fazê-lo “marionete do ser de luz, com um chip em seus olhos”, promove a insustentável dificuldade de convivência com os vizinhos na vila em que mora.
Diante do enunciado, acerca da experiência do delírio, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q960715 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Aaron Beck desenvolveu uma forma de psicoterapia no início da década de 1960, a qual denominou originalmente “terapia cognitiva”, hoje Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Usada para o tratamento da depressão, Beck concebeu uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais (inadequados e/ou inúteis). Desde aquela época, ele e outros autores tiveram sucesso na adaptação dessa terapia a populações surpreendentemente diversas e com ampla abrangência de transtornos e problemas. Essas adaptações alteraram o foco, as técnicas e a duração do tratamento, porém os pressupostos teóricos em si permaneceram constantes. Em todas as formas de terapia cognitivo-comportamental derivadas do modelo de Beck, o tratamento está baseado em uma formulação cognitiva, as crenças e as estratégias comportamentais que caracterizam um transtorno específico. (Alford e Beck, 1997). Sobre a TCC, analise as afirmativas a seguir. I. Está baseada em uma formulação em desenvolvimento contínuo dos problemas dos pacientes e em uma conceituação individual de cada paciente em termos cognitivos. II. Não requer uma aliança terapêutica sólida. III. Enfatiza a colaboração e a participação ativa e, inicialmente, o presente. IV. É orientada para objetivos e focada nos problemas. V. É educativa, tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída. VI. Visa ser ilimitada no tempo e tem as sessões não estruturadas. VII. Ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais. VIII. Usa uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, o humor e o comportamento. Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q960716 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Na perspectiva de Freud, a personalidade humana – incluindo suas emoções e seus esforços – origina-se de um conflito entre moção (impulse) e restrição – entre nossos impulsos biológicos agressivos em busca do prazer e nossos controles sociais internalizados sobre esses impulsos. Freud sustentava que a personalidade era o resultado de nossos esforços no sentido de resolver esse conflito básico – para expressar essas moções (impulses) de modo a produzir satisfação sem trazer também culpa e punição. Freud teorizou que os conflitos estão centrados em três sistemas que interagem: id, ego e superego. A partir de então, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Id contém um reservatório de energia psíquica inconsciente que, de acordo com Freud, luta para satisfazer impulsos sexuais e agressivos básicos. O id opera com base no princípio do prazer, exigindo gratificação imediata. ( ) Ego é a parte “executiva” e consciente da personalidade que, de acordo com Freud, serve de mediadora entre as exigências do id, do superego e da realidade. O ego opera com base no princípio da realidade, satisfazendo os desejos do id de maneira a obter o prazer de maneira realista, em vez de dor. ( ) Superego é a parte da personalidade que, de acordo com Freud, representa ideais internalizados e fornece padrões para julgamento (a consciência) e futuras aspirações. ( ) Como as demandas do superego quase sempre são opostas às do id, o ego luta para reconciliar os dois. É o “executivo” da personalidade, mediando as demandas impulsivas do id, as demandas restritivas do superego e as demandas da vida real do mundo exterior. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

541Q960720 | Psicologia, Psicoterapias, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Ao avaliar a perspectiva humanista, podemos afirmar que ela influenciou a Psicologia como: I. Algo que se diz a respeito de Freud também pode ser dito sobre os psicólogos humanistas, ou seja, seu impacto tem sido generalizado. As ideias de Maslow e de Rogers influenciaram o aconselhamento, a educação, a criação das crianças e a administração. II. Para Myers, em seu livro, na página 431, a perspectiva humanista também influenciou, às vezes de modo não intencional, muito da Psicologia popular de hoje. Um autoconceito positivo é a chave para a felicidade e o sucesso? A aceitação e a empatia ajudam a nutrir sentimentos positivos sobre si mesmo? As pessoas são basicamente boas e capazes de se aperfeiçoar? Muitas pessoas respondem sim, sim, sim. Respondendo a uma pesquisa de opinião do Instituto Gallup e da Newsweek, feita em 1992, nove em cada dez americanos classificaram sua autoestima como um fator muito importante para “motivar uma pessoa a trabalhar com afinco e ser bem-sucedida”. A mensagem da psicologia humanista foi ouvida. III. Os psicólogos humanistas alegam que o primeiro passo para amar os outros é, na verdade, uma autoaceitação segura e não defensiva. De fato, pessoas que se sentem intrinsecamente amadas e aceitas – pelo que são e não apenas por suas realizações – exibem atitudes menos defensivas (Schimel et al., 2001). Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

542Q959961 | Administração Geral, Abordagem Sistêmica da Administração, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q959974 | Psicologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

O termo Psicologia Institucional tem sido usado para nomear diferentes tipos de práticas psicológicas em instituições, uma variedade de formas de atuação. Quando a Psicologia Institucional inclui a abordagem psicanalítica, trata-se de um trabalho na esfera
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q959976 | Psicologia, Psicanálise, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A Medicina Psicossomática, inicialmente inspirada no movimento psicanalítico brasileiro, tomou outros rumos por conta de algumas importantes transformações na estrutura assistencial decorrentes da intervenção maciça do Estado, com a mobilização maior de atividades paramédicas e a formação de equipes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q1072617 | Psicologia, Psicoterapias, Psicologia, INSS, CESPE CEBRASPE

Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar, mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses, Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo companhia a uma prima de sua idade em tratamento oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando ajudar.


Segundo a teoria comportamental, os medos de Márcia têm propriedades negativamente reforçadoras, uma vez que a enviam para o pronto-socorro, onde ela recebe atenção e é retirada de suas responsabilidades escolares, por exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️

546Q973034 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Bia, 17 anos, tem problemas na fala por causa da paralisia cerebral. Ela cursa o Ensino Médio com bom desempenho escolar. Bia ganhou um concurso de redação e sua colega Carolina, 16 anos, publicou numa rede social que Bia era “retardada” e havia sido favorecida pelos professores. O conflito que surgiu daí foi parar em uma Vara de Infância e Juventude onde foi feita a proposta de uma abordagem de mediação envolvendo as partes.
Com relação à situação descrita, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q1001451 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS), como sistema de saúde pública, contempla todo o povo brasileiro. A Psicologia chega tardiamente ao campo da Saúde Pública ainda buscando definir sua atuação e sua contribuição teórica e as formas de incorporação do biológico e do social ao psicológico.
Com relação à entrada da Psicologia no campo da Saúde Pública, analise as afirmativas a seguir.
I. A Psicologia entra na Saúde Pública com a dupla função de elaborar formas mais eficientes de lidar com as questões básicas de saúde mental e construir um movimento político de resistência ao modelo neoliberal de gestão social.
II. A Psicologia é inicialmente colocada como pertencente ao segundo e terceiro setor da saúde e não ao primário, visto que se partia do pressuposto de que a Psicologia trataria a doença mental e não a sua prevenção.
III. O trabalho do Psicólogo na Saúde Pública procura abandonar os enfoques centrados em um indivíduo abstrato e a-histórico, tão frequentes na Psicologia Clínica tradicional.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q1044207 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Marília foi assaltada com emprego de violência ao retornar da faculdade. Desde então, passou a apresentar alterações de comportamento, lembra-se insistentemente do ocorrido, tem recorrentes pesadelos e deixou de ter prazer com as atividades de que gostava anteriormente.
Diante da descrição, podemos considerar que Marília apresenta traços sugestivos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q959985 | Psicologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

O autor que contrapôs o paradigma da simplicidade ao paradigma da complexidade foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q1008370 | Psicologia, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Helena, 65 anos, foi encaminhada ao ambulatório de psicologia do hospital com diagnóstico clínico de fibromialgia que vem comprometendo progressivamente suas atividades quotidianas. Em associação passou a apresentar também sintomas de ansiedade e depressão.
No curso do atendimento psicológico, surgiram conteúdos relacionados ao abandono familiar, fragilidade de vínculos de suporte emocional e social e perdas recentes que corroboraram para o aparecimento dos sintomas psicopatológicos.
Na perspectiva do cuidado integral à pessoa idosa, a atuação do psicólogo deverá ser estruturada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.