Início

Questões de Concursos Psicologia

Resolva questões de Psicologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q968709 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicologia, TRERR, FCC

As diretrizes diagnósticas desse transtorno incluem, segundo a Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: os aspectos da amnésia dissociativa; percurso propositado para além dos limites cotidianos usuais e manutenção dos cuidados básicos consigo mesmo. Trata-se do transtorno de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q945007 | Psicologia, Saúde Mental, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A automutilação refere-se a comportamentos cuja intenção é causar a si mesmo algum dano físico ou psicológico e que são praticados de forma intencional e consciente. O tema da automutilação ainda é considerado tabu em nossa sociedade, o que torna sua abordagem adequada uma importante estratégia de prevenção. Por concentrarem crianças, adolescentes e adultos jovens, os ambientes educacionais, como escolas e faculdades, devem ser alvos de esforços de prevenção à prática de automutilação.
Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/prevencao-automutilacao-suicidio.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022 (adaptado).

A partir do texto e considerando as possibilidades de intervenções psicoeducativas com o propósito de prevenir a automutilação, avalie as afirmações a seguir.
I. A escola deve viabilizar programas de capacitação para a sua equipe com o propósito de desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades que propiciem a identificação dos alunos que exibem sinais e sintomas como depressão e ansiedade.
II. A equipe escolar deve ser orientada sobre a melhor maneira de abordar os alunos para discutir suas preocupações, motivando-os a procurar ajuda.
III. A prevenção a comportamentos de automutilação pode ser realizada por meio de programas multidisciplinares contínuos, que devem ser implementados como parte das estratégias preventivas a comportamentos de risco nas instituições escolares.
IV. A intervenção psicoterapêutica com grupos de adolescentes na escola deve ocorrer com enfoque nas mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas relacionadas às características pessoais.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q944999 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MEC, INEP, 2022

As concepções socialmente construídas de que mulheres são inferiores a homens e a de que indivíduos não heterossexuais são inferiores aos heterossexuais frequentemente estão associadas à violação dos direitos humanos. A violência contra a mulher e a homofobia estão entre as consequências mais diretas dessas violações. A discriminação não se limita às questões de gênero, mas também a outros marcadores sociais, como classe e raça.
MURTA, S. G. et al. Sexismo e heterossexismo: do impacto sobre a saúde às possibilidades de prevenção. In: VIANA, T. C. et al. (org.). Psicologia clínica e cultura contemporânea. Brasília: Liber Livros, 2012, p. 448-469 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e o fortalecimento de uma cultura inclusiva de diversidade de gênero e sexual, avalie as afirmações a seguir.
I. Os livros didáticos e os projetos desenvolvidos nas escolas, em que o tema da sexualidade é considerado ação preventiva, garantem, ao tratarem da perspectiva biológica, a abordagem dos direitos sexuais e reprodutivos, dispensando a exploração de outros contextos.
II. Os programas relacionados à equidade de gênero e diversidade sexual objetivam transformar, por meio de intervenção educativa, o sistema de crenças e de comportamentos dos seus participantes, que podem tornar-se multiplicadores e influenciar mudanças culturais.
III. A discussão sobre a diversidade sexual na escola, embora seja importante, pode impactar o desenvolvimento de um curso natural da sexualidade.
IV. Os programas educacionais e as estratégias de desenvolvimento pessoal com estudantes são essenciais para promover a equidade de gênero e o respeito à diversidade sexual.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q683331 | Psicologia, Políticas Públicas no SUAS, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Nos últimos tempos, diversos segmentos da sociedade têm protagonizado debates acerca da redução da idade penal. Além disso, uma série de situações revela a ausência de garantia de direitos humanos em diversas instituições ou entidades em que o profissional da Psicologia atua, principalmente aquelas em que há privação de liberdade, como nas unidades de internação de jovens em conflito com a lei. É prática comum nesse tipo de instituição os psicólogos receberem solicitações para diagnosticar, prognosticar, emitir pareceres, entre outras atribuições.
DOTTO, K. M.; ENDO, P. C.; SPOSITO, S. E.; ENDO, T. C. (org.) Psicologia, violência e direitos humanos. Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região. São Paulo: CRP SP, 2011 (adaptado).
Com relação às informações do texto, assinale a opção correta acerca de atribuições da prática dos psicólogos que atuam no contexto das medidas socioeducativas com privação de liberdade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q945000 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) constitui-se em um espaço privilegiado para identificação, acolhimento, atendimento, notificação, cuidados e proteção de crianças e adolescentes em situação de violência, bem como para a orientação às famílias. É importante compreender as especificidades dos grupos mais vulneráveis, buscando-se alertar os profissionais para riscos e possibilidades de prevenção, cuidados e proteção.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências. Brasília: Ministério da Saúde, 2010 (adaptado).

Considerando a linha de cuidado das ações de proteção frente a situações de violência propostas pelo Ministério da Saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para que se consiga identificar as diferentes formas de expressão da violência, segundo a faixa etária e o sexo da criança e do adolescente.
II. A multideterminação do fenômeno da violência requer a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância da integralidade do cuidado.
III. O atendimento inicial de crianças e adolescentes deve ser realizado por profissional especializado e, se constatada situação de violência, devem ser formadas equipes multiprofissionais no próprio serviço ou articuladas com a rede de cuidado e de proteção social.
IV. A promoção de ações educativas junto às escolas e aos espaços comunitários para identificação, reconhecimento e busca de atendimento nas redes de proteção pode auxiliar a interrupção do ciclo de violência vivenciado por crianças e adolescentes.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1002642 | Psicologia, Políticas Públicas no SUS, Psicologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por diversos serviços de saúde pública do SUS, oferecendo assistência integral e acessível às pessoas em sofrimento mental ou com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Sobre Psicologia e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) permitem o início do atendimento por busca espontânea do usuário ou por encaminhamento de outros serviços interligados, como Assistência Social e Educação.

(__) A estigmatização das pessoas com problemas de saúde mental afeta não apenas os indivíduos e suas famílias, mas também impacta a reputação dos serviços e a qualidade das equipes que neles trabalham.

(__) A recuperação e reintegração social das pessoas com sofrimento mental dependem de políticas públicas eficazes, suporte comunitário e a superação do estigma que envolve a saúde mental.

(__) A atuação da Psicologia na RAPS envolve acolhimento, promoção de saúde mental, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação psicossocial, visando a integralidade do cuidado.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q944997 | Psicologia, Avaliação Psicológica, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Considere que um paciente de 45 anos com sequelas neurológicas decorrentes de Covid-19, incluindo perda de memória recente e comprometimento do quadro de atenção, procurou uma clínica de Psicologia por encaminhamento de seu neurologista. Com a descrição do pedido de avaliação psicológica, foi atendido por uma psicóloga. No processo dessa avaliação, o uso dos instrumentos psicológicos foi decidido de acordo com orientações dos respectivos manuais de testes e da legislação vigente.
Considerando as orientações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) referentes à elaboração de documentos psicológicos (Resolução n. 006/2019) e à condução de procedimentos de avaliação psicológica (Resolução n. 009/2018), avalie as afirmações a seguir.
I. A psicóloga deve elaborar um atestado psicológico, na conclusão do processo, contendo detalhes sobre os testes utilizados, resultados obtidos e diretrizes para a intervenção integrada com o serviço de neurologia.
II. O laudo psicológico e os protocolos de resposta e correção dos testes devem ser cuidadosamente guardados por, no mínimo, cinco anos.
III. A psicóloga pode emitir uma declaração de comparecimento do cliente aos encontros de avaliação, para fins de justificativa de ausência ao trabalho nos dias de realização da avaliação psicológica.
IV. A psicóloga, na escolha dos instrumentos psicológicos para a investigação das demandas apresentadas, deve optar por aqueles que avaliam aspectos relacionados à personalidade, inteligência e atenção.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q944998 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A causa dostranstornos de ansiedade infantojuvenil é, muitas vezes, desconhecida e inclui fatores diversos. Até a década de 1980, havia a crença de que os medos durante a infância eram passageiros e benignos. Atualmente se reconhece que os medos podem constituir transtornos bastante frequentes, causando sofrimento e disfunção à criança ou ao adolescente. A identificação precoce dos transtornos de ansiedade pode evitar repercussões negativas na vida da criança e dos adolescentes, tais como a evasão escolar, a utilização demasiada de serviços de saúde por queixas somáticas associadas à ansiedade e, possivelmente, a ocorrência de problemas psiquiátricos na vida adulta.
CASTILLO, A. R. G. L. et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria. n. 22, p. 20-23, 2000 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto e o contexto dos transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes, avalie as afirmações a seguir.
I. Os sintomas de ansiedade na adolescência são difíceis de se identificar, uma vez que podem ser confundidos com comportamentos comumente reconhecidos como típicos dessa fase da vida.
II. O desenvolvimento emocional, as relações familiares e o ambiente incidem sobre as causas e a maneira como se manifestam os medos considerados patológicos, em crianças e adolescentes.
III. O transtorno de ansiedade em crianças e adolescentes tende a ser transitório, sendo superado no curso do desenvolvimento, uma vez que medos e preocupações são comuns nessa etapa da vida.
IV. A avaliação e o planejamento da intervenção psicológica são fundamentais para obter uma história detalhada sobre início dos sintomas, possíveis fatores desencadeantes, tipo de apego, estilo parental e significado da experiência para a criança ou o adolescente.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q945005 | Psicologia, Entrevista Psicológica e Técnicas de Entrevista, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Uma psicóloga trabalha em um hospital-escola atendendo crianças e seus familiares. Nesse serviço de saúde, existe uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos, os quais atuam de modo integrado com vistas a atender as necessidades das crianças em tratamento e apoiar seus familiares. A equipe multiprofissional se reúne periodicamente e todos têm participação efetiva nas discussões e nas decisões, de modo que a equipe tem sido considerada referência em sua área de atuação.
Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A psicóloga, ao ter acesso a informações pessoais da mãe da criança que não são relevantes para a condução do tratamento, poderá repassá-las para a equipe multiprofissional.
II. Ao realizar uma entrevista psicológica, a psicóloga deverá informar os resultados das investigações aos familiares ou responsáveis legais, pois esse é um direito assegurado às pessoas submetidas a esse tipo de procedimento.
III. As pesquisas desenvolvidas no serviço de saúde pela psicóloga não precisam ser submetidas a um comitê de ética de pesquisa com seres humanos, pois se trata de um serviço ligado a uma universidade.
IV. Ao atuar em um hospital-escola, a psicóloga não deverá transpor o modelo da clínica individual; ao contrário, deverá considerar não somente os aspectos individuais, como também os grupais e institucionais em seu trabalho.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q945003 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Recentemente, foi inaugurado, numa comunidade, um Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS) vinculado à Coordenadoria da Mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Os profissionais do serviço estão preocupados com a promoção desses direitos e com a garantia da equidade de gênero. Desse modo, procura-se desenvolver uma série de ações de caráter preventivo e educativo com as mulheres que pertencem à comunidade, com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade da população feminina.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional: Democracia e Cidadania Plena das Mulheres. Brasília: CFP, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as ações pertinentes às (aos) psicólogas(os) nos CREAS, com vistas a atingir os objetivos mencionados no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de ações focadas no diagnóstico psicológico de mulheres em situação de vulnerabilidade deve ser prioridade para a(o) psicóloga(o) que atua no CREAS.
II. A(O) psicóloga(o) deve propor ações direcionadas à promoção de autonomia, visando-se ao bem-estar de toda a família envolvida em processo psicoterapêutico.
III. A criação de espaços de reflexão para valorização, autonomia, fortalecimento e instrumentalização das mulheres deve ser incentivada, com vistas a ajudá-las a se reconhecerem como sujeitos de direitos.
IV. A promoção de ações na modalidade de grupo deve ser direcionada a todas as mulheres da comunidade, enquanto a psicoterapia individual deve ser restrita a mulheres em situação de violência de gênero.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q1004318 | Psicologia, Trabalho em Equipe, Psicologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Considerando a atuação do psicólogo na equipe psiquiátrica multiprofissional, assinale a alternativa que descreve corretamente o principal desafio para a prática colaborativa e integrada nesse contexto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1008182 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicologia, MPU, FGV, 2025

A Resolução nº 265/2023 do Conselho Nacional do Ministério Público prevê como Ação de Prevenção em Saúde Mental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q944994 | Psicologia, Grupos e Equipes, Psicologia, MEC, INEP, 2022

O trabalho em uma instituição de saúde, seja ela um hospital, ambulatório ou posto de saúde, necessita ser realizado a partir de uma perspectiva interdisciplinar, de modo que o atendimento oferecido busque a integralidade do sujeito atendido. Trabalhar a interdisciplinaridade não significa negar as especialidades e a objetividade de cada ciência, mas, sim, desvelar a necessidade de romper com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo de conhecimento, além de ressaltar a importância da interação e transformação recíprocas entre as diferentes áreas do saber. Em síntese, o trabalho em equipe é hoje uma prática crescente no atendimento à saúde.
XAVIER, L. P.; REIS, P. P. F.; FRASSÃO, M. C. G. O trabalho do psicólogo junto à equipe de saúde. Revista Ciências em Saúde. v. 6, n. 1, 2016 (adaptado).

Acerca do tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A atuação das(os) psicólogas(os) junto a outros profissionais da saúde deve contribuir para a articulação da equipe e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes o suporte necessário para o bom desenvolvimento das relações interpessoais.
II. As(Os) psicólogas(os), ao atuarem em uma instituição de saúde, devem colocar em prática um modelo de saúde-doença em que a história individual dos usuários seja levada em consideração tanto no processo diagnóstico quanto no tratamento e prognóstico.
III. As(Os) psicólogas(os) devem atuar ativamente com os demais profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q973065 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

A atuação profissional do psicólogo nas políticas públicas, com base na perspectiva dos direitos humanos, deve se caracterizar por:

I. avaliar o indivíduo na seleção de empregos e progressão escolar;
II. voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana;
III. considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q945006 | Psicologia, Código de Ética Profissional do Psicólogo, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Para aumentar a sua clientela, uma psicóloga que realiza atendimentos individuais de crianças com dificuldades de aprendizagem criou uma conta em uma rede social e passou a realizar postagens diárias. Os temas incluíam desenvolvimento infantil, sinais precoces de dificuldades de aprendizagem, indicações de leituras e filmes relacionados aos temas, além de outros materiais que pudessem interessar ao seu público em potencial. As postagens da psicóloga foram elaboradas a partir de aulas de Marketing digital que ela realizou.
Considerando o uso adequado da rede social pela profissional, assinale a opção que apresenta uma postagem que respeita os fundamentos teóricos e técnicos e o código de ética profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q960721 | Psicologia, Transtornos da Ansiedade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A ansiedade faz parte da vida. Ao falar em frente a turma, olhar para baixo em um penhasco ou desejar participar de um grande jogo, qualquer um de nós pode se sentir ansioso. Às vezes podemos sentir ansiedade suficiente para evitar o contato visual ou conversar com alguém – “timidez”, nós chamamos. Para a sorte da maioria de nós, essa intranquilidade não é intensa e persistente. Caso se torne, podemos sofrer de um dos transtornos de ansiedade, marcados por uma ansiedade aflitiva e persistente ou por comportamentos de redução de ansiedade disfuncionais. Acerca dos transtornos da ansiedade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Transtorno de ansiedade generalizada: a pessoa se sente inexplicável e continuamente tensa e ansiosa. ( ) Transtorno do pânico: a pessoa experimenta episódios súbitos de pavor intenso. ( ) Fobias: a pessoa sente um medo irracional e intenso de um objeto ou de uma situação específicos. ( ) Transtorno obsessivo-compulsivo: uma pessoa é perturbada por pensamentos ou ações repetitivas. ( ) Transtorno de estresse pós-traumático: a pessoa tem lembranças, pesadelos e outros sintomas duradourosdurante semanas após um evento gravemente ameaçador e incontrolável. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1004320 | Psicologia, Abordagem Centrada na Pessoa, Psicologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Ansiedade, medo, inseguranças e culpa marcam a primeira gravidez de uma mulher de 30 anos que busca ajuda psicológica. Ela se sente pressionada a sentir-se feliz e realizada, mas vivência angústias e preocupações com o parto, a maternidade e as mudanças em sua vida. De que forma a psicóloga pode acolher e auxiliar essa paciente, considerando as diferentes perspectivas da psicologia sobre a gravidez e o puerpério?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q945012 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
Em maio de 2022, Genivaldo de Jesus Santos foi asfixiado e morto por gás lacrimogênio, segundo laudo do Instituto Médico Legal, dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal no Estado de Sergipe, após ser abordado por andar de motocicleta sem capacete. Durante a abordagem policial, um sobrinho da vítima informou que o mesmo sofria de esquizofrenia, encontrava-se em tratamento há cerca de 20 anos e fazia uso de medicação, a qual, inclusive, estava em sua posse. Ainda que os policiais tenham sido informados, a abordagem prosseguiu com o uso de força e violência, desproporcional ao risco oferecido por Genivaldo.
Disponível em: https://g1.globo.com/se/sergipe/notícia/2022/05/31/esquizofrenia-de-genivaldo-santos-morto-durante-operacao-daprf-ja-havia-sido-comprovada-em-processo-judicial.ghtml. Acesso em: 10 ago. de 2022 (adaptado).

TEXTO 2
No início do século XX, surgem as primeiras iniciativas eugênicas no país, cujos problemas coletivos eram compreendidos a partir da proliferação indesejada de pessoas que se reproduziram, durante consecutivas gerações, propagando características comportamentais e mentais viciosas, criminosas e degeneradas. Sob o discurso altruísta de garantia de tratamento, o louco-criminoso passou a ser contido e isolado em manicômios judiciários, instituições vinculadas ao sistema penitenciário e administradas, à época, por importantes médicos psiquiatras.
BAGATIN, T. A eugenia e o tratamento do louco-criminoso no início do século XX. VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. p. 1.545-1.553, 2017 (adaptado).

A partir das temáticas abordadas nos textos, avalie as afirmações a seguir.
I. Historicamente, o isolamento, a violência e a morte de pessoas em sofrimento psíquico têm sido justificados como procedimentos de segurança necessários para garantir o bem coletivo e a defesa da sociedade.
II. Para o pensamento eugênico, o controle do comportamento de indivíduos considerados degenerados deve ser realizado por meio de um tratamento psicossocial a esses indivíduos marginalizados pela sociedade.
III. Mesmo após a Reforma Psiquiátrica, a associação entre loucura e periculosidade tem sido utilizada como um argumento estratégico para a manutenção dos manicômios judiciários.
IV. O caso de Genivaldo reúne elementos que evocam as marcas do pensamento eugênico, como a criminalização de pessoas pobres e negras.
V. Ainda que a morte de Genivaldo pudesse ter sido evitada, por vezes, o uso desproporcional da força justifica-se em decorrência dos comportamentos agressivos e imprevisíveis da esquizofrenia.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q972105 | Psicologia, Psicologia Jurídica Conceito, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

No contexto forense, o psicólogo encontrará a problemática da violência física, contra crianças e adolescentes, que é considerada como a forma de violência mais evidente, por causar danos físicos que são visíveis e mais facilmente percebidos e identificados em exames médicos e clínicos. As consequências deste tipo de abuso podem estar associadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.