Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q896515 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Considerando as disposições delimitadas no Código de Ética do Psicopedagogo, no seu Capítulo III, Do exercício das atividades psicopedagógicas específicas para a profissão, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q909225 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Jean Piaget escolheu um campo muito peculiar da atividade humana para algumas de suas pesquisas: o jogo de regras. Assim, dividiu a evolução da prática e da consciência da regra em três etapas. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q896987 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Valéria e Joana são professoras, ambas dão aula para turmas do 7º ano e cada uma possui uma metodologia de ensino. Valéria opta por uma aula mais teórica, propondo temas e abordando situações-problema, fazendo com que os alunos explorem seus pensamentos e busquem respostas, a fim de aprofundar seus conhecimentos. Já Joana oferece uma aula mais objetiva, disponibilizando temas seguidos da aplicação de atividades para a fixação e o aprendizado dos alunos, utilizando um sistema de reconhecimento dos acertos em forma de medalhas. Diante das concepções teóricas de aprendizagem utilizadas por essas professoras, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à teoria usada por cada uma delas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q897857 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Sobre as práticas de atendimento psicopedagógico e os aspectos afetivos, cognitivos e sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O aspecto afetivo é fundamental para a construção do conhecimento, pois as emoções influenciam diretamente a motivação e o engajamento dos alunos.

( ) A mediação do conhecimento por meio de afetos e significações sociais são irrelevantes no desenvolvimento cognitivo dos alunos.

( ) As interações sociais dentro da sala de aula podem enriquecer o processo de aprendizagem, promovendo um ambiente colaborativo e significativo.

( ) O atendimento psicopedagógico deve considerar apenas as dificuldades cognitivas dos alunos, desconsiderando suas necessidades emocionais e sociais

( ) A construção do conhecimento é um processo isolado, onde o aluno aprende independentemente de suas relações afetivas e sociais.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q906635 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Marque a alternativa correta acerca da história da Psicopedagogia enquanto ciência e profissão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q900692 | Pedagogia, Educação Profissional – Leis, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Existe a expectativa de regulamentação da profissão a ser circunscrita no rol do arcabouço normativo brasileiro. Atualmente o Projeto de Lei está tramitando no Congresso Nacional e, se aprovada e entrar em vigor na forma como atualmente consta no referido Projeto, estará assegurando o exercício da atividade profissional de Psicopedagogia no País, entre outros casos, aos portadores de diploma em curso de graduação em Psicopedagogia expedido por escolas ou instituições devidamente autorizadas ou credenciadas nos termos da legislação pertinente; aos titulares de diploma de curso superior que já venham exercendo ou tenham exercido, comprovadamente, atividades profissionais de Psicopedagogia em entidade pública ou privada, até a data de publicação desta possível Lei que regulamentará a profissão; e aos portadores de diploma de nível superior que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e carga horária de 80% na especialidade. Todavia, neste último caso, o Projeto de Lei prevê a limitação do exercício da profissão aos pós-graduados que possuam diploma, estritamente, em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q896517 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Piaget, para que o desenvolvimento mental se dê, é necessário que a criança conserve e retenha elementos da experiência anterior, a fim de que possam ser coordenados, adaptados e (re)elaborados em face das experiências externas (Andion, 2010, p. 80-81). Então, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q909223 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Nádia Bossa e também outros autores que contribuíram para a sistematização histórica da Psicopedagogia no Brasil, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1045742 | Português, Fonologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa que alguma (s) palavra (s) não seja(m) composta(s) por dígrafo(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q909224 | Pedagogia, Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Embora Jorge Visca tenha alertado que sua proposta de sequência diagnóstica não é uma fórmula rígida e inalterável, sua aplicação foi citada como útil e habitual. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta com base na epistemologia convergente de Jorge Visca?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q895377 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A partir da obra de Winnicott “A família e o desenvolvimento individual”, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q1045170 | Sem disciplina, Ortografia, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Texto associado.
Leia o texto I abaixo que serve de referência para análise da questão.


Texto I

2023 É CONFIRMADO COMO ANO MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO: 2024 PODE BATER ESSE RECORDE?


O ano de 2023 foi confirmado como o mais quente já registado, impulsionado pelas mudanças climáticas causadas pelo homem e pelo fenômeno natural El Niño. O ano passado foi cerca de 1,48ºC mais quente do que a média de longo prazo — antes de os seres humanos começarem a queimar grandes quantidades de combustíveis fósseis, afirma o serviço de clima da União Europeia.

Desde julho, quase todos os dias registraram um novo aumento na temperatura global do ar para esta época do ano, segundo análise da BBC. As temperaturas da superfície do mar também superaram as máximas anteriores. O Met Office, serviço climático do Reino Unido, informou na semana passada que o país teve em 2023 seu segundo ano mais quente já registrado na história. Estes registros globais mostram que o mundo está perto de descumprir os principais objetivos climáticos internacionais.

"O que me impressionou não foi apenas o fato de [2023] ter sido de recordes quebrados, mas sim a grande margem para quebrá-los", observa Andrew Dessler, professor de Ciências Atmosféricas na Texas A&M University. A margem de alguns desses registros é "realmente surpreendente", diz o professor Dessler, considerando que são médias de todo o mundo.

Já se sabe que o mundo está muito mais quente agora do que há 100 anos, à medida que os humanos continuam a emitir quantidades recordes de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, na atmosfera. Mas há 12 meses, nenhum grande órgão científico previu que 2023 seria o ano mais quente já registrado, devido à forma complicada como o clima da Terra se comporta.

Durante os primeiros meses do ano, apenas um pequeno número de dias quebrou recordes de temperatura do ar. Mas o mundo registrou então uma sequência notável e quase ininterrupta de recordes diários no segundo semestre de 2023. Este recente aumento da temperatura está principalmente ligado à rápida mudança para as condições do El Niño, que ocorreu em conjunto com o aquecimento a longo prazo causado pelo homem.

O El Niño é um fenômeno natural em que as águas superficiais mais quentes do Oceano Pacífico Oriental liberam calor adicional na atmosfera. Mas as temperaturas do ar aumentaram mais do que o normal no início desta fase do El Niño. Os efeitos totais devem ser sentidos apenas no início de 2024, depois de o El Niño ter atingido a força máxima.

Isto deixou muitos cientistas inseguros sobre o que exatamente está acontecendo com o clima. Este calor global recorde ajudou a agravar muitos fenômenos meteorológicos extremos em grandes partes do mundo em 2023 – desde ondas de calor intensas e incêndios florestais no Canadá e nos EUA, até secas prolongadas e inundações em partes da África Oriental.

Muitos eventos ocorreram em escalas muito além daquelas observadas em tempos recentes, ou em épocas incomuns do ano.

"São mais do que apenas estatísticas", afirma Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial entre 2016 e 2023. "As condições climáticas extremas estão destruindo vidas e meios de subsistência diariamente." A temperatura do ar é apenas uma medida das rápidas mudanças climáticas da Terra. Também em 2023:

O gelo da Antártica atingiu um nível "assustador", com o gelo do Ártico também abaixo da média.

Os glaciares no oeste da América do Norte e nos Alpes Europeus sofreram uma estação de derretimento extremo, contribuindo para a subida do nível do mar.

A superfície do mar mundial atingiu a temperatura mais alta registada no meio de múltiplas ondas de calor marinhas, incluindo o Atlântico Norte.

O ano de 2024 poderá ser mais quente do que 2023 – já que parte do calor recorde da superfície do oceano escapa para a atmosfera – embora o comportamento imprevisível do atual El Niño signifique que é difícil saber ao certo, diz Hausfather. Isto levanta a possibilidade de que 2024 possa até registrar pela primeira vez uma temperatura acima do aquecimento de 1,5ºC, de acordo com o Met Office.

As atividades humanas estão por trás desta tendência de aquecimento global a longo prazo, embora fatores naturais como o El Niño possam aumentar ou reduzir as temperaturas durante anos individuais. As temperaturas registadas em 2023 vão muito além de causas simplesmente naturais. Este último aviso surge pouco depois da cúpula climática COP28, onde os países concordaram pela primeira vez sobre a necessidade de combater a principal causa do aumento das temperaturas – os combustíveis fósseis.

Embora a linguagem do acordo tenha sido mais fraca do que muitos desejavam — sem qualquer obrigação para os países cumprirem as metas — espera-se que ele ajude a aproveitar alguns recentes progressos encorajadores em áreas como as energias renováveis e veículos elétricos.

"Mesmo que acabemos em 1,6°C, será muito melhor do que desistir e terminar perto de 3°C, que é onde as políticas atuais nos levariam", diz Friederike Otto, professor de Ciências Climáticas na Imperial College London.

"Cada décimo de grau é importante."


(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ced7pl4l74vo. Acesso em 10/01/2024, adaptado)
Leia as afirmações de alguns trechos retirados do texto e, logo depois, analise o que se pede:
I- Em “O Met Office, serviço climático do Reino Unido, informou na semana passada que o país teve em 2023 seu segundo ano mais quente já registrado na história.”, a expressão “na semana passada” deveria aparecer isolada por vírgulas, por se tratar de um adjunto adverbial deslocado.
II- Em “Este recente aumento da temperatura está principalmente ligado à rápida mudança para as condições do El Niño, que ocorreu em conjunto com o aquecimento a longo prazo causado pelo homem.”, a retirada da vírgula no fragmento não acarretaria mudança de sentido ou de classificação no contexto empregado, uma vez que a oração subsequente modifica a expressão “El Niño”.
III- Em “Este último aviso surge pouco depois da cúpula climática COP28, onde os países concordaram pela primeira vez sobre a necessidade de combater a principal causa do aumento das temperaturas – os combustíveis fósseis.”, o sinal de travessão poderia ser substituído pelo de dois-pontos, já que a expressão “combustíveis fósseis” explica o sentido de um vocábulo exposto anteriormente.
Sobre o que foi dito acima, pode-se considerar correto, segundo a Norma Culta da Língua Portuguesa, o se afirmou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q896977 | Pedagogia, Práticas Avaliativas Sujeitos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A avaliação inclusiva é um processo que busca garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou características, tenham suas aprendizagens corretamente compreendidas e valorizadas. Em uma avaliação inclusiva, são consideradas as necessidades individuais de cada aluno, promovendo adaptações e diferentes formas de medir o conhecimento. Isso pode incluir provas orais, uso de tecnologias assistivas, avaliações práticas e flexibilidade no tempo de execução das atividades. O objetivo é criar oportunidades para que todos possam demonstrar o que sabem de maneira que respeitem suas particularidades. Nesse contexto, a avaliação formativa:

I. Pode servir tanto à norma quanto ao critério.
II. Considera em que ponto o estudante se encontra em seu processo de aprendizagem, no que se refere a conteúdos e habilidades.
III. É baseada em critérios e, ao mesmo tempo, toma como referência o estudante.
IV. Serve apenas à avaliação normativa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q897860 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base no conceito de orientação psicopedagógica e na importância da observação e exploração de aptidões para a integração do indivíduo como um ser biopsicossocial, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A orientação psicopedagógica visa apenas a identificação de dificuldades acadêmicas, desconsiderando as aptidões e potencialidades do aluno.
( ) A observação das aptidões do indivíduo é uma estratégia importante para promover uma melhor integração social e emocional.
( ) O enfoque biopsicossocial considera que fatores emocionais, sociais e biológicos influenciam o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo.
( ) A orientação psicopedagógica deve envolver apenas o profissional da educação, sem a necessidade de interação com a família e outros profissionais.
( ) A exploração de meios e estratégias que respeitem as singularidades do aluno pode contribuir para seu desenvolvimento integral.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q900701 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Para a psicologia histórico-cultural, a atividade-guia objetal manipulatória corresponde ao período que vai, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q903325 | Pedagogia, Teorias das Inteligências Múltiplas, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Howard Gardner é conhecido por sua teoria das inteligências múltiplas, que destaca a diversidade das capacidades cognitivas humanas, que desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem ao oferecer uma visão mais abrangente e personalizada da educação. De acordo com Gardner, qual das seguintes estratégias é mais eficaz para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, respeitando suas múltiplas inteligências?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q897855 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Sobre a atuação do psicopedagogo na escola, as suas funções, competências e habilidades são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos, assim como para a articulação entre professores e famílias. Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir que descrevem as principais atribuições do psicopedagogo no ambiente escolar.

I- Realizar intervenções psicopedagógicas que levem em conta as particularidades de cada aluno, promovendo a colaboração entre professores e familiares para estabelecer um ambiente de aprendizagem inclusivo, acolhedor e que favoreça o desenvolvimento integral do estudante.
II- Aconselhar os alunos sobre as suas dificuldades acadêmicas, realizando avaliações diagnósticas e inviabilizando um diálogo contínuo e colaborativo com a equipe pedagógica e os familiares, comprometendo, assim, a construção de um suporte integrado e efetivo.
III- Priorizar apenas a terapia psicológica individual dos alunos, sem considerar as dinâmicas grupais e a colaboração com a equipe escolar e as famílias, podendo comprometer a eficácia do processo de aprendizagem.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q902531 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual o autor que ressalta que a internalização de habilidades, através da Zona de Desenvolvimento Proximal, é essencial e importante na interação social, como no desenvolvimento da leitura escrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q897856 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Leia, a seguir, afirmativas sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, considerando aspectos relacionados ao professor, ao aluno e às práticas pedagógicas, assim como o cotidiano da sala de aula e o universo afetivo e sociocultural da criança. Posteriormente, classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O aluno deve ser visto como um agente ativo em seu processo de aprendizagem, influenciado por seu contexto afetivo e sociocultural.

( ) As práticas pedagógicas que consideram as particularidades dos alunos e as suas interações sociais são essenciais para promover um aprendizado significativo.

( ) O cotidiano da sala de aula não exerce impacto significativo sobre a motivação e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.

( ) As relações afetivas estabelecidas entre alunos e professores podem influenciar diretamente a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.