Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q902537 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Uma abordagem de desenvolvimento argumenta que o conhecimento é adquirido por meio da interação ativa com o ambiente, como um processo de construção ativa. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente:

– A teoria;
– Quem é o principal teórico associado a esta abordagem;
– E qual é a sua visão sobre a relação entre interação e desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q902540 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O trabalho psicopedagógico exige uma abordagem ética rigorosa, para garantir a proteção e o respeito pelos clientes. Qual é um dos princípios éticos fundamentais que devem ser seguidos na prática psicopedagógica e qual é a sua importância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q902541 | Pedagogia, Concepções de mundo, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A filosofia da ciência é um ramo da filosofia que se ocupa em estudar a ciência. Frequentemente, é subdividida em filosofia geral da ciência e filosofia das ciências especiais. Ambos os campos se dedicam a investigar a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q987033 | Direitos Humanos, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Qual é um dos principais objetivos da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei n° 12.764/2012)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q903322 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Considerando a atuação preventiva do psicopedagogo, qual das seguintes afirmativas melhor descreve sua função principal dentro da instituição escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q911542 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Do exercício das atividades psicopedagógicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q911545 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Relacione as colunas de acordo com as teorias e seus teóricos.

1. Vygotsky
2. Wallon
3. Piaget

( ) Em sua teoria buscou explicar que elementos biológicos são importantes, mas que as emoções desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano. Ele considerava que a formação se dá num processo que envolve aspectos intelectuais, afetivos e sociais;
( ) Segundo ele, o fator biológico “determina a base, o fundamento das reações inatas, e o organismo não tem como condições de sair dos limites desse fundamento”, entretanto nossas reações são determinadas “pela estrutura do meio onde cresce e se desenvolve o organismo”.
( ) Separou o desenvolvimento cognitivo em estágios, a saber: 1° sensório-motor; 2° pensamento préoperacional; 3° operações concretas; 4° operações formais.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q898765 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A legislação educacional brasileira estabelece diretrizes específicas para a organização e o financiamento da educação básica. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A Constituição Federal de 1988 foi a primeira a garantir o direito à educação infantil como dever do Estado, incluindo metas de atendimento para creches e pré-escolas.
(__) A Emenda Constitucional nº 53 de 2006 criou o FUNDEB, que estende o financiamento para toda a educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio.
(__) O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que a União, os Estados e os Municípios devem aplicar um mínimo de 20% do PIB no financiamento da educação.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q898769 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

No processo de diagnóstico psicopedagógico, o psicopedagogo utiliza uma variedade de métodos para identificar as dificuldades de aprendizagem de um sujeito. Entre esses métodos, destaca-se a EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), que permite observar diretamente como o sujeito lida com as atividades apresentadas. Considerando as finalidades da EOCA, qual é seu principal objetivo para o psicopedagogo no contexto de avaliação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q898772 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A psicopedagogia surge da necessidade de compreender o processo de aprendizagem humana e suas dificuldades. Considerando que esse campo de estudo busca desvendar as complexidades do aprender e ensinar, quais características principais uma pesquisa psicopedagógica deve apresentar para alcançar seu objetivo de produzir novos conhecimentos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q898773 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A psicomotricidade tem um papel relevante na superação de dificuldades de aprendizagem, especialmente ao considerar a importância do esquema corporal. Assim, avalie as proposições:

I.O esquema corporal é uma representação mental do próprio corpo e sua relação com o espaço, incluindo a consciência das partes do corpo e suas posições.
II.Crianças com dificuldades de aprendizagem frequentemente apresentam problemas no esquema corporal, como dificuldade na coordenação e até de lateralidade.
III.O esquema corporal influencia apenas o desenvolvimento motor e cognitivo, sem impacto direto nas habilidades sociais. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q975613 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Lev Vygotsky destacou o papel central da interação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. No contexto psicopedagógico, sua teoria tem implicações diretas na avaliação e intervenção de dificuldades de aprendizagem.

A respeito dos principais conceitos da teoria vygotskyana, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1077000 | Informática, Internet, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O que é um cookie e quais são os riscos associados a cookies?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q910370 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação aos pressupostos construtivistas de escolarização, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento é uma representação do mundo externa ao observador, que tem a capacidade de apreender a partir dos processos educacionais.
II. O conhecimento tem uma função adaptativa e que deve ser viável para o mundo da experiência do sujeito cognoscente.
III. No enfoque construtivista, o ser humano, por sua estrutura ou biologia, não tem acesso objetivo à realidade, antes a constrói no convívio com os demais.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q984643 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a aprendizagem, analisar os itens.

I. A aprendizagem acontece quando há o desejo de conhecer.
II. Para que o conhecimento seja aprendido, não deve ser significado pelo ensinante como algo bom que ele tem para dar a alguém que é único, original e significativo para ele. Basta o aprendente querer aprender.
III.O ensinante sente prazer ao ensinar, e o aprendente recebe o conhecimento atravessado pelo desejo de conhecer e pelo prazer do ensinante.
IV.O sujeito constrói um saber a partir da relação entre o conhecimento, quem o oferece e sua história.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q895826 | Pedagogia, O Papel da Pesquisa na Formação do Professor, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A formação docente que promove o desenvolvimento integral dos alunos deve contemplar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q979321 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A coleta de dados é uma etapa fundamental da avaliação psicopedagógica, que requer a postura de ouvir um relato, sem julgamentos morais, tornando-se um eficiente instrumento para compreender a história do paciente.

A obtenção desses dados se dá na entrevista nomeada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q979328 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O dispositivo legal que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q902532 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca do desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q897428 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação é um desafio que exige adaptações curriculares e pedagógicas. Qual das alternativas abaixo descreve uma estratégia adequada para atender a esses alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.