Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q897428 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação é um desafio que exige adaptações curriculares e pedagógicas. Qual das alternativas abaixo descreve uma estratégia adequada para atender a esses alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q903316 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Como o conhecimento sobre os processos de aprendizagem e a natureza das diferenças pode ajudar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q898478 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Práticas pedagógicas são ações e elementos que visam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades. Analise as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre os aspectos a serem considerados nessas práticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1045169 | Português, Interpretação de Textos, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Texto associado.
Leia o texto I abaixo que serve de referência para análise da questão.


Texto I

2023 É CONFIRMADO COMO ANO MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO: 2024 PODE BATER ESSE RECORDE?


O ano de 2023 foi confirmado como o mais quente já registado, impulsionado pelas mudanças climáticas causadas pelo homem e pelo fenômeno natural El Niño. O ano passado foi cerca de 1,48ºC mais quente do que a média de longo prazo — antes de os seres humanos começarem a queimar grandes quantidades de combustíveis fósseis, afirma o serviço de clima da União Europeia.

Desde julho, quase todos os dias registraram um novo aumento na temperatura global do ar para esta época do ano, segundo análise da BBC. As temperaturas da superfície do mar também superaram as máximas anteriores. O Met Office, serviço climático do Reino Unido, informou na semana passada que o país teve em 2023 seu segundo ano mais quente já registrado na história. Estes registros globais mostram que o mundo está perto de descumprir os principais objetivos climáticos internacionais.

"O que me impressionou não foi apenas o fato de [2023] ter sido de recordes quebrados, mas sim a grande margem para quebrá-los", observa Andrew Dessler, professor de Ciências Atmosféricas na Texas A&M University. A margem de alguns desses registros é "realmente surpreendente", diz o professor Dessler, considerando que são médias de todo o mundo.

Já se sabe que o mundo está muito mais quente agora do que há 100 anos, à medida que os humanos continuam a emitir quantidades recordes de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, na atmosfera. Mas há 12 meses, nenhum grande órgão científico previu que 2023 seria o ano mais quente já registrado, devido à forma complicada como o clima da Terra se comporta.

Durante os primeiros meses do ano, apenas um pequeno número de dias quebrou recordes de temperatura do ar. Mas o mundo registrou então uma sequência notável e quase ininterrupta de recordes diários no segundo semestre de 2023. Este recente aumento da temperatura está principalmente ligado à rápida mudança para as condições do El Niño, que ocorreu em conjunto com o aquecimento a longo prazo causado pelo homem.

O El Niño é um fenômeno natural em que as águas superficiais mais quentes do Oceano Pacífico Oriental liberam calor adicional na atmosfera. Mas as temperaturas do ar aumentaram mais do que o normal no início desta fase do El Niño. Os efeitos totais devem ser sentidos apenas no início de 2024, depois de o El Niño ter atingido a força máxima.

Isto deixou muitos cientistas inseguros sobre o que exatamente está acontecendo com o clima. Este calor global recorde ajudou a agravar muitos fenômenos meteorológicos extremos em grandes partes do mundo em 2023 – desde ondas de calor intensas e incêndios florestais no Canadá e nos EUA, até secas prolongadas e inundações em partes da África Oriental.

Muitos eventos ocorreram em escalas muito além daquelas observadas em tempos recentes, ou em épocas incomuns do ano.

"São mais do que apenas estatísticas", afirma Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial entre 2016 e 2023. "As condições climáticas extremas estão destruindo vidas e meios de subsistência diariamente." A temperatura do ar é apenas uma medida das rápidas mudanças climáticas da Terra. Também em 2023:

O gelo da Antártica atingiu um nível "assustador", com o gelo do Ártico também abaixo da média.

Os glaciares no oeste da América do Norte e nos Alpes Europeus sofreram uma estação de derretimento extremo, contribuindo para a subida do nível do mar.

A superfície do mar mundial atingiu a temperatura mais alta registada no meio de múltiplas ondas de calor marinhas, incluindo o Atlântico Norte.

O ano de 2024 poderá ser mais quente do que 2023 – já que parte do calor recorde da superfície do oceano escapa para a atmosfera – embora o comportamento imprevisível do atual El Niño signifique que é difícil saber ao certo, diz Hausfather. Isto levanta a possibilidade de que 2024 possa até registrar pela primeira vez uma temperatura acima do aquecimento de 1,5ºC, de acordo com o Met Office.

As atividades humanas estão por trás desta tendência de aquecimento global a longo prazo, embora fatores naturais como o El Niño possam aumentar ou reduzir as temperaturas durante anos individuais. As temperaturas registadas em 2023 vão muito além de causas simplesmente naturais. Este último aviso surge pouco depois da cúpula climática COP28, onde os países concordaram pela primeira vez sobre a necessidade de combater a principal causa do aumento das temperaturas – os combustíveis fósseis.

Embora a linguagem do acordo tenha sido mais fraca do que muitos desejavam — sem qualquer obrigação para os países cumprirem as metas — espera-se que ele ajude a aproveitar alguns recentes progressos encorajadores em áreas como as energias renováveis e veículos elétricos.

"Mesmo que acabemos em 1,6°C, será muito melhor do que desistir e terminar perto de 3°C, que é onde as políticas atuais nos levariam", diz Friederike Otto, professor de Ciências Climáticas na Imperial College London.

"Cada décimo de grau é importante."


(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ced7pl4l74vo. Acesso em 10/01/2024, adaptado)
Leia o fragmento abaixo:

“Já se sabe que o mundo está muito mais quente agora do que há 100 anos, à medida que os humanos continuam a emitir quantidades recordes de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, na atmosfera.”

Analisando-se o elemento coesivo destacado, pode-se dizer que este faz parte de uma oração cuja ideia expressa valor de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q898490 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“A metodologia construtivista não toma como referência o professor: o aluno é o agente principal do seu processo de aprendizagem. Os professores, no caso, atuam como facilitadores, provendo os meios, conhecimentos e ferramentas necessárias para que o aluno desenvolva seu potencial”.
O autor dessa metodologia é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q988100 | Pedagogia, Gestão Escolar, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Uma escola implementou estratégias para envolver ativamente pais, professores e equipe pedagógica no desenvolvimento educacional de alunos com necessidades especiais. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1045189 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Jussara Hoffmann, reconhecida por suas reflexões sobre avaliação formativa, propõe uma abordagem que destaca a importância do processo avaliativo como parte integrante do ensino-aprendizagem. Com base em suas ideias, assinale a alternativa que melhor reflete a perspectiva de Hoffmann sobre avaliação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q1045190 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Assinale a alternativa que aborda o conceito trazido por Vasconcellos em suas discussões sobre o Projeto Político-Pedagógico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q898761 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Acerca da Lei Municipal nº 082/2014 - Dispõe sobre conscientização do Autismo, julgue as frases abaixo:

I.O Poder Executivo do Município de Apiaí instituiu o "Dia da Conscientização do Autismo", a ser comemorado no dia 24 de maio.
II.As despesas decorrentes com a execução da lei ocorrerão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.
III.Para o desenvolvimento do "Dia da Conscientização do Autismo", será criado convênios com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Cultura e Lazer.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q898762 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A psicopedagogia, enquanto área interdisciplinar, fundamenta-se em teorias que envolvem aspectos cognitivos, sociais e emocionais do sujeito. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A psicopedagogia preventiva, principalmente institucionais, há um enfoque no espaço físico e psíquico como influências diretas na aprendizagem.
(__) A psicopedagogia clínica procura entender de forma individual os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais e orgânicos, separados em diferentes abordagens, para entender qual deles está influenciando diretamente no processo de aprendizagem.
(__) O psicopedagogo tem a função de compreender a estrutura do sujeito, suas mudanças ao longo do tempo, as influências do ambiente nessas mudanças e como ele se relaciona com o aprendizado.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q896988 | Pedagogia, Direitos Humanos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Pela primeira vez, a “arte de conviver com a diferença” tornou-se um problema no cotidiano. Esse problema só pôde se materializar em um momento em que as diferenças entre as pessoas deixaram de ser percebidas apenas como fontes temporárias de irritação. Ao contrário do passado, a realidade de viver na estrita proximidade de estranhos parece algo que chegou para ficar; assim, exige que se desenvolvam ou se adquiram habilidades que possibilitem a coexistência diária com modos de vida diferentes dos nossos; uma coexistência, além disso, que se mostrará não apenas sustentável, mas mutuamente benéfica – não apesar das diferenças que nos dividem, mas em função delas. A noção de “direitos humanos”, hoje promovida como substituta da ideia de direitos territorialmente determinados (e, na prática, territorialmente limitados), ou, por assim dizer, “direitos por pertencimento”, é, afinal, e em última análise, o direito à diferença.
(BAUMAN, 2013, p.38.)

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q897427 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A Base Nacional. Comum Curricular (BNCC) destaca a importância da interdisciplinaridade.

Qual das alternativas abaixo apresenta uma atividade que promove a interdisciplinaridade no Ensino Fundamental?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q897429 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece os princípios e as diretrizes da educação brasileira. Qual dos princípios abaixo está diretamente relacionado à inclusão escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q906652 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

O Código de Ética do Psicopedagogo também aborda a questão da relação com outrosprofissionais e o trabalho interdisciplinar. Essa colaboração é fundamental para um atendimento de qualidade. Qual das alternativas a seguir expressa corretamente um aspecto ético dessa interação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q978337 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Qual das alternativas abaixo melhor define o papel do psicopedagogo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q898487 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A avaliação educacional é um processo que permite medir o desempenho dos estudantes e analisar a qualidade do ensino. A partir da consideração dos seus aspectos, analise as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q911548 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Piaget classifica os jogos em: de exercício, simbólicos e de regras. Para tanto é importante lembrar que segundo este autor deve haver uma variação de conteúdo dos jogos de acordo com a realidade do meio físico e social da criança.

Quanto à classificação dos jogos de Piaget, analise os itens a seguir:

I. Nesse jogo, a criança finge ser outrem, atribui novas funções a objetos ou se imagina em alguma situação. Ela reproduzirá a realidade, será uma cópia da mesma e em seu imaginário pretende viver e simular a realidade a modificando de acordo com seus interesses.

II. É neste tipo de jogo que a criança começa a se adaptar com a vida em sociedade sendo que as leis fazem com que o grupo se torne coeso e busquem um objetivo em comum: jogar. Vale lembrar que as crianças neste momento não questionam as normas, apenas as cumprem.

III. São jogos sensório-motores, sendo que ambos estão relacionados ao prazer funcional ou “à tomada de consciência de novos poderes”. Nesses jogos não há necessidade de pensamento nem estrutura representativa especialmente lúdica.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q898494 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A teoria de Jorge Visca, é determinada em um determinado conceito de aprendizagem que considera a assimilação recíproca de contribuições de diferentes áreas. Visca foi o fundador do Centro de Estudos Psicopedagógicos de Buenos Aires (CEP). Analise as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre os principais conceitos dessa teoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.