Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q900698 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

À luz da teoria vigotskiana pode-se afirmar que há “um sistema de signos, que representam sons e palavras da fala oral que, por sua vez, são signos de objetivos e de relações reais” (VIGOTSKI, 2021, p. 105). Este é o sistema da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q994155 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere o fragmento abaixo:
“A revolta anti-autoritária dos estudantes e dos jovens tem como causa mais geral um desencanto psíquico cada vez maior. Uma renúncia rigorosa aos instintos parece desprovida de razão face à riqueza social acumulada; por outro lado, ela é imposta por um aparelho social de produção e de distribuição estruturado, não segundo as necessidades dos membros da sociedade, mas com o objetivo de cimentar a desigualdade do domínio de classe.” (Fonte: SCHMIDT, Vera; REICH Wilhelm. Elementos para uma pedagogia Anti-Autoritária. Comitê Central dos Jardins de Infância Socialistas de Berlim, 1975, p. 7)
De acordo com o texto acima, a revolta dos estudantes é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q994157 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere o fragmento abaixo:
“Da relação ao pai, a criança já só retém a ideia abstrata de poder e de força arbitrária e busca um pai mais forte e mais poderoso que o real. O pai é substituído por poderes colectivos como a escola, o treinador desportivo, o clube e, finalmente, o Estado.”
(Fonte: SCHMIDT, Vera; REICH Wilhelm. Elementos para uma pedagogia Anti-Autoritária. Comitê Central dos Jardins de Infância Socialistas de Berlim, 1975, p. 8)
Segundo o texto, o poder arbitrário do pai, ao ser substituído, é ocupado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q979322 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Psicopedagogia, que tem como objeto de estudo a aprendizagem, articula conhecimentos de várias disciplinas/áreas para investigar os fatores que favoreçam ou dificultam esse processo. Para compreender as relações familiares, grupais e institucionais que intervêm no processo de aprendizagem, o psicopedagogo busca referências/fundamentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q981121 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O princípio da gestão democrática foi dada pela primeira vez na legislação brasileira no artigo 206 da Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988), sendo um processo que resultou de muitas lutas pela redemocratização. Dessa forma, assinale a alternativa que não corresponde ao processo democrático de gestão, ou seja, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q981123 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre a gestão educacional é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q979335 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva preconiza a articulação entre serviços de saúde e educação para atendimento a necessidades educacionais especiais.

Identificam-se as inter-relações entre saúde e educação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q897424 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual a importância da sociabilidade para o desenvolvimento infantil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q897425 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A orientação aos pais é uma das atribuições do Psicopedagogo. Qual das alternativas abaixo descreve o principal objetivo dessa orientação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q897430 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A orientação vocacional é um processo importante para auxiliar os adolescentes na escolha profissional. Qual das alternativas abaixodescreve um dos objetivos da orientação vocacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q909228 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Qual das proposições a seguir NÃO contempla a análise de Alícia Fernandez sobre a questão do fracasso escolar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q1045188 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

Skinner foi o criador de um conceito importante no campo das concepções pedagógicas. O autor citou informações comumente ditas sobre o Behaviorismo, as quais ele considera falsas. “[...] Não tenta explicar os processos cognitivos; não considera as intenções ou os propósitos; não consegue explicar as realizações criativas [...]; não atribui qualquer papel ao eu ou à consciência do eu [...]” (Skinner, 1974). Qual concepção pedagógica foi citada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q988101 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a atuação do psicopedagogo em escolas e instituições educacionais no contexto da psicopedagogia institucional, assinale a alternativa CORRETA sobre suas atribuições e práticas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q896979 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

No currículo do ensino fundamental também devem ser incluídos temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, direito das crianças e dos adolescentes, preservação do meio ambiente, educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia, diversidade cultural e educação para o trânsito. Esses são temas contemporâneos que afetam a vida humana e devem ser trabalhados, preferencialmente, de maneira transversal. Trabalhar dessa forma significa:

I. Educar para a democracia por meio da vivência democrática na escola desde a estrutura escolar, passando pelo modo como a escola se insere na comunidade e se relaciona com ela, até a maneira como os profissionais se relacionam entre si como ocorre a distribuição de responsabilidades e de poder decisório.
II. Entender as relações entre professor e aluno, a relação com o conhecimento, o modo como se dá o ensino e a aprendizagem, as opções didáticas, os métodos, as organizações de atividades, a forma como o tempo e o espaço são organizados.
III. Permitir uma experiência educativa verdadeiramente democrática, que possibilite ensinar e aprender valores, atitudes conceitos e práticas sociais.
IV. Compreender que as práticas pedagógicas são sociais, mas não políticas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q896984 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A Constituição de 1988 representou um marco para a educação brasileira, estabelecendo princípios que visavam democratizar o acesso e a gestão do ensino. Um desses princípios é a gestão democrática. A seu respeito podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q975608 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito dos princípios éticos e as competências profissionais do Psicopedagogo, analise a situação hipotética a seguir e responda à questão.

“Durante o atendimento psicopedagógico de uma adolescente com queixas escolares persistentes, a profissional responsável observa sinais de possível negligência familiar. A mãe da adolescente, em um dos encontros, relata episódios de violência doméstica presenciados pela filha. Diante da situação, a psicopedagoga decide compartilhar as informações com a equipe da escola e acionar o Conselho Tutelar, justificando a gravidade da situação. Ao mesmo tempo, mantém a condução do processo psicopedagógico de forma ética e respeitosa com todos os envolvidos.”

Com base nessa situação e nos princípios previstos no Código de Ética do Psicopedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q910368 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Analise a situação hipotética a seguir, em que um psicopedagogo realizou atividades lúdicas com uma criança da Educação Infantil de uma escola municipal em Montes Claros.
Inicialmente, foi apresentado um jogo dos sete erros com dois desenhos para verificar se a criança conseguia identificar todas as diferenças. Em seguida, com um jogo de varetas, foi pedido a ela que retirasse todas as varetas da cor vermelha, tentando não mexer as demais. Por fim, solicitou‑se que a criança pegasse uma caixa de massinhas de modelar e amassasse as massinhas no formato de bolinhas.
Assinale a alternativa que dispõe, correta e respectivamente, as funções específicas de psicomotricidade avaliadas a partir das estratégias realizadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q979324 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As técnicas projetivas psicopedagógicas são um recurso que investiga a rede de vínculos que o sujeito pode estabelecer na escola, na família e consigo mesmo. “Par Educativo” e “Planta da Minha Casa” são técnicas projetivas em que se investigam, respectivamente, os vínculos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q902528 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Considerando as diversas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento cognitivo, temos uma teoria que sustenta sobre o desenvolvimento da criança e como ela é influenciada. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal teórico associado a esta abordagem e teoria, bem como o seu argumento central, sobre a interação social no desenvolvimento cognitivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.