Início Questões de Concursos Psicopedagogo Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Psicopedagogo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 271Q1045740 | Português, Interpretação de Textos, Psicopedagogo, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025Assinale a alternativa incorreta quanto ao emprego dos sinônimos: ✂️ a) Contraveneno – antídoto; ✂️ b) Diálogo – colóquio; ✂️ c) Importante- relevante; ✂️ d) Enxergar – achar; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 272Q910368 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Analise a situação hipotética a seguir, em que um psicopedagogo realizou atividades lúdicas com uma criança da Educação Infantil de uma escola municipal em Montes Claros. Inicialmente, foi apresentado um jogo dos sete erros com dois desenhos para verificar se a criança conseguia identificar todas as diferenças. Em seguida, com um jogo de varetas, foi pedido a ela que retirasse todas as varetas da cor vermelha, tentando não mexer as demais. Por fim, solicitou‑se que a criança pegasse uma caixa de massinhas de modelar e amassasse as massinhas no formato de bolinhas. Assinale a alternativa que dispõe, correta e respectivamente, as funções específicas de psicomotricidade avaliadas a partir das estratégias realizadas. ✂️ a) Noções de quantidade – Orientação espacial – Motricidade fina ✂️ b) Noções de forma – Tônus muscular – Motricidade global ✂️ c) Lateralidade – Discriminação de cores – Noções de forma ✂️ d) Discriminação visual – Motricidade fina – Tônus muscular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 273Q984630 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Lei Orgânica do Município de Planaltina do Paraná, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025Acerca da organização dos poderes municipais, tendo em vista a Lei Orgânica do Município, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) A Câmara Municipal compõe−se de vereadores eleitos, pelo sistema majoritário. ( ) O Prefeito será processado e julgado pela Câmara Municipal nos crimes de responsabilidade. ( ) Extingue−se o mandato de vereador que for investido em cargo de secretário ou assessor municipal. ✂️ a) E − C − E. ✂️ b) C − E − C. ✂️ c) E − E − E. ✂️ d) C − C − E. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 274Q984640 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025A Educação Inclusiva trouxe para a Educação Especial dimensões fundamentais de trabalho educativo. Essas dimensões são: ✂️ a) Acessibilidade de todos à escola, respeitando a legislação sobre inclusão. ✂️ b) Garantir igualdade de recursos a todos, com foco na inclusão e nos prontuários clínicos. ✂️ c) Os desafios da convivência no contexto escolar, respeitando as particularidades individuais sem reduzi−las a prontuários clínicos. ✂️ d) Os desafios da convivência com cada um em seu espaço e a atenção ao respeito aos prontuários clínicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 275Q1026369 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024Considere as proposições: P1: Se chove, então o jardim fica molhado. P2: Se o jardim fica molhado, então as flores crescem. P3: As flores não cresceram. Qual das seguintes afirmações é logicamente correta, dadas as proposições acima? ✂️ a) Choveu. ✂️ b) Não choveu. ✂️ c) O jardim ficou molhado. ✂️ d) O jardim não ficou molhado. ✂️ e) As flores murcharam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 276Q900698 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024À luz da teoria vigotskiana pode-se afirmar que há “um sistema de signos, que representam sons e palavras da fala oral que, por sua vez, são signos de objetivos e de relações reais” (VIGOTSKI, 2021, p. 105). Este é o sistema da ✂️ a) fala escrita. ✂️ b) fala semiótica. ✂️ c) fala poética. ✂️ d) fala audiométrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 277Q979322 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A Psicopedagogia, que tem como objeto de estudo a aprendizagem, articula conhecimentos de várias disciplinas/áreas para investigar os fatores que favoreçam ou dificultam esse processo. Para compreender as relações familiares, grupais e institucionais que intervêm no processo de aprendizagem, o psicopedagogo busca referências/fundamentos ✂️ a) na Psicologia Jurídica. ✂️ b) na Psicanálise. ✂️ c) na Linguística. ✂️ d) na Psicologia Social. ✂️ e) no Construcionismo Social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 278Q979324 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025As técnicas projetivas psicopedagógicas são um recurso que investiga a rede de vínculos que o sujeito pode estabelecer na escola, na família e consigo mesmo. “Par Educativo” e “Planta da Minha Casa” são técnicas projetivas em que se investigam, respectivamente, os vínculos ✂️ a) com os companheiros de classe e os vínculos consigo mesmo. ✂️ b) com o grupo familiar e os vínculos com os companheiros de classe. ✂️ c) de aprendizagem e os vínculos de representação de si no lugar em que habita. ✂️ d) de aprendizagem e os vínculos com o grupo familiar. ✂️ e) de aprendizagem e os vínculos de representação e localização da sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 279Q979329 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Determinado instrumento com diferentes provas permite investigar se o sujeito já atingiu um estágio cognitivo no qual é capaz de realizar operações mentais, a partir de uma tarefa. A tarefa em que o sujeito reúne simultaneamente objetos segundo suas semelhanças ou diferenças, pelo que se torna capaz de lidar com a composição aditiva de classes, é nomeada prova de ✂️ a) conservação de quantidade de matéria. ✂️ b) seriação. ✂️ c) classificação. ✂️ d) conservação de pequenos conjuntos discretos. ✂️ e) combinação de fichas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 280Q981121 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025O princípio da gestão democrática foi dada pela primeira vez na legislação brasileira no artigo 206 da Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988), sendo um processo que resultou de muitas lutas pela redemocratização. Dessa forma, assinale a alternativa que não corresponde ao processo democrático de gestão, ou seja, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Importa a socialização e discussão das questões da escola, através de conselhos escolares. ✂️ b) A participação da comunidade escolar é primordial no processo de gestão democrática. ✂️ c) A gestão democrática deve concentrar-se essencialmente na criação de documentos formais que descrevam as normativas de funcionamento da escola. ✂️ d) O Conselho escolar é o Órgão máximo de representatividade no espaço escolar. ✂️ e) Todas as decisões referentes à instituição devem ser tomadas de forma democrática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 281Q895366 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024Acesso, acessibilidade e inclusão são palavras do léxico da educação inclusiva. Atribua (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: (__) São inseparáveis, mas não são sinônimas. (__) Têm sido utilizadas com grande embaralhamento de sentido, predominando, no cotidiano escolar, estratégias argumentativas que se valem dos repertórios da acessibilidade para “demonstrar egarantir” o compromisso com a educação inclusiva. (__) Outras palavras recentemente acrescentadas a esse léxico, como desaceleração e convivialidade, pouco ou nada estão presentes em nossos projetos pedagógicos. Assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA: ✂️ a) V-F-F. ✂️ b) V-V-V. ✂️ c) V-V-F. ✂️ d) F-V-V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 282Q906637 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Ainda sobre o processo de avaliação psicopedagógica, marque a alternativa correta. ✂️ a) A queixa relatada e apresentada pelos responsáveis da pessoa a ser atendida, nem sempre é condizente e não servem para descrever corretamente o sintoma, sendo, necessário acolher a fala, mas sem colocar muita ênfase nelas. ✂️ b) A avaliação inclui várias etapas, como entrevistas com pais / responsáveis pela criança, mas o teste é contraindicado nessa fase. ✂️ c) A avaliação psicopedagógica, envolve a identificação dos sintomas neuropsicológicos que frustram o aprendizado. ✂️ d) Um dos objetivos da avaliação é o de levantar dados acerca do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a aprendizagem. ✂️ e) Atualmente é desencorajado realizar entrevista com a escola da criança/adolescente, bem como a análise de atividades escolares diversas, por motivos éticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 283Q906639 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Atente para a seguinte manifestação: “Dificuldades para recordar palavras e solicitar informações da memória.” Marque a alternativa que, de acordo com a literatura cientifica, define o tipo de distúrbio descrito acima. ✂️ a) Ageometria. ✂️ b) Afasia anômica. ✂️ c) Anarritmia. ✂️ d) Afasia. ✂️ e) Discalculia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 284Q987030 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial e considerará: I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II - aparência física da doença; III - a limitação no desempenho de atividades; IV - a restrição de participação. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ b) apenas as afirmativas II e IV estão corretas; ✂️ c) apenas as afirmativas I e III estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 285Q987032 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca da Lei nº 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, analise as afirmativas abaixo: I. Os educandos com dislexia ou TDAH têm direito ao atendimento educacional especializado exclusivamente em escolas especializadas. II. A lei garante aos educandos com instabilidade na atenção o acompanhamento específico direcionado à sua dificuldade pelos seus educadores no âmbito da escola na qual estão matriculados. III. As escolas públicas e privadas devem garantir o cuidado e a proteção ao educando com transtorno de aprendizagem, com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. Com base nas afirmativas, estão corretas: ✂️ a) apenas I; ✂️ b) apenas II; ✂️ c) apenas III; ✂️ d) apenas II e III; ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 286Q906651 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024O Código de Ética do Psicopedagogo estabelece normas que visam assegurar a qualidade do atendimento e o respeito aos direitos dos clientes. Um dos princípios fundamentais desse código é a responsabilidade profissional. Qual das alternativas abaixo reflete corretamente esse princípio? ✂️ a) O psicopedagogo deve assegurar a realização de intervenções baseadas em evidências, respeitando as limitações do cliente e atuando dentro de sua área de formação. ✂️ b) O profissional é responsável por garantir que o cliente não tenha acesso às informações sobre seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ c) O psicopedagogo deve evitar o uso de avaliações padronizadas, mesmo que sejam recomendadas, para não ferir a liberdade do cliente. ✂️ d) O psicopedagogo pode atuar em áreas fora de sua formação, desde que manifeste interesse em aprender sobre o tema. ✂️ e) O profissional deve priorizar o lucro financeiro acima da qualidade dos atendimentos, visando maximizar sua renda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 287Q978341 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025Emília Ferreiro, em seus amplos estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita, trouxe uma nova compreensão sobre o processo de Alfabetização, rompendo com modelos tradicionais baseados apenas na memorização mecânica de letras e sílabas. Segundo Ferreiro o processo de aquisição de escrita deve ser entendido como: ✂️ a) Processo mecânico e repetitivo, através de memorização; ✂️ b) Processo linear, com etapas fixas que todas as crianças percorrem da mesma forma e ao mesmo tempo; ✂️ c) Processo de construção ativa do conhecimento, no qual a criança passa por hipóteses e erros até compreender o funcionamento do sistema de escrita; ✂️ d) Uma consequência direta da maturação biológica, sendo um processo que ocorre naturalmente, sem necessidade de mediação pedagógica intencional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 288Q978343 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025Em suas atualizações mais recentes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reforça a importância da inclusão escolar e do atendimento as necessidades específicas de aprendizagem. Considerando o papel institucional incluindo o psicopedagogo, é correto afirmar que uma das garantias é: ✂️ a) Realizar a triagem de alunos com dificuldades de aprendizagem para espaços diferenciados, evitando comprometer o desempenho acadêmico geral da turma; ✂️ b) Garantir o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, oferecendo recursos e serviços de apoio que favoreçam o desenvolvimento pleno dos alunos em suas dificuldades específicas; ✂️ c) Encaminhar todos os alunos com dificuldades de aprendizagem para atendimentos externos, sem necessariamente adaptar currículos; ✂️ d) Priorizar apenas os conteúdos curriculares tradicionais, mesmo que os alunos apresentem diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 289Q909228 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024Qual das proposições a seguir NÃO contempla a análise de Alícia Fernandez sobre a questão do fracasso escolar? ✂️ a) O fracasso escolar responde a duas ordens de causas, que são: o problema de aprendizagem reativo e o sintoma/inibição. ✂️ b) Para resolver o problema de aprendizagem reativo será preciso recorrer aos planos de intervenção nas escolas (denunciar a violência encoberta, batalhar para que o professor possa ensinar com prazer, assessoramento às escolas, entre outras estratégias). ✂️ c) Quando o problema provém de causas ligadas à estrutura individual e familiar da criança (sintoma ou inibição) requer uma intervenção psicopedagógica individual e especializada, grupo de tratamento, orientação aos pais, oficina de trabalho e outras ações terapêuticas. ✂️ d) Caso o sujeito apresente baixo rendimento escolar, significa que ele necessita de reforço nas disciplinas em que arrisca uma reprovação como método para a solução do problema. Somente após a melhoria do rendimento pode-se investigar as demais possibilidades. ✂️ e) O problema de aprendizagem reativo afeta a aprendizagem do sujeito em suas manifestações, sem chegar a atrapalhar a inteligência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 290Q1045173 | Informática, Segurança da Informação, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024Malware é um termo genérico para qualquer tipo de “malicious software” (“software malicioso”) projetado para se infiltrar no dispositivo sem seu conhecimento, causando dano ou falhas no sistema, ou roubando dados. Dentre os diversos tipos de malware, temos os Adware, este que é: ✂️ a) Projeto com um objetivo em mente: proliferação. ✂️ b) Usado para gerar receita para o desenvolvedor de malware ao bombardear um dispositivo infectado com propagandas indesejadas. ✂️ c) Um tipo de malware usado para esconder outro tipo de malware. ✂️ d) Um coletor informações sobre um dispositivo ou rede e transmite esses dados para o invasor. ✂️ e) É a versão de software malicioso da carta de resgate de um sequestrador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
271Q1045740 | Português, Interpretação de Textos, Psicopedagogo, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025Assinale a alternativa incorreta quanto ao emprego dos sinônimos: ✂️ a) Contraveneno – antídoto; ✂️ b) Diálogo – colóquio; ✂️ c) Importante- relevante; ✂️ d) Enxergar – achar; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
272Q910368 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Analise a situação hipotética a seguir, em que um psicopedagogo realizou atividades lúdicas com uma criança da Educação Infantil de uma escola municipal em Montes Claros. Inicialmente, foi apresentado um jogo dos sete erros com dois desenhos para verificar se a criança conseguia identificar todas as diferenças. Em seguida, com um jogo de varetas, foi pedido a ela que retirasse todas as varetas da cor vermelha, tentando não mexer as demais. Por fim, solicitou‑se que a criança pegasse uma caixa de massinhas de modelar e amassasse as massinhas no formato de bolinhas. Assinale a alternativa que dispõe, correta e respectivamente, as funções específicas de psicomotricidade avaliadas a partir das estratégias realizadas. ✂️ a) Noções de quantidade – Orientação espacial – Motricidade fina ✂️ b) Noções de forma – Tônus muscular – Motricidade global ✂️ c) Lateralidade – Discriminação de cores – Noções de forma ✂️ d) Discriminação visual – Motricidade fina – Tônus muscular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
273Q984630 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Lei Orgânica do Município de Planaltina do Paraná, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025Acerca da organização dos poderes municipais, tendo em vista a Lei Orgânica do Município, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. ( ) A Câmara Municipal compõe−se de vereadores eleitos, pelo sistema majoritário. ( ) O Prefeito será processado e julgado pela Câmara Municipal nos crimes de responsabilidade. ( ) Extingue−se o mandato de vereador que for investido em cargo de secretário ou assessor municipal. ✂️ a) E − C − E. ✂️ b) C − E − C. ✂️ c) E − E − E. ✂️ d) C − C − E. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
274Q984640 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025A Educação Inclusiva trouxe para a Educação Especial dimensões fundamentais de trabalho educativo. Essas dimensões são: ✂️ a) Acessibilidade de todos à escola, respeitando a legislação sobre inclusão. ✂️ b) Garantir igualdade de recursos a todos, com foco na inclusão e nos prontuários clínicos. ✂️ c) Os desafios da convivência no contexto escolar, respeitando as particularidades individuais sem reduzi−las a prontuários clínicos. ✂️ d) Os desafios da convivência com cada um em seu espaço e a atenção ao respeito aos prontuários clínicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
275Q1026369 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Psicopedagogo, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024Considere as proposições: P1: Se chove, então o jardim fica molhado. P2: Se o jardim fica molhado, então as flores crescem. P3: As flores não cresceram. Qual das seguintes afirmações é logicamente correta, dadas as proposições acima? ✂️ a) Choveu. ✂️ b) Não choveu. ✂️ c) O jardim ficou molhado. ✂️ d) O jardim não ficou molhado. ✂️ e) As flores murcharam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
276Q900698 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024À luz da teoria vigotskiana pode-se afirmar que há “um sistema de signos, que representam sons e palavras da fala oral que, por sua vez, são signos de objetivos e de relações reais” (VIGOTSKI, 2021, p. 105). Este é o sistema da ✂️ a) fala escrita. ✂️ b) fala semiótica. ✂️ c) fala poética. ✂️ d) fala audiométrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
277Q979322 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A Psicopedagogia, que tem como objeto de estudo a aprendizagem, articula conhecimentos de várias disciplinas/áreas para investigar os fatores que favoreçam ou dificultam esse processo. Para compreender as relações familiares, grupais e institucionais que intervêm no processo de aprendizagem, o psicopedagogo busca referências/fundamentos ✂️ a) na Psicologia Jurídica. ✂️ b) na Psicanálise. ✂️ c) na Linguística. ✂️ d) na Psicologia Social. ✂️ e) no Construcionismo Social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
278Q979324 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025As técnicas projetivas psicopedagógicas são um recurso que investiga a rede de vínculos que o sujeito pode estabelecer na escola, na família e consigo mesmo. “Par Educativo” e “Planta da Minha Casa” são técnicas projetivas em que se investigam, respectivamente, os vínculos ✂️ a) com os companheiros de classe e os vínculos consigo mesmo. ✂️ b) com o grupo familiar e os vínculos com os companheiros de classe. ✂️ c) de aprendizagem e os vínculos de representação de si no lugar em que habita. ✂️ d) de aprendizagem e os vínculos com o grupo familiar. ✂️ e) de aprendizagem e os vínculos de representação e localização da sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
279Q979329 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Determinado instrumento com diferentes provas permite investigar se o sujeito já atingiu um estágio cognitivo no qual é capaz de realizar operações mentais, a partir de uma tarefa. A tarefa em que o sujeito reúne simultaneamente objetos segundo suas semelhanças ou diferenças, pelo que se torna capaz de lidar com a composição aditiva de classes, é nomeada prova de ✂️ a) conservação de quantidade de matéria. ✂️ b) seriação. ✂️ c) classificação. ✂️ d) conservação de pequenos conjuntos discretos. ✂️ e) combinação de fichas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
280Q981121 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025O princípio da gestão democrática foi dada pela primeira vez na legislação brasileira no artigo 206 da Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988), sendo um processo que resultou de muitas lutas pela redemocratização. Dessa forma, assinale a alternativa que não corresponde ao processo democrático de gestão, ou seja, assinale a alternativa incorreta: ✂️ a) Importa a socialização e discussão das questões da escola, através de conselhos escolares. ✂️ b) A participação da comunidade escolar é primordial no processo de gestão democrática. ✂️ c) A gestão democrática deve concentrar-se essencialmente na criação de documentos formais que descrevam as normativas de funcionamento da escola. ✂️ d) O Conselho escolar é o Órgão máximo de representatividade no espaço escolar. ✂️ e) Todas as decisões referentes à instituição devem ser tomadas de forma democrática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
281Q895366 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024Acesso, acessibilidade e inclusão são palavras do léxico da educação inclusiva. Atribua (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas: (__) São inseparáveis, mas não são sinônimas. (__) Têm sido utilizadas com grande embaralhamento de sentido, predominando, no cotidiano escolar, estratégias argumentativas que se valem dos repertórios da acessibilidade para “demonstrar egarantir” o compromisso com a educação inclusiva. (__) Outras palavras recentemente acrescentadas a esse léxico, como desaceleração e convivialidade, pouco ou nada estão presentes em nossos projetos pedagógicos. Assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA: ✂️ a) V-F-F. ✂️ b) V-V-V. ✂️ c) V-V-F. ✂️ d) F-V-V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
282Q906637 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Ainda sobre o processo de avaliação psicopedagógica, marque a alternativa correta. ✂️ a) A queixa relatada e apresentada pelos responsáveis da pessoa a ser atendida, nem sempre é condizente e não servem para descrever corretamente o sintoma, sendo, necessário acolher a fala, mas sem colocar muita ênfase nelas. ✂️ b) A avaliação inclui várias etapas, como entrevistas com pais / responsáveis pela criança, mas o teste é contraindicado nessa fase. ✂️ c) A avaliação psicopedagógica, envolve a identificação dos sintomas neuropsicológicos que frustram o aprendizado. ✂️ d) Um dos objetivos da avaliação é o de levantar dados acerca do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a aprendizagem. ✂️ e) Atualmente é desencorajado realizar entrevista com a escola da criança/adolescente, bem como a análise de atividades escolares diversas, por motivos éticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
283Q906639 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Atente para a seguinte manifestação: “Dificuldades para recordar palavras e solicitar informações da memória.” Marque a alternativa que, de acordo com a literatura cientifica, define o tipo de distúrbio descrito acima. ✂️ a) Ageometria. ✂️ b) Afasia anômica. ✂️ c) Anarritmia. ✂️ d) Afasia. ✂️ e) Discalculia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
284Q987030 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial e considerará: I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II - aparência física da doença; III - a limitação no desempenho de atividades; IV - a restrição de participação. Assinale a alternativa correta: ✂️ a) apenas as afirmativas I e II estão corretas; ✂️ b) apenas as afirmativas II e IV estão corretas; ✂️ c) apenas as afirmativas I e III estão corretas; ✂️ d) apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas; ✂️ e) todas as afirmativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
285Q987032 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Acerca da Lei nº 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, analise as afirmativas abaixo: I. Os educandos com dislexia ou TDAH têm direito ao atendimento educacional especializado exclusivamente em escolas especializadas. II. A lei garante aos educandos com instabilidade na atenção o acompanhamento específico direcionado à sua dificuldade pelos seus educadores no âmbito da escola na qual estão matriculados. III. As escolas públicas e privadas devem garantir o cuidado e a proteção ao educando com transtorno de aprendizagem, com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. Com base nas afirmativas, estão corretas: ✂️ a) apenas I; ✂️ b) apenas II; ✂️ c) apenas III; ✂️ d) apenas II e III; ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
286Q906651 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024O Código de Ética do Psicopedagogo estabelece normas que visam assegurar a qualidade do atendimento e o respeito aos direitos dos clientes. Um dos princípios fundamentais desse código é a responsabilidade profissional. Qual das alternativas abaixo reflete corretamente esse princípio? ✂️ a) O psicopedagogo deve assegurar a realização de intervenções baseadas em evidências, respeitando as limitações do cliente e atuando dentro de sua área de formação. ✂️ b) O profissional é responsável por garantir que o cliente não tenha acesso às informações sobre seu próprio processo de aprendizagem e desenvolvimento. ✂️ c) O psicopedagogo deve evitar o uso de avaliações padronizadas, mesmo que sejam recomendadas, para não ferir a liberdade do cliente. ✂️ d) O psicopedagogo pode atuar em áreas fora de sua formação, desde que manifeste interesse em aprender sobre o tema. ✂️ e) O profissional deve priorizar o lucro financeiro acima da qualidade dos atendimentos, visando maximizar sua renda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
287Q978341 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025Emília Ferreiro, em seus amplos estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita, trouxe uma nova compreensão sobre o processo de Alfabetização, rompendo com modelos tradicionais baseados apenas na memorização mecânica de letras e sílabas. Segundo Ferreiro o processo de aquisição de escrita deve ser entendido como: ✂️ a) Processo mecânico e repetitivo, através de memorização; ✂️ b) Processo linear, com etapas fixas que todas as crianças percorrem da mesma forma e ao mesmo tempo; ✂️ c) Processo de construção ativa do conhecimento, no qual a criança passa por hipóteses e erros até compreender o funcionamento do sistema de escrita; ✂️ d) Uma consequência direta da maturação biológica, sendo um processo que ocorre naturalmente, sem necessidade de mediação pedagógica intencional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
288Q978343 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025Em suas atualizações mais recentes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reforça a importância da inclusão escolar e do atendimento as necessidades específicas de aprendizagem. Considerando o papel institucional incluindo o psicopedagogo, é correto afirmar que uma das garantias é: ✂️ a) Realizar a triagem de alunos com dificuldades de aprendizagem para espaços diferenciados, evitando comprometer o desempenho acadêmico geral da turma; ✂️ b) Garantir o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, oferecendo recursos e serviços de apoio que favoreçam o desenvolvimento pleno dos alunos em suas dificuldades específicas; ✂️ c) Encaminhar todos os alunos com dificuldades de aprendizagem para atendimentos externos, sem necessariamente adaptar currículos; ✂️ d) Priorizar apenas os conteúdos curriculares tradicionais, mesmo que os alunos apresentem diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
289Q909228 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024Qual das proposições a seguir NÃO contempla a análise de Alícia Fernandez sobre a questão do fracasso escolar? ✂️ a) O fracasso escolar responde a duas ordens de causas, que são: o problema de aprendizagem reativo e o sintoma/inibição. ✂️ b) Para resolver o problema de aprendizagem reativo será preciso recorrer aos planos de intervenção nas escolas (denunciar a violência encoberta, batalhar para que o professor possa ensinar com prazer, assessoramento às escolas, entre outras estratégias). ✂️ c) Quando o problema provém de causas ligadas à estrutura individual e familiar da criança (sintoma ou inibição) requer uma intervenção psicopedagógica individual e especializada, grupo de tratamento, orientação aos pais, oficina de trabalho e outras ações terapêuticas. ✂️ d) Caso o sujeito apresente baixo rendimento escolar, significa que ele necessita de reforço nas disciplinas em que arrisca uma reprovação como método para a solução do problema. Somente após a melhoria do rendimento pode-se investigar as demais possibilidades. ✂️ e) O problema de aprendizagem reativo afeta a aprendizagem do sujeito em suas manifestações, sem chegar a atrapalhar a inteligência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
290Q1045173 | Informática, Segurança da Informação, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024Malware é um termo genérico para qualquer tipo de “malicious software” (“software malicioso”) projetado para se infiltrar no dispositivo sem seu conhecimento, causando dano ou falhas no sistema, ou roubando dados. Dentre os diversos tipos de malware, temos os Adware, este que é: ✂️ a) Projeto com um objetivo em mente: proliferação. ✂️ b) Usado para gerar receita para o desenvolvedor de malware ao bombardear um dispositivo infectado com propagandas indesejadas. ✂️ c) Um tipo de malware usado para esconder outro tipo de malware. ✂️ d) Um coletor informações sobre um dispositivo ou rede e transmite esses dados para o invasor. ✂️ e) É a versão de software malicioso da carta de resgate de um sequestrador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro