Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q896990 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação profissional voltada para a temática da aprendizagem ou, mais precisamente, para a temática do sujeito que aprende. Em princípio, seu foco eram as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar e, atualmente, sua preocupação se configura de forma mais abrangente. (Ramos, 2007, p. 16.)

Sobre a história da psicopedagogia e as influências das teorias educacionais, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q910365 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação às estratégias para a execução do tema transversal de Ciência e Tecnologia do Ensino Fundamental nos Referenciais Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros quanto aos modelos rotacionais, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Na rotação por estações, os estudantes são organizados em grupos, e cada um realiza uma tarefa seguindo os objetivos estabelecidos pelo professor.
(    ) O modelo flexível é aquele em que os professores propõem atividades opcionais, as quais os alunos podem decidir as que mais lhes interessam.
(    ) A sala de aula invertida é quando a teoria é estudada previamente em casa, no formato on‑line, e a sala de aula é reservada para resolução de atividades, discussões e tira‑dúvidas.
(    ) O laboratório rotacional é o modelo indicado para escolas que dispõem de laboratórios de informática com aceso à internet que dividem seu espaço com outras escolas sem esses acampamentos.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q994148 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao lidar com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, é essencial compreender as características e estratégias adequadas para cada caso. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q897423 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A avaliação psicológica escolar deve ser um processo contínuo e multidisciplinar. Qual o principal objetivo dessa avaliação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q906644 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

As teorias de desenvolvimento cognitivo de Vygotsky, Wallon e Piaget apresentam diferentesabordagens para explicar como ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Considerando as contribuições desses teóricos, qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma diferença fundamental entre as teorias de Vygotsky, Wallon e Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q906648 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Henri Wallon propôs que o desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e integrado, no qual os aspectos afetivos, motores, cognitivos e sociais estão inter-relacionados. Sua teoria destaca a importância das fases de desenvolvimento, que são marcadas pela alternância entre momentos de predominância do "eu" e do "outro". Com base na teoria de Wallon, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um aspecto essencial do desenvolvimento infantil segundo essa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q978341 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

Emília Ferreiro, em seus amplos estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita, trouxe uma nova compreensão sobre o processo de Alfabetização, rompendo com modelos tradicionais baseados apenas na memorização mecânica de letras e sílabas. Segundo Ferreiro o processo de aquisição de escrita deve ser entendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q978342 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

A pesquisadora Jussara Hoffmann, ao discorrer sobre avaliação mediadora, propõe uma mudança significativa na forma como o processo avaliativo é conduzido nas escolas, considerando a perspectiva da autora, o foco principal deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q898485 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O processo de aprendizagem é o método pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Avalie as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre as etapas desse processos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q898489 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Um aluno motivado demonstra envolvimento com o processo de aprendizagem, participa com entusiasmo nas tarefas e revela disposição para novos desafios. A implementação de sistemas motivacionais que incluam a participação direta do professor e do aluno pode ser feita de diversas formas. Analise as alternativas abaixo e aponte a que NÃO está alinhada a estes sistemas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q896985 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas; portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade.
(HAMZE 2014, p. 1.)

Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q896993 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A história da educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar. O fracasso escolar apresenta-se, dessa forma, como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil.
(Cavalcante; Araújo; Neto; Ferreira; Peixoto, 2017, p. 237-238.)

Sobre os fatores intra e extraescolares no fracasso escolar, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q896505 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Ferreira (1998), em um texto que analisa os dispositivos referentes à educação especial na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB nº 9.394/1996, destaca que o fato da referida lei reservar um capítulo exclusivo para a educação especial parece relevante para uma área tão pouco contemplada, historicamente, no conjunto das políticas públicas brasileiras. Desse modo, considerando as disposições mais recentes da LDB, é CORRETO afirmar sobre a educação especial que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q975610 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo fundamentada na ideia de que a construção do conhecimento ocorre por meio da interação entre o sujeito e o meio, organizando-se em estágios sequenciais.
Considerando essa teoria e seus fundamentos epistemológicos, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA e conceitualmente rigorosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q896511 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Bossa (2007), a Psicopedagogia no Brasil possui dois campos de atuação, a Instituição e a Clínica. Nessas duas áreas, “o psicopedagogo, atua intervindo como mediador entre o sujeito e sua história traumática, ou seja, a história que lhe causou a dificuldade de aprender” (Porto, 2006, p. 109). Apesar deste objetivo comum, a prática dentro de cada uma dessas áreas se diferencia consideravelmente. Nesse contexto, a Psicopedagogia enquanto campo do conhecimento científico, pode atuar nas seguintes situações:

I- Estudar a aprendizagem humana de forma interdisciplinar, potencializando e atendendo às necessidades individuais no decorrer do processo.
II- A prática psicopedagógica partiu inicialmente de médico-pedagógico para identificar os problemas de aprendizagem.
III- O trabalho psicopedagógico é de natureza psicométrica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo.
IV- A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento relacionado com o processo de afetividade.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q910363 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Com relação às metodologias ativas de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O princípio da personalização diz respeito à adaptação dos processos e práticas aos diferentes ritmos e necessidades de cada pessoa e / ou grupo, a fim de que todos tenham oportunidades.
II. O princípio da colaboração está relacionado ao fato de que a aprendizagem acontece em ambientes sociais complexos e dinâmicos, que congregam interesses e grupos em comum.
III. O princípio da orientação se relaciona com a aprendizagem que ocorre com pessoas ou profissionais mais experientes (professores, tutores, colegas em estágio mais avançado) em questões em que não se consegue chegar individualmente e / ou em grupos de pares.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q984642 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

“O cérebro não nasce pronto! A trajetória dos 86 bilhões de neurônios que compõem o nosso cérebro é muito dinâmica. Do final da vida intrauterina até o segundo ano de vida, ocorre a formação de uma bainha de proteína em volta do neurônio, um processo que se assemelha ao encapamento de um fio, acelerando a transmissão elétrica do impulso nervoso a surpreendentes 400km por hora! Ao mesmo tempo e até o final da primeira década de vida, cada uma dessas células nervosas cuida de multiplicar suas ligações com outras células nervosas, ampliando enormemente as possibilidades de comunicação entre as diferentes áreas e funções cerebrais. É exatamente nesse período que ocorrem as melhores oportunidades de estimulação da criança, pois a partir daí e ao longo da puberdade os circuitos cerebrais que não forem estimulados serão simplesmente podados. O cérebro humano perpetua o seu desenvolvimento e o aprendizado ao longo da vida. No entanto, existem períodos sensíveis (não críticos) no desenvolvimento do cérebro em que certas habilidades são apreendidas com maior facilidade.” É CORRETO afirmar que o excerto explica o processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q897861 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre avaliação educacional, metodologias de ensino e o seu impacto na aprendizagem e desenvolvimento.

I- A avaliação educacional deve ser um processo contínuo, que considera tanto o desempenho dos alunos quanto as práticas pedagógicas dos professores.

II- As metodologias de ensino tradicionais, que focam na memorização, são mais eficazes do que abordagens ativas para promover a aprendizagem significativa.

III- A implementação de metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos pode favorecer a motivação e o desenvolvimento crítico.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q900689 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

As teorias de Estilos de Aprendizagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q994165 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei n° 12.764/2012), analise os itens abaixo.

I. A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência parcial, para todos os efeitos legais. II. Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista, incluída nas classes comuns de ensino regular, terá direito a acompanhante especializado. III. É criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. IV. A Ciptea terá validade de 5 (cinco) anos.

Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.