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Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


311Q984642 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

“O cérebro não nasce pronto! A trajetória dos 86 bilhões de neurônios que compõem o nosso cérebro é muito dinâmica. Do final da vida intrauterina até o segundo ano de vida, ocorre a formação de uma bainha de proteína em volta do neurônio, um processo que se assemelha ao encapamento de um fio, acelerando a transmissão elétrica do impulso nervoso a surpreendentes 400km por hora! Ao mesmo tempo e até o final da primeira década de vida, cada uma dessas células nervosas cuida de multiplicar suas ligações com outras células nervosas, ampliando enormemente as possibilidades de comunicação entre as diferentes áreas e funções cerebrais. É exatamente nesse período que ocorrem as melhores oportunidades de estimulação da criança, pois a partir daí e ao longo da puberdade os circuitos cerebrais que não forem estimulados serão simplesmente podados. O cérebro humano perpetua o seu desenvolvimento e o aprendizado ao longo da vida. No entanto, existem períodos sensíveis (não críticos) no desenvolvimento do cérebro em que certas habilidades são apreendidas com maior facilidade.” É CORRETO afirmar que o excerto explica o processo de:
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312Q897861 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre avaliação educacional, metodologias de ensino e o seu impacto na aprendizagem e desenvolvimento.

I- A avaliação educacional deve ser um processo contínuo, que considera tanto o desempenho dos alunos quanto as práticas pedagógicas dos professores.

II- As metodologias de ensino tradicionais, que focam na memorização, são mais eficazes do que abordagens ativas para promover a aprendizagem significativa.

III- A implementação de metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos pode favorecer a motivação e o desenvolvimento crítico.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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313Q994148 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao lidar com dificuldades e distúrbios de aprendizagem, é essencial compreender as características e estratégias adequadas para cada caso. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
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314Q994165 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei n° 12.764/2012), analise os itens abaixo.

I. A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência parcial, para todos os efeitos legais. II. Em casos de comprovada necessidade, a pessoa com transtorno do espectro autista, incluída nas classes comuns de ensino regular, terá direito a acompanhante especializado. III. É criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. IV. A Ciptea terá validade de 5 (cinco) anos.

Está(ão) CORRETA(S):
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315Q902528 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Considerando as diversas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento cognitivo, temos uma teoria que sustenta sobre o desenvolvimento da criança e como ela é influenciada. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o principal teórico associado a esta abordagem e teoria, bem como o seu argumento central, sobre a interação social no desenvolvimento cognitivo.
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316Q979331 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Os atos normativos estabelecem regras, normas e obrigações que orientam a atuação de indivíduos e organizações com vistas à correta aplicação de uma lei.

A lei no 9.394/96 dispõe sobre
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317Q981130 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente incorpora uma importante Lei Federal que dispõe sobre a proteção integral para crianças e adolescentes em cenário nacional. Assim, assinale a alternativa que não corresponde a um direito previsto nessa Lei.
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318Q895375 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) formulou o Código de Ética do Psicopedagogo, no intuito de nortear os profissionais da Psicopedagogia. Assinale qual o maior propósito de tal documento para esses profissionais.
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319Q897423 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A avaliação psicológica escolar deve ser um processo contínuo e multidisciplinar. Qual o principal objetivo dessa avaliação?
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320Q903312 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Jean Piaget é amplamente reconhecido por suas contribuições ao entendimento do desenvolvimento cognitivo. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve um princípio fundamental da teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget?
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321Q906648 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Henri Wallon propôs que o desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e integrado, no qual os aspectos afetivos, motores, cognitivos e sociais estão inter-relacionados. Sua teoria destaca a importância das fases de desenvolvimento, que são marcadas pela alternância entre momentos de predominância do "eu" e do "outro". Com base na teoria de Wallon, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um aspecto essencial do desenvolvimento infantil segundo essa abordagem?
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322Q906650 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

O Código de Ética do Psicopedagogo estabelece diretrizes fundamentais que orientam a prática profissional, visando assegurar a qualidade do atendimento e o respeito à dignidade dos indivíduos. Dentre os princípios éticos, destaca-se a importância da confidencialidade e do respeito ao sigilo das informações do paciente. Qual das alternativas abaixo reflete corretamente um dos princípios estabelecidos pelo Código de Ética do Psicopedagogo?
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323Q906653 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Segundo Piaget, durante o estágio pré-operatório, a criança apresenta uma característica marcante chamado egocentrismo. Qual das alternativas abaixo melhor descreve essa característica?
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324Q898483 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Na orientação pedagógica para uma melhor integração do indivíduo como ser biopsicossocial se faz necessário entender este modelo. Avalie as alternativas abaixo e assinale a que está INCORRETA sobre essa abordagem multidisciplinar.
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325Q911543 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“A intervenção precoce está associada a ganhos significativos no funcionamento cognitivo e adaptativo da criança. Alguns estudiosos tem até mesmo sugerido que a intervenção precoce e intensiva tem o potencial de impedir a manifestação completa do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), por coincidir com um período do desenvolvimento em que o cérebro é altamente plástico e maleável”.

Dentro outros, são sinais sugestivosde TEA no primeiro ano de vida, EXCETO:
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326Q988089 | Linguística, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o trecho abaixo:
"A subversão das normas linguísticas tradicionais é uma característica marcante nos gêneros contemporâneos. Nesse contexto, a linguagem assume um papel dinâmico, rompendo com padrões preestabelecidos e desafiando as convenções. A análise dos gêneros textuais deve considerar não apenas a estrutura linguística, mas também a função social que desempenham e as estratégias discursivas empregadas para atingir determinados objetivos."
Em relação à linguagem nos gêneros contemporâneos, o trecho destaca que ela:
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327Q988096 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Uma escola está implementando um programa de ensino que enfatiza a abordagem construtivista, no qual os alunos são incentivados a construir ativamente seu conhecimento. Nesse cenário, assinale a alternativa CORRETA:
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328Q988099 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Uma escola está buscando promover a parceria entre pais, professores e equipe pedagógica para potencializar o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos. Nesse cenário, assinale a alternativa CORRETA sobre estratégias eficazes de mediação e orientação:
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329Q988106 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com o artigo 27 d a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa que indica uma das diretrizes que o currículo da educação básica deverá observar:
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330Q896975 | Pedagogia, Gestão Democrática, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Em um pequeno município, um grupo de pais e mães se reuniu para solicitar à escola da comunidade o acesso ao seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Eles queriam entender melhor as diretrizes educacionais e os valores transmitidos aos seus filhos. No entanto, quando formalizaram o pedido, a direção da escola simplesmente negou o acesso. A resposta gerou descontentamento e desconfiança entre os pais, que consideravam o PPP uma peça fundamental para a transparência e a confiança no processo educativo. Diante dessa situação, os pais se organizaram para pressionar a escola por mais transparência e maior envolvimento da comunidade nas decisões pedagógicas. Eles acreditavam que uma educação de qualidade só poderia ser alcançada com a participação ativa de todos. Algumas hipóteses foram discutidas entre os solicitantes; analise-as.

I. O PPP não existe, uma vez que a LDBEN – nº 9.394/1996 garante às instituições educacionais, por meio da gestão democrática, uma maior autonomia decisória, facultando à sua gestão a feição ou não do documento.
II. O PPP existe, mas a equipe responsável da escola pode considerar que ele esteja mal elaborado, incipiente e optar por não apresenta-lo a nenhum observador externo.
III. O PPP existe, mas a direção ou coordenação pedagógica da escola pode entender que ele é um documento privativo da unidade e que não deve circular.
IV. A existência do PPP é obrigatória, sendo uma condição para que o poder público autorize o funcionamento de escolas públicas e privadas a cada ano.
V. O PPP é um documento público e qualquer cidadão ou cidadã pode solicitá-lo, mesmo que não faça parte da comunidade escolar.

Está correto o que se afirma apenas em
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