Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q898488 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Afeto, cognição e aspectos sociais são fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, e que estão envolvidos na construção do conhecimento. A partir dessas referências, aponte a alternativa abaixo que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q988091 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146/2015), o símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q988103 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Na intervenção psicopedagógica, métodos e técnicas desempenham um papel crucial. Analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA sobre os métodos e técnicas utilizados nesse contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q898759 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Considerando os apontamentos da Lei Municipal nº 070/1990 − Institui a Lei Orgânica do Município de Apiaí SP, julgue as frases abaixo:

I.O Município poderá instituir contribuições, cobrando de seus servidores, para o seu custeio benefício destes, de sistemas de previdência e assistência social.
II.A administração tributária é atividade vinculada, essencial ao Município e deverá estar dotada de recursos humanos e materiais necessários ao fiel exercício de suas atribuições.
III.Os recursos, que em decorrências de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual ficarem sem despesas correspondentes, poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante abertura de créditos adicionais suplementares ou especiais com prévia e especifica autorização legislativa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q898764 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

No processo de intervenção psicopedagógica para crianças com dislexia, a integração de abordagens multissensoriais é essencial. Assim, avalie as proposições:

I.A consciência fonológica pode ser estimulada em crianças disléxicas através de atividades com rimas e músicas, facilitando o reconhecimento dos sons das palavras.
II.A fluência na leitura é irrelevante para o desenvolvimento de habilidades leitoras em crianças disléxicas, pois a compreensão dos códigos escritos é o único fator importante.
III.Problemas no processamento semântico afetam a capacidade de extrair significados dos textos e são incomuns em crianças com dislexia, mas comumente encontradas em casos de transtorno do espectro autista.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q898766 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A leitura e a escrita representam habilidades fundamentais para a inserção social e o desenvolvimento cultural. No entanto, dificuldades de aprendizagem, como a dislexia e a disgrafia, podem interferir nesse processo. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A dislexia se manifesta exclusivamente como uma dificuldade motora que afeta a qualidade da escrita e decodificação das letras.
(__) A disgrafia afeta o traçado das letras e a organização espacial do texto, sem comprometer o nível intelectual do indivíduo.
(__) Dificuldades de leitura e escrita podem ocorrer devido a fatores pedagógicos e sociais, além de causas neurológicas.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q898775 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A socialização e a apropriação do conhecimento são processos fundamentais na constituição do sujeito dentro do ambiente de trabalho. Qual a perspectiva adequada para compreender o desenvolvimento do sujeito em contextos de formação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q898778 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Uma escola relata ao psicopedagogo que uma aluna de 10 anos frequentemente se isola nas atividades em grupo e tem grande dificuldade em expressar verbalmente suas opiniões, mas apresenta alto rendimento nas avaliações escritas. Após uma avaliação inicial, o psicopedagogo percebe que a aluna se sente ansiosa em interações sociais. Qual seria a intervenção mais adequada neste caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q896994 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A escola como o lugar privilegiado para formação exclusiva da cognição tem encontrado desafios antes não imaginados, pois em que pesem as tentativas de impedir o surgimento dos afetos no ato educativo, a sua presença aparece nas atividades propostas, nas relações que são estabelecidas, nos ditos e não ditos que povoam o imaginário escolar, convidando-nos a continuarmos refletindo e repensando o seu lugar nos processos formativos.
(Ferreira; Acioly-Régnier, 2010, p. 24.)

Sobre a relação cognição e afetividade em Wallon, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A aquisição da linguagem é um fator primordial para o desenvolvimento da cognição. O domínio funcional cognitivo oferece um conjunto de funções que permite identificar e definir significações, classificá-las, dissociá-las, reuni-las, confrontar suas relações lógicas e experimentais.
( ) A concepção psicogenética dialética do desenvolvimento de Wallon apresenta uma grande contribuição para a compreensão do humano como pessoa integral, ajudando na superação da clássica divisão mente/corpo.
( ) Valoriza a relação professor-aluno e a escola como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da pessoa completa.
( ) A afetividade pode ser conceituada como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q1045744 | Português, Pontuação, Psicopedagogo, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Complete a frase com os sinais de pontuação:

“Os empregados ______ que ganham pouco______ reclamam________ os patrões________ que não lucram________ reclamam igualmente.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q1045745 | Português, Morfologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q900690 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Felder e Silverman (1988) são autores que podem ser considerados clássicos da teoria dos Estilos de Aprendizagem. Suas premissas se constituíram a partir da crítica que dirigem à educação. Para eles e para a maioria dos estudiosos da teoria dos Estilos de Aprendizagem, um dos grandes equívocos na educação contemporânea e atual é que os estudantes tendem a ser tratados como se todos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

394Q1069657 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Psicopedagogo, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Fundamenta-se em direitos e deveres, e é aplicado em todos os campos, desde a estrutura familiar e o papel de cada indivíduo, à ética nos negócios, nas ciências etc.
A afirmação refere-se ao/à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q994150 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando as teorias do desenvolvimento cognitivo e socioemocional, assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q994156 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere o fragmento abaixo:
“[...] na realidade, obrigatoriamente, o indivíduo só consegue apropriar-se dos bens como recompensa por se ter mantido vitorioso sobre os concorrentes na luta pela ascensão hierárquica. A adaptação a essa forma de renúncia, a habituação ao trabalho em funções especializadas, entediantes e muitas vezes desprovidas de qualquer sentido, que a burocracia e as grandes organizações impõem, sujeitam o indivíduo a uma tensão psíquica cada vez mais insuportável.” (Fonte: SCHMIDT, Vera; REICH Wilhelm. Elementos para uma pedagogia AntiAutoritária. Comitê Central dos Jardins de Infância Socialistas de Berlim, 1975, p. 7)
De acordo com o texto acima, a luta pela ascensão hierárquica significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q994159 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao considerar os fatores que podem influenciar a aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q979323 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em determinada modalidade diagnóstica, é possível observar a dinâmica da circulação do conhecimento dentro de um grupo familiar articulada com a análise de sua sintomatização em um de seus integrantes.

Tal modalidade é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q979325 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Diferentes abordagens no campo da psicomotricidade evidenciam a indissociabilidade entre motricidade e aprendizagem, sendo os fatores psicomotores – o esquema corporal, a lateralidade, a tonicidade, a orientação espacial e temporal, o equilíbrio e a coordenação motora – considerados pré-requisitos da aprendizagem escolar.

Crianças/alunos com dificuldade de se situar, em função da sucessão de acontecimentos – antes, durante, depois – e também em relação à noção de ritmo necessitam de estimulação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q981117 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Quanto ao acompanhamento do processo de aprendizagem de crianças que apresentam alguma dificuldade cabe orientar aos professores que procedam de maneira correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.