Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


391Q902535 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Dentro da metodologia científica, a pesquisa experimental é amplamente reconhecida por sua capacidade de testar hipóteses com rigor e controle. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente:

– A pesquisa que diferencia de outros métodos de pesquisa; e
– O seu papel fundamental na investigação científica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q902538 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No campo da _________________________________ o ___________________________ é visto como um fator significativo na aprendizagem. Assim, a teoria sublinha a importância da _______________ entre habilidades _____________________, gerando uma _________________________ a aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os conceitos que tornam o enunciado verdadeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q979338 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Dispositivo legal que assegura a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q906640 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Lobo (2008) define a lateralidade como a propensão que o ser humano tem de utilizar, preferencialmente, mais um lado do corpo que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Sendo que, esse lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez. De acordo com a literatura cientifica, por volta de que idade a lateralidade se desenvolve?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q906647 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Na teoria de Vygotsky, a distinção entre instrumento e símbolo é central para entender como ocorre o desenvolvimento cognitivo. Para ele, os instrumentos e os símbolos são mediadores que influenciam a relação do indivíduo com o mundo. Qual das alternativas abaixo explica corretamente a diferença entre instrumento e símbolo segundo a teoria de Vygotsky?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q903321 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Com relação ao campo epistemológico da psicopedagogia, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q898475 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A Psicopedagogia como campo de conhecimento, possui uma história própria que deve ser perscrutada com o objetivo de propiciar um melhor conhecimento de seu campo de atuação. Analise as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre esses seus aspectos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q988090 | Linguística, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir:
"A pluralidade linguística presente no Brasil é evidenciada não apenas pela diversidade de sotaques, mas também pela riqueza de construções sintáticas e morfológicas. Nesse contexto, a língua portuguesa, como manifestação cultural, revela-se dinâmica e suscetível a constantes transformações. A análise linguística desses fenômenos linguísticos torna-se essencial para compreendermos a complexidade do idioma falado no país."
Sobre a língua portuguesa no contexto cultural, o trecho afirma que ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q898491 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O atendimento psicopedagógico tem como objetivo ajudar pacientes a recuperarem o prazer pelo aprender, assim como corrigir déficits em seu processo de aprendizagem. Considerando-se as práticas de atendimento psicopedagógico, avalie as alternativas a seguir e aponte a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q911547 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Considerando os estudos e contribuições de Alícia Fenàndez sobre problema de aprendizagem e fracasso escolar, julgue assilando V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( )A autora não acredita que o problema de aprendizagem que afeta o sujeito sintomatiza e surge na trama vincular de seu grupo familiar, podendo ser mantido pela instituição escolar.

( )A vontade de saber paradoxalmente tramita no indivíduo com a vontade de não saber, esse jogo e suas articulações originam nós e travas psicoemocionais, bloqueando a dinamicidade da busca do conhecimento.

( )Compreende essa como um bloqueio que afeta o sujeito e a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, desejo, organismo e corpo, resultando num aprisionamento da inteligência e da corporeidade do indivíduo e afetando sua estrutura simbólica inconsciente.

( )Caberá ao psicopedagogo investigar qual é a posição da criança diante dos segredos familiares, frente ao não-dito, frente ao imaginário e ao real, uma vez que é a impossibilidade de simbolizar queprovoca a fratura na aprendizagem ou o sintoma do não-aprender ou das dificuldades em aprender.

( )Aponta que, para analisar as perturbações do aprendizado não devemos focar somente nas dificuldades apresentadas, tampouco simplificar todo transtorno reduzindo-o a razões afetivas ou à dinâmica familiar.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

401Q988095 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em uma sala de aula, há um grupo heterogêneo de alunos, cada um com diferentes estilos de aprendizagem e níveis de motivação. O professor planeja uma atividade que requer a resolução de problemas complexos, colaboração e aplicação prática do conhecimento. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA sobre os fatores que podem interferir na aprendizagem desses alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q988103 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Na intervenção psicopedagógica, métodos e técnicas desempenham um papel crucial. Analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA sobre os métodos e técnicas utilizados nesse contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q898771 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A Psicopedagogia surgiu com a necessidade de compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem, unindo conceitos tanto da psicologia quanto da pedagogia. Considerando a evolução histórica da Psicopedagogia e suas diferentes concepções, como ela é definida em termos de prática, campo de investigação e saber científico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q896986 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a determinados estágios hierárquicos que ocorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. As ordens desses estágios seriam invariáveis a todos os indivíduos, embora a faixa etária possa variar de pessoa para pessoa em função das características da estrutura biológica e dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que estiver inserido. No que se refere ao estágio pré-operatório, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q896994 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A escola como o lugar privilegiado para formação exclusiva da cognição tem encontrado desafios antes não imaginados, pois em que pesem as tentativas de impedir o surgimento dos afetos no ato educativo, a sua presença aparece nas atividades propostas, nas relações que são estabelecidas, nos ditos e não ditos que povoam o imaginário escolar, convidando-nos a continuarmos refletindo e repensando o seu lugar nos processos formativos.
(Ferreira; Acioly-Régnier, 2010, p. 24.)

Sobre a relação cognição e afetividade em Wallon, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A aquisição da linguagem é um fator primordial para o desenvolvimento da cognição. O domínio funcional cognitivo oferece um conjunto de funções que permite identificar e definir significações, classificá-las, dissociá-las, reuni-las, confrontar suas relações lógicas e experimentais.
( ) A concepção psicogenética dialética do desenvolvimento de Wallon apresenta uma grande contribuição para a compreensão do humano como pessoa integral, ajudando na superação da clássica divisão mente/corpo.
( ) Valoriza a relação professor-aluno e a escola como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento da pessoa completa.
( ) A afetividade pode ser conceituada como o domínio funcional que apresenta diferentes manifestações que irão se complexificando ao longo do desenvolvimento e que emergem de uma base eminentemente orgânica até alcançarem relações dinâmicas com a cognição, como pode ser visto nos sentimentos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q1045744 | Português, Pontuação, Psicopedagogo, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Complete a frase com os sinais de pontuação:

“Os empregados ______ que ganham pouco______ reclamam________ os patrões________ que não lucram________ reclamam igualmente.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q896509 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Tendo como documento norteador o Código de Ética do Psicopedagogo, que traça princípios para a profissão, é CORRETO afirmar, sobre suas responsabilidades, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q984644 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O pensamento não é autônomo; ao contrário, é por suas ligações com o desejo (e daí com o outro) e por tal relação com os limites do real que é necessário e urgente ao sujeito situar−se como o autor de seu pensar. Dito isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q900690 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Felder e Silverman (1988) são autores que podem ser considerados clássicos da teoria dos Estilos de Aprendizagem. Suas premissas se constituíram a partir da crítica que dirigem à educação. Para eles e para a maioria dos estudiosos da teoria dos Estilos de Aprendizagem, um dos grandes equívocos na educação contemporânea e atual é que os estudantes tendem a ser tratados como se todos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.