Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q981119 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

O processo de aprendizagem, para além das condições biológicas de cada criança, envolve igualmente de maneira correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q981120 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

As principais correntes pedagógicas também chamadas de tendências pedagógicas se identificam por apresentar diferentes momentos históricos e sociais pelas quais a Educação passou. Assim, dentre as alternativas abaixo, aponte a única que não corresponde a nenhuma delas, ou seja, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q902529 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O que é Teste Psicométrico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q981129 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Sobre os processos de Alfabetização e Letramento, dentre as alternativas abaixo, podemos considerar como resposta correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q906640 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Lobo (2008) define a lateralidade como a propensão que o ser humano tem de utilizar, preferencialmente, mais um lado do corpo que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Sendo que, esse lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez. De acordo com a literatura cientifica, por volta de que idade a lateralidade se desenvolve?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q987025 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

No campo da psicopedagogia, a avaliação é uma ferramenta essencial para compreender as necessidades individuais dos alunos e desenvolver intervenções educacionais eficazes. Dentro desse contexto, duas abordagens se destacam: a avaliação assistida e a avaliação padronizada.
A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q987027 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um grupo de pais e professores está enfrentando desafios na comunicação com os alunos, que estão demonstrando dificuldades de comportamento e aprendizagem. Como mediador educacional, qual seria a abordagem mais eficaz para melhorar a situação de forma prática e inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q906647 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Na teoria de Vygotsky, a distinção entre instrumento e símbolo é central para entender como ocorre o desenvolvimento cognitivo. Para ele, os instrumentos e os símbolos são mediadores que influenciam a relação do indivíduo com o mundo. Qual das alternativas abaixo explica corretamente a diferença entre instrumento e símbolo segundo a teoria de Vygotsky?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q898484 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O trabalho de um psicopedagogo pode se manifestar de várias formas, dependendo do local de atuação. Avalie as alternativas abaixo e aponte a que está INCORRETA sobre essas formas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q988090 | Linguística, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir:
"A pluralidade linguística presente no Brasil é evidenciada não apenas pela diversidade de sotaques, mas também pela riqueza de construções sintáticas e morfológicas. Nesse contexto, a língua portuguesa, como manifestação cultural, revela-se dinâmica e suscetível a constantes transformações. A análise linguística desses fenômenos linguísticos torna-se essencial para compreendermos a complexidade do idioma falado no país."
Sobre a língua portuguesa no contexto cultural, o trecho afirma que ela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q911547 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Considerando os estudos e contribuições de Alícia Fenàndez sobre problema de aprendizagem e fracasso escolar, julgue assilando V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( )A autora não acredita que o problema de aprendizagem que afeta o sujeito sintomatiza e surge na trama vincular de seu grupo familiar, podendo ser mantido pela instituição escolar.

( )A vontade de saber paradoxalmente tramita no indivíduo com a vontade de não saber, esse jogo e suas articulações originam nós e travas psicoemocionais, bloqueando a dinamicidade da busca do conhecimento.

( )Compreende essa como um bloqueio que afeta o sujeito e a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, desejo, organismo e corpo, resultando num aprisionamento da inteligência e da corporeidade do indivíduo e afetando sua estrutura simbólica inconsciente.

( )Caberá ao psicopedagogo investigar qual é a posição da criança diante dos segredos familiares, frente ao não-dito, frente ao imaginário e ao real, uma vez que é a impossibilidade de simbolizar queprovoca a fratura na aprendizagem ou o sintoma do não-aprender ou das dificuldades em aprender.

( )Aponta que, para analisar as perturbações do aprendizado não devemos focar somente nas dificuldades apresentadas, tampouco simplificar todo transtorno reduzindo-o a razões afetivas ou à dinâmica familiar.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q988095 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em uma sala de aula, há um grupo heterogêneo de alunos, cada um com diferentes estilos de aprendizagem e níveis de motivação. O professor planeja uma atividade que requer a resolução de problemas complexos, colaboração e aplicação prática do conhecimento. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA sobre os fatores que podem interferir na aprendizagem desses alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q896986 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Para Piaget, o desenvolvimento humano obedece a determinados estágios hierárquicos que ocorrem do nascimento até se consolidarem por volta dos 16 anos. As ordens desses estágios seriam invariáveis a todos os indivíduos, embora a faixa etária possa variar de pessoa para pessoa em função das características da estrutura biológica e dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que estiver inserido. No que se refere ao estágio pré-operatório, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

414Q988892 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Algumas das condições que podem afetar o processo de aprendizagem, dentre elas a disgrafia. O que é disgrafia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q988893 | Psicologia, Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Os testes psicopedagógicos são ferramentas fundamentais utilizadas no processo de avaliação psicopedagógica para investigar e compreender as dificuldades de aprendizagem de uma pessoa. Exemplos de testes, incluem o Teste de Matrizes Progressivas de Raven.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

I. O teste visa avaliar o "fator G" da inteligência, que é considerado como a capacidade geral de resolver problemas complexos por meio do raciocínio intelectual, independentemente do nível educacional e cultural anterior da pessoa.

II. O Teste de Matrizes Progressivas de Raven é aplicável em uma pequena faixa etária de crianças e adolescentes.

III. O teste pode ser administrado tanto individualmente quanto em grupos, tornando-o versátil e útil em uma variedade de contextos de avaliação.

IV. Embora o teste avalie importantes domínios do funcionamento cognitivo relacionados às funções executivas, como raciocínio, planejamento e abstração, ele não oferece uma medida abrangente da inteligência global e pode não ser adequado para todos os indivíduos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q896509 | Pedagogia, Ética Profissional, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Tendo como documento norteador o Código de Ética do Psicopedagogo, que traça princípios para a profissão, é CORRETO afirmar, sobre suas responsabilidades, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q975614 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As abordagens de Henri Wallon e da Psicanálise oferecem perspectivas distintas, porém complementares, sobre o sujeito em processo de aprendizagem.

Com base nas contribuições dessas teorias para a prática psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:

I. A Teoria Walloniana compreende o desenvolvimento infantil como um processo que articula cognição, afetividade, motricidade e socialização, sendo as emoções vistas como estruturantes do pensamento.
II. A Psicanálise, ao considerar a existência do inconsciente, entende a dificuldade de aprendizagem como um possível sintoma, que pode estar relacionado a conflitos psíquicos e ao desejo do sujeito.
III. Para Wallon, o erro deve ser evitado no processo educativo, pois compromete a formação das funções cognitivas superiores.
IV. A escuta sensível e atenta às manifestações verbais e não verbais do sujeito é um princípio compartilhado tanto pela abordagem psicanalítica quanto pela teoria de Wallon.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q984644 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O pensamento não é autônomo; ao contrário, é por suas ligações com o desejo (e daí com o outro) e por tal relação com os limites do real que é necessário e urgente ao sujeito situar−se como o autor de seu pensar. Dito isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q994146 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da intervenção psicopedagógica, diferentes abordagens e estratégias são empregadas para promover o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem. Analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA sobre métodos e técnicas de intervenção psicopedagógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.