Início Questões de Concursos Psicopedagogo Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Psicopedagogo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 451Q906636 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Diversos autores da Psicologia apontam para a importância dos afetos no âmbito da aprendizagem. Sobre este tema, marque a alternativa correta. ✂️ a) A afetividade corrobora o processo de maturação individual, porém não social da pessoa. ✂️ b) O afeto é o elemento mais necessário para o desenvolvimento humano. ✂️ c) As funções afetivas e de inteligência, nascem da diversidade cultural, social, política e econômica. ✂️ d) Os fatores que mais contribuem para a efetividade da aprendizagem incluem: apresentação deestímulos corretos na faixa de desenvolvimento apropriada, estímulos nutricionais adequados; no âmbito global, a diminuição da desigualdade social, a afetividade pode colaborar, mas sem estudos suficientes para embasar tal afirmação. ✂️ e) A afetividade, não exerce interferências no funcionamento da inteligência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 452Q987028 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O Artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece as diretrizes que os conteúdos curriculares da educação básica devem observar, dentre elas “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.” Isso quer dizer que: ✂️ a) os currículos devem incluir apenas disciplinas tradicionais como matemática, português e ciências; ✂️ b) a educação básica deve promover a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, integrando conteúdos que abordem justiça, igualdade e participação democrática; ✂️ c) a escola deve focar exclusivamente no desenvolvimento acadêmico dos alunos; ✂️ d) as escolas devem integrar ao currículo disciplinas técnicas e profissionalizantes, oficinas de capacitação e projetos que possibilitem o contato com o mundo do trabalho; ✂️ e) as escolas devem incentivar a prática esportiva por meio de aulas de educação física, campeonatos internos e programas extracurriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 453Q1081238 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Psicopedagogo, Prefeitura de Piçarra PA, Instituto Ágata, 2025De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei nº 13.146/2015), capítulo IV do Direito à Educação, que trata da educação da pessoa com deficiência, assinale a única alternativa correta. ✂️ a) O sistema educacional inclusivo é assegurado apenas em alguns níveis de ensino, não sendo obrigatório em todas as modalidades. ✂️ b) É dever exclusivo do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, isentando a família e a sociedade dessa responsabilidade. ✂️ c) A oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, deve ocorrer em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. ✂️ d) As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas são incentivadas, mas não incluem materiais didáticos ou recursos de tecnologia assistiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 454Q898480 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O psicopedagogo pode atuar na identificação de dificuldades ou distúrbios que possam interferir no desenvolvimento dos estudantes. As práticas de atendimento psicopedagógico nesse sentido são diversas. Aponte a alternativa CORRETA sobre o atendimento nessa área. ✂️ a) Conversas preferenciamente com os amigos da criança acima da idade, no local de moradia, onde são relatadas preocupações e observações. ✂️ b) Uso de atividades pseudolúdicas. ✂️ c) Aplicação de testes e avaliações, como avaliação psicomotora, cognitiva, emocional e social, fonológica, da percepção visual, da linguagem oral e socioemocional. ✂️ d) Observação de estratégias para treinar habilidades inaptas do sujeito. ✂️ e) Constatação de instrumentos inversivos para conduzir o processo de reabilitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 455Q1073113 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar da Educação Especial, destaca o papel essencial da União nasuperação das desigualdades regionais no atendimento educacional especializado. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A responsabilidade pelo planejamento da oferta educacional para a população com deficiência é exclusiva dos municípios, já que estão mais próximos das comunidades. ✂️ b) O texto do PNE reconhece que o apoio da União deve ser proporcionalmente maior nas regiões com maiores déficits de atendimento educacional especializado. ✂️ c) A atuação da União deve se limitar à elaboração de diretrizes gerais, cabendo exclusivamente aos estados e municípios identificar e suprir déficits regionais de atendimento. ✂️ d) A expansão do atendimento à população com deficiência deve ocorrer de maneira uniforme em todo o território nacional, sem considerar as disparidades regionais. ✂️ e) O papel da União restringe-se ao financiamento, não havendo previsão de sua participação no planejamento ou direcionamento da expansão da oferta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 456Q1073115 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025Em contextos de atuação conjunta, como escolas, clínicas e instituições de apoio ao desenvolvimento, o psicopedagogo integra equipes multidisciplinares com o objetivo de compreender e intervir sobre dificuldades de aprendizagem. Considerando sua formação e campo de atuação, assinale a alternativa que melhor descreve o papel do psicopedagogo na equipe multidisciplinar: ✂️ a) O psicopedagogo atua como técnico aplicador de instrumentos padronizados de avaliação cognitiva, subordinando-se às diretrizes estabelecidas pelos profissionais da psicologia e fonoaudiologia. ✂️ b) Sua principal responsabilidade é a aplicação de conteúdos escolares, visando à recuperação imediata do rendimento acadêmico do sujeito atendido. ✂️ c) O psicopedagogo colabora na construção de um olhar ampliado sobre o sujeito, articulando aspectos cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos, sem se limitar a uma abordagem fragmentada do conhecimento. ✂️ d) O psicopedagogo atua na mediação entre a família e a escola, não realizando intervenções diretas com o sujeito em processo de avaliação ou acompanhamento. ✂️ e) Sua atuação é voltada para o diagnóstico clínico e prescrição terapêutica, cabendo-lhe definir condutas a serem seguidas pelos demais profissionais da equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 457Q1083120 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 89% das crianças brasileiras entre 9 e 10 anos já possuem acesso à Internet, o que reflete a crescente digitalização da infância no país. Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil (2024). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2024. São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/ Sobre os impactos da tecnologia digital no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, segundo a Psicopedagogia, é CORRETO afirmar que eles são: ✂️ a) sempre positivos. ✂️ b) neutros e irrelevantes no desenvolvimento da linguagem. ✂️ c) exclusivamente negativos nas regulações emocionais. ✂️ d) positivos e negativos, dependendo do uso. ✂️ e) passíveis de causar o aumento da empatia em ambientes escolares e familiares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 458Q981115 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Existem diferentes Teorias de aprendizagem que se incorporam aos espaços de atendimento. Dentre as alternativas abaixo, aponte a alternativa que não corresponde a nenhuma das referidas teorias, ou seja, marque a alternativa incorreta: ✂️ a) Empirismo. ✂️ b) Inatismo. ✂️ c) Interacionismo. ✂️ d) Behaviorismo. ✂️ e) Positivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 459Q979334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que indica o instrumento de rastreio, com aplicabilidade clínica e educacional, que verifica o desempenho de crianças do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita. ✂️ a) Teste de Desempenho Escolar. ✂️ b) Bateria de Avaliação Cognitiva de Leitura. ✂️ c) Protocolo Cognitivo–Linguístico. ✂️ d) Avaliação da Compreensão Leitora. ✂️ e) Exame de Linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 460Q895370 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024Parece relevante refletir em que medida as pesquisas brasileiras, sobre políticas educacionais, têm estabelecido interfaces e debates com a produção de conhecimentos sobre esse campo, que vem sendo desenvolvida nos países da América Latina e em outros continentes. A fim de constituir o avanço qualitativo do panorama teórico e empírico da análise de políticas, este cenário tem como objetivo contribuir para o campo: ✂️ a) Das relações entre política e justiça social. ✂️ b) Da análise de políticas educacionais. ✂️ c) Das políticas educacionais e políticas curriculares. ✂️ d) Do debate com a produção de conhecimento no campo da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 461Q897422 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024A relação entre a dificuldade escolar e os problemas emocionais é complexa e multifatorial. Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor compreensão dessa relação? ✂️ a) As dificuldades escolares são a causa principal dos problemas emocionais nas crianças. ✂️ b) Os problemas emocionais sempre levam às dificuldades escolares. ✂️ c) As dificuldades escolares e os problemas emocionais se influenciam mutuamente. ✂️ d) A dificuldade escolar é um sintoma isolado e não está relacionado aos problemas emocionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 462Q987034 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Um professor deseja criar uma atividade colaborativa para sua turma utilizando o Google Docs. Ele quer que todos os alunos contribuam para a produção de um documento sobre um determinado tema. Qual recurso do Google Docs ele deve utilizar para permitir que os alunos contribuam simultaneamente para o mesmo documento? ✂️ a) Compartilhamento do documento em PDF via e-mail; ✂️ b) Compartilhamento do documento via WhatsApp; ✂️ c) Compartilhamento do documento em uma rede social; ✂️ d) Permissão de edição compartilhada; ✂️ e) Salvamento do documento em um pen drive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 463Q988093 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação à teoria do desenvolvimento cognitivo proposta por Jean Piaget, considere os seguintes itens. I. Na fase pré-operacional, as crianças começam a dominar a linguagem e os nossos símbolos de comunicação. II. O estágio das operações formais é caracterizado pela capacidade de raciocínio abstrato e lógico. III. No estágio sensoriomotor há uma redução na capacidade sensorial e motora. IV. Na fase pré-operacional, as crianças são capazes de manipular mentalmente representações internas. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) somente I e II; ✂️ b) somente II e III; ✂️ c) somente I e III; ✂️ d) somente I, II e III; ✂️ e) todos estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 464Q1073104 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Psicopedagogia, conforme descrita em seu Código de Ética, é uma área de conhecimento e prática que articula os campos da Educação e da Saúde, com foco no processo de aprendizagem em seus múltiplos contextos. De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo, é correto afirmar que a Psicopedagogia: ✂️ a) Tem como foco exclusivo a atuação em consultórios e atendimento clínico individualizado. ✂️ b) Atua de forma interdisciplinar, considerando sujeitos e sistemas em suas relações com a aprendizagem em contextos familiares, escolares, institucionais e sociais. ✂️ c) Baseia-se apenas em teorias pedagógicas para orientar suas práticas educativas. ✂️ d) Tem como prioridade a aplicação de avaliações padronizadas para classificar os tipos de inteligência dos aprendizes. ✂️ e) Se limita à intervenção direta com alunos em dificuldades escolares, sem diálogo com a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 465Q1073109 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025Em um processo de avaliação psicopedagógica, a anamnese constitui um momento fundamental para a compreensão da queixa trazida. Trata-se de um instrumento que exige escuta atenta e interpretação das informações em diálogo com a teoria e o contexto do sujeito. Considerando as abordagens contemporâneas da Psicopedagogia, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A anamnese deve buscar dados objetivos sobre a trajetória escolar e familiar do sujeito, sendo preferencialmente estruturada para garantir maior controle e replicabilidade dos resultados. ✂️ b) Embora o vínculo estabelecido durante a anamnese seja importante, ele deve ser secundarizado para que o foco principal permaneça na coleta de dados clínicos que embasem a devolutiva. ✂️ c) A anamnese não se limita à escuta do adulto responsável, sendo recomendável que, sempre que possível, o próprio sujeito participe da entrevista, respeitando seu nível de desenvolvimento e linguagem. ✂️ d) A condução da anamnese deve priorizar a identificação de déficits e disfunções, uma vez que sua principal função é levantar indicadores clínicos para o diagnóstico psicopedagógico. ✂️ e) A principal contribuição da anamnese psicopedagógica é a validação das hipóteses formuladas a partir dos testes aplicados, funcionando como uma etapa de confirmação e fechamento do diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 466Q1073114 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras como um sistema linguístico legítimo. Com base no parágrafo único do Art. 1º da referida Lei, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Libras é um sistema codificado de sinais adaptados da Língua Portuguesa, utilizado para facilitar o acesso de pessoas surdas à linguagem oral. ✂️ b) A Libras é considerada uma linguagem corporal, sem estrutura gramatical definida, usada como ferramenta auxiliar de comunicação. ✂️ c) Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora, com gramática própria, desenvolvido pelas comunidades surdas do Brasil como forma de expressar ideias e fatos. ✂️ d) A Lei nº 10.436/2002 define Libras como uma forma terapêutica alternativa voltada à reabilitação comunicativa de indivíduos com deficiência auditiva. ✂️ e) Libras é um recurso comunicativo não-verbal que deve ser utilizado apenas em contextos educacionais, conforme regulamentação do Ministério da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 467Q975607 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025Considerando a compreensão histórica da Psicopedagogia, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objeto de estudo desse campo interdisciplinar: ✂️ a) A organização administrativa dos sistemas escolares, com ênfase nos aspectos legais e financeiros que afetam o desempenho acadêmico. ✂️ b) Os processos de socialização do sujeito na escola, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais. ✂️ c) O processo de aprendizagem humana, em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais, com foco na prevenção e na superação de dificuldades. ✂️ d) A aplicação de técnicas pedagógicas voltadas à elaboração de material didático inclusivo, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. ✂️ e) O acompanhamento do desempenho docente, com o objetivo de avaliar práticas de ensino sob a ótica da gestão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 468Q975609 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025A Epistemologia Convergente, proposta por Sara Paín, fornece uma base teórica importante para o processo diagnóstico na prática psicopedagógica. Com base nesse referencial, a Matriz do Pensamento Diagnóstico é utilizada como instrumento de análise e articulação de dados coletados durante a avaliação do sujeito. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um dos princípios que norteiam essa matriz. ✂️ a) A análise psicopedagógica deve priorizar a identificação de causas genéticas ou neurológicas da dificuldade de aprendizagem, baseando-se em exames médicos especializados. ✂️ b) A Matriz do Pensamento Diagnóstico organiza os dados do processo avaliativo em três eixos principais: estrutura cognitiva, afetividade e inserção social/escolar. ✂️ c) O foco central da matriz é a avaliação das técnicas pedagógicas aplicadas pela escola, considerando o desempenho dos professores como fator único de interferência na aprendizagem. ✂️ d) O eixo da afetividade limita-se à análise do comportamento do sujeito em sala de aula, desconsiderando aspectos inconscientes ou relacionais. ✂️ e) A Epistemologia Convergente entende o diagnóstico como um resultado estático e definitivo, permitindo ao psicopedagogo concluir o processo de avaliação com um parecer fechado e imutável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 469Q984641 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Apraxia. (2) Afasia. (3) Assomatognosia. ( ) Lóbulo parietal. ( ) Lóbulo temporal. ( ) Lóbulo frontal. ✂️ a) 3 − 2 − 1. ✂️ b) 2 − 1 − 3. ✂️ c) 1 − 2 − 3. ✂️ d) 3 − 1 − 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 470Q981128 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa correta: ✂️ a) Que essa terminologia não é mais utilizada, pois de fato nunca existiu. ✂️ b) Que se refere ao processo de perceber o conhecimento e os aprendizados como práticas sociais em curso e das formas de significá-las junto aos alunos na vida em sociedade. ✂️ c) Refere-se ao processo de formação inicial do professor, somente. ✂️ d) Trata de processo de educação social, área de espaços não escolares de Educação. ✂️ e) Refere-se ao movimento pelo reconhecimento da educação social como área pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
451Q906636 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Diversos autores da Psicologia apontam para a importância dos afetos no âmbito da aprendizagem. Sobre este tema, marque a alternativa correta. ✂️ a) A afetividade corrobora o processo de maturação individual, porém não social da pessoa. ✂️ b) O afeto é o elemento mais necessário para o desenvolvimento humano. ✂️ c) As funções afetivas e de inteligência, nascem da diversidade cultural, social, política e econômica. ✂️ d) Os fatores que mais contribuem para a efetividade da aprendizagem incluem: apresentação deestímulos corretos na faixa de desenvolvimento apropriada, estímulos nutricionais adequados; no âmbito global, a diminuição da desigualdade social, a afetividade pode colaborar, mas sem estudos suficientes para embasar tal afirmação. ✂️ e) A afetividade, não exerce interferências no funcionamento da inteligência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
452Q987028 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024O Artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece as diretrizes que os conteúdos curriculares da educação básica devem observar, dentre elas “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.” Isso quer dizer que: ✂️ a) os currículos devem incluir apenas disciplinas tradicionais como matemática, português e ciências; ✂️ b) a educação básica deve promover a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, integrando conteúdos que abordem justiça, igualdade e participação democrática; ✂️ c) a escola deve focar exclusivamente no desenvolvimento acadêmico dos alunos; ✂️ d) as escolas devem integrar ao currículo disciplinas técnicas e profissionalizantes, oficinas de capacitação e projetos que possibilitem o contato com o mundo do trabalho; ✂️ e) as escolas devem incentivar a prática esportiva por meio de aulas de educação física, campeonatos internos e programas extracurriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
453Q1081238 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Psicopedagogo, Prefeitura de Piçarra PA, Instituto Ágata, 2025De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei nº 13.146/2015), capítulo IV do Direito à Educação, que trata da educação da pessoa com deficiência, assinale a única alternativa correta. ✂️ a) O sistema educacional inclusivo é assegurado apenas em alguns níveis de ensino, não sendo obrigatório em todas as modalidades. ✂️ b) É dever exclusivo do Estado assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, isentando a família e a sociedade dessa responsabilidade. ✂️ c) A oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, deve ocorrer em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. ✂️ d) As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas são incentivadas, mas não incluem materiais didáticos ou recursos de tecnologia assistiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
454Q898480 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O psicopedagogo pode atuar na identificação de dificuldades ou distúrbios que possam interferir no desenvolvimento dos estudantes. As práticas de atendimento psicopedagógico nesse sentido são diversas. Aponte a alternativa CORRETA sobre o atendimento nessa área. ✂️ a) Conversas preferenciamente com os amigos da criança acima da idade, no local de moradia, onde são relatadas preocupações e observações. ✂️ b) Uso de atividades pseudolúdicas. ✂️ c) Aplicação de testes e avaliações, como avaliação psicomotora, cognitiva, emocional e social, fonológica, da percepção visual, da linguagem oral e socioemocional. ✂️ d) Observação de estratégias para treinar habilidades inaptas do sujeito. ✂️ e) Constatação de instrumentos inversivos para conduzir o processo de reabilitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
455Q1073113 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar da Educação Especial, destaca o papel essencial da União nasuperação das desigualdades regionais no atendimento educacional especializado. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A responsabilidade pelo planejamento da oferta educacional para a população com deficiência é exclusiva dos municípios, já que estão mais próximos das comunidades. ✂️ b) O texto do PNE reconhece que o apoio da União deve ser proporcionalmente maior nas regiões com maiores déficits de atendimento educacional especializado. ✂️ c) A atuação da União deve se limitar à elaboração de diretrizes gerais, cabendo exclusivamente aos estados e municípios identificar e suprir déficits regionais de atendimento. ✂️ d) A expansão do atendimento à população com deficiência deve ocorrer de maneira uniforme em todo o território nacional, sem considerar as disparidades regionais. ✂️ e) O papel da União restringe-se ao financiamento, não havendo previsão de sua participação no planejamento ou direcionamento da expansão da oferta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
456Q1073115 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025Em contextos de atuação conjunta, como escolas, clínicas e instituições de apoio ao desenvolvimento, o psicopedagogo integra equipes multidisciplinares com o objetivo de compreender e intervir sobre dificuldades de aprendizagem. Considerando sua formação e campo de atuação, assinale a alternativa que melhor descreve o papel do psicopedagogo na equipe multidisciplinar: ✂️ a) O psicopedagogo atua como técnico aplicador de instrumentos padronizados de avaliação cognitiva, subordinando-se às diretrizes estabelecidas pelos profissionais da psicologia e fonoaudiologia. ✂️ b) Sua principal responsabilidade é a aplicação de conteúdos escolares, visando à recuperação imediata do rendimento acadêmico do sujeito atendido. ✂️ c) O psicopedagogo colabora na construção de um olhar ampliado sobre o sujeito, articulando aspectos cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos, sem se limitar a uma abordagem fragmentada do conhecimento. ✂️ d) O psicopedagogo atua na mediação entre a família e a escola, não realizando intervenções diretas com o sujeito em processo de avaliação ou acompanhamento. ✂️ e) Sua atuação é voltada para o diagnóstico clínico e prescrição terapêutica, cabendo-lhe definir condutas a serem seguidas pelos demais profissionais da equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
457Q1083120 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 89% das crianças brasileiras entre 9 e 10 anos já possuem acesso à Internet, o que reflete a crescente digitalização da infância no país. Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil (2024). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2024. São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/ Sobre os impactos da tecnologia digital no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, segundo a Psicopedagogia, é CORRETO afirmar que eles são: ✂️ a) sempre positivos. ✂️ b) neutros e irrelevantes no desenvolvimento da linguagem. ✂️ c) exclusivamente negativos nas regulações emocionais. ✂️ d) positivos e negativos, dependendo do uso. ✂️ e) passíveis de causar o aumento da empatia em ambientes escolares e familiares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
458Q981115 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Existem diferentes Teorias de aprendizagem que se incorporam aos espaços de atendimento. Dentre as alternativas abaixo, aponte a alternativa que não corresponde a nenhuma das referidas teorias, ou seja, marque a alternativa incorreta: ✂️ a) Empirismo. ✂️ b) Inatismo. ✂️ c) Interacionismo. ✂️ d) Behaviorismo. ✂️ e) Positivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
459Q979334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que indica o instrumento de rastreio, com aplicabilidade clínica e educacional, que verifica o desempenho de crianças do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, em habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita. ✂️ a) Teste de Desempenho Escolar. ✂️ b) Bateria de Avaliação Cognitiva de Leitura. ✂️ c) Protocolo Cognitivo–Linguístico. ✂️ d) Avaliação da Compreensão Leitora. ✂️ e) Exame de Linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
460Q895370 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024Parece relevante refletir em que medida as pesquisas brasileiras, sobre políticas educacionais, têm estabelecido interfaces e debates com a produção de conhecimentos sobre esse campo, que vem sendo desenvolvida nos países da América Latina e em outros continentes. A fim de constituir o avanço qualitativo do panorama teórico e empírico da análise de políticas, este cenário tem como objetivo contribuir para o campo: ✂️ a) Das relações entre política e justiça social. ✂️ b) Da análise de políticas educacionais. ✂️ c) Das políticas educacionais e políticas curriculares. ✂️ d) Do debate com a produção de conhecimento no campo da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
461Q897422 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024A relação entre a dificuldade escolar e os problemas emocionais é complexa e multifatorial. Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor compreensão dessa relação? ✂️ a) As dificuldades escolares são a causa principal dos problemas emocionais nas crianças. ✂️ b) Os problemas emocionais sempre levam às dificuldades escolares. ✂️ c) As dificuldades escolares e os problemas emocionais se influenciam mutuamente. ✂️ d) A dificuldade escolar é um sintoma isolado e não está relacionado aos problemas emocionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
462Q987034 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Um professor deseja criar uma atividade colaborativa para sua turma utilizando o Google Docs. Ele quer que todos os alunos contribuam para a produção de um documento sobre um determinado tema. Qual recurso do Google Docs ele deve utilizar para permitir que os alunos contribuam simultaneamente para o mesmo documento? ✂️ a) Compartilhamento do documento em PDF via e-mail; ✂️ b) Compartilhamento do documento via WhatsApp; ✂️ c) Compartilhamento do documento em uma rede social; ✂️ d) Permissão de edição compartilhada; ✂️ e) Salvamento do documento em um pen drive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
463Q988093 | Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Em relação à teoria do desenvolvimento cognitivo proposta por Jean Piaget, considere os seguintes itens. I. Na fase pré-operacional, as crianças começam a dominar a linguagem e os nossos símbolos de comunicação. II. O estágio das operações formais é caracterizado pela capacidade de raciocínio abstrato e lógico. III. No estágio sensoriomotor há uma redução na capacidade sensorial e motora. IV. Na fase pré-operacional, as crianças são capazes de manipular mentalmente representações internas. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) somente I e II; ✂️ b) somente II e III; ✂️ c) somente I e III; ✂️ d) somente I, II e III; ✂️ e) todos estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
464Q1073104 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Psicopedagogia, conforme descrita em seu Código de Ética, é uma área de conhecimento e prática que articula os campos da Educação e da Saúde, com foco no processo de aprendizagem em seus múltiplos contextos. De acordo com o Código de Ética do Psicopedagogo, é correto afirmar que a Psicopedagogia: ✂️ a) Tem como foco exclusivo a atuação em consultórios e atendimento clínico individualizado. ✂️ b) Atua de forma interdisciplinar, considerando sujeitos e sistemas em suas relações com a aprendizagem em contextos familiares, escolares, institucionais e sociais. ✂️ c) Baseia-se apenas em teorias pedagógicas para orientar suas práticas educativas. ✂️ d) Tem como prioridade a aplicação de avaliações padronizadas para classificar os tipos de inteligência dos aprendizes. ✂️ e) Se limita à intervenção direta com alunos em dificuldades escolares, sem diálogo com a comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
465Q1073109 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025Em um processo de avaliação psicopedagógica, a anamnese constitui um momento fundamental para a compreensão da queixa trazida. Trata-se de um instrumento que exige escuta atenta e interpretação das informações em diálogo com a teoria e o contexto do sujeito. Considerando as abordagens contemporâneas da Psicopedagogia, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A anamnese deve buscar dados objetivos sobre a trajetória escolar e familiar do sujeito, sendo preferencialmente estruturada para garantir maior controle e replicabilidade dos resultados. ✂️ b) Embora o vínculo estabelecido durante a anamnese seja importante, ele deve ser secundarizado para que o foco principal permaneça na coleta de dados clínicos que embasem a devolutiva. ✂️ c) A anamnese não se limita à escuta do adulto responsável, sendo recomendável que, sempre que possível, o próprio sujeito participe da entrevista, respeitando seu nível de desenvolvimento e linguagem. ✂️ d) A condução da anamnese deve priorizar a identificação de déficits e disfunções, uma vez que sua principal função é levantar indicadores clínicos para o diagnóstico psicopedagógico. ✂️ e) A principal contribuição da anamnese psicopedagógica é a validação das hipóteses formuladas a partir dos testes aplicados, funcionando como uma etapa de confirmação e fechamento do diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
466Q1073114 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras como um sistema linguístico legítimo. Com base no parágrafo único do Art. 1º da referida Lei, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Libras é um sistema codificado de sinais adaptados da Língua Portuguesa, utilizado para facilitar o acesso de pessoas surdas à linguagem oral. ✂️ b) A Libras é considerada uma linguagem corporal, sem estrutura gramatical definida, usada como ferramenta auxiliar de comunicação. ✂️ c) Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora, com gramática própria, desenvolvido pelas comunidades surdas do Brasil como forma de expressar ideias e fatos. ✂️ d) A Lei nº 10.436/2002 define Libras como uma forma terapêutica alternativa voltada à reabilitação comunicativa de indivíduos com deficiência auditiva. ✂️ e) Libras é um recurso comunicativo não-verbal que deve ser utilizado apenas em contextos educacionais, conforme regulamentação do Ministério da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
467Q975607 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025Considerando a compreensão histórica da Psicopedagogia, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objeto de estudo desse campo interdisciplinar: ✂️ a) A organização administrativa dos sistemas escolares, com ênfase nos aspectos legais e financeiros que afetam o desempenho acadêmico. ✂️ b) Os processos de socialização do sujeito na escola, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais. ✂️ c) O processo de aprendizagem humana, em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais, com foco na prevenção e na superação de dificuldades. ✂️ d) A aplicação de técnicas pedagógicas voltadas à elaboração de material didático inclusivo, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. ✂️ e) O acompanhamento do desempenho docente, com o objetivo de avaliar práticas de ensino sob a ótica da gestão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
468Q975609 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025A Epistemologia Convergente, proposta por Sara Paín, fornece uma base teórica importante para o processo diagnóstico na prática psicopedagógica. Com base nesse referencial, a Matriz do Pensamento Diagnóstico é utilizada como instrumento de análise e articulação de dados coletados durante a avaliação do sujeito. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um dos princípios que norteiam essa matriz. ✂️ a) A análise psicopedagógica deve priorizar a identificação de causas genéticas ou neurológicas da dificuldade de aprendizagem, baseando-se em exames médicos especializados. ✂️ b) A Matriz do Pensamento Diagnóstico organiza os dados do processo avaliativo em três eixos principais: estrutura cognitiva, afetividade e inserção social/escolar. ✂️ c) O foco central da matriz é a avaliação das técnicas pedagógicas aplicadas pela escola, considerando o desempenho dos professores como fator único de interferência na aprendizagem. ✂️ d) O eixo da afetividade limita-se à análise do comportamento do sujeito em sala de aula, desconsiderando aspectos inconscientes ou relacionais. ✂️ e) A Epistemologia Convergente entende o diagnóstico como um resultado estático e definitivo, permitindo ao psicopedagogo concluir o processo de avaliação com um parecer fechado e imutável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
469Q984641 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Apraxia. (2) Afasia. (3) Assomatognosia. ( ) Lóbulo parietal. ( ) Lóbulo temporal. ( ) Lóbulo frontal. ✂️ a) 3 − 2 − 1. ✂️ b) 2 − 1 − 3. ✂️ c) 1 − 2 − 3. ✂️ d) 3 − 1 − 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
470Q981128 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa correta: ✂️ a) Que essa terminologia não é mais utilizada, pois de fato nunca existiu. ✂️ b) Que se refere ao processo de perceber o conhecimento e os aprendizados como práticas sociais em curso e das formas de significá-las junto aos alunos na vida em sociedade. ✂️ c) Refere-se ao processo de formação inicial do professor, somente. ✂️ d) Trata de processo de educação social, área de espaços não escolares de Educação. ✂️ e) Refere-se ao movimento pelo reconhecimento da educação social como área pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro