Início Questões de Concursos Psicopedagogo Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Psicopedagogo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 461Q987034 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Um professor deseja criar uma atividade colaborativa para sua turma utilizando o Google Docs. Ele quer que todos os alunos contribuam para a produção de um documento sobre um determinado tema. Qual recurso do Google Docs ele deve utilizar para permitir que os alunos contribuam simultaneamente para o mesmo documento? ✂️ a) Compartilhamento do documento em PDF via e-mail; ✂️ b) Compartilhamento do documento via WhatsApp; ✂️ c) Compartilhamento do documento em uma rede social; ✂️ d) Permissão de edição compartilhada; ✂️ e) Salvamento do documento em um pen drive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 462Q898480 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O psicopedagogo pode atuar na identificação de dificuldades ou distúrbios que possam interferir no desenvolvimento dos estudantes. As práticas de atendimento psicopedagógico nesse sentido são diversas. Aponte a alternativa CORRETA sobre o atendimento nessa área. ✂️ a) Conversas preferenciamente com os amigos da criança acima da idade, no local de moradia, onde são relatadas preocupações e observações. ✂️ b) Uso de atividades pseudolúdicas. ✂️ c) Aplicação de testes e avaliações, como avaliação psicomotora, cognitiva, emocional e social, fonológica, da percepção visual, da linguagem oral e socioemocional. ✂️ d) Observação de estratégias para treinar habilidades inaptas do sujeito. ✂️ e) Constatação de instrumentos inversivos para conduzir o processo de reabilitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 463Q1073109 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025Em um processo de avaliação psicopedagógica, a anamnese constitui um momento fundamental para a compreensão da queixa trazida. Trata-se de um instrumento que exige escuta atenta e interpretação das informações em diálogo com a teoria e o contexto do sujeito. Considerando as abordagens contemporâneas da Psicopedagogia, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A anamnese deve buscar dados objetivos sobre a trajetória escolar e familiar do sujeito, sendo preferencialmente estruturada para garantir maior controle e replicabilidade dos resultados. ✂️ b) Embora o vínculo estabelecido durante a anamnese seja importante, ele deve ser secundarizado para que o foco principal permaneça na coleta de dados clínicos que embasem a devolutiva. ✂️ c) A anamnese não se limita à escuta do adulto responsável, sendo recomendável que, sempre que possível, o próprio sujeito participe da entrevista, respeitando seu nível de desenvolvimento e linguagem. ✂️ d) A condução da anamnese deve priorizar a identificação de déficits e disfunções, uma vez que sua principal função é levantar indicadores clínicos para o diagnóstico psicopedagógico. ✂️ e) A principal contribuição da anamnese psicopedagógica é a validação das hipóteses formuladas a partir dos testes aplicados, funcionando como uma etapa de confirmação e fechamento do diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 464Q1073114 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras como um sistema linguístico legítimo. Com base no parágrafo único do Art. 1º da referida Lei, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Libras é um sistema codificado de sinais adaptados da Língua Portuguesa, utilizado para facilitar o acesso de pessoas surdas à linguagem oral. ✂️ b) A Libras é considerada uma linguagem corporal, sem estrutura gramatical definida, usada como ferramenta auxiliar de comunicação. ✂️ c) Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora, com gramática própria, desenvolvido pelas comunidades surdas do Brasil como forma de expressar ideias e fatos. ✂️ d) A Lei nº 10.436/2002 define Libras como uma forma terapêutica alternativa voltada à reabilitação comunicativa de indivíduos com deficiência auditiva. ✂️ e) Libras é um recurso comunicativo não-verbal que deve ser utilizado apenas em contextos educacionais, conforme regulamentação do Ministério da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 465Q1083120 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 89% das crianças brasileiras entre 9 e 10 anos já possuem acesso à Internet, o que reflete a crescente digitalização da infância no país. Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil (2024). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2024. São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/ Sobre os impactos da tecnologia digital no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, segundo a Psicopedagogia, é CORRETO afirmar que eles são: ✂️ a) sempre positivos. ✂️ b) neutros e irrelevantes no desenvolvimento da linguagem. ✂️ c) exclusivamente negativos nas regulações emocionais. ✂️ d) positivos e negativos, dependendo do uso. ✂️ e) passíveis de causar o aumento da empatia em ambientes escolares e familiares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 466Q1083121 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025É CORRETO afirmar que um protocolo de avaliação que articula Piaget e Visca deveria incluir, preferencialmente: ✂️ a) tarefas de seriamento e classificação, análise do erro e leitura de indicadores afetivos. ✂️ b) apenas testes de QI e memória operacional. ✂️ c) observação em sala sem atividades estruturadas. ✂️ d) exclusivamente ditado e cópia para medir ortografia. ✂️ e) aplicação de provas escolares padronizadas como único instrumento de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 467Q975609 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025A Epistemologia Convergente, proposta por Sara Paín, fornece uma base teórica importante para o processo diagnóstico na prática psicopedagógica. Com base nesse referencial, a Matriz do Pensamento Diagnóstico é utilizada como instrumento de análise e articulação de dados coletados durante a avaliação do sujeito. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um dos princípios que norteiam essa matriz. ✂️ a) A análise psicopedagógica deve priorizar a identificação de causas genéticas ou neurológicas da dificuldade de aprendizagem, baseando-se em exames médicos especializados. ✂️ b) A Matriz do Pensamento Diagnóstico organiza os dados do processo avaliativo em três eixos principais: estrutura cognitiva, afetividade e inserção social/escolar. ✂️ c) O foco central da matriz é a avaliação das técnicas pedagógicas aplicadas pela escola, considerando o desempenho dos professores como fator único de interferência na aprendizagem. ✂️ d) O eixo da afetividade limita-se à análise do comportamento do sujeito em sala de aula, desconsiderando aspectos inconscientes ou relacionais. ✂️ e) A Epistemologia Convergente entende o diagnóstico como um resultado estático e definitivo, permitindo ao psicopedagogo concluir o processo de avaliação com um parecer fechado e imutável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 468Q984641 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Apraxia. (2) Afasia. (3) Assomatognosia. ( ) Lóbulo parietal. ( ) Lóbulo temporal. ( ) Lóbulo frontal. ✂️ a) 3 − 2 − 1. ✂️ b) 2 − 1 − 3. ✂️ c) 1 − 2 − 3. ✂️ d) 3 − 1 − 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 469Q994160 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Ao abordar a avaliação psicopedagógica, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a avaliação psicopedagógica visa apenas à identificação de déficits e dificuldades de aprendizagem, não oferecendo subsídios para a intervenção e o planejamento pedagógico; ✂️ b) a avaliação psicopedagógica é um processo único e isolado, não demandando revisões ou atualizações ao longo do tempo; ✂️ c) instrumentos projetivos, como testes de personalidade, são raramente utilizados na avaliação psicopedagógica; ✂️ d) a observação direta, entrevistas e a aplicação de testes são algumas das técnicas utilizadas na avaliação psicopedagógica para compreender o perfil cognitivo e emocional do indivíduo; ✂️ e) a avaliação psicopedagógica é exclusivamente centrada nas dificuldades do aprendiz, não considerando fatores emocionais, sociais ou ambientais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 470Q979336 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A habilidade cognitiva de planejar requer que o sujeito seja capaz de planejar mentalmente a situação almejada e, ao mesmo tempo traçar os objetivos para concluir a tarefa. Determinado instrumento, para avaliar o planejamento, propõe como tarefa a transposição de esferas coloridas, uma por vez, a partir de uma posição inicial fixa, de modo a alcançar diferentes disposições finais de acordo com a posição de uma figura mostrada no papel. Trata-se ✂️ a) do Teste de Trilhas. ✂️ b) do Teste de Atenção por Cancelamento. ✂️ c) da Tarefa Span de Blocos. ✂️ d) do Teste da Torre de Londres. ✂️ e) do Teste Infantil de Nomeação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 471Q981131 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Constituem-se propostas de inclusão e atendimento educacional legalmente reconhecida e que contribui com a formação de crianças que apresentam qualquer particularidade em seu processo de aprendizagem, exceto: ✂️ a) Avaliação individualizada, baseada em princípios e métodos que atendam as peculiaridades que cada caso exige. ✂️ b) Ensino colaborativo. ✂️ c) Adaptação e flexibilização curricular. ✂️ d) Encaminhamentos em rede de atendimento. ✂️ e) Separação por nível de aprendizagem, buscando deixar evidente que aquele grupo de alunos(as) não possuem o conhecimento mínimo necessário na modalidade em que se encontram. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 472Q897422 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024A relação entre a dificuldade escolar e os problemas emocionais é complexa e multifatorial. Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor compreensão dessa relação? ✂️ a) As dificuldades escolares são a causa principal dos problemas emocionais nas crianças. ✂️ b) Os problemas emocionais sempre levam às dificuldades escolares. ✂️ c) As dificuldades escolares e os problemas emocionais se influenciam mutuamente. ✂️ d) A dificuldade escolar é um sintoma isolado e não está relacionado aos problemas emocionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 473Q987031 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Resolução n° 4/2009), uma escola pretende promover a inclusão de um aluno com deficiência visual em uma atividade esportiva de equipe. Para garantir a participação desse aluno, qual medida mais eficaz de inclusão a escola deve adotar? ✂️ a) Fornecer ao aluno apenas materiais escritos em Braille para aprender as regras do jogo; ✂️ b) Providenciar exclusivamente o acesso físico do aluno ao local da prática esportiva; ✂️ c) Adaptar as regras do jogo e os equipamentos esportivos; ✂️ d) Designar um assistente exclusivo para auxiliar o aluno durante as atividades esportivas; ✂️ e) Combinar com os demais alunos que ajudem o aluno com deficiência visual durante o jogo e diminuam o padrão de desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 474Q1083122 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar que se fundamenta em diversas ciências para compreender o processo de aprendizagem. É CORRETO afirmar que uma dessas ciências e sua contribuição para a prática psicopedagógica seriam, respectivamente: ✂️ a) a Psicologia, que contribui para a Psicopedagogia ao oferecer subsídios sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do sujeito. ✂️ b) a Biologia, por meio da análise genética. É a única base da Psicopedagogia, pois determina o potencial de aprendizagem do sujeito. ✂️ c) a Matemática, principal ciência da Psicopedagogia, que permite medir o desempenho escolar com precisão. ✂️ d) a Geografia, que fundamenta a Psicopedagogia ao explicar os mapas mentais usados na aprendizagem. ✂️ e) a Química, usada na Psicopedagogia para diagnosticar dificuldades de aprendizagem por meio de reações neuroquímicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 475Q975607 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025Considerando a compreensão histórica da Psicopedagogia, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objeto de estudo desse campo interdisciplinar: ✂️ a) A organização administrativa dos sistemas escolares, com ênfase nos aspectos legais e financeiros que afetam o desempenho acadêmico. ✂️ b) Os processos de socialização do sujeito na escola, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais. ✂️ c) O processo de aprendizagem humana, em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais, com foco na prevenção e na superação de dificuldades. ✂️ d) A aplicação de técnicas pedagógicas voltadas à elaboração de material didático inclusivo, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. ✂️ e) O acompanhamento do desempenho docente, com o objetivo de avaliar práticas de ensino sob a ótica da gestão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 476Q981128 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa correta: ✂️ a) Que essa terminologia não é mais utilizada, pois de fato nunca existiu. ✂️ b) Que se refere ao processo de perceber o conhecimento e os aprendizados como práticas sociais em curso e das formas de significá-las junto aos alunos na vida em sociedade. ✂️ c) Refere-se ao processo de formação inicial do professor, somente. ✂️ d) Trata de processo de educação social, área de espaços não escolares de Educação. ✂️ e) Refere-se ao movimento pelo reconhecimento da educação social como área pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 477Q988102 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante da atuação do psicopedagogo institucional em escolas e instituições educacionais, avalie os itens abaixo. I. O psicopedagogo institucional concentra-se principalmente na intervenção individual, deixando em segundo plano a análise dos processos grupais e institucionais. II. Sua atuação inclui a promoção de estratégias preventivas, visando identificar precocemente possíveis dificuldades de aprendizagem e proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo. III. O psicopedagogo institucional não tem a responsabilidade de dialogar com a equipe docente, uma vez que sua atuação se restringe à esfera da psicologia. IV. A Psicopedagogia Institucional desconsidera a importância da interdisciplinaridade, não promovendo o diálogo e a colaboração entre profissionais de diferentes áreas. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) somente II; ✂️ b) somente II e III; ✂️ c) somente I, II e III; ✂️ d) somente II, III e IV; ✂️ e) todos estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 478Q1073106 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Constituição de 1988 define a educação como um dos direitos fundamentais da cidadania, estabelecendo seus princípios e responsabilidades. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação: ✂️ a) É atribuição exclusiva da família. ✂️ b) Está restrita ao ensino obrigatório dos 4 aos 17 anos. ✂️ c) É dever do Estado e da família, e visa o pleno desenvolvimento da pessoa e sua preparação para o exercício da cidadania. ✂️ d) É facultativa nos ensinos infantil e médio. ✂️ e) Pode ser oferecida de forma seletiva conforme o desempenho escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 479Q1073111 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025O diagnóstico psicopedagógico é um processo investigativo que visa compreender o sujeito em sua relação com a aprendizagem, sendo conduzido de maneira contextualizada e interdisciplinar. A prática diagnóstica pode ocorrer em diferentes espaços – como o clínico, o institucional e o preventivo – e requer fundamentos teóricos sólidos que sustentem suas finalidades e procedimentos. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O diagnóstico psicopedagógico, no contexto institucional, tem como objetivo principal identificar alunos com transtornos de aprendizagem para encaminhamento clínico externo. ✂️ b) No contexto clínico, o diagnóstico psicopedagógico busca exclusivamente avaliar o desempenho do sujeito frente a tarefas escolares, a fim de prescrever atividades compensatórias. ✂️ c) O diagnóstico preventivo é próprio da atuação clínica, sendo aplicado apenas em casos de risco de fracasso escolar já identificado por testes psicométricos. ✂️ d) Em qualquer contexto, o diagnóstico psicopedagógico fundamenta-se em uma abordagem compreensiva, considerando a história do sujeito, seus vínculos afetivos e o ambiente em que está inserido. ✂️ e) O diagnóstico psicopedagógico, por estar voltado à área educacional, desconsidera aspectos emocionais e afetivos, priorizando apenas os dados escolares objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 480Q1083119 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025Ao implantar um programa de promoção da saúde mental na escola em parceria com o CAPS/CAPSi, o primeiro passo ético-pedagógico do psicopedagogo é: ✂️ a) realizar escuta qualificada da comunidade escolar para identificar demandas e construir o programa de forma participativa. ✂️ b) aplicar testes psicológicos para diagnosticar transtornos mentais entre os alunos. ✂️ c) treinar os professores para identificar e encaminhar casos de transtornos mentais. ✂️ d) implantar protocolos clínicos de atendimento psicológico dentro da escola. ✂️ e) selecionar alunos com baixo rendimento para iniciar o programa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
461Q987034 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Um professor deseja criar uma atividade colaborativa para sua turma utilizando o Google Docs. Ele quer que todos os alunos contribuam para a produção de um documento sobre um determinado tema. Qual recurso do Google Docs ele deve utilizar para permitir que os alunos contribuam simultaneamente para o mesmo documento? ✂️ a) Compartilhamento do documento em PDF via e-mail; ✂️ b) Compartilhamento do documento via WhatsApp; ✂️ c) Compartilhamento do documento em uma rede social; ✂️ d) Permissão de edição compartilhada; ✂️ e) Salvamento do documento em um pen drive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
462Q898480 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024O psicopedagogo pode atuar na identificação de dificuldades ou distúrbios que possam interferir no desenvolvimento dos estudantes. As práticas de atendimento psicopedagógico nesse sentido são diversas. Aponte a alternativa CORRETA sobre o atendimento nessa área. ✂️ a) Conversas preferenciamente com os amigos da criança acima da idade, no local de moradia, onde são relatadas preocupações e observações. ✂️ b) Uso de atividades pseudolúdicas. ✂️ c) Aplicação de testes e avaliações, como avaliação psicomotora, cognitiva, emocional e social, fonológica, da percepção visual, da linguagem oral e socioemocional. ✂️ d) Observação de estratégias para treinar habilidades inaptas do sujeito. ✂️ e) Constatação de instrumentos inversivos para conduzir o processo de reabilitação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
463Q1073109 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025Em um processo de avaliação psicopedagógica, a anamnese constitui um momento fundamental para a compreensão da queixa trazida. Trata-se de um instrumento que exige escuta atenta e interpretação das informações em diálogo com a teoria e o contexto do sujeito. Considerando as abordagens contemporâneas da Psicopedagogia, assinale a alternativa correta: ✂️ a) A anamnese deve buscar dados objetivos sobre a trajetória escolar e familiar do sujeito, sendo preferencialmente estruturada para garantir maior controle e replicabilidade dos resultados. ✂️ b) Embora o vínculo estabelecido durante a anamnese seja importante, ele deve ser secundarizado para que o foco principal permaneça na coleta de dados clínicos que embasem a devolutiva. ✂️ c) A anamnese não se limita à escuta do adulto responsável, sendo recomendável que, sempre que possível, o próprio sujeito participe da entrevista, respeitando seu nível de desenvolvimento e linguagem. ✂️ d) A condução da anamnese deve priorizar a identificação de déficits e disfunções, uma vez que sua principal função é levantar indicadores clínicos para o diagnóstico psicopedagógico. ✂️ e) A principal contribuição da anamnese psicopedagógica é a validação das hipóteses formuladas a partir dos testes aplicados, funcionando como uma etapa de confirmação e fechamento do diagnóstico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
464Q1073114 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras como um sistema linguístico legítimo. Com base no parágrafo único do Art. 1º da referida Lei, assinale a alternativa correta: ✂️ a) Libras é um sistema codificado de sinais adaptados da Língua Portuguesa, utilizado para facilitar o acesso de pessoas surdas à linguagem oral. ✂️ b) A Libras é considerada uma linguagem corporal, sem estrutura gramatical definida, usada como ferramenta auxiliar de comunicação. ✂️ c) Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora, com gramática própria, desenvolvido pelas comunidades surdas do Brasil como forma de expressar ideias e fatos. ✂️ d) A Lei nº 10.436/2002 define Libras como uma forma terapêutica alternativa voltada à reabilitação comunicativa de indivíduos com deficiência auditiva. ✂️ e) Libras é um recurso comunicativo não-verbal que deve ser utilizado apenas em contextos educacionais, conforme regulamentação do Ministério da Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
465Q1083120 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 89% das crianças brasileiras entre 9 e 10 anos já possuem acesso à Internet, o que reflete a crescente digitalização da infância no país. Fonte: Comitê Gestor da Internet no Brasil (2024). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2024. São Paulo: CGI.br. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/ Sobre os impactos da tecnologia digital no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, segundo a Psicopedagogia, é CORRETO afirmar que eles são: ✂️ a) sempre positivos. ✂️ b) neutros e irrelevantes no desenvolvimento da linguagem. ✂️ c) exclusivamente negativos nas regulações emocionais. ✂️ d) positivos e negativos, dependendo do uso. ✂️ e) passíveis de causar o aumento da empatia em ambientes escolares e familiares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
466Q1083121 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025É CORRETO afirmar que um protocolo de avaliação que articula Piaget e Visca deveria incluir, preferencialmente: ✂️ a) tarefas de seriamento e classificação, análise do erro e leitura de indicadores afetivos. ✂️ b) apenas testes de QI e memória operacional. ✂️ c) observação em sala sem atividades estruturadas. ✂️ d) exclusivamente ditado e cópia para medir ortografia. ✂️ e) aplicação de provas escolares padronizadas como único instrumento de avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
467Q975609 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025A Epistemologia Convergente, proposta por Sara Paín, fornece uma base teórica importante para o processo diagnóstico na prática psicopedagógica. Com base nesse referencial, a Matriz do Pensamento Diagnóstico é utilizada como instrumento de análise e articulação de dados coletados durante a avaliação do sujeito. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um dos princípios que norteiam essa matriz. ✂️ a) A análise psicopedagógica deve priorizar a identificação de causas genéticas ou neurológicas da dificuldade de aprendizagem, baseando-se em exames médicos especializados. ✂️ b) A Matriz do Pensamento Diagnóstico organiza os dados do processo avaliativo em três eixos principais: estrutura cognitiva, afetividade e inserção social/escolar. ✂️ c) O foco central da matriz é a avaliação das técnicas pedagógicas aplicadas pela escola, considerando o desempenho dos professores como fator único de interferência na aprendizagem. ✂️ d) O eixo da afetividade limita-se à análise do comportamento do sujeito em sala de aula, desconsiderando aspectos inconscientes ou relacionais. ✂️ e) A Epistemologia Convergente entende o diagnóstico como um resultado estático e definitivo, permitindo ao psicopedagogo concluir o processo de avaliação com um parecer fechado e imutável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
468Q984641 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025A observação clínica das diferentes desintegrações da imagem do corpo pode ajudar a ver e a compreender melhor o desenvolvimento humano e, implicitamente, os diversos tipos de aprendizagens não simbólicas e simbólicas, não verbais e verbais, tendo em consideração os dois grandes sistemas neurofuncionais hemisféricos. Sobre algumas síndromes e suas localizações cerebrais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. (1) Apraxia. (2) Afasia. (3) Assomatognosia. ( ) Lóbulo parietal. ( ) Lóbulo temporal. ( ) Lóbulo frontal. ✂️ a) 3 − 2 − 1. ✂️ b) 2 − 1 − 3. ✂️ c) 1 − 2 − 3. ✂️ d) 3 − 1 − 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
469Q994160 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Ao abordar a avaliação psicopedagógica, assinale a alternativa CORRETA: ✂️ a) a avaliação psicopedagógica visa apenas à identificação de déficits e dificuldades de aprendizagem, não oferecendo subsídios para a intervenção e o planejamento pedagógico; ✂️ b) a avaliação psicopedagógica é um processo único e isolado, não demandando revisões ou atualizações ao longo do tempo; ✂️ c) instrumentos projetivos, como testes de personalidade, são raramente utilizados na avaliação psicopedagógica; ✂️ d) a observação direta, entrevistas e a aplicação de testes são algumas das técnicas utilizadas na avaliação psicopedagógica para compreender o perfil cognitivo e emocional do indivíduo; ✂️ e) a avaliação psicopedagógica é exclusivamente centrada nas dificuldades do aprendiz, não considerando fatores emocionais, sociais ou ambientais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
470Q979336 | Psicologia, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A habilidade cognitiva de planejar requer que o sujeito seja capaz de planejar mentalmente a situação almejada e, ao mesmo tempo traçar os objetivos para concluir a tarefa. Determinado instrumento, para avaliar o planejamento, propõe como tarefa a transposição de esferas coloridas, uma por vez, a partir de uma posição inicial fixa, de modo a alcançar diferentes disposições finais de acordo com a posição de uma figura mostrada no papel. Trata-se ✂️ a) do Teste de Trilhas. ✂️ b) do Teste de Atenção por Cancelamento. ✂️ c) da Tarefa Span de Blocos. ✂️ d) do Teste da Torre de Londres. ✂️ e) do Teste Infantil de Nomeação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
471Q981131 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Constituem-se propostas de inclusão e atendimento educacional legalmente reconhecida e que contribui com a formação de crianças que apresentam qualquer particularidade em seu processo de aprendizagem, exceto: ✂️ a) Avaliação individualizada, baseada em princípios e métodos que atendam as peculiaridades que cada caso exige. ✂️ b) Ensino colaborativo. ✂️ c) Adaptação e flexibilização curricular. ✂️ d) Encaminhamentos em rede de atendimento. ✂️ e) Separação por nível de aprendizagem, buscando deixar evidente que aquele grupo de alunos(as) não possuem o conhecimento mínimo necessário na modalidade em que se encontram. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
472Q897422 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024A relação entre a dificuldade escolar e os problemas emocionais é complexa e multifatorial. Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor compreensão dessa relação? ✂️ a) As dificuldades escolares são a causa principal dos problemas emocionais nas crianças. ✂️ b) Os problemas emocionais sempre levam às dificuldades escolares. ✂️ c) As dificuldades escolares e os problemas emocionais se influenciam mutuamente. ✂️ d) A dificuldade escolar é um sintoma isolado e não está relacionado aos problemas emocionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
473Q987031 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024Na perspectiva da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Resolução n° 4/2009), uma escola pretende promover a inclusão de um aluno com deficiência visual em uma atividade esportiva de equipe. Para garantir a participação desse aluno, qual medida mais eficaz de inclusão a escola deve adotar? ✂️ a) Fornecer ao aluno apenas materiais escritos em Braille para aprender as regras do jogo; ✂️ b) Providenciar exclusivamente o acesso físico do aluno ao local da prática esportiva; ✂️ c) Adaptar as regras do jogo e os equipamentos esportivos; ✂️ d) Designar um assistente exclusivo para auxiliar o aluno durante as atividades esportivas; ✂️ e) Combinar com os demais alunos que ajudem o aluno com deficiência visual durante o jogo e diminuam o padrão de desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
474Q1083122 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar que se fundamenta em diversas ciências para compreender o processo de aprendizagem. É CORRETO afirmar que uma dessas ciências e sua contribuição para a prática psicopedagógica seriam, respectivamente: ✂️ a) a Psicologia, que contribui para a Psicopedagogia ao oferecer subsídios sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do sujeito. ✂️ b) a Biologia, por meio da análise genética. É a única base da Psicopedagogia, pois determina o potencial de aprendizagem do sujeito. ✂️ c) a Matemática, principal ciência da Psicopedagogia, que permite medir o desempenho escolar com precisão. ✂️ d) a Geografia, que fundamenta a Psicopedagogia ao explicar os mapas mentais usados na aprendizagem. ✂️ e) a Química, usada na Psicopedagogia para diagnosticar dificuldades de aprendizagem por meio de reações neuroquímicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
475Q975607 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025Considerando a compreensão histórica da Psicopedagogia, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o objeto de estudo desse campo interdisciplinar: ✂️ a) A organização administrativa dos sistemas escolares, com ênfase nos aspectos legais e financeiros que afetam o desempenho acadêmico. ✂️ b) Os processos de socialização do sujeito na escola, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de competências sociais e emocionais. ✂️ c) O processo de aprendizagem humana, em suas dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais, com foco na prevenção e na superação de dificuldades. ✂️ d) A aplicação de técnicas pedagógicas voltadas à elaboração de material didático inclusivo, com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. ✂️ e) O acompanhamento do desempenho docente, com o objetivo de avaliar práticas de ensino sob a ótica da gestão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
476Q981128 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025Sobre a função social da escola, podemos apontar como alternativa correta: ✂️ a) Que essa terminologia não é mais utilizada, pois de fato nunca existiu. ✂️ b) Que se refere ao processo de perceber o conhecimento e os aprendizados como práticas sociais em curso e das formas de significá-las junto aos alunos na vida em sociedade. ✂️ c) Refere-se ao processo de formação inicial do professor, somente. ✂️ d) Trata de processo de educação social, área de espaços não escolares de Educação. ✂️ e) Refere-se ao movimento pelo reconhecimento da educação social como área pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
477Q988102 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante da atuação do psicopedagogo institucional em escolas e instituições educacionais, avalie os itens abaixo. I. O psicopedagogo institucional concentra-se principalmente na intervenção individual, deixando em segundo plano a análise dos processos grupais e institucionais. II. Sua atuação inclui a promoção de estratégias preventivas, visando identificar precocemente possíveis dificuldades de aprendizagem e proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo. III. O psicopedagogo institucional não tem a responsabilidade de dialogar com a equipe docente, uma vez que sua atuação se restringe à esfera da psicologia. IV. A Psicopedagogia Institucional desconsidera a importância da interdisciplinaridade, não promovendo o diálogo e a colaboração entre profissionais de diferentes áreas. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) somente II; ✂️ b) somente II e III; ✂️ c) somente I, II e III; ✂️ d) somente II, III e IV; ✂️ e) todos estão corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
478Q1073106 | Pedagogia, Legislação da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025A Constituição de 1988 define a educação como um dos direitos fundamentais da cidadania, estabelecendo seus princípios e responsabilidades. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação: ✂️ a) É atribuição exclusiva da família. ✂️ b) Está restrita ao ensino obrigatório dos 4 aos 17 anos. ✂️ c) É dever do Estado e da família, e visa o pleno desenvolvimento da pessoa e sua preparação para o exercício da cidadania. ✂️ d) É facultativa nos ensinos infantil e médio. ✂️ e) Pode ser oferecida de forma seletiva conforme o desempenho escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
479Q1073111 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025O diagnóstico psicopedagógico é um processo investigativo que visa compreender o sujeito em sua relação com a aprendizagem, sendo conduzido de maneira contextualizada e interdisciplinar. A prática diagnóstica pode ocorrer em diferentes espaços – como o clínico, o institucional e o preventivo – e requer fundamentos teóricos sólidos que sustentem suas finalidades e procedimentos. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O diagnóstico psicopedagógico, no contexto institucional, tem como objetivo principal identificar alunos com transtornos de aprendizagem para encaminhamento clínico externo. ✂️ b) No contexto clínico, o diagnóstico psicopedagógico busca exclusivamente avaliar o desempenho do sujeito frente a tarefas escolares, a fim de prescrever atividades compensatórias. ✂️ c) O diagnóstico preventivo é próprio da atuação clínica, sendo aplicado apenas em casos de risco de fracasso escolar já identificado por testes psicométricos. ✂️ d) Em qualquer contexto, o diagnóstico psicopedagógico fundamenta-se em uma abordagem compreensiva, considerando a história do sujeito, seus vínculos afetivos e o ambiente em que está inserido. ✂️ e) O diagnóstico psicopedagógico, por estar voltado à área educacional, desconsidera aspectos emocionais e afetivos, priorizando apenas os dados escolares objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
480Q1083119 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025Ao implantar um programa de promoção da saúde mental na escola em parceria com o CAPS/CAPSi, o primeiro passo ético-pedagógico do psicopedagogo é: ✂️ a) realizar escuta qualificada da comunidade escolar para identificar demandas e construir o programa de forma participativa. ✂️ b) aplicar testes psicológicos para diagnosticar transtornos mentais entre os alunos. ✂️ c) treinar os professores para identificar e encaminhar casos de transtornos mentais. ✂️ d) implantar protocolos clínicos de atendimento psicológico dentro da escola. ✂️ e) selecionar alunos com baixo rendimento para iniciar o programa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro