Início

Questões de Concursos Psicopedagogo

Resolva questões de Psicopedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


82Q1045175 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Psicopedagogo, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB, 2024

João enviou um e-mail para o setor jurídico, para o setor de licitações e para o setor de recursos humanos da empresa X. Carlos, que é o responsável pelo setor de recursos humanos, decide responder o e-mail de João incluindo um destinário oculto para fins de resguardo. Neste caso, para incluir o destinário oculto, Carlos deverá incluir o endereço de e-mail em qual campo a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q896523 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Fantova (2005) enfatiza competências na prática psicopedagógica, como a capacidade de gerir problemas, a capacidade de negociação, a gestão adequada da informação, a capacidade de adaptar-se a contextos mutantes, a autonomia e a responsabilidade, a atitude construtiva e tolerante, no sentido de colaborar com processos de ensino e aprendizagem mais inclusivos. Portanto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q910369 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dificuldade de aprendizagem é toda e qualquer dificuldade sentida pelo sujeito no seu processo de conhecimento de informações sobre o mundo. Essas dificuldades podem ter causas extrínsecas (isto é, quando o ambiente exerce influência) ou intrínsecas (causas orgânicas, adquiridas por hereditariedade, más‑formações genéticas, subnutrição, problemas do neurodesenvolvimento), e passam a receber o nome de transtornos de aprendizagem.
São exemplos de transtorno de aprendizagem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q896514 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A Psicopedagogia teve sua origem na Europa no século XIX, chegando ao Brasil por volta da década de 1970, sob a influência da Argentina. Para Anjos e Dias (2015, p. 02):

“[...] é entendida como uma ciência que propõe-se a buscar uma resposta para os conflitos na aprendizagem com técnicas de trabalho que podem ser desenvolvidas de maneira individual ou em grupo, para assim resgatar a vontade de aprender, de modo a observar quais fatores, possivelmente, podem contribuir ou não para o processo de ensino-aprendizagem.”

Nessa perspectiva, a Psicopedagogia pode atuar em várias áreas, dentre elas:

I- O(A) psicopedagogo (a) pode atuar na escola e na clínica.
II- O(A) psicopedagogo (a) não pode atuar na intervenção e construção de conhecimento científico.
III- O (A) psicopedagogo (a) pode atuar em empresas.
IV- O(A) psicopedagogo (a) pode atuar só com supervisão de um pedagogo e de um psicólogo organizacional.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q896520 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Bueno (2017), a Epistemologia Convergente se destaca por ter uma visão integradora do conhecimento. O autor ressalta ainda a valiosa contribuição de Jorge Visca para o processo de avaliação e intervenção no contexto psicopedagógico. A Epistemologia Convergente tem como lastro epistemológico três teorias:

I- A Psicanálise de Freud, a Psicologia Social de Pichon-Rivière e a Psicologia Genética de Piaget.
II- A Psicanálise de Anna Freud, a Psicologia Social de Bandura e a Psicologia Genética de Piaget.
III- A Pedagogia de Dewey, a Psicologia Escolar de Patto e a Psicologia Histórico – Social de Vygotsky.
IV- A Pedagogia de Paulo Freire, a Psicologia Pedagógica de Vygotsky e a Neuropsicologia de Charcot.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q910362 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A orientação pedagógica no Brasil teve, em sua origem, forte inspiração funcionalista. Segundo Selma Garrido Pimenta, na obra “O pedagogo na escola pública” (1988), a compreensão sobre o papel e a atuação do pedagogo passa a sofrer alterações a partir da influência da psicologia humanista de Carl Rogers.
Com relação à contribuição da psicologia humanista na atuação do pedagogo e do psicopedagogo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento.

II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos.

III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes.

IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q896519 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Uma vertente científica pautada nas execuções educacionais, hoje muito utilizada na Psicopedagogia Institucional - Escolar, é a Psicanálise. Castelhano e colaboradores (2020) elencam que os conhecimentos desenvolvidos pelos meios psicanalíticos permitem a investigação e elucidação das questões atreladas à constante educativa, servindo de aporte teórico-prático ante as contingências das execuções pedagógicas. Para tanto, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q896521 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Para Cordié (1996, p. 23), “Não é preciso “fazer” nem impor nada quando o “saber” adquiriu o brilho do objeto do desejo para os pais, não é preciso imperativo algum para que a criança se apodere desse saber” . Para o autor, “dissociar o funcionamento intelectual de tudo aquilo que constitui o ser: afetos, libido, fantasmas, pulsões, desejos, modos de ser no mundo, [isto é], do conjunto das operações que comandam o nascimento do sujeito” (Cordié, 1996, p. 125). Seguindo a linha de raciocínio da relação entre Psicanálise e Psicogenética, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q900691 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

A Pedagogia Histórico-Crítica desenvolveu uma proposta de método filosófico de ensino baseada nosprincípios do desenvolvimento humano da psicologia vigotskiana. Neste prisma, afirmar que o educando atingiu o nível sintético é o mesmo que dizer que o educando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q903310 | Pedagogia, Emilia Ferrero, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

No contexto das práticas de atendimento psicopedagógico, a integração dos aspectos afetivos, cognitivos e sociais é crucial para o processo de ensino-aprendizagem. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve essa integração, de acordo com as teorias de Emília Ferreiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q896516 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Jorge Visca, considerado o pai da Psicopedagogia no Brasil, e autor da Epistemologia Convergente, compõe uma matriz de pensamento diagnóstico ancorado em três axiomas. Quais os axiomas CORRETOS considerados por Visca?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q898774 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A teoria de Vygotsky propõe que o aprendizado ocorre em duas zonas de desenvolvimento, destacando-se a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Sobre este conceito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A ZDP representa as habilidades que o indivíduo pode realizar de forma independente, sem ajuda externa.
(__) A ZDP envolve o que o indivíduo pode realizar com o apoio de um adulto ou colega mais experiente.
(__) A ZDP limita-se às tarefas que o indivíduo não consegue realizar nem com auxílio, pois estão no limbo que o indivíduo não consegue alcançar em seu atual desenvolvimento.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q896518 | Pedagogia, Henri Wallon, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Wallon (1995) elaborou seu próprio método, nomeado de análise genética comparativa multidimensional, que consiste em executar uma série de comparações entre os iguais ou diferentes, fazendo considerações de como considera e concebe o ser humano (Mahoney; Almeida, 2000). De acordo com a forma como a referida teoria concebe o ser humano, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q896513 | Pedagogia, Vygotsky, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

A Teoria Histórico-Cultural Vygotskiana pode contribuir para as intervenções psicopedagógicas, tendo em vista que a sua visão teórica trabalha tanto questões voltadas para o desenvolvimento quanto para a aprendizagem, assim como para educação especial. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q897865 | Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Em um ambiente corporativo, o correio eletrônico é amplamente utilizado para comunicação formal. Um técnico de TI foi solicitado para garantir que ose-mailsenviados pela empresa sejam autenticados, a fim de reduzir o risco de fraudes e garantir que os destinatários saibam que o remetente é legítimo. Qual recurso ou técnica é o mais apropriado para esse tipo de autenticação dee-mails?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q896512 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Ao situarmos a história da Psicopedagogia, a ênfase dada ao ato de aprender e os referenciais teóricos utilizados podem estar caracterizando diferentemente a forma de atuação psicopedagógica e sua concepção de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, sobre a concepção positivista da atuação psicopedagógica, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q906649 | Pedagogia, Henri Wallon, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

As teorias de Henri Wallon e Jean Piaget apresentam perspectivas diferentes sobre o desenvolvimento infantil, embora compartilhem algumas semelhanças. Enquanto Piaget foca nos estágios do desenvolvimento cognitivo, Wallon enfatiza uma abordagem mais integrada, que envolve aspectos afetivos, motores e sociais. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma diferença fundamental entre as teorias de Wallon e Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q898767 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Jorge Visca é um dos grandes nomes da psicopedagogia, descrevendo o indivíduo como um sujeito que aprende de maneiras, tornando o entendimento sobre aprendizagem o objeto central de seus estudos. A Epistemologia Convergente, desenvolvida por Jorge Visca, integra diferentes abordagens para compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem. Qual é a função dessa epistemologia na prática psicopedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.