Início

Questões de Concursos Psicopedagogo Institucional

Resolva questões de Psicopedagogo Institucional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1034982 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A empatia, por exemplo, não deve ser trabalhada sem a perspectiva do pensamento crítico orientado pelo conhecimento, sob o risco de tornar-se submissão; a colaboração — que implica a construção de significado comum — deve ser aliada à capacidade de argumentação e assim sucessivamente.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Adaptado. O trecho destacado aponta para os riscos de determinado tipo de equívoco na abordagem pedagógica.

Trata-se do risco de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q985589 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre os princípios em neurociência da educação, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Cada cérebro é único e organizado de forma singular. Apesar de existirem padrões gerais de organização estrutural e funcional do aprendizado no cérebro, cada indivíduo apresenta padrões e combinações de habilidades e dificuldades singulares.
( ) Os cérebros são igualmente bons em tudo. Os cérebros são iguais em suas habilidades para resolver diferentes tipos de problemas. O aprendizado depende apenas das habilidades.
( ) O cérebro é um sistema complexo, dinâmico e integrado, constantemente esculpido pelas experiências do viver; no entanto, a maioria dessas modificações ocorrem apenas em níveis microscópico e neuroquímico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1038691 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Júlia sempre foi excelente em matemática, mas, ao ter contato com conteúdos avançados de cálculo, ela começou a resistir ao aprendizado. Seu receio era de que, ao aprender algo novo, ela pudesse confundir ou esquecer as fórmulas e conceitos de álgebra e geometria que já dominava. Isso faz com que ela evite se engajar com o novo material, prejudicando seu processo de aprendizagem.

De acordo com a perspectiva de Visca, que identifica diferentes tipos de dificuldades na aprendizagem, a situação de Júlia exemplifica um obstáculo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1038699 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

A avaliação formativa é essencial no processo educativo, pois permite _______ o progresso do aluno. Iniciando com um diagnóstico para identificar _______ de aprendizagem, ela se integra à prática pedagógica. Este método não só avalia, mas também contribui para a(o) _______ dos estudantes, promovendo um desenvolvimento mais eficaz.

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1034977 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Lev Vygotski chamou de internalização o processo mediante o qual o indivíduo adquire novas capacidades cognitivas.

Assinale a opção que descreve corretamente a compreensão do autor sobre esse fenômeno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q985584 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os conceitos centrais da abordagem piagetiana sobre o desenvolvimento cognitivo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Piaget deu foco na análise do efeito das variáveis históricas, sociais e culturais no desenvolvimento das crianças, ou seja, o sujeito epistêmico.
( ) O desenvolvimento de crianças e adolescentes se caracteriza por uma sucessão de estruturas mentais, que denominam modelos de compreensão. Uma estrutura mental mais simples constitui a base para estruturas mais complexas.
( ) A acomodação implica transformação que o organismo sofre para poder lidar com o ambiente, ou seja, a modificação de esquemas adquiridos para adaptar-se à uma nova situação.
( ) A equilibração é a incorporação de um novo objeto ou ideia já conhecido ao esquema que a criança já possui, sem causar alterações nas estruturas mentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1038697 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

No caso de uma formação inicial e continuada direcionada à inclusão escolar, estamos diante de uma proposta de trabalho que não se encaixa em uma especialização, extensão ou atualização de conhecimentos pedagógicos. Ensinar, na perspectiva inclusiva, significa ressignificar o papel do professor, da escola, da educação e de práticas pedagógicas que são usuais no contexto excludente do nosso ensino, em todos os seus níveis.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

A formação do professor orientada pela perspectiva inclusiva é caracterizada pelo(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q985582 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Resolução CNE/CEB nº 7/2010, sobre o ensino fundamental, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É um direito público subjetivo de cada um e dever do estado e da família na sua oferta a todos.
( ) Deve comprometer-se com uma educação com qualidade social, igualmente entendida como direito humano.
( ) A duração de nove anos abrange a população na faixa etária dos seis aos quatorze anos de idade, porém, não se aplica àqueles que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q985586 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Como os alunos são diferentes, convém propor-lhes situações de aprendizagem diferentes, não só às vezes, mas sempre que for pertinente. O percurso de formação é a sequência das situações de formação que uma pessoa atravessa e vive. Embora essas situações sejam diferentes, pelo menos em parte, os percursos serão individualizados de fato. Sua individualização é, então, apenas a resultante de escolhas sucessivas que concernem a situações, atividades, tarefas e, portanto, à designação dos alunos a dispositivos e a grupos de trabalho diferentes. Colaborando com os percursos de formação diferenciados, o psicopedagogo atuante na educação formal tem diversas funções, como:

I. Conhecer, avaliar e gerar diagnósticos dos processos de aprendizagem dos alunos.
II. Auxiliar o professor a planejar as aulas e os recursos, levando em consideração as diferentes formas de aprendizado.
III. Ser agente essencial na resolução dos problemas, indicando para a concretização efetiva do aprendizado de todos os alunos.
IV. Substituir o professor em suas competências e tarefas da escola, por conhecer os meios de aprendizagem dos alunos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q985587 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a Psicopedagogia, analisar os itens.

I. Tem como objetivo compreender todo o processo que envolve a aprendizagem, perpassando pelo ensino, bem como todas as dificuldades envolvidas nesse complexo processo.
II. Busca tratar os problemas de aprendizagem do sujeito, fazendo com que ele volte a aprender e que consiga ter vontade e desejo de aprender.
III. Tem princípios que a norteiam, como o princípio da prevenção, do desenvolvimento e da ação social.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1034974 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Philippe Perrenoud propôs Dez Novas Competências para Ensinar como uma resposta às transformações sociais e culturais e à necessidade de os professores adaptarem suas práticas para atender às demandas contemporâneas. Relacione as competências listadas a seguir aos seus exemplos adequados.

1. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.
2. Gerir a progressão das aprendizagens.
3. Envolver os alunos na sua aprendizagem e no trabalho em grupo.
4. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.

( ) A professora é confrontada com um pai irritado que exige uma explicação para as baixas notas de seu filho, mas ela mantém-se fiel aos princípios da avaliação justa.
( ) O professor divide a classe em grupos e atribui a cada um determinado papel a ser interpretado, fazendo com que os alunos se envolvam mais ativamente no aprendizado.
( ) O professor percebe que alguns alunos têm dificuldade na matéria e passa a oferecer exercícios adicionais de escrita criativa e incentivar a revisão entre pares.
( ) A professora estimula os alunos a discutirem e encontrarem soluções juntos aos problemas propostos, aplicando os conceitos de maneira prática e colaborativa.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1034973 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

A distância entre os conceitos e o concreto é o problema a que volto quando penso na questão da linguagem na sala de aula. A experiência inicial dos alunos com a linguagem é possivelmente muito mais a experiência de definir o concreto de sua existência e não uma experiência de dançar com os conceitos por si mesmos.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano e o professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

O trecho acima apresenta uma diferença entre usos da linguagem que geram desafios para a comunicação em sala de aula. Para abordar efetivamente esse problema, o professor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q985583 | Psicologia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A importância de promover espaços para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ambiente escolar ganhou maior evidência no meio educacional brasileiro quando o tema foi contemplado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre os principais objetivos da aprendizagem socioemocional no contexto escolar, analisar os itens.

I. Desenvolver nas pessoas a capacidade de manejar suas emoções, construir e manter relações saudáveis nos âmbitos pessoais e profissionais.
II. Lidar com situações complexas e conflituosas de forma equilibrada e preocupar-se com as necessidades de outros de forma empática e altruísta.
III. Fornecer resultados objetivos focados no progresso individual dos estudantes e na mensuração dos resultados educacionais.
IV. Priorizar atividades educacionais tecnológicas e garantir eficiência e produtividade no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, resultando em uma conduta altruísta.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q985585 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com Perrenoud, com relação aos ciclos de aprendizagem, a história do ensino mostra que as sociedades escolarizadas criaram a noção de grau, mas a maioria dos contemporâneos a ignora e dificilmente imagina que se possa construir um sistema escolar sobre outras bases, pelo menos em larga escala. Mesmo que, em pequena escala, algumas escolas alternativas ou experimentais tenham se libertado dessa servidão, a noção de grau permanece a única compartilhada em escala pelo sistema educativo em seu conjunto, a única que parece evidente, a própria expressão do bom senso. Por essa razão, a introdução dos ciclos de aprendizagem, em geral, leva:

I. Na pior das hipóteses, a reinventar, de modo oculto ou informal, classes por graus, assim como se reconstituíram habilitações clandestinas nos colégios únicos.
II. Às vezes, a encontrar um equivalente das classes rurais de graus múltiplos, que faziam coexistir, no seio do mesmo grupo, alunos que seguem programas anuais distintos, o que permitia progressões suaves ou apenas para certas disciplinas, e permitia, portanto, trabalhar com alunos em transição entre dois graus, o que não é absolutamente negligenciável.
III. Na melhor das hipóteses, a trabalhar com grupos multiidade no seio dos quais operam-se diversos reagrupamentos de alunos, em função de um nível, de necessidades semelhantes, de projetos comuns ou, ainda, de outros critérios.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q985580 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analisar a sentença.

O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo (1ª parte). Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ela ser imputada por crime de responsabilidade (2ª parte). Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Público criará formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, independentemente da escolarização anterior (3ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1038690 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A função do psicopedagogo inclui uma série de atribuições destinadas a aprimorar o processo de aprendizagem. Com relação a essas atribuições, analise as afirmativas a seguir.

I. Oferecer atendimento psicológico regular para os alunos e suas famílias como modo de suporte em questões emocionais e comportamentais.
II. Elaborar e implementar estratégias pedagógicas individualizadas para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem.
III. Conduzir avaliações diagnósticas periódicas para identificar eventuais necessidades dos alunos e recomendar as adaptações curriculares apropriadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q985581 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, as bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:

I. Exclusividade nas condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola, para determinadas comunidades.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q985592 | Pedagogia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

A prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação, no modelo educacional atual, deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos. Sobre isso, analisar os itens.

I. A avaliação deverá manifestar-se como um mecanismo de diagnóstico da situação, tendo em vista o avanço e o crescimento, e não a estagnação disciplinadora.
II. O avanço das aprendizagens dos educandos se dará por meio de instrumentos disciplinadores.
III. A avaliação não se dará como instrumento disciplinador, mas não deve promover o avanço da aprendizagem do educando.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1038694 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

“Não há para mim, na diferença e na ‘distância’ entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação. A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza. Ao criticizar-se, torna-se curiosidade epistemológica.”
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

De acordo com o que afirma o autor, sobre o papel do professor crítico assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1034969 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando a importância da formação continuada de professores para lidar com a diversidade cultural em sala de aula, avalie as afirmativas a seguir.

I. Desenvolver a capacidade de lidar com os alunos de maneira uniforme, promovendo uma abordagem que não leve em conta as suas diferenças individuais.
II. Cultivar a sensibilidade para entender as identidades dos alunos como processos em constante evolução e em construção, respeitando suas experiências e contextos.
III. Evitar o diálogo sobre questões de etnia, raça e sexualidade em sala de aula, mantendo esses tópicos fora do contexto educacional.

Com base nos princípios de uma formação continuada eficaz, sobre os objetivos da formação continuada de professores está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.