Questões de Concursos Psiquiatra

Resolva questões de Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q907708 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Klaus Konrad (1992) propõe haver um processo sequencial no desenvolvimento do delírio, com períodos pré-delirantes, delirantes e de reorganização da personalidade. Segundo Konrad, o fenômeno no qual ocorre o deslocamento das coisas em relação ao indivíduo delirante, no qual tudo se volta para o indivíduo para significação da atividade delirante é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q907719 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Paciente de 10 anos chega ao consultório com queixas importantes de atenção e concentração. Não termina as atividades que inicia, perde as coisas com facilidade, está sempre aéreo, tanto em casa quanto na escola. Não consegue copiar os deveres na escola. Tem estado mais irritável nas últimas semanas. A mãe refere que antes tinha um desempenho bom na escola, com notas acima da média, sem queixas escolares. Em casa, também não apresentava maiores problemas. Relata que percebeu os sintomas de desatenção nos últimos 6 meses, com reclamações da escola, pela queda do rendimento acadêmico e pelo comportamento mais “avoado” em sala de aula. Em casa, tem ficado mais no quarto, jogando em seu computador. Tem diminuído o apetite e, à noite, diz que não dorme bem já há duas semanas. Ao exame, a criança apresentou-se mais quieta, tímida. Diz que está com dificuldade em prestar atenção na escola, pois parece que “está tudo lento”. Queixa-se de que a escola “está sem graça”. Relata que não sabe o que quer ser no futuro.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Com base na história clínica, a conduta terapêutica adequada preconizada pelos consensos de tratamento em psiquiatria da infância para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1056393 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Em relação ao uso de anticoncepcionais e psicofármacos, assinale a afirmativa a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1056390 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão.Leia-o atentamente.


AS, sexo feminino, 62 anos, viúva, 3 filhos, funcionária pública aposentada. Mora sozinha. Trazida pela filha em consulta que afirma que a paciente se mudou três vezes de residência em um único ano. Comunicou aos filhos que se mudaria, pois o vizinho estava invadindo a sua casa na sua ausência, pois ele fez uma cópia de sua chave. Mudou-se para um apartamento; afirma que em novo endereço as peças de seu carro foram trocadas por peças velhas: “três homens invadiram e trocaram as peças do meu carro”. Mudou-se novamente; em novo prédio passou a apresentar crises ansiosas, insônia e hiporexia afirma que não tem paz em casa, uma vez que dois vizinhos colocaram câmera no seu apartamento e querem fazer de tudo para tirá-la do condomínio. Exames laboratoriais e de imagem sem alterações. Filha nega histórico de doença psiquiátrica prévia. Tem apresentado prejuízo funcional, uma vez que devido aomedo e crises de ansiedade tem evitado sair; parou de frequentar a igreja e o serviço voluntário; por vezes, dorme na casa da filha com receio de invadirem o seu apartamento durante a madrugada. Afirma ficar triste, porque nunca causou mal a ninguém para ser perseguida dessa forma. Tio materno com esquizofrenia; nega histórico de abuso de álcool ou drogas.
O tratamento mais indicado para o caso clínico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1056395 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O diagnóstico de depressão em pacientes oncológicos pode ser difícil, uma vez que é esperado que eles se sintam tristes frente à doença. São considerados fatores de risco adicionais para a depressão em pacientes oncológicos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q907706 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Nitidez, corporeidade, estabilidade, extrojeção e frescor sensorial são características de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q907711 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Os processos mentais dos seres humanos, dentro da perspectiva analítica, ocorrem em níveis conscientes e inconscientes. Isso ocorre, muito visivelmente, nas relações interpessoais, que são nutridas de inferências afetivas que podem estar em consonância ou dissonância com o self. Durante a avaliação, esses processos podem ser verificados. O processo que, na relação médico-paciente, pode ter natureza tanto consciente quanto inconsciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q907713 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Paciente C., sexo masculino, 21 anos, chega ao pronto atendimento para ser avaliado. Trata-se de um estudante de medicina, que, há cerca de 5 dias, iniciou quadro de alteração do comportamento, dizendo que é dotado de poder de reconhecer a verdade por trás das escrituras bíblicas, e já sabe toda a literatura médica. Segue dizendo que tem uma missão, que se resume a salvar a todos os pecadores. Durante a avaliação, por várias vezes, C. para de falar e permanece olhando para o lado, desconfiado. Diz que recebe ordens explícitas para jejuar e salvar os outros. Às vezes, na entrevista, levanta-se da cadeira, mostrando-se como em êxtase. Ao exame, não apresenta alteração do humor, com pensamento não linear. A família esclarece que o quadro se iniciou há cerca de 10 dias, com isolamento e insônia.
Elaborado pelo(a) autor(a).

A conduta terapêutica para esse caso é iniciar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q907721 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Estudante de medicina, quarto ano, homem, 29 anos, chega ao serviço de perícia da universidade, pois estava na iminência de perder o vínculo com a faculdade por inúmeras reprovações, já que estava, há mais de 10 anos, no curso. Chega ao Serviço de psiquiatria sem familiar, alegando que sempre teve depressão e que as pessoas não entendiam isso. Relata que começou a se cortar há anos, com várias tentativas de suicídio. Relata que desmaia e que tem convulsões, por isso falta muito às aulas. No exame psíquico, o estudante não apresenta alteração do humor congruente com suas queixas. As lesões que mostram são recentes e superficiais. Não há sinais de lesões antigas. Foi solicitado EEG, que se mostrou normal. Avaliação Neuropsicológica sem alterações cognitivas.
Elaborado pelo(a) autor(a).

O diagnóstico compatível com o quadro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1056392 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A cetamina é um anestésico derivado da fenciclidina, sintetizado pela primeira vez em 1962. Tem evidência consistente de eficácia em algumas doenças psiquiátricas via IV ou SC. Sobre a cetamina, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q907710 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia os casos a seguir.
Caso 1
Paciente M.T, 35 anos, previamente hígido, estudante de Medicina, chega ao ambulatório dizendo que anda muito preocupado com a situação do Brasil, pois, quando ele fora Presidente do Brasil, há alguns anos, havia gerado muita riqueza para o Brasil. Diz que teve um mandato de dois anos, pois seu sucesso era enorme, e as pessoas, com medo de seu poder, o perseguiram e o tiraram do cargo. Hoje, as pessoas querem persegui-lo novamente, e exterminá-lo por isso. Diz que se lembra claramente de quando tomou posse como presidente, com pessoas o fotografando e depois exibindo suas fotos nas redes sociais. A família nega tais ocorridos.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Caso 2
Paciente J.M, 68 anos, policial militar aposentado há dois anos, chega trêmulo ao consultório, com dificuldade na marcha, acompanhado da família, que relata que ele há dias fica “inventado histórias mirabolantes” sobre coisas que supostamente ele teria feito no passado, mas que nunca ocorreram, dizia que fora o melhor presidente do Brasil e que se lembra com saudade dessa época. Refere que mudou o país em 4 anos e só saiu porque se cansou do trabalho. Ao ser novamente questionado, muda sua versão, referindo que fora senador, e não presidente, por 8 anos. Após ser novamente questionado, muda novamente sua versão, dizendo que fora presidente e senador. Tem história pregressa de diabete e hipertensão arterial de difícil controle. A família revela que, por vezes, se esquece dos dias da semana e dos nomes das pessoas, voltando a lembrar horas depois.
Elaborado pelo(a) autor(a)

Levando-se em consideração que ambos os pacientes apresentam prejuízos mnêmicos, as alterações de memória que cada um apresenta e suas justificativas psicopatológicas correspondentes são, respectivamente,:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q907722 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A psicoterapia é a primeira linha de tratamento para o transtorno de personalidade Borderline. Psicoterapias como a terapia comportamental dialética (TCD), a psicoterapia focada na transferência (PFT) e a terapia focada no esquema (TFE) são os tratamentos mais efetivos, mas são poucos disponíveis e acessíveis. Para otimizar o acesso às abordagens psicoterápicas, surgiu o Good Psychiatric Manegement (GPM), que se mostrou tão eficaz quanto a TCD. O GPM incorpora 3 elementos essenciais, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q907707 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Paciente, G.M, 24 anos, sexo feminino, chega ao Pronto Socorro, acompanhada pelo esposo, que relata que nas 5 últimas semanas, a paciente vem se tornando gradativamente mais reclusa, calada, de maneira insidiosa. Na semana anterior, chorava bastante, não sabendo explicar o motivo do choro e das suas emoções. Há cerca de 15 dias, vem recusando se alimentar, de maneira ativa, com perda ponderal importante (cerca de 10 Kg nesse período). Há dois dias, tentou tirar a própria vida, com enforcamento, sendo salva pelo esposo. Durante a entrevista, apresentava fala lenta, com grande latência nas respostas. A paciente relata que não quer comer porque não sente nada. Não sente fome, nem sente dor. Refere que se sente tão vazia, que “queria sentir pelo menos tristeza”. Diz que sabe que está assim por culpa sua, pois nada mais na vida vale a pena, e embora não saiba explicar o porquê, tem certeza que sua vida é tão inútil que faz as outras pessoas sofrerem. Relata que há cerca de 15 dias, quando parou de se alimentar, começou a sentir nitidamente os seus órgãos internos ficando “ocos” por dentro. Relata que está vazia por dentro, e que por isso, vai tentar se matar novamente. A paciente foi encaminhada para interação pelo risco elevado de autoextermínio.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Com base no quadro apresentado, o exame psíquico correspondente aos planos afetivo, intelectivo e volitivo são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q907723 | Medicina, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é uma ferramenta clínica de inestimável auxílio no tratamento de diversas condições em saúde mental, desde quadros fóbicos até transtornos de personalidade. Várias técnicas, dentro da TCC, são aplicáveis para intervenções terapêuticas, com utilização e resultados variados, estimulando o paciente a buscar respostas para análises de seus comportamentos alterados. Um dos métodos utilizados pela TCC é a utilização de perguntas ou questionamentos sequenciados para o paciente, com a finalidade de ajudar o indivíduo na definição de problemas e na identificação de pensamentos e crenças. Esse método é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1056391 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Em relação ao brexpiprazol, medicamento antipsicótico, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q907720 | Psiquiatria, Psiquiatra, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Um psiquiatra foi nomeado perito para avaliar um homem de 56 anos que cometeu crime sexual, por comportamento libidinoso com uma jovem de 15 anos. Na avaliação, o homem é acompanhado pelo filho, que relata que o pai era um renomado professor de Direito em uma universidade particular, com mais de 25 anos de carreira em magistério, com comportamento rígido e conservador ao longo da vida. Nos últimos 12 meses, começou a apresentar dificuldades na concentração, parecendo não se importar com as coisas. Nos últimos 6 meses, tornou-se mais desinibido, com comentários impróprios em reuniões familiares, com intimidades desnecessárias com pessoas que não conhecia. Em casa, começou a comer em grandes quantidades, até encher a boca e engasgar e regurgitar. Há 3 semanas, em um evento da universidade, molestou sexualmente um jovem, amigo de sua neta, com ato libidinoso, encostando os genitais, mas sem penetração. Já havia apresentado esse comportamento há 2 meses, na faculdade, com uma aluna que o denunciou, sendo afastado. A avaliação neuropsicológica evidenciou déficit de disfunção executiva e atenção. No reconhecimento das faces de Eckman, teve grande dificuldade em reconhecer emoções negativas. O Inventário Neuropsiquiátrico evidenciou sintomas de desinibição, movimentos repetitivos e alteração dos hábitos alimentares. Os exames de sangue e líquor excluíram sífilis, encefalopatias, deficiência vitamínica etc. A ressonância magnética evidenciou atrofia das regiões frontomedianas, córtex pré-frontal lateral e ínsula anterior, com predomínio à direita.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Com base no caso descrito, a avaliação diagnóstica e a repercussão médico-legal correspondente compatível é tratar-se de demência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1080194 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Psiquiatra, Prefeitura de São João del Rei MG, FUMARC, 2023

A respeito da avaliação da capacidade civil de pessoa com deficiência mental, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1080193 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Psiquiatra, Prefeitura de São João del Rei MG, FUMARC, 2023

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146/15 - serão considerados deficientes mentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1080643 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Psiquiatra, SEPLAG MG, FUNCAB

Consoante o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, atualizado com redação dada pelo Decreto nº 5.296/2004, é considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1079979 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Psiquiatra, ITEP RN, INSTITUTO AOCP, 2018

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.