Início

Questões de Concursos Publicidade e Propaganda

Resolva questões de Publicidade e Propaganda comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q943797 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, algumas dúvidas surgiram no varejo: quanto a Covid-19 impactaria os negócios, como trabalhar o digital como um canal mais eficiente de vendas e de que forma manter o quadro de funcionários dos pontos de venda físicos. Ainda buscando respostas para essas questões, varejistas firmaram parcerias e criaram soluções para, ao mesmo tempo, ampliar as funções de seus colaboradores e ganhar mais alcance e conversão de vendas pelo comércio eletrônico.
Para aproveitar a alta demanda de transações via comércio eletrônico e a mão de obra parada das lojas físicas, alguns varejistas ressignificaram as funções de seus funcionários adaptando-os para comerciantes comissionados por meio das plataformas digitais.
O Magazine Luiza já contava, desde 2015, com a plataforma Mobile Vendas, que permite ao vendedor ter acesso aos produtos do site e da loja para comercializar. De acordo com a empresa, os funcionários já têm conhecimento digital para tal. Nas lojas, eles operam com aparelhos celulares e por eles realizam todas as etapas de venda, desde a apresentação dos produtos até a entrega.
(Meio & Mensagem, 12.06.2020)
Com base na matéria da Revista Meio & Mensagem, avalie as alternativas a seguir:
I. O Magazine Luiza busca aumentar sua taxa de engajamento através de suas ações, onde há uma verificação de quantas pessoas se envolveram nas publicações feitas no perfil, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
II. Por meio das suas ações nas mídias sociais, a empresa busca construir uma audiência recorrente nas redes, acompanhando a taxa de engajamento e pensando em estratégias que envolvam ações do público.
III. As ações que o Magazine Luiza fez no período da pandemia não representam conversão em vendas, pois não há como mensurar quantas pessoas realmente estão iniciando um contato com a empresa, a partir de seus perfis nas redes sociais.
Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q944959 | Marketing, Gestão de Vendas, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O marketing da chamada “Era pós-digital” é totalmente mensurável. Tudo que é feito on-line pode ser medido, comprovado e calculado com base no retorno que cada iniciativa proporciona. Os indicadores para analisar dados, informações e métricas utilizados no marketing digital são os Key Performance Indicators (KPIs), indicadores-chave de performance, em português. Com a função de avaliar as etapas das estratégias de marketing, os indicadores de performance ajudam a entender o que está funcionando e a identificar o que precisa ser melhorado. Com eles, você consegue analisar o Return Over Investment (ROI), ou retorno do investimento, em marketing.
REZ, R. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS, 2016 (adaptado).
Suponha que, ao realizar o planejamento de comunicação digital para um e-commerce de rações para cães e gatos, uma agência tenha estabelecido como KPI o custo por venda. A partir dessa métrica, a agência desejava compor o ROI da ação, a fim de demonstrar financeiramente ao anunciante que a taxa de retorno alcançada era suficiente para cobrir os custos da ação e gerar lucro para a empresa. O objetivo da ação era promover um volume de vendas de R$ 30 mil no período de 10 dias. Ao final do período, a agência aferiu os seguintes dados: foi gerado um tráfego de 1 200 visitas à página; o custo médio de atração de cada cliente foi de R$ 10,00; ao total, 200 clientes foram atraídos; e eles gastaram, em média, R$ 100,00. O ROI alcançado foi de 1,5.
A partir das informações apresentadas no texto e na situação descrita, avalie as afirmações a seguir sobre as ações de comunicação digital realizadas.
I. As ações custaram R$ 15 mil, gerando tráfego de 1 200 visitas à página do anunciante.
II. As ações geraram tráfego de 1 200 visitas à página do anunciante e R$ 20 mil em volume de vendas.
III. As ações alcançaram números inferiores ao objetivo de vendas do anunciante, mas conseguiram retorno superior ao valor investido.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q943794 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O processo de segmentação de mercado identifica grupos de consumidores que se assemelham de uma ou mais maneiras e cria, então, estratégias de marketing que exercem seu apelo a um ou mais grupos. A demografia compreende estatísticas que medem aspectos observáveis de uma população, tais como taxa de natalidade, distribuição de idade e renda.
Sobre as dimensões demográficas da segmentação, dentro dos estudos de comportamento do consumidor, analise as afirmativas seguintes:
I - Consumidores de diferentes grupos obviamente têm necessidades e desejos muito diferentes.
II - Muitos produtos de fragrâncias a calçados são direcionados para homens ou para mulheres.
III - A adaptação geográfica de produtos de acordo com a cultura, os hábitos e os gostos das pessoas de diferentes regiões de um país não deve ser levado em consideração na segmentação pois são parâmetros subjetivos.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q944970 | Jornalismo, História do Rádio, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O rádio teve um papel essencial na Segunda Guerra Mundial, especialmente na Alemanha, onde o nazismo compreendeu perfeitamente as suas potencialidades como instrumento para a propaganda nacionalista, antissemita e antibolchevista de massa. GIOVANNINI, G. Evolução na comunicação: do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987 (adaptado).

Considerando esse contexto histórico, avalie as afirmações a seguir.
I. O cientista político Harold Lasswell, partindo de uma visão marxista da sociedade, realizou estudos sobre propaganda na Segunda Guerra Mundial, que se tornaram representativos da corrente conhecida como mass communication research.
II. O modelo estatal de radiofonia foi predominante na Alemanha durante as primeiras décadas do século XX, o que favoreceu o controle político do meio.
III. Na visão dos teóricos da Escola de Frankfurt, a adesão das “massas” ao projeto nazista representou a regressão da razão humana, e o rádio, assim como os demais meios de comunicação de massa, passou a ser visto como promotor de violência simbólica.
IV. Na perspectiva dos estudos administrativos realizados pela mass communication research, a audiência deve ser analisada em um processo de consumo que considera, principalmente, os efeitos de determinado meio sobre os receptores.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q944964 | Publicidade e Propaganda, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Em pesquisas de marketing, o conceito de amostragem se refere ao processo de seleção dos elementos que farão parte de uma amostra de população. Esse processo pode ser realizado de maneira probabilística ou não probabilística.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014 (adaptado).
No que se refere aos tipos de amostragem não probabilística, avalie as afirmações a seguir.
I. Amostras intencionais partem do pressuposto de que, com bom julgamento e uma estratégia adequada, podem ser escolhidos os casos que irão compor uma amostra.
II. Amostras desproporcionais são aplicáveis a qualquer caso em que as proporções dos estratos na população são desconhecidas.
III. Amostras por conveniência são, entre os métodos não-probabilísticos, as mais confiáveis, uma vez que pressupõem os critérios de seleção mais convenientes para os sujeitos pesquisados.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q944955 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

A ambiguidade existe quando há várias possibilidades de compreensão de uma mensagem. Quando a ambiguidade prejudica o processo de decodificação, trata-se de um problema de comunicação, o que deve ser evitado. Entretanto, a ambiguidade deve ser avaliada com cuidado. Há casos em que ela se caracteriza como um problema de comunicação, mas, em outros, pode ser um recurso persuasivo e, portanto, um aspecto positivo da mensagem. Na publicidade, por exemplo, a ambiguidade é, geralmente, bem-vinda e constitui um recurso retórico bastante utilizado.
HOFF, T.; GABRIELLI, L. Redação publicitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017 (adaptado).

Com relação ao tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso do recurso da ambiguidade na abordagem publicitária pode ser associado ao humor, à comicidade ou à sátira, de acordo com as possibilidades interpretativas proporcionadas.
II. A leitura de duplo sentido em uma mensagem publicitária vai além do texto escrito em si, residindo também na combinação de signos verbais com signos não verbais.
III. A eficácia da mensagem persuasiva é diretamente proporcional à sua acessibilidade aos diversos públicos atingidos, sem importar o fato de se constituírem ou não como targets da mensagem.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q944967 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Muito se tem escrito sobre os atributos dos procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos. Em verdade, todo procedimento, seja qualitativo ou quantitativo, é, em grau maior ou menor, reducionista. Esta redução da complexidade do real é realizada com certa diversidade em cada língua natural e, mais ainda, nas linguagens específicas de cada disciplina científica. Nenhum procedimento analítico deixa de ser reducionista. Há, então, a necessidade de fazer um exame cuidadoso dos procedimentos analíticos quantitativos e qualitativos mais adequados para cada caso particular e em relação aos objetivos pretendidos.
EPSTEIN, I. Ciência, poder e comunicação. In:DUARTE,J.;BARROS,A.(Org.). Métodos e ténicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q944953 | Publicidade e Propaganda, Teorias da Comunicação, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Com o crescente volume de conteúdo na internet, ser visto está cada vez mais difícil. Há algumas décadas, as ruas das grandes cidades dificilmente ficavam congestionadas. Isso porque havia um número reduzido de carros circulando. Nos grandes centros urbanos da atualidade, os congestionamentos são cada vez maiores. Podemos trazer essa metáfora para a internet: mais pessoas têm condições de navegar pela rede e produzir conteúdo. Isso gera um enorme congestionamento de informações, e ser visto nesse turbilhão de bits fica mais e mais difícil.
PORTO, C. Facebook marketing. São Paulo: Novatec, 2014 (adaptado).
A partir do texto apresentado e considerando o marketing digital em mídias sociais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para otimizar a visibilidade das marcas em meio à grande quantidade de informações que disputam a atenção dos clientes na internet, o planejamento de marketing digital deve escolher entre mídia própria, mídia paga ou mídia orgânica, sendo que essa escolha depende das características da marca e do setor de negócios a que ela pertence.
PORQUE
II. Enquanto a mídia própria se refere ao conteúdo produzido nas redes da própria marca e a mídia paga se refere à expansão da visibilidade com anúncios pagos, a mídia orgânica é uma exposição conquistada com ações espontâneas, como opiniões de consumidores, matérias na imprensa ou menções à marca.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q944966 | Publicidade e Propaganda, Redação Publicitária, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O custo econômico mais elevado da produção de imagens e sua complexidade tecnológica superior costumam obrigar os produtores a começarem o trabalho por elas. Mas nossos ouvidos não dependem de forma alguma de nossos olhos para processar informação, atuando em sincronia e em coerência com eles. Quando eliminamos o som, a publicidade, os documentários e os noticiários frequentemente chegam a se tornar absolutamente incompreensíveis.
RODRÍGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac, 2006 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante da complexidade e dos custos elevados da produção de imagens, a publicidade em podcasts é uma alternativa mais acessível e preserva o potencial semântico e cognitivo da comunicação sonora presente nos produtos audiovisuais.
PORQUE
II. O formato podcast difundiu-se amplamente na comunicação digital contemporânea, incorporando os avanços do rádio e do cinema como mídias que tratam o som, transmitem sensações espaciais e organizam os discursos no fluxo narrativo de seus produtos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1003030 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao explorar a Comunicação Integrada de Marketing a e Construção de Marcas, considere a seguinte situação:

Uma empresa de bebidas está planejando uma campanha publicitária abrangente para promover seu novo produto, um refrigerante sabor kiwi, sem açúcar. A equipe de marketing decidiu utilizar o conceito de storytelling como parte fundamental da estratégia. Desejam contar a história da marca e do produto de maneira envolvente, integrando-a em todos os pontos de contato com o cliente, desde anúncios impressos até interações nas redes sociais.

Diante desse contexto, assinale a alternativa que melhor descreve a função do storytelling nessa campanha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1003031 | Publicidade e Propaganda, Características Dos Meios De Comunicação, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A linguagem publicitária utiliza diversos meios narrativos para persuadir seu consumidor, utilizando-se de diferentes estratégias e atuando em diversos contextos. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto a esse tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q944956 | Publicidade e Propaganda, Planejamento de Comunicação Integrada, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

No planejamento de mídia, o primeiro elemento a ser decidido é o objetivo. Este deve indicar claramente a quantidade de pessoas que se pretende atingir, com qual intensidade e durante quanto tempo.
PÚBLIO, M. A. Como Planejar e executar uma campanha de Propaganda. 2. ed. São Paulo: ed. Atlas, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O período e a continuidade da campanha são variáveis importantes no planejamento de mídia: a primeira refere-se à extensão de tempo de determinada campanha; a segunda, à época do ano mais propícia para se anunciar um produto ou um serviço, considerando-se aspectos como sazonalidade e ciclo de vendas.
II. A frequência média ideal de uma campanha é a indicação do número de vezes em que o público-alvo deverá entrar em contato com as peças da campanha para que a mensagem se fixe em sua mente, e, em conjunto com a capacidade de alcance da veiculação programada, é responsável por determinar a intensidade da campanha publicitária.
III. A cobertura geográfica de uma campanha abrange as áreas de atuação do anunciante ou mercados novos prospectados, podendo ser ela um bairro, uma cidade, um estado, um país ou global; além disso, ela revela a quantidade de pessoas que deverão ser expostas pelo menos uma vez à mensagem publicitária da campanha.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1003034 | Publicidade e Propaganda, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A linguagem na propaganda é utilizada com o propósito de causar sensações favoráveis quanto à marca que está sendo anunciada com o objetivo de persuadir o público-alvo. Nesse sentido, essa linguagem articula diversas funções. Um exemplo é o emprego de slogans, como o utilizado pelo Mc Donald’s “Amo muito tudo isso!”.

Assinale a alternativa que apresenta a função predominante nesse slogan.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q944962 | Comunicação Social, Recursos Linguísticos, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Como a linguagem se caracteriza pelo movimento, qualquer aproximação a ela não pode propor apenas a descrição dos fatos linguísticos, devendo levar em conta, também, a explicação crítica desses fatos, incluindo-se aí os processos de produção social das normas e dos usos linguísticos, inter-relacionados com as necessidades sociais.
O ponto central da abordagem das questões de linguagem não é, portanto, a produção individual que se manifesta nos atos de fala, mas, sim, o processo de produção do sistema de regras e convenções que preside essa produção individual, ou seja, a natureza histórico-social desse processo.
BACCEGA, M. A. Comunicação e linguagem: discursos e ciência. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O modo como as mensagens e frases de uma língua são produzidas e interpretadas refletem no sentido que elas têm no nível do enunciador e do enunciatário.
II. A palavra carrega três determinações: ela procede de alguém, dirige-se a alguém e procura persuadir; é na publicidade e propaganda que a persuasão está presente, estando ausente no ato de fala cotidiano.
III. A identificação das motivações, das intencionalidades, dos interesses, das necessidades e dos condicionantes sociais é importante para conhecer determinado segmento econômico, do qual fazem parte os interlocutores.
IV. Todos os fenômenos culturais, que são o resultado do trabalho e do desenvolvimento histórico-social da sociedade em um dado momento, apresentam-se como sistema de signos, como fenômenos de comunicação, cada um deles com sua especificidade.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1003033 | Publicidade e Propaganda, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A propaganda na modernidade correspondeu, predominantemente, a uma forma de comunicação persuasiva como forma a motivar os receptores a aderirem à promessa contida na mensagem. No período pós-moderno, em face à mudança no comportamento dos consumidores, a comunicação persuasiva cede espaço à chamada estratégia publicitária de sedução. Assinale a alternativa que corresponde ao principal foco da estratégia de comunicação persuasiva e ao principal foco da estratégia de comunicação de sedução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1020564 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Como gênero textual, não são características comuns no anúncio publicitário ________ .

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1055089 | Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Atualmente, vivemos num mundo transformado pela presença das chamadas novas Tecnologias de Comunicação e Informação (TICS). A esse respeito, e também considerando os conceitos a elas atinentes, analise as afirmativas a seguir.
I. São derivadas da fusão das telecomunicações analógicas com a informática. II. Compreendem um novo modo de ser e estar no mundo, que possibilita contatos sociais em situação de presença física, fenômeno denominado virtualização. III. Envolvem o processo de digitalizar uma informação, que consiste em traduzir essa mesma informação em letras.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1049134 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou uma resolução em 2019, que altera as regras relacionadas às denúncias de campanhas feitas em sua área de reclamações.

Leia as afirmativas abaixo sobre o assunto.

I. Pela regra vigente, para fazer a reclamação de qualquer ação publicitária ou comercial junto à entidade, o consumidor precisa preencher um formulário com a identificação de seu nome e dados pessoais.

II. Antes da mudança as informações do denunciante eram anexadas ao processo e ficavam disponíveis às partes envolvidas no caso. Assim, as marcas e agências que eram alvo de denúncias tinham conhecimento da identidade de quem as fez.

III. Com a nova resolução os denunciantes seguem sem precisar fornecer seus dados, podendo fazer anonimamente uma reclamação no site do Conar.

IV. Com a nova resolução o acesso aos dados do denunciante sofre alterações. Para fazer uma reclamação no site do Conar, continua sendo necessário o fornecimento de dados pessoais. Essas informações, porém, não serão mais anexadas ao processo e serão mantidas, sob sigilo, apenas nos registros da entidade.

V. A nova resolução visa adequar as diretrizes da entidade de acordo com a nova Lei de Proteção de Dados. O Conselho também destaca que a proteção aos dados do denunciante visa dar mais liberdade e segurança para o processo de reclamação.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1049135 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Em abril de 2008, o Conar publicou regras para a propaganda de bebidas alcoólicas. Com as mudanças, as peças publicitárias passam a seguir algumas novas normas. Acerca do assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.