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Questões de Concursos Publicidade e Propaganda

Resolva questões de Publicidade e Propaganda comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1055081 | Jornalismo, Ética Jornalística, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Os profissionais da área da Comunicação aprendem que o maior valor de seu trabalho é a credibilidade; se o público não mais acreditar no que veiculam, não há razão para que existam. A credibilidade conduz à ética, que prima pelo(a):
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42Q1020554 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a etapa que não faz parte do processo gráfico.
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43Q1020561 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa correta que define o que é Briefing de Criação na Publicidade.
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44Q1020565 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “tipologia” no design gráfico.
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45Q1020568 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O artigo 27, § 1.o do Código Brasileiro de Autorregulamentação (CBARP) obriga, em linha com o Código de Defesa do Consumidor, anunciantes e agências a fornecerem as comprovações fáticas, técnicas ou científicas a respeito das alegações, comparações e descrições veiculadas, sempre que solicitados.

Na campanha “Danoninho para uma alimentação saudável” o CONAR decidiu pela alteração da peça publicitária. Analise as afirmativas sobre os possíveis motivos para essa decisão.

I. A comparação feita entre um pote de Danoninho (45g) e um copo de leite não apresentava comprovação científica. Os dados mostraram que, na verdade, um pote de Danoninho continha valor nutricional equivalente a meio copo de leite.

II. Um pote de Danoninho (45 g) não equivaleria a um “bifinho”, bife de contrafilé usado como referência

III. A comparação feita entre um pote de Danoninho (45g) e um copo de leite apresentava comprovação científica e equivalência no valor nutricional, porém o CONAR impede o uso da imagens de crianças no comercial.

Assinale a alternativa correta que apresenta esse(s) motivo(s).

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46Q1007352 | Comunicação Social, Estratégias de Marketing na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

Ao analisar estratégias avançadas de Comunicação Integrada e Construção de Marcas, considere a seguinte situação hipotética:

Uma empresa deseja revitalizar sua imagem de marca por meio de uma campanha integrada, envolvendo publicidade, marketing digital e relações públicas. A equipe de marketing propõe o uso de técnicas de narrativa transmídia. Esta abordagem visa não apenas comunicar características do produto, mas também criar uma experiência imersiva para os consumidores.

Diante desse cenário, assinale a alternativa correta sobre a estratégia proposta.
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47Q1049127 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O termo Long Tail, (literalmente “Cauda Longa” na tradução para o português) ganhou destaque após a publicação de um artigo do autor Chris Anderson sobre o tema. O conceito viralizou ainda mais na Publicidade, no Marketing Digital e no comércio online da internet, depois do livro escrito pelo mesmo autor, em 2006, intitulado de “A cauda longa — do mercado de massa para o mercado de nicho”. Assinale a alternativa que apresenta exatamente a que se refere esse termo e o conceito estratégico descrito por Chris Anderson.
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48Q944958 | Comunicação Social, Composto de Marketing em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

Mesmo as empresas mais dominantes podem ser vulneráveis às forças em frequente turbulência e mutação no ambiente de marketing. Algumas dessas forças são imprevisíveis e incontroláveis. Outras podem ser previstas e controladas por meio de uma boa gestão. Empresas que entendem seus ambientes e se adaptam a eles com maestria podem prosperar. Aquelas que não o fazem podem enfrentar tempos difíceis.
KOTLER, P.; ARMSTRONG G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).

Com base no texto apresentado e nos conceitos de micro e macroambiente de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. Os tópicos que constituem forças incontroláveis estão presentes no macroambiente da empresa.
II. As variáveis controláveis de uma empresa compreendem os 4 p’s: preço, praça, promoção e produto.
III. O microambiente engloba alguns tópicos que podem constituir uma ameaça para a empresa, como, por exemplo, os ambientes político-legal e tecnológico.

É correto o que se afirma em
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49Q1055091 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O advento da comunicação online, disseminada especialmente neste milênio, desencadeou consequências de tal modo que, “embora a publicidade desempenhe realmente um papel social e cultural vital, os profissionais da área continuam se preocupando com a eficiência dos anúncios individuais que eles criam”. (ADLER e FIRESTONE, 2002, p. 30.)
Por causa da realidade exposta, Richard Adler e Charles Firestone alertam para o aumento da ansiedade dos anunciantes em relação ao sucesso da divulgação de suas marcas e produtos, afinal,
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50Q1020556 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Instalada desde 30 de novembro de 2013, a loja da Havan de Ribeirão Preto não tem a réplica da Estátuada Liberdade como ocorre em várias unidades espalhas pelo Brasil.

Em cidades como São Paulo-SP e Ribeirão Preto-SP a proibição de propaganda em áreas externas da cidade são aparados por leis municipais. Em algumas dessas cidades, um tipo de propaganda continua presente nas áreas externas. A Lei Cidade Limpa abriu a possibilidade de veiculação de anúncios publicitários em mobiliário urbano – conjunto de elementos autorizados a ocupar o espaço público mediante concessão e instalados direta ou indiretamente pela administração municipal.

Com essas características, analise as afirmativas abaixo.

I. abrigos de ônibus e de táxi.

II. lixeiras; caixas de correio.

III. relógios de rua.

IV. bancas de jornais e revistas.

V. protetores de árvores; cabines de segurança e informação.

Sobre elementos de mobiliário urbano, assinale a alternativa correta.

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51Q1007353 | Publicidade e Propaganda, Criação Planejamento, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

No âmbito da publicidade na web, a denominada estratégia de inbound marketing busca criar caminhos para engajar público-alvo(target) por meio da oferta de um conteúdo atrativo e relevante. Inicialmente são produzidas mensagens direcionadas, que permitem capturar a atenção deles e de sensibilizá-los. A partir daí, estabelece-se proximidade, o que ocorre por meio de diferentes canais de comunicação institucional.

Considerando uma empresa que empregue uma estratégia de inbound marketing, assinale a alternativa que não corresponde a uma prática de comunicação pertinente.
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52Q1049128 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).
Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.
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53Q1007339 | Comunicação Social, Tecnologias na Comunicação e Atualidades, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2023

A chamada “transformação digital” implicou na digitalização dos processos e procedimentos das empresas e modificou a forma como se costumava realizar atividades no mundo corporativo. O fundamental é perceber que esta mudança deve vir da incorporação de nova mentalidade (mind set) no centro da estratégia de negócios da organização.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que identifica um dos principais aspectos desta mudança.
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54Q1055084 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

De tempos em tempos, as empresas que faturam com a venda de aparelhos celulares oferecem um modelo atualizado e inovador, com diversas funções. Esse procedimento está atrelado à imagem que essas empresas nos transmitem em suas campanhas publicitárias. (SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: Ibpex, 2011. Adaptado.)
Com base no fragmento apresentado, considere as asserções e a relação proposta entre elas.
I. “O exemplo relacionado à comercialização de novas versões de aparelhos celulares leva a acreditar que o mercado está evoluindo.”
PORQUE
II. “A estratégia de venda com a criação de novos modelos de aparelhos celulares fixa-se ao jogo de custos e preços, em vez de valorizar o efeito de marketing causado nas pessoas pela constante inovação do produto.”
Assinale a alternativa correta.
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55Q1055087 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Para que uma empresa seja bem-sucedida em seu contato publicitário com os receptores almejados, algumas etapas devem ser criteriosamente respeitadas, do contrário a desorganização de suas ações trará resultados prejudiciais. No que se refere aos procedimentos gerais do planejamento de mídia, assinale a alternativa que apresenta as atividades distribuídas na ordem correta de execução.
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56Q1020553 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que não representa um elemento de diagramação de um jornal ou revista.
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57Q1020563 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considerando o uso de influencers no marketing digital e os efeitos do “boca-a-boca em massa”, em grande escala. Analise as afirmativas sobre as vantagens associadas à utilização desse tipo de profissional para as marcas:

I Veicular conteúdos de comunicação da marca, à audiência certa; Expandir o alcance da marca, antes limitado pelo uso de meios tradicionais.

II. Criar buzz numa campanha, de modo a aumentar e estimular a expectativa; Gerar credibilidade, o que funciona para ambos os lados, legitimando também o influencer.

III. Beneficiar da confiança entre clientes já estabelecida entre influencer e o seu público; Captar novos clientes através de recomendação.

IV. Fidelizar clientes com o reforço positivo por parte do influencer associado; Observar impacto positivo sobre as vendas, como resultado da ação.

V. Adicionar a utilização de influencers (mais um meio) à utilização de outros meios dentro de uma mesma campanha.

Estão corretas as afirmativas:

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58Q1049129 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através de algumas técnicas. Sobre essas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

1. Utilização de estereótipos.

2. Substituição de nomes ou isomorfia.

3. Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa.

4. Repetição ou afirmação.

5. Invocação de uma autoridade.

Assinale a alternativa correta.

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59Q1055094 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da propaganda online. Se não entende por que o seu site não gera o tráfego que você esperava, aqui encontrará a principal razão: você não investiu nele. Acostume-se a ver o seu site como uma nova empresa, com todos os direitos e obrigações que lhe correspondem. Os direitos são simples e dá para imaginá-los logo: lucro puro e simples. Porém, você realmente achava que esses direitos não lhe davam algumas obrigações? E que obrigações são estas? Felizmente, a web tem poucas. Por exemplo, não há impostos! Você não paga IPTU, taxa condominial, luz, etc., por ter um site imenso! Então, por que não reinvesti-lo em propaganda? (CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.)
Conforme Álvaro de Castro, fazer propaganda online é, portanto, uma prática vantajosa porque:
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60Q1020558 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Relacione o nome da estrutura de mídia externa às suas respectivas definições.

( ) Frontlight.

( ) Triedo.

( ) Outdoor.

( ) Backlight.

( ) Painel luminoso.

I. Mídia externa que fica a margem de ruas e rodovias, que tem formato 9x3m e veiculação por meio de bisemana. Os materiais mais comumente utilizados são: papel e lona. Também são usados apliques em madeira.

II. Painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona com a propaganda impressa. A iluminação da arte é externa e frontal. Os tamanhos padrão são 6x3m e 3,5×5,5m, mas outros formatos também são utilizados.

III. Painel de estrutura metálica no qual se prende uma lona translúcida com a propaganda impressa. A iluminação vem por dentro da estrutura, por trás da lona. Um bom exemplo de backlight são os anúncios de pontos de ônibus, mas estes usam papel alta alvura 150gm2 em impressão 4/3 cores.

IV. São painéis instalados em prédios e fachadas para indicar que naquele ponto está a empresa “X”. São comumente utilizados como parte do projeto de sinalização das empresas e não comercializados como mídia tradicional. Em fachadas também é muito comum a utilização de letras caixa com iluminação direcionada ou com LED por baixo das letras.

V. Painel com iluminação frontal composto por uma estrutura na qual se encaixam peças triangulares que giram a cada 7 segundos por um mecanismo automatizado. Em cada face das peças triangulares é colada uma parte da arte do anúncio. Assim, podem ser formadas e transmitidas 3 mensagens distintas ao mesmo tempo. A desvantagem do é que, diante do surgimento de pequenas aberturas entre as peças que podem atrapalhar a leitura da comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

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