Questões de Concursos Publicidade e Propaganda

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41Q943794 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O processo de segmentação de mercado identifica grupos de consumidores que se assemelham de uma ou mais maneiras e cria, então, estratégias de marketing que exercem seu apelo a um ou mais grupos. A demografia compreende estatísticas que medem aspectos observáveis de uma população, tais como taxa de natalidade, distribuição de idade e renda.
Sobre as dimensões demográficas da segmentação, dentro dos estudos de comportamento do consumidor, analise as afirmativas seguintes:
I - Consumidores de diferentes grupos obviamente têm necessidades e desejos muito diferentes.
II - Muitos produtos de fragrâncias a calçados são direcionados para homens ou para mulheres.
III - A adaptação geográfica de produtos de acordo com a cultura, os hábitos e os gostos das pessoas de diferentes regiões de um país não deve ser levado em consideração na segmentação pois são parâmetros subjetivos.
É correto o que se afirma em:
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42Q943795 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Compreendendo o conceito de percepção e realidade, estabeleça uma relação entre o texto abaixo e a importância da marca como fator de decisão atual de compra.
"Como capturar a audiência e criar conexão emocional hoje? Através de histórias originais e autênticas que amplificam o significado da marca e transmitem valores ao invés de vender um produto ou uma mensagem institucional. Histórias humanizam marcas e criam valor. Serão compartilhadas e comentadas não porque são de uma marca, mas porque foram interessantes para as pessoas, porque fizeram sentido. Histórias em que o herói e protagonista é a audiência, o entretenimento pode ser a linguagem, e o foco é em provocar, expandir, conversa e relacionar. Histórias que compõem um território próprio de narrativa da marca, que materializam o encontro do propósito da marca com o insight humano, com o que é realmente relevante na vida das pessoas."
Patrícia Weiss, chairman da BCMA South America (Branded Content Marketing Association), foi jurada da categoria de Branded Content & Entertainment no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2015.
Com base no texto acima é correto afirmar:
I) Que a marca estabelece com o consumidor uma relação de presença que varia de acordo com a intensidade da chamada "experiência de marca", gerando consumidores mais fieis ao apelo de consumo ou até fieis ao conceito da marca.
II) A evolução da marca na mente do consumidor é um processo cientifico ligado ao processo de aprendizagem que o ser humano possui, e de forma intrínseca todas as marcas terão sempre espaço na mente do consumidor, pois a nossa capacidade de armazenamento cerebral é infinita.
III) Toda marca briga com as demais por um espaço na mente do consumidor, este processo quanto estabelece uma proporção de quanto mais harmônico for a visão de mundo do público alvo com a campanha, mas intensa será a identificação que o cliente terá com a marca.
Com base nas assertivas acima podemos afirmar:
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43Q943796 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O pensamento convergente está remodelando a cultura e, em particular, está impactando a relação entre públicos, produtores e conteúdos midiáticos. A respeito desta afirmação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O ciberespaço é o local onde a inteligência coletiva se forma por conta da interação entre as pessoas que promovem o intercâmbio de ideias por meio de comunidades virtuais, cujo objetivo maior está em promover amplas conexões entre seus participantes.
PORQUE
II. A cultura da convergência trata da relação de três conceitos importantes: a convergência midiática, a cultura participativa e a inteligência coletiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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44Q943797 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, algumas dúvidas surgiram no varejo: quanto a Covid-19 impactaria os negócios, como trabalhar o digital como um canal mais eficiente de vendas e de que forma manter o quadro de funcionários dos pontos de venda físicos. Ainda buscando respostas para essas questões, varejistas firmaram parcerias e criaram soluções para, ao mesmo tempo, ampliar as funções de seus colaboradores e ganhar mais alcance e conversão de vendas pelo comércio eletrônico.
Para aproveitar a alta demanda de transações via comércio eletrônico e a mão de obra parada das lojas físicas, alguns varejistas ressignificaram as funções de seus funcionários adaptando-os para comerciantes comissionados por meio das plataformas digitais.
O Magazine Luiza já contava, desde 2015, com a plataforma Mobile Vendas, que permite ao vendedor ter acesso aos produtos do site e da loja para comercializar. De acordo com a empresa, os funcionários já têm conhecimento digital para tal. Nas lojas, eles operam com aparelhos celulares e por eles realizam todas as etapas de venda, desde a apresentação dos produtos até a entrega.
(Meio & Mensagem, 12.06.2020)
Com base na matéria da Revista Meio & Mensagem, avalie as alternativas a seguir:
I. O Magazine Luiza busca aumentar sua taxa de engajamento através de suas ações, onde há uma verificação de quantas pessoas se envolveram nas publicações feitas no perfil, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
II. Por meio das suas ações nas mídias sociais, a empresa busca construir uma audiência recorrente nas redes, acompanhando a taxa de engajamento e pensando em estratégias que envolvam ações do público.
III. As ações que o Magazine Luiza fez no período da pandemia não representam conversão em vendas, pois não há como mensurar quantas pessoas realmente estão iniciando um contato com a empresa, a partir de seus perfis nas redes sociais.
Marque a alternativa correta:
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45Q943798 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Para divulgar a ação promocional de uma rede de supermercados, uma agência de publicidade criou a mensagem a seguir, para ser produzida como spot de rádio.
"A crise tá pegando, mas não desanima não. Pra fazer economia, comprar no Supermercado XYZ é a solução. Tem coisas que não podem faltar na mesa. É o caso do arroz, feijão e macarrão. Então, vem fazer economia com essa promoção. Durante todo o mês de novembro, você compra dez quilos de arroz e leva grátis dois quilos de feijão. Ou se preferir, leva grátis dois quilos de macarrão. É isso mesmo. Você compra dez quilos de arroz e leva dois quilos de feijão ou de macarrão sem pagar nada. Supermercado XYZ. Vem levar feijão ou macarrão de graça nessa super promoção. Saiba mais em nossas lojas."
Sobre o uso da palavra "grátis" na mensagem e com base no que estabelece o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A palavra "grátis" não foi empregada de forma ética.
Porque
II. O consumidor poderá escolher, entre macarrão e feijão, o produto que deseja levar gratuitamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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46Q1049127 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O termo Long Tail, (literalmente “Cauda Longa” na tradução para o português) ganhou destaque após a publicação de um artigo do autor Chris Anderson sobre o tema. O conceito viralizou ainda mais na Publicidade, no Marketing Digital e no comércio online da internet, depois do livro escrito pelo mesmo autor, em 2006, intitulado de “A cauda longa — do mercado de massa para o mercado de nicho”. Assinale a alternativa que apresenta exatamente a que se refere esse termo e o conceito estratégico descrito por Chris Anderson.
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47Q1049128 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com a intencionalidade do enunciador (ou locutor) do discurso linguístico, a linguagem possui diversas funções. Elas, no entanto, compartilham a mesma intenção: de interagir com o receptor da imagem (interlocutor).
Em 1960 essas funções foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896-1982). Segundo os estudos de Jakobson, a linguagem possui seis funções, sendo a linguagem publicitária sobretudo de “função conativa”, mas que pode também apresentar a “função poética”, em alguns casos. Assinale a alternativa que apresenta as características da função conativa.
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48Q1049129 | Comunicação Social, Produção Publicitária, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com o psiquiatra escocês James A.C. Brown, no texto publicitário a persuasão é alcançada através de algumas técnicas. Sobre essas técnicas, analise as afirmativas abaixo:

1. Utilização de estereótipos.

2. Substituição de nomes ou isomorfia.

3. Identificação de inimigos em comum, que são combatidos com a ajuda do produto e empresa.

4. Repetição ou afirmação.

5. Invocação de uma autoridade.

Assinale a alternativa correta.

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49Q1049130 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

A transformação digital que encaramos durante os últimos anos trouxe mudanças significativas na forma como as pessoas descobrem as empresas, se relacionam com elas e consomem seus produtos e serviços.

Sendo assim, novos conceitos estão surgindo. Entre os quais o inbound e outbound marketing. Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre eles.

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50Q1049131 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considere os incisos descritos abaixo.

I. São considerados profissionais de propaganda somente os componentes, empregados e colaboradores das entidades mencionadas nos artigos 2, 3, 4, 5 e 6 destas definições, e cuja função seja exercida no setor de propaganda da entidade.

II. O anunciante, também chamado cliente, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.

III. Agência de Propaganda é a firma organizada para exercer as funções definidas pela ABAP e que realiza a propaganda para o cliente e promove negócios para os veículos de propaganda, que a reconhecem como tal e a ela pagam comissão.

IV. Corretor é o indivíduo registrado no veículo onde funciona como intermediário da publicidade remunerada, estando sujeito à disciplina e à hierarquia do veículo.

V. Publicidade remunerada pode ser ou não propaganda.

A Associação dos Profissionais de Propaganda lançou a primeira revisão do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda desde quando ele foi aprovado pelo congresso da categoria, em 1957. O regulamento complementar o Código de Ética, apresentado ao mercado publicitário durante evento na sede da APP, em São Paulo, em 2014 trouxe atualizações e algumas regras éticas que cercam o mercado. Sobre seu tópico que trata das “Definições”, assinale a alternativa correta.

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51Q1049132 | Comunicação Social, Ética da Comunicação, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Considere os incisos descritos abaixo.

I. A tabela de preços dos veículos é pública e igual para todos os compradores, dentro de iguais condições, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observada por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo.

II. Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito, porém, negar-lhe a comissão e recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuem- se os casos em que a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência tenha deixado de ser reconhecida pelo veículo, do que lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.

III. A comissão percebida pelo corretor não é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão “del credere” efetivo e fazem as cobranças das notas dos veículos aos anunciantes.

IV. Todo trabalho do profissional de propaganda faz jus à paga respectiva nas bases combinadas, na falta destas prevalecendo o preço comum para trabalhos similares. Em caso de dúvida, poderá ser o preço avaliado por três profissionais indicados, a pedido, pelo presidente da ABP ou suas similares estaduais. É proscrita por desleal a prestação de serviços profissionais gratuitos ou por preços inferiores aos da concorrência, a qualquer título, excetuados, naturalmente, os casos em que o beneficiário seja entidade incapaz de remunerá-los e cujos fins sejam de inegável proveito social coletivo.

V. Os veículos faturarão sempre em nome das agências, enviando as notas aos anunciantes que farão o respectivo pagamento.

Sobre o tópico que trata das “Normas”, do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, assinale a alternativa correta.

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52Q1049133 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

“Não investir em publicidade para economizar dinheiro é o mesmo que parar o relógio para economizar tempo”.

Assinale a alternativa que apresenta por quem foi dita esta frase

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53Q1049134 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou uma resolução em 2019, que altera as regras relacionadas às denúncias de campanhas feitas em sua área de reclamações.

Leia as afirmativas abaixo sobre o assunto.

I. Pela regra vigente, para fazer a reclamação de qualquer ação publicitária ou comercial junto à entidade, o consumidor precisa preencher um formulário com a identificação de seu nome e dados pessoais.

II. Antes da mudança as informações do denunciante eram anexadas ao processo e ficavam disponíveis às partes envolvidas no caso. Assim, as marcas e agências que eram alvo de denúncias tinham conhecimento da identidade de quem as fez.

III. Com a nova resolução os denunciantes seguem sem precisar fornecer seus dados, podendo fazer anonimamente uma reclamação no site do Conar.

IV. Com a nova resolução o acesso aos dados do denunciante sofre alterações. Para fazer uma reclamação no site do Conar, continua sendo necessário o fornecimento de dados pessoais. Essas informações, porém, não serão mais anexadas ao processo e serão mantidas, sob sigilo, apenas nos registros da entidade.

V. A nova resolução visa adequar as diretrizes da entidade de acordo com a nova Lei de Proteção de Dados. O Conselho também destaca que a proteção aos dados do denunciante visa dar mais liberdade e segurança para o processo de reclamação.

Estão corretas as afirmativas:

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54Q1049135 | Comunicação Social, Legislação de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Em abril de 2008, o Conar publicou regras para a propaganda de bebidas alcoólicas. Com as mudanças, as peças publicitárias passam a seguir algumas novas normas. Acerca do assunto, assinale a alternativa incorreta.
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55Q1049136 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

_____ é uma curta mensagem utilizada em publicidade como uma identificação de fácil memorização, agregando a um produto ou serviço. Curto(a) e direto(a) expressando a história, a psicologia, o conceito da marca, empresa ou produto e/ou serviços.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

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56Q1020550 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Sobre a diferença entre publicidade e marketing, assinale a alternativa correta.
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57Q1020551 | Comunicação Social, Marketing Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

A maior parte das empresas tem como finalidade aproximar os seus produtos e serviços dos consumidores. Para isso, o marketing considera os 4 Ps, conhecidos também como Mix ou Composto de Marketing. Assinale a alternativa que apresenta quais são os 4Ps.
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58Q1020552 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

De acordo com o 2º parágrafo do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é considerada publicidade abusiva:

É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

A respeito de como evitar campanhas abusivas e evitar que elas tragam problemas para a sociedade, assim como para a empresa que a organizou, assinale a alternativa incorreta.

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59Q1020553 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que não representa um elemento de diagramação de um jornal ou revista.
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60Q1020554 | Comunicação Social, Produção Gráfica, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

Assinale a alternativa que apresenta a etapa que não faz parte do processo gráfico.
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