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Questões de Concursos Publicitário

Resolva questões de Publicitário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q686343 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Desde os primórdios, o cartaz era usado como meio de divulgação de ideias, acontecimentos e para venda de produtos. O cartaz de 1893, considerado um marco na história da propaganda, que já utilizava imagens e cores, foi criado por:
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42Q689677 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Depoimento, endosso ou atestado através do qual pessoa ou entidade diferente do Anunciante exprime opinião, ou reflete observação e experiência própria a respeito de um produto/serviço.” De acordo com esta definição, do que estamos falando?
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43Q694176 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Bônus de Veiculação, ou BV, é o valor atribuído à agência de publicidade referente ao investimento feito pelos clientes na compra de mídia. Qual a alíquota média praticada no mercado brasileiro?
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44Q687400 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

De acordo com Strunk (2012), a identidade das marcas é o resultado de informações trabalhadas consistentemente, segundo padrões preestabelecidos. Essas informações podem assumir várias formas, técnicas e linguagens que irão afetar os sentidos. Podem ser consideradas identidades da marca as abaixo relacionadas, EXCETO identidade: 
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45Q690315 | Jornalismo, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Termo utilizado historicamente para molduras feitas para imagens, por meio de colagem em bases rígidas, como um papel-cartão, e atualmente também aplicado às bordas ou ao espaço em branco em torno dos limites de uma página ou elemento gráfico:
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46Q690007 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

No livro “História das teorias da comunicação”, Armand e Michèle Mattelart (2003) afirmam que a “etnografia das audiências” está filiada à seguinte corrente teórica da comunicação:
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47Q686616 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Segundo Cesar (2015), cor muito utilizada em propagandas, que tem forte poder de atração e de contraste, especialmente quando combinada com branco e amarelo:
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48Q692441 | Português, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Observe o verbo destacado no excerto retirado do 2º parágrafo: “Existem ainda as teorias da conspiração...” aponte a alternativa que pode substituir esse verbo, observando as regras de concordância verbal e de sentido.
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49Q688022 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

O processo proativo de monitorar e filtrar conteúdos e dados não estruturados de mídia social e comunidades online, por meio da análise de big data, gera informações de inteligência sobre consumidores e entidades. Esse método é conhecido como:
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50Q687352 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Sobre redação publicitária para rádio, Figueiredo (2005) faz várias observações, entre as quais NÃO se encontra:
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51Q693969 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Cesar (2015), ao explicar o que é “layout”, menciona as leis da Gestalt, que se baseiam em alguns dos fundamentos abaixo relacionados, EXCETO
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52Q694456 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Ao arranjo das páginas de uma publicação, na sequência e na posição em que deverão aparecer quando impressas, antes de serem cortadas, dobradas e refiladas, dá-se o nome de:
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53Q681909 | Marketing, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Qual das alternativas abaixo é o nível mais especializado de investimento em atendimento, ao se promover um marketing de relacionamento com o cliente externo?
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54Q682131 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Qual das correntes poéticas abaixo serve de referência para a publicidade, em se tratando da adequação da relação entre texto e imagem?
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55Q689122 | Português, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Marque a alternativa em que há uma inadequação na colocação pronominal:
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56Q693812 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Sabemos que um profissional da publicidade deve ter muitos conhecimentos e referências culturais e artísticas, pois, a partir dos elementos próprios das cultura, opera através de códigos, símbolos e alegorias, que ajudam a comunicar e envolver a audiência, das mais diferentes formas, sempre através de processos cognitivos e de (re)conhecimento. Quando vemos, hoje, as propagandas de grandes instituições que se ancoram na estética do precário, ou na estética caseira, podemos dizer que esta estética se inspira em que estilo nas artes visuais?
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57Q687757 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Quando elaboramos uma peça digital de propaganda institucional, que está adaptada para ser lida em diferentes tipos de telas, dizemos que o design dessa peça é um:
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58Q693158 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Modelo com layout provisório apresentado ao cliente para aprovação, por exemplo, do peso, tipo de papel, estilo de encadernação, posições das ilustrações e do texto: 
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59Q684181 | Comunicação Social, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

De acordo com Strunk (2012), encontrar nomes registráveis é tarefa cada vez mais complexa numa economia globalizada. Só no Brasil, entre 2007 e 2010, 1.098.724 pedidos de registro de marcas foram solicitados. A consulta e o registro de marcas podem ser feitos no: 
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60Q684424 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Ao ajustar uma imagem em RGB, a zona superior direita do gráfico representa as iluminações; enquanto que a área inferior esquerda representa as sombras. O eixo horizontal do gráfico representa os níveis de entrada (valores originais da imagem) e o eixo vertical representa os níveis de saída (novos valores ajustados). Ao acrescentar pontos de controle na linha e movê-los, a forma da curva muda, de forma que reflete os ajustes realizados na imagem. As partes mais elevadas da curva representam áreas de maior contraste, enquanto que as mais planas representam áreas de menor contraste”. Segundo esta descrição, estamos falando de que ferramenta do Photoshop?
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