Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 11Q1019916 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Content and Language Integrated Learning (CLIL) is a dual-focused educational approach in which an additional language* is used for the learning and teaching of both content and language. That is, in the teaching and learning process, there is a focus not only on content, and not only on language. Each is interwoven, even if the emphasis is greater on one or the other at a given time. CLIL is not a new form of language education. It is not a new form of subject education. It is an innovative fusion of both. CLIL is closely related to and shares some elements of a range of educational practices. Some of these practices – such as bilingual education and immersion – have been in operation for decades in specific countries and contexts; others, such as content-based language teaching or English as an Additional Language (EAL), may share some basic theories and practice but are not synonymous with CLIL, since there are some fundamental differences. CLIL is content-driven, and this is where it both extends the experience of learning a language, and where it becomes different to existing language-teaching approaches. * “often a learner’s ‘foreign language’, but it may also be a second language or some form of heritage or community language.” (COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010, p. 1. Adaptado) According to the text, the concept “additional language” refers to ✂️ a) any language shared by a group, other than a first or native language. ✂️ b) a language, other than the mother tongue, that a person or community uses for trade, and education. ✂️ c) a non-native language officially recognized and adopted in a multilingual country as a means of public communication. ✂️ d) any language that is not an official language of, nor typically spoken in, a specific country. ✂️ e) a language that is learned in addition to one’s native language or mother tongue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 12Q1020054 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En su fundación, la “Asociación Fonética Internacional” defendía que para la enseñanza de lenguas modernas como el español o el portugués se debía, entre otros aspectos, ✂️ a) aplicar el método deductivo en la enseñanza de la gramática. ✂️ b) estudiar con rigor las diversas variaciones de la lengua escrita. ✂️ c) usar textos de conversación y diálogos para trabajar la lengua oral. ✂️ d) estudiar la literatura valiéndose del alfabeto fonético. ✂️ e) enseñar nuevos significados mediante asociaciones con la lengua materna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 13Q1020065 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Los “fenómenos lingüísticos fosilizados” (Yokota apud Cabral, 2005) corresponden a un concepto que se puede definir como ✂️ a) variedades de lenguas creadas para fines de comunicación básica en contextos de intercambio, negocios, etc. ✂️ b) elementos, reglas y subsistemas que los hablantes de una lengua materna tienden a conservar en su interlengua en relación con una lengua meta determinada. ✂️ c) sistemas cuyas reglas no corresponden a la lengua materna ni a la lengua que se está estudiando. ✂️ d) idiomas aprendidos fuera del contexto de uso, vale decir, fuera del país donde se utilizan como lengua materna. ✂️ e) sistemas cuyas gramáticas comparten reglas con otras gramáticas y que tienen también reglas propias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 14Q1046464 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Bampi; Guilhem; Alves (2010) afirmam: A experiência da deficiência faz parte da vida de pessoas que têm doença, lesão ou limitação corporal. Contudo, esse tema é ainda pouco estudado e recebe poucos incentivos para pesquisa no mundo e no Brasil. Esses autores acreditam há alguns motivos para que isso ocorra. Os motivos, segundo esses autores, são: ✂️ a) a pessoa com deficiência é considerada como pertencente a um grupo à parte da sociedade, não é prioridade, e os assuntos sobre a população “normal” são mais relevantes. ✂️ b) a deficiência é considerada, sob o enfoque psicossocial, como uma benção divina e, sob o enfoque político, a inclusão escolar já resolveu as questões sobre as pessoas com deficiência. ✂️ c) a educação apresenta diferentes definições para deficiência que dificultam o entendimento para receber os benefícios do governo, e os estudiosos não estão preocupados com a deficiência. ✂️ d) a crise econômica mundial e brasileira que não permite dispor de uma significativa quantia e a falta de profissional qualificado para realizar os estudos. ✂️ e) a deficiência continua a ser largamente compreendida como um fato do azar ou de má sorte pessoal e, do ponto de vista social e político, os deficientes são vistos como minoria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 15Q1046488 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Pletsch (2014) ressalta que defesas unilaterais que universalizam somente uma possibilidade de educação para pessoas com deficiência intelectual ✂️ a) consideram a homogeneidade dos alunos com deficiência intelectual como principal premissa de propostas escolares. ✂️ b) acabam excluindo uma parte dos educandos do direito ao acesso a intervenções diferenciadas daquelas oferecidas pelas políticas públicas. ✂️ c) promovem o debate de quais alunos podem se beneficiar com propostas de institucionalização. ✂️ d) permitem analisar qualitativa e longitudinalmente o impacto das políticas de inclusão na vida dessas pessoas. ✂️ e) reforçam a necessidade de modelos de escolas integracionistas com características radicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 16Q1046489 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Borges (2020) atenta para o fato de que não se deve reduzir a relevância do atendimento educacional especializado, concebendo-o apenas como um espaço físico, mas que pensemos a ação pedagógica do atendimento como ✂️ a) solução rápida para os problemas pedagógicos e comportamentais enfrentados em sala comum. ✂️ b) um instrumento da escola inclusiva e espaço de socialização escolar. ✂️ c) algo que efetiva a inclusão escolar por meio do ensino especial a alunos com problemas de aprendizagem. ✂️ d) uma das possibilidades de viabilizar a apropriação de conhecimento em contexto escolar ✂️ e) um acolhimento para realização de reforço escolar e suplementação curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 17Q1046613 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil 2018), palavra “aluno” tem a seguinte sequência de pontos em braille: ✂️ a) (1) (134) (135) (1235) (1) ✂️ b) (1) (134) (1245) (135) (1) ✂️ c) (135) (1234) (15) (1235) (15) ✂️ d) (12) (1235) (135) (2345) (135) ✂️ e) (1) (123) (136) (1345) (135) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 18Q1020055 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025El Método Directo es ampliamente reconocido por ✂️ a) el énfasis en la práctica del vocabulario mediante, fundamentalmente, la traducción. ✂️ b) su desinterés en ejercitar las habilidades orales de manera graduada. ✂️ c) la indicación de que los nuevos elementos de enseñanza deben introducirse por escrito. ✂️ d) el enfoque, fundamentalmente, deductivo con que se enseña la gramática. ✂️ e) su defensa de que la enseñanza debe hacerse únicamente en la lengua objeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 19Q1046454 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n° 6.949/2009), em seu artigo 2, apresenta uma lista de definições. Uma delas equivale à concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, mas sem excluir as ajudas técnicas para grupos específicos de pessoas com deficiência, quando necessárias. Trata-se ✂️ a) da terminalidade específica. ✂️ b) do projeto integrador. ✂️ c) da tecnologia assistiva. ✂️ d) do desenho universal. ✂️ e) da intervenção material. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 20Q1046458 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), é correto afirmar que o conceito de educação especial inclui: ✂️ a) O atendimento educacional especializado, que complementa e/ou suplementa o ensino comum, visando à autonomia e à inclusão social. ✂️ b) A substituição do ensino regular por atendimentos especializados que atendem exclusivamente alunos com deficiência. ✂️ c) A priorização de classes e escolas especiais para alunos com deficiência, garantindo melhores resultados pedagógicos. ✂️ d) A exclusividade do ensino regular na educação de alunos com deficiência, sem apoio pedagógico especializado. ✂️ e) A adoção de práticas homogêneas de ensino, considerando a igualdade de condições sem ênfase nas diferenças individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
11Q1019916 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Content and Language Integrated Learning (CLIL) is a dual-focused educational approach in which an additional language* is used for the learning and teaching of both content and language. That is, in the teaching and learning process, there is a focus not only on content, and not only on language. Each is interwoven, even if the emphasis is greater on one or the other at a given time. CLIL is not a new form of language education. It is not a new form of subject education. It is an innovative fusion of both. CLIL is closely related to and shares some elements of a range of educational practices. Some of these practices – such as bilingual education and immersion – have been in operation for decades in specific countries and contexts; others, such as content-based language teaching or English as an Additional Language (EAL), may share some basic theories and practice but are not synonymous with CLIL, since there are some fundamental differences. CLIL is content-driven, and this is where it both extends the experience of learning a language, and where it becomes different to existing language-teaching approaches. * “often a learner’s ‘foreign language’, but it may also be a second language or some form of heritage or community language.” (COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010, p. 1. Adaptado) According to the text, the concept “additional language” refers to ✂️ a) any language shared by a group, other than a first or native language. ✂️ b) a language, other than the mother tongue, that a person or community uses for trade, and education. ✂️ c) a non-native language officially recognized and adopted in a multilingual country as a means of public communication. ✂️ d) any language that is not an official language of, nor typically spoken in, a specific country. ✂️ e) a language that is learned in addition to one’s native language or mother tongue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
12Q1020054 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En su fundación, la “Asociación Fonética Internacional” defendía que para la enseñanza de lenguas modernas como el español o el portugués se debía, entre otros aspectos, ✂️ a) aplicar el método deductivo en la enseñanza de la gramática. ✂️ b) estudiar con rigor las diversas variaciones de la lengua escrita. ✂️ c) usar textos de conversación y diálogos para trabajar la lengua oral. ✂️ d) estudiar la literatura valiéndose del alfabeto fonético. ✂️ e) enseñar nuevos significados mediante asociaciones con la lengua materna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
13Q1020065 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Los “fenómenos lingüísticos fosilizados” (Yokota apud Cabral, 2005) corresponden a un concepto que se puede definir como ✂️ a) variedades de lenguas creadas para fines de comunicación básica en contextos de intercambio, negocios, etc. ✂️ b) elementos, reglas y subsistemas que los hablantes de una lengua materna tienden a conservar en su interlengua en relación con una lengua meta determinada. ✂️ c) sistemas cuyas reglas no corresponden a la lengua materna ni a la lengua que se está estudiando. ✂️ d) idiomas aprendidos fuera del contexto de uso, vale decir, fuera del país donde se utilizan como lengua materna. ✂️ e) sistemas cuyas gramáticas comparten reglas con otras gramáticas y que tienen también reglas propias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
14Q1046464 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Bampi; Guilhem; Alves (2010) afirmam: A experiência da deficiência faz parte da vida de pessoas que têm doença, lesão ou limitação corporal. Contudo, esse tema é ainda pouco estudado e recebe poucos incentivos para pesquisa no mundo e no Brasil. Esses autores acreditam há alguns motivos para que isso ocorra. Os motivos, segundo esses autores, são: ✂️ a) a pessoa com deficiência é considerada como pertencente a um grupo à parte da sociedade, não é prioridade, e os assuntos sobre a população “normal” são mais relevantes. ✂️ b) a deficiência é considerada, sob o enfoque psicossocial, como uma benção divina e, sob o enfoque político, a inclusão escolar já resolveu as questões sobre as pessoas com deficiência. ✂️ c) a educação apresenta diferentes definições para deficiência que dificultam o entendimento para receber os benefícios do governo, e os estudiosos não estão preocupados com a deficiência. ✂️ d) a crise econômica mundial e brasileira que não permite dispor de uma significativa quantia e a falta de profissional qualificado para realizar os estudos. ✂️ e) a deficiência continua a ser largamente compreendida como um fato do azar ou de má sorte pessoal e, do ponto de vista social e político, os deficientes são vistos como minoria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
15Q1046488 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Pletsch (2014) ressalta que defesas unilaterais que universalizam somente uma possibilidade de educação para pessoas com deficiência intelectual ✂️ a) consideram a homogeneidade dos alunos com deficiência intelectual como principal premissa de propostas escolares. ✂️ b) acabam excluindo uma parte dos educandos do direito ao acesso a intervenções diferenciadas daquelas oferecidas pelas políticas públicas. ✂️ c) promovem o debate de quais alunos podem se beneficiar com propostas de institucionalização. ✂️ d) permitem analisar qualitativa e longitudinalmente o impacto das políticas de inclusão na vida dessas pessoas. ✂️ e) reforçam a necessidade de modelos de escolas integracionistas com características radicais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
16Q1046489 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Borges (2020) atenta para o fato de que não se deve reduzir a relevância do atendimento educacional especializado, concebendo-o apenas como um espaço físico, mas que pensemos a ação pedagógica do atendimento como ✂️ a) solução rápida para os problemas pedagógicos e comportamentais enfrentados em sala comum. ✂️ b) um instrumento da escola inclusiva e espaço de socialização escolar. ✂️ c) algo que efetiva a inclusão escolar por meio do ensino especial a alunos com problemas de aprendizagem. ✂️ d) uma das possibilidades de viabilizar a apropriação de conhecimento em contexto escolar ✂️ e) um acolhimento para realização de reforço escolar e suplementação curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
17Q1046613 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil 2018), palavra “aluno” tem a seguinte sequência de pontos em braille: ✂️ a) (1) (134) (135) (1235) (1) ✂️ b) (1) (134) (1245) (135) (1) ✂️ c) (135) (1234) (15) (1235) (15) ✂️ d) (12) (1235) (135) (2345) (135) ✂️ e) (1) (123) (136) (1345) (135) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
18Q1020055 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025El Método Directo es ampliamente reconocido por ✂️ a) el énfasis en la práctica del vocabulario mediante, fundamentalmente, la traducción. ✂️ b) su desinterés en ejercitar las habilidades orales de manera graduada. ✂️ c) la indicación de que los nuevos elementos de enseñanza deben introducirse por escrito. ✂️ d) el enfoque, fundamentalmente, deductivo con que se enseña la gramática. ✂️ e) su defensa de que la enseñanza debe hacerse únicamente en la lengua objeto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
19Q1046454 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n° 6.949/2009), em seu artigo 2, apresenta uma lista de definições. Uma delas equivale à concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico, mas sem excluir as ajudas técnicas para grupos específicos de pessoas com deficiência, quando necessárias. Trata-se ✂️ a) da terminalidade específica. ✂️ b) do projeto integrador. ✂️ c) da tecnologia assistiva. ✂️ d) do desenho universal. ✂️ e) da intervenção material. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
20Q1046458 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base no documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), é correto afirmar que o conceito de educação especial inclui: ✂️ a) O atendimento educacional especializado, que complementa e/ou suplementa o ensino comum, visando à autonomia e à inclusão social. ✂️ b) A substituição do ensino regular por atendimentos especializados que atendem exclusivamente alunos com deficiência. ✂️ c) A priorização de classes e escolas especiais para alunos com deficiência, garantindo melhores resultados pedagógicos. ✂️ d) A exclusividade do ensino regular na educação de alunos com deficiência, sem apoio pedagógico especializado. ✂️ e) A adoção de práticas homogêneas de ensino, considerando a igualdade de condições sem ênfase nas diferenças individuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro