Questões de Concursos QM 2018

Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1046616 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na concepção da autora Masini (2013), para se compreender a pessoa com deficiência visual e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, há que se considerar ao mesmo tempo sua generalidade e especificidade. Portanto, para essa compreensão, segundo o pensamento da autora, é importante conhecer sobre a pessoa com deficiência visual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1018783 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais.
Assinale a alternativa que corretamente denomina a tendência educacional para surdos que fazia uso do Português Sinalizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1018785 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Felipe (2007), para os estudiosos, um classificador é uma forma que existe em número restrito em uma língua e estabelece um tipo de concordância. Na Libras, os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa, ao animal e veículo, funcionam como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1046456 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio – SEDUC (2020), a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, em especial a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser _______________ de modo_______________a _______________, etapas e modalidades de ensino.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, os itens do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1046459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Vygotsky (In: Almeida et. Al. – 2015), a linguagem é um evento social que se desenvolve a partir das interações sociais, nas relações interpessoais.
De acordo com o excerto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1046484 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), o documento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência traz a definição de pessoa com deficiência como sendo aquela que tem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1046487 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Rodrigues (2020), nos casos em que o assunto se mostra muito complicado para o aluno com deficiência intelectual, o professor deve adotar a estratégia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1046497 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em conversa, uma coordenadora do PEB II afirma que alunos com deficiência intelectual devem estudar na escola regular apenas se apresentarem alguns pré-requisitos pedagógicos que os façam conseguir acompanhar o ritmo e as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), essa fala representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1046500 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Uma professora do ensino médio tem se esforçado para conhecer seu aluno com deficiência intelectual, procurando saber de seus interesses pessoais, disciplinas escolares favoritas e quais emoções as atividades escolares despertam nele. Para Rodrigues (2020), essas ações da professora favorecem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1046502 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), quando se fala que o aluno com deficiência intelectual possui necessidades educativas especiais, a principal questão alude à necessidade do professor de ofertar uma proposta educacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.