Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 101Q1046616 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na concepção da autora Masini (2013), para se compreender a pessoa com deficiência visual e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, há que se considerar ao mesmo tempo sua generalidade e especificidade. Portanto, para essa compreensão, segundo o pensamento da autora, é importante conhecer sobre a pessoa com deficiência visual: ✂️ a) se há algum resíduo visual. ✂️ b) a sua experiência perceptiva. ✂️ c) a sua habilidade tátil. ✂️ d) suas potencialidades visuais. ✂️ e) as suas dificuldades visuais reais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 102Q1018783 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais. Assinale a alternativa que corretamente denomina a tendência educacional para surdos que fazia uso do Português Sinalizado. ✂️ a) Oralismo. ✂️ b) Bilinguismo. ✂️ c) Gestuno. ✂️ d) Língua Brasileira de Sinais (Libras). ✂️ e) Comunicação Total. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 103Q1018785 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Felipe (2007), para os estudiosos, um classificador é uma forma que existe em número restrito em uma língua e estabelece um tipo de concordância. Na Libras, os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa, ao animal e veículo, funcionam como ✂️ a) prefixos e sufixos para indicação específica de número. ✂️ b) indicadores de incapacidade linguística. ✂️ c) desinências estritamente temporais. ✂️ d) marcadores de concordância. ✂️ e) flexores de gênero, exclusivamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 104Q1046456 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio – SEDUC (2020), a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, em especial a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser _______________ de modo_______________a _______________, etapas e modalidades de ensino. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, os itens do excerto. ✂️ a) imposta … paralela … níveis fundamentais ✂️ b) sugerida … paralela … todos os níveis ✂️ c) ofertada … transversal … todos os níveis ✂️ d) sugerida … transversal … níveis específicos ✂️ e) ofertada … longitudinal … níveis específicos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 105Q1046459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Vygotsky (In: Almeida et. Al. – 2015), a linguagem é um evento social que se desenvolve a partir das interações sociais, nas relações interpessoais. De acordo com o excerto, é correto afirmar: ✂️ a) O desenvolvimento tardio de linguagem dos surdos não ocorre pela grande redução das trocas simbólicas com o meio social, mas pela língua usada para estabelecer diálogos. ✂️ b) A teoria não se aplica aos surdos, já que há trocas simbólicas e mediação de uma língua nas relações e, ainda assim, normalmente, o desenvolvimento da linguagem é tardio. ✂️ c) As funções mentais superiores são construídas ao longo da história social do sujeito, em sua relação com o mundo. ✂️ d) A criança com uma defasagem na linguagem não enfrentará dificuldades quanto à aquisição dos conhecimentos escolares se houver uma relação social adequada. ✂️ e) Os conceitos são construídos, os significados e sentidos são apropriados pela relação com ou outro, independentemente da constituição da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 106Q1046484 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), o documento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência traz a definição de pessoa com deficiência como sendo aquela que tem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais ✂️ a) são eliminados quando as barreiras comunicacionais são adaptadas para esse público. ✂️ b) diferem em nível de intensidade e acometimento de acordo com a predisposição genética familiar. ✂️ c) possuem como marcador biológico o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. ✂️ d) podem, em interação com diversas barreiras, obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade ✂️ e) podem ser eliminados por meio de estimulação precoce e educação especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 107Q1046487 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Rodrigues (2020), nos casos em que o assunto se mostra muito complicado para o aluno com deficiência intelectual, o professor deve adotar a estratégia de ✂️ a) rever a real importância do assunto no currículo daquele aluno. ✂️ b) eliminar o assunto da grade curricular de toda a sala. ✂️ c) dividir o assunto complicado em passos menores, mais fáceis de fazer. ✂️ d) infantilizar o conteúdo de acordo com a idade mental do aluno. ✂️ e) realizar proposta de terminalidade específica para o aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 108Q1046497 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em conversa, uma coordenadora do PEB II afirma que alunos com deficiência intelectual devem estudar na escola regular apenas se apresentarem alguns pré-requisitos pedagógicos que os façam conseguir acompanhar o ritmo e as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), essa fala representa ✂️ a) o cerne da inclusão escolar. ✂️ b) a adaptação do meio ao aluno. ✂️ c) o problema centrado no ambiente. ✂️ d) a perspectiva da institucionalização. ✂️ e) a filosofia da normalização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 109Q1046500 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Uma professora do ensino médio tem se esforçado para conhecer seu aluno com deficiência intelectual, procurando saber de seus interesses pessoais, disciplinas escolares favoritas e quais emoções as atividades escolares despertam nele. Para Rodrigues (2020), essas ações da professora favorecem ✂️ a) a criação de dependência emocional entre professor e aluno. ✂️ b) a exclusão por meio de diferenciação de atividades ✂️ c) a educação no paradigma integrativo. ✂️ d) os comportamentos infantilizados do aluno ✂️ e) o estabelecimento de vínculo e empatia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 110Q1046502 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), quando se fala que o aluno com deficiência intelectual possui necessidades educativas especiais, a principal questão alude à necessidade do professor de ofertar uma proposta educacional ✂️ a) descritiva de sua condição. ✂️ b) de terminalidade específica. ✂️ c) diagnóstica e prognóstica. ✂️ d) estratégica e prática. ✂️ e) definitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
101Q1046616 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na concepção da autora Masini (2013), para se compreender a pessoa com deficiência visual e sua maneira de se relacionar no mundo que a cerca, há que se considerar ao mesmo tempo sua generalidade e especificidade. Portanto, para essa compreensão, segundo o pensamento da autora, é importante conhecer sobre a pessoa com deficiência visual: ✂️ a) se há algum resíduo visual. ✂️ b) a sua experiência perceptiva. ✂️ c) a sua habilidade tátil. ✂️ d) suas potencialidades visuais. ✂️ e) as suas dificuldades visuais reais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
102Q1018783 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais. Assinale a alternativa que corretamente denomina a tendência educacional para surdos que fazia uso do Português Sinalizado. ✂️ a) Oralismo. ✂️ b) Bilinguismo. ✂️ c) Gestuno. ✂️ d) Língua Brasileira de Sinais (Libras). ✂️ e) Comunicação Total. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
103Q1018785 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Felipe (2007), para os estudiosos, um classificador é uma forma que existe em número restrito em uma língua e estabelece um tipo de concordância. Na Libras, os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa, ao animal e veículo, funcionam como ✂️ a) prefixos e sufixos para indicação específica de número. ✂️ b) indicadores de incapacidade linguística. ✂️ c) desinências estritamente temporais. ✂️ d) marcadores de concordância. ✂️ e) flexores de gênero, exclusivamente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
104Q1046456 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com o documento Currículo Paulista: etapa ensino médio – SEDUC (2020), a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, em especial a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser _______________ de modo_______________a _______________, etapas e modalidades de ensino. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, os itens do excerto. ✂️ a) imposta … paralela … níveis fundamentais ✂️ b) sugerida … paralela … todos os níveis ✂️ c) ofertada … transversal … todos os níveis ✂️ d) sugerida … transversal … níveis específicos ✂️ e) ofertada … longitudinal … níveis específicos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
105Q1046459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Vygotsky (In: Almeida et. Al. – 2015), a linguagem é um evento social que se desenvolve a partir das interações sociais, nas relações interpessoais. De acordo com o excerto, é correto afirmar: ✂️ a) O desenvolvimento tardio de linguagem dos surdos não ocorre pela grande redução das trocas simbólicas com o meio social, mas pela língua usada para estabelecer diálogos. ✂️ b) A teoria não se aplica aos surdos, já que há trocas simbólicas e mediação de uma língua nas relações e, ainda assim, normalmente, o desenvolvimento da linguagem é tardio. ✂️ c) As funções mentais superiores são construídas ao longo da história social do sujeito, em sua relação com o mundo. ✂️ d) A criança com uma defasagem na linguagem não enfrentará dificuldades quanto à aquisição dos conhecimentos escolares se houver uma relação social adequada. ✂️ e) Os conceitos são construídos, os significados e sentidos são apropriados pela relação com ou outro, independentemente da constituição da linguagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
106Q1046484 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), o documento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência traz a definição de pessoa com deficiência como sendo aquela que tem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais ✂️ a) são eliminados quando as barreiras comunicacionais são adaptadas para esse público. ✂️ b) diferem em nível de intensidade e acometimento de acordo com a predisposição genética familiar. ✂️ c) possuem como marcador biológico o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. ✂️ d) podem, em interação com diversas barreiras, obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade ✂️ e) podem ser eliminados por meio de estimulação precoce e educação especializada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
107Q1046487 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Rodrigues (2020), nos casos em que o assunto se mostra muito complicado para o aluno com deficiência intelectual, o professor deve adotar a estratégia de ✂️ a) rever a real importância do assunto no currículo daquele aluno. ✂️ b) eliminar o assunto da grade curricular de toda a sala. ✂️ c) dividir o assunto complicado em passos menores, mais fáceis de fazer. ✂️ d) infantilizar o conteúdo de acordo com a idade mental do aluno. ✂️ e) realizar proposta de terminalidade específica para o aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
108Q1046497 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em conversa, uma coordenadora do PEB II afirma que alunos com deficiência intelectual devem estudar na escola regular apenas se apresentarem alguns pré-requisitos pedagógicos que os façam conseguir acompanhar o ritmo e as atividades desenvolvidas pelos outros alunos. De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), essa fala representa ✂️ a) o cerne da inclusão escolar. ✂️ b) a adaptação do meio ao aluno. ✂️ c) o problema centrado no ambiente. ✂️ d) a perspectiva da institucionalização. ✂️ e) a filosofia da normalização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
109Q1046500 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Uma professora do ensino médio tem se esforçado para conhecer seu aluno com deficiência intelectual, procurando saber de seus interesses pessoais, disciplinas escolares favoritas e quais emoções as atividades escolares despertam nele. Para Rodrigues (2020), essas ações da professora favorecem ✂️ a) a criação de dependência emocional entre professor e aluno. ✂️ b) a exclusão por meio de diferenciação de atividades ✂️ c) a educação no paradigma integrativo. ✂️ d) os comportamentos infantilizados do aluno ✂️ e) o estabelecimento de vínculo e empatia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
110Q1046502 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), quando se fala que o aluno com deficiência intelectual possui necessidades educativas especiais, a principal questão alude à necessidade do professor de ofertar uma proposta educacional ✂️ a) descritiva de sua condição. ✂️ b) de terminalidade específica. ✂️ c) diagnóstica e prognóstica. ✂️ d) estratégica e prática. ✂️ e) definitiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro