Início

Questões de Concursos QM 2018

Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1070199 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sempre que desejamos expor nosso pensamento, nossa visão de mundo ou um assunto que conhecemos bem, procuramos convencer nossos interlocutores. Afinal, se não quiséssemos convencer, não teríamos motivo para expor nossas ideias; seríamos indiferentes. Ao contrário, se nos exprimimos, é porque pensamos ter razão, ou, ao menos, consideramos razoáveis nossas ideias (Savian Filho, 2010).
O excerto destaca a importância filosófica da argumentação. No entanto, a “arte de convencer” também era ensinada pelos sofistas. Assim, a especificidade do convencimento filosófico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1070204 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Nas obras de juventude de Marx, é tão evidente a crítica do idealismo hegeliano quanto a sombra das frustrações com a Revolução Francesa. As mesmas frustrações, aliás, que impulsionaram o pensamento socialista em vários países, a começar pela própria França. A crítica do idealismo filosófico traz de modo implícito – às vezes é bem mais do que isso – a crítica das revoluções burguesas e a necessidade de uma nova revolução” (Weffort, 2006).
Diante do lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” da Revolução Francesa, um exemplo que ilustra as frustrações de Marx mencionadas no texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1070208 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Tradicionalmente, a ligação mais importante entre algumas religiões e ética baseava-se na ideia de que a religião proporcionava uma razão para praticar o bem. A razão apresentada era a de que os virtuosos seriam recompensados com a bem-aventurança eterna enquanto os outros arderiam nas chamas do Inferno. Nem todos os pensadores religiosos aceitaram este argumento: Immanuel Kant, por exemplo, que era um cristão devoto, rejeitava tudo o que parecesse uma obediência às leis morais motivada pelo interesse pessoal (Singer, 2018. Adaptado).
Peter Singer (2018) ressalta que, para Kant,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1070211 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a tradição ocidental dominante, o mundo natural existe para benefício dos seres humanos. Deus concedeu-lhes domínio sobre o mundo natural e não se importa com a forma como o tratamos. Os seres humanos são os únicos membros moralmente importantes deste mundo. A própria natureza não possui qualquer valor intrínseco e a destruição de plantas e de animais só é pecado se com essa destruição prejudicarmos os seres humanos (Singer, 2018).
Para Peter Singer, na tradição ocidental
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1019921 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
The good news about formulating a strong lesson plan for a Content and Language Integrated Learning (CLIL) class is that it will contain many of the same features of a good lesson plan for any class. That is, it will include transitions from and to the previous class and the next one, it will warm students up to the day’s lesson in an engaging way, it will present new material and recycle familiar material, it will include some ways to assess progress during the class, and it will be flexible enough to account for classes that move slower or more quickly than you had anticipated.

What’s important about CLIL lesson plans, though, is that you include both subject area content and language points so that you derive the full benefits of a CLIL approach. If you try to wing it, you might wind up concentrating on one area to the detriment of the other.

The key elements of CLIL lesson plans are:

Content – Most teachers find it easiest to start by considering the content. What knowledge – that is, what subject area material – do you want to transmit? How are you going to present it – through an article, a video, a demonstration, a discussion, or an experiment?

It can be helpful when planning to finish sentences such as I want my students to be able to/At the end of the class, they should know… If you have a cooperating content area teacher at your institution, meet with that person in advance to go over your goals and see how they interact with theirs.

Language – Once you have the content pinned down, you can pick out the necessary language and communication skills that students will need to engage with the material. For example, these could include: specialized vocabulary, functional phrases and collocations, pronunciation or intonation practice, grammatical structures, features of text organization.

You’ll find these linguistic features in the texts that you present, but also in the language that students need to complete tasks. Imagine yourself as a student carrying out a task. What will you say? What will you write? Then, determine if you’ll need to teach any of this language to your class before presenting students with the task.

(https://bridge.edu/tefl/blog/clil-lesson-plans/. Adaptado)
In paragraph 1, we learn that a good CLIL lesson plan
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1020057 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

En el enunciado “Llevémonos un paraguas por si acaso”, el elemento “por si acaso” le permite al interlocutor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1018786 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Felipe (2007), na Libras, como em Português, os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar estão relacionados às pessoas do discurso e representam, na perspectiva do emissor, o que está bem próximo, perto ou distante.
De base no excerto, é correto afirmar que os pronomes demonstrativos e os advérbios de lugar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1014774 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), uma característica comum entre as línguas com concordância marcada é que todas apresentam concordância com o sujeito. Em alguns casos, há marcação de concordância com o objeto.
Segundo elas, nas línguas de sinais, a concordância
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1014778 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço. A língua de sinais brasileira, assim como as demais, é basicamente produzida pelas mãos.
Seus principais parâmetros fonológicos são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1014783 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Analise a configuração: Mão direita vertical fechada, palma para a esquerda, dedos indicador e polegar distendidos, apontando para a esquerda. Dobrar a mão pelo pulso para baixo, duas vezes.
A configuração representa o sinal de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1070177 | Filosofia, O que É a Filosofia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Conta a lenda que o primeiro filósofo, Tales de Mileto, se interessava pelo estudo das estrelas e que um dia, olhando para o céu, tropeçou numa pedra, caindo numa vala. Uma serviçal que o acompanhava exclamou: “Como pretendes, ó Tales, tu, que não consegues sequer ver o que está à tua frente, conhecer tudo sobre o céu?”. (Chaui, 2010)
Em uma perspectiva contemporânea, essa anedota poderia ser interpretada como uma concepção de filosofia que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1014780 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma expressão “não manual da Libras” que corresponde ao advérbio “não”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1070176 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica, também conhecidos como físicos, foi buscar uma explicação do mundo natural, o que constitui o assim chamado naturalismo da escola. A chave da explicação do mundo da experiência estaria, então, para esses pensadores, no próprio mundo, e não fora dele, em alguma realidade misteriosa e inacessível. O mundo se abre, assim, ao conhecimento, à possibilidade total de explicação (ao menos em princípio), à ciência. (Marcondes, 2010. Adaptado)
Segundo Danilo Marcondes, para os filósofos jônicos, seria necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1070183 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“Para Maquiavel, a moral política distingue-se da moral privada, uma vez que a ação política deve ser julgada a partir das circunstâncias vividas e tendo em vista os resultados alcançados na busca do bem comum. Com isso, Maquiavel distancia-se da política normativa dos gregos e medievais, porque não busca as normas que definem o bom regime, nem explicita quais devem ser as virtudes do bom governante” (Aranha e Martins, 2009).
Segundo as autoras, a teoria política de Maquiavel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1020060 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Halliday (RICHARDS; RODGERS, 2003) describe algunas funciones operadas por el lenguaje cuando los niños aprenden su primera lengua. La acción por la cual el niño busca influir en la conducta ajena corresponde a la función
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1070189 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Hobbes analisa a natureza humana em uma perspectiva mecanicista: o ser humano é como uma máquina que age sozinha, na linha da concepção mecanicista de mundo típica da física da época, cujo problema central consistia em entender a natureza dos corpos e de seus movimentos (Marcondes, 2010. Adaptado).
Como resultado de sua concepção mecanicista, para Hobbes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1070212 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Desde a antiguidade os filósofos e os moralistas têm expressado a ideia de que o comportamento ético é aceitável de um ponto de vista que é, de alguma forma, universal. A “regra de ouro” afirma que devemos ir para além do nosso interesse pessoal e atribuir aos interesses alheios a mesma importância que damos aos nossos. A ideia de nos pormos no lugar dos outros está associada à outra formulação do mandamento, segundo a qual devemos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que eles nos fizessem (Singer, 2018. Adaptado).
Peter Singer discute a questão da universalidade ou relatividade da ética, apontando que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1070213 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O pluralismo dos valores, a responsabilidade individual e pública, assim como o tema da tolerância – entre outros, são indicadores essenciais para uma nova abordagem ética, além do que chamo de ‘os quatro ‘P’s de uma prática ética responsável’ (prevenção, proteção, precaução e prudência) – necessários, mas não suficientes, pois torna-se indispensável a introdução de outros referenciais, critérios e princípios. Neste sentido, os investigadores estadunidenses vêm trabalhando a bioética a partir exclusivamente dos quatro princípios tradicionais: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, propostos por Tom Beauchamp e James Childress no livro Princípios da Bioética médica, publicado inicialmente em 1979 (Garrafa, 2005).
No texto de Volnei Garrafa, depreende-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1020056 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

En el diálogo “A: ¿Entonces crees que es mejor llamarlo? B: Desde luego”, la respuesta de B expresa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1014777 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

“A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema oral.”

(Quadros e Karnopp, 2004)

Essa afirmativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.