Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 31Q1046466 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O coensino é uma proposta de trabalho que visa ajudar na escolarização de alunos da Educação Especial por meio da parceria entre professores. Uma das características do coensino é: ✂️ a) Os alunos são agrupados de forma homogênea. ✂️ b) Um dos professores é o “educador geral” e o outro é o “educador especial”. ✂️ c) É realizado por dois professores da educação especial. ✂️ d) Dois professores participam do processo de ensino da mesma forma. ✂️ e) Os alunos precisam ser da mesma área de deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 32Q1046470 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Educação e Inclusão Escolar, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025No caso de alunos com graves comprometimentos motores ou com doenças degenerativas, qual é o profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado? ✂️ a) Professor do Ensino Comum. ✂️ b) Terapeuta Ocupacional. ✂️ c) Fisioterapeuta. ✂️ d) Professor Especializado. ✂️ e) Cuidador ou Acompanhante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 33Q1046480 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão. O estudo sobre tarefa de casa foi realizado com 15 professoras e as autoras destacam que ✂️ a) parece haver congruência entre a concepção e a operacionalização da tarefa de casa para o aluno com deficiência física. ✂️ b) todas as professoras manifestaram que a tarefa de casa está intrinsecamente relacionada à ação pedagógica para os alunos que não possuem deficiência. ✂️ c) a tarefa de casa é apontada como uma atividade não importante em relação à ação pedagógica para alunos com deficiência física. ✂️ d) nenhuma das professoras, participantes do estudo, utilizava a tarefa de casa para os alunos que apresentavam deficiência física. ✂️ e) as professoras relataram que a tarefa de casa para alunos com deficiência física não é de sua competência, tendo em vista que não possuem especialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 34Q1046483 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considerando o que estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no parágrafo 1° de seu artigo 218, receberá tratamento prioritário do Estado ✂️ a) preparação moral e cívica para a vida pública. ✂️ b) educação financeira para a autonomia e o progresso individual. ✂️ c) aprendizagem de conteúdos lógico-matemáticos. ✂️ d) formação técnica e profissional no ensino médio. ✂️ e) pesquisa científica básica e tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 35Q1046491 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Joana, professora da sala comum, e Márcia, professora de educação especial, trabalham no modelo de Ensino Colaborativo. Contudo, por vezes, uma tenta impor sua forma de atuação para a outra. Para Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), essa situação pode prejudicar a proposta do modelo adotado ao ✂️ a) instigar uma parceria forçada em prol dos alunos. ✂️ b) centralizar a responsabilidade pelo aluno na professora da sala comum. ✂️ c) demonstrar a impossibilidade de adoção do modelo colaborativo. ✂️ d) nivelar os saberes das professoras de sala comum e educação especial. ✂️ e) retirar a autonomia do parceiro, afetando o aspecto de paridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 36Q1019927 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. The paper reflects on the role of technology in English language teaching (ELT) methodologies and on the impact of globalization and internationalization in education in general and in the ELT in particular. The study is based on the assumption that access to information and technology is necessary to build social capital (WARSCHAUER, 2003) and that this access requires some English knowledge and digital literacy (FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013). Departing from a bibliographic review on the use of ELT methodologies and the role of technologies in these methodologies, the study proposes that both the resistance to and the uncritical use of technologies and methodologies may bring negative consequences to the development of English language proficiency and social development in Brazil. The study concludes that in the post-method (BROWN, 2002; KUMARAVADIVELO, 2003) and information era (LEVY, 1999) technologies have a relevant and crucial role that should be critically considered in ELT methodologies. The study also suggests that the informed use of technologies and methodologies, allied with the teaching of English as an international language are essential to leverage the development and the internationalization of education in Brazil in a critical way in relation to the effects of globalization. (FINARDI, Kyria Rebecca; PORCINO, Maria Carolina. 2014. Adaptado) One of the authors’ objectives in the study described is to understand ✂️ a) aspects related to culture in the teaching of English as a foreign language. ✂️ b) the positive aspects of technologies used in the teaching of foreign languages. ✂️ c) the need to use technology in a knowledgeable way when teaching English. ✂️ d) possible harmful outcomes with the misuse of technology in ELT. ✂️ e) the effects of technology literacy in the learning of a foreign language. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 37Q1046611 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Grafia Braille para a língua portuguesa, (Brasil, 2018), a escrita do número 20 é representada pela seguinte sequência de pontos: ✂️ a) (3456) (12) (24) ✂️ b) (3456) (12) (245) ✂️ c) (3456) (14) (24) ✂️ d) (56) (12) (24) ✂️ e) (56) (14) (245) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 38Q1046617 | Medicina, Oftalmologia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Carlos tem 9 anos e diagnóstico de baixa visão por alteração de acuidade, devido a alto grau de miopia. Além disso, refere que precisa de adequações de iluminação, porque tem dificuldades para perceber e detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes. Esta dificuldade visual de Carlos, de acordo com Lima (2018) refere-se à função de ✂️ a) adaptação visual. ✂️ b) visão de cores. ✂️ c) sensibilidade ao contraste. ✂️ d) percepção de brilho e luz. ✂️ e) visão binocular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 39Q1020046 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Según Kulikowski y Gónzález (1999), uno de los primeros desafíos con que se encuentran los profesores de español es la imagen inicial que el alumno brasileño suele tener de que se trata de una lengua que ✂️ a) resulta muy fácil de aprender debido a las semejanzas que presenta con el portugués. ✂️ b) presenta diferencias léxicas considerables cuando se compara con el portugués. ✂️ c) se aprende con mediano esfuerzo cuando el contexto de uso de la lengua se vincula a sus experiencias personales. ✂️ d) requiere de prácticas orales intensas que se pueden apoyar en el uso de videos y películas. ✂️ e) debiera estudiarse preferentemente en la infancia, debido a la complejidad de su sistema fonético. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 40Q1020048 | Espanhol, Análise Sintática Análisis Sintáctico, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En la comparación de los enunciados “Me regalaron un libro / Eu ganhei um livro”, Kulikowski y Gónzález (1999) mencionan que ✂️ a) en ambos enunciados la sintaxis está regulada por el genitivo. ✂️ b) en el enunciado en portugués falta indicar quién regaló el libro. ✂️ c) en español el acusativo ‘’un libro’’ debería ir con preposición. ✂️ d) los verbos “regalar” y “ganar” se pueden usar indistintamente en español. ✂️ e) en español se destaca el dativo mientras en portugués el nominativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
31Q1046466 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O coensino é uma proposta de trabalho que visa ajudar na escolarização de alunos da Educação Especial por meio da parceria entre professores. Uma das características do coensino é: ✂️ a) Os alunos são agrupados de forma homogênea. ✂️ b) Um dos professores é o “educador geral” e o outro é o “educador especial”. ✂️ c) É realizado por dois professores da educação especial. ✂️ d) Dois professores participam do processo de ensino da mesma forma. ✂️ e) Os alunos precisam ser da mesma área de deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
32Q1046470 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Na Educação e Inclusão Escolar, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025No caso de alunos com graves comprometimentos motores ou com doenças degenerativas, qual é o profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado? ✂️ a) Professor do Ensino Comum. ✂️ b) Terapeuta Ocupacional. ✂️ c) Fisioterapeuta. ✂️ d) Professor Especializado. ✂️ e) Cuidador ou Acompanhante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
33Q1046480 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão. O estudo sobre tarefa de casa foi realizado com 15 professoras e as autoras destacam que ✂️ a) parece haver congruência entre a concepção e a operacionalização da tarefa de casa para o aluno com deficiência física. ✂️ b) todas as professoras manifestaram que a tarefa de casa está intrinsecamente relacionada à ação pedagógica para os alunos que não possuem deficiência. ✂️ c) a tarefa de casa é apontada como uma atividade não importante em relação à ação pedagógica para alunos com deficiência física. ✂️ d) nenhuma das professoras, participantes do estudo, utilizava a tarefa de casa para os alunos que apresentavam deficiência física. ✂️ e) as professoras relataram que a tarefa de casa para alunos com deficiência física não é de sua competência, tendo em vista que não possuem especialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
34Q1046483 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considerando o que estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no parágrafo 1° de seu artigo 218, receberá tratamento prioritário do Estado ✂️ a) preparação moral e cívica para a vida pública. ✂️ b) educação financeira para a autonomia e o progresso individual. ✂️ c) aprendizagem de conteúdos lógico-matemáticos. ✂️ d) formação técnica e profissional no ensino médio. ✂️ e) pesquisa científica básica e tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
35Q1046491 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Joana, professora da sala comum, e Márcia, professora de educação especial, trabalham no modelo de Ensino Colaborativo. Contudo, por vezes, uma tenta impor sua forma de atuação para a outra. Para Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), essa situação pode prejudicar a proposta do modelo adotado ao ✂️ a) instigar uma parceria forçada em prol dos alunos. ✂️ b) centralizar a responsabilidade pelo aluno na professora da sala comum. ✂️ c) demonstrar a impossibilidade de adoção do modelo colaborativo. ✂️ d) nivelar os saberes das professoras de sala comum e educação especial. ✂️ e) retirar a autonomia do parceiro, afetando o aspecto de paridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
36Q1019927 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. The paper reflects on the role of technology in English language teaching (ELT) methodologies and on the impact of globalization and internationalization in education in general and in the ELT in particular. The study is based on the assumption that access to information and technology is necessary to build social capital (WARSCHAUER, 2003) and that this access requires some English knowledge and digital literacy (FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013). Departing from a bibliographic review on the use of ELT methodologies and the role of technologies in these methodologies, the study proposes that both the resistance to and the uncritical use of technologies and methodologies may bring negative consequences to the development of English language proficiency and social development in Brazil. The study concludes that in the post-method (BROWN, 2002; KUMARAVADIVELO, 2003) and information era (LEVY, 1999) technologies have a relevant and crucial role that should be critically considered in ELT methodologies. The study also suggests that the informed use of technologies and methodologies, allied with the teaching of English as an international language are essential to leverage the development and the internationalization of education in Brazil in a critical way in relation to the effects of globalization. (FINARDI, Kyria Rebecca; PORCINO, Maria Carolina. 2014. Adaptado) One of the authors’ objectives in the study described is to understand ✂️ a) aspects related to culture in the teaching of English as a foreign language. ✂️ b) the positive aspects of technologies used in the teaching of foreign languages. ✂️ c) the need to use technology in a knowledgeable way when teaching English. ✂️ d) possible harmful outcomes with the misuse of technology in ELT. ✂️ e) the effects of technology literacy in the learning of a foreign language. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
37Q1046611 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Grafia Braille para a língua portuguesa, (Brasil, 2018), a escrita do número 20 é representada pela seguinte sequência de pontos: ✂️ a) (3456) (12) (24) ✂️ b) (3456) (12) (245) ✂️ c) (3456) (14) (24) ✂️ d) (56) (12) (24) ✂️ e) (56) (14) (245) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
38Q1046617 | Medicina, Oftalmologia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Carlos tem 9 anos e diagnóstico de baixa visão por alteração de acuidade, devido a alto grau de miopia. Além disso, refere que precisa de adequações de iluminação, porque tem dificuldades para perceber e detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes. Esta dificuldade visual de Carlos, de acordo com Lima (2018) refere-se à função de ✂️ a) adaptação visual. ✂️ b) visão de cores. ✂️ c) sensibilidade ao contraste. ✂️ d) percepção de brilho e luz. ✂️ e) visão binocular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
39Q1020046 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Según Kulikowski y Gónzález (1999), uno de los primeros desafíos con que se encuentran los profesores de español es la imagen inicial que el alumno brasileño suele tener de que se trata de una lengua que ✂️ a) resulta muy fácil de aprender debido a las semejanzas que presenta con el portugués. ✂️ b) presenta diferencias léxicas considerables cuando se compara con el portugués. ✂️ c) se aprende con mediano esfuerzo cuando el contexto de uso de la lengua se vincula a sus experiencias personales. ✂️ d) requiere de prácticas orales intensas que se pueden apoyar en el uso de videos y películas. ✂️ e) debiera estudiarse preferentemente en la infancia, debido a la complejidad de su sistema fonético. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
40Q1020048 | Espanhol, Análise Sintática Análisis Sintáctico, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En la comparación de los enunciados “Me regalaron un libro / Eu ganhei um livro”, Kulikowski y Gónzález (1999) mencionan que ✂️ a) en ambos enunciados la sintaxis está regulada por el genitivo. ✂️ b) en el enunciado en portugués falta indicar quién regaló el libro. ✂️ c) en español el acusativo ‘’un libro’’ debería ir con preposición. ✂️ d) los verbos “regalar” y “ganar” se pueden usar indistintamente en español. ✂️ e) en español se destaca el dativo mientras en portugués el nominativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro