Início

Questões de Concursos QM 2018

Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1046466 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O coensino é uma proposta de trabalho que visa ajudar na escolarização de alunos da Educação Especial por meio da parceria entre professores.

Uma das características do coensino é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1046478 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em relação à atuação do professor da sala comum e a do professor do AEE, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1046483 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o que estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no parágrafo 1° de seu artigo 218, receberá tratamento prioritário do Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1014775 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Almeida et. Al (2015), o ensino do português como segunda língua para surdos deve ser realizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1019923 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
The good news about formulating a strong lesson plan for a Content and Language Integrated Learning (CLIL) class is that it will contain many of the same features of a good lesson plan for any class. That is, it will include transitions from and to the previous class and the next one, it will warm students up to the day’s lesson in an engaging way, it will present new material and recycle familiar material, it will include some ways to assess progress during the class, and it will be flexible enough to account for classes that move slower or more quickly than you had anticipated.

What’s important about CLIL lesson plans, though, is that you include both subject area content and language points so that you derive the full benefits of a CLIL approach. If you try to wing it, you might wind up concentrating on one area to the detriment of the other.

The key elements of CLIL lesson plans are:

Content – Most teachers find it easiest to start by considering the content. What knowledge – that is, what subject area material – do you want to transmit? How are you going to present it – through an article, a video, a demonstration, a discussion, or an experiment?

It can be helpful when planning to finish sentences such as I want my students to be able to/At the end of the class, they should know… If you have a cooperating content area teacher at your institution, meet with that person in advance to go over your goals and see how they interact with theirs.

Language – Once you have the content pinned down, you can pick out the necessary language and communication skills that students will need to engage with the material. For example, these could include: specialized vocabulary, functional phrases and collocations, pronunciation or intonation practice, grammatical structures, features of text organization.

You’ll find these linguistic features in the texts that you present, but also in the language that students need to complete tasks. Imagine yourself as a student carrying out a task. What will you say? What will you write? Then, determine if you’ll need to teach any of this language to your class before presenting students with the task.

(https://bridge.edu/tefl/blog/clil-lesson-plans/. Adaptado)
Collocations are mentioned in the text as one of the language aspects to be covered in CLIL. A well-known difficulty Brazilian students contend with is the decision between “make” and “do” in collocations. The alternative with the correct use of a collocation is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1046617 | Medicina, Oftalmologia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Carlos tem 9 anos e diagnóstico de baixa visão por alteração de acuidade, devido a alto grau de miopia. Além disso, refere que precisa de adequações de iluminação, porque tem dificuldades para perceber e detectar a diferença de brilho (luminância) entre duas superfícies adjacentes. Esta dificuldade visual de Carlos, de acordo com Lima (2018) refere-se à função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1070182 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Guilherme de Ockham (c.1300-50) foi talvez o filósofo mais influente do séc. XIV e teve inúmeros seguidores, assim como adversários, nesse período devido a suas posições originais e, sob certos aspectos, revolucionárias. A influência de Ockham está relacionada, sobretudo, à sua obra lógica e metafísica, na qual assume uma posição nominalista frente à célebre questão dos universais, uma discussão que percorreu praticamente toda a filosofia medieval, constituindo-se em uma das questões mais centrais da ontologia na tradição filosófica (Marcondes, 2010. Adaptado).
A questão filosófica mencionada no excerto diz respeito à natureza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1070197 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Numa perspectiva analítica, Mario Bunge entende por técnica o controle ou a transformação da natureza pelo ser humano, o qual faz uso de conhecimentos pré-científicos. A tecnologia, por sua vez, consiste na técnica de base científica (Cupani, 2004. Adaptado).
Segundo Alberto Cupani, para Mario Bunge, a técnica e a tecnologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1020063 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

En relación a la cuestión de si decir “español” o “castellano” para referirse al idioma, Moreno (2003-2004) señala que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1046457 | Português, Interpretação de Textos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Omote (2014), os educadores precisam estar motivados e compromissados para tornarem-se agentes capazes de promover a formação das novas gerações de cidadãos.
Segundo ele,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1046472 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na escola encontram-se alunos com lesões neurológicas não evolutivas e alunos com quadros progressivos.
Em relação a esses dois tipos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1046477 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para o desenvolvimento das atividades ligadas às disciplinas escolares, o aluno com deficiência necessita de uma avaliação que tem por objetivo identificar a necessidade de se introduzir um recurso diferenciado que lhe possibilite participar das atividades com seus colegas (Sartoretto, 2010).
Em relação a esse tema, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1014779 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), alguns pesquisadores argumentaram em favor da inclusão da orientação da palma da mão como parâmetro na fonologia das línguas de sinais.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta que justifica essa iniciativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1070203 | Filosofia, A Política, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“A soberania não pode ser representada pela mesma razão por que não pode ser alienada; consiste essencialmente na vontade geral, e a vontade de forma alguma se representa: ou é ela mesma, ou é outra, não há meio-termo. Desta forma, os deputados do povo não são, e nem podem ser, seus representantes: não passam de seus comissários, nada podendo concluir definitivamente. E nula toda lei que o povo diretamente não ratificar e, em absoluto, não é lei” (Rousseau, J.-J., Do contrato social, apud WEFFORT, Francisco C. (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1).
O excerto refere-se a uma tese central do pensamento político de Rousseau. Tal tese consiste em defender a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1046479 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão.
As autoras afirmam que, dentre as atividades do ensino regular, tem-se a tarefa de casa como uma atribuição acadêmica antiga
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1046480 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão.
O estudo sobre tarefa de casa foi realizado com 15 professoras e as autoras destacam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1019922 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
The good news about formulating a strong lesson plan for a Content and Language Integrated Learning (CLIL) class is that it will contain many of the same features of a good lesson plan for any class. That is, it will include transitions from and to the previous class and the next one, it will warm students up to the day’s lesson in an engaging way, it will present new material and recycle familiar material, it will include some ways to assess progress during the class, and it will be flexible enough to account for classes that move slower or more quickly than you had anticipated.

What’s important about CLIL lesson plans, though, is that you include both subject area content and language points so that you derive the full benefits of a CLIL approach. If you try to wing it, you might wind up concentrating on one area to the detriment of the other.

The key elements of CLIL lesson plans are:

Content – Most teachers find it easiest to start by considering the content. What knowledge – that is, what subject area material – do you want to transmit? How are you going to present it – through an article, a video, a demonstration, a discussion, or an experiment?

It can be helpful when planning to finish sentences such as I want my students to be able to/At the end of the class, they should know… If you have a cooperating content area teacher at your institution, meet with that person in advance to go over your goals and see how they interact with theirs.

Language – Once you have the content pinned down, you can pick out the necessary language and communication skills that students will need to engage with the material. For example, these could include: specialized vocabulary, functional phrases and collocations, pronunciation or intonation practice, grammatical structures, features of text organization.

You’ll find these linguistic features in the texts that you present, but also in the language that students need to complete tasks. Imagine yourself as a student carrying out a task. What will you say? What will you write? Then, determine if you’ll need to teach any of this language to your class before presenting students with the task.

(https://bridge.edu/tefl/blog/clil-lesson-plans/. Adaptado)
As far as the element “content” in CLIL is concerned, the fourth and fifth paragraphs state that
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1046610 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), para a escrita em braille da palavra INCLUSÃO, toda grafada em maiúscula, é necessário representar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1046612 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), nas representações de datas sob a forma inteiramente numérica, os elementos constitutivos devem ser colocados pela ordem dia-mês-ano, utilizando-se dois algarismos para o dia, dois para o mês e dois ou quatro para o ano. Dentre as regras estabelecidas, está definido que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1070200 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

É mais ou menos consensual entre os filósofos que nossas maneiras de raciocinar incluem diferentes tipos de raciocínios. Um deles guia-nos para sermos sensíveis a certos sinais aparentemente não relacionados, levando-nos a conclusões que fazem sentido, por exemplo, como age um detetive ou como age o cientista no momento em que “cria” novas hipóteses (Savian Filho, 2010. Adaptado).
O tipo de raciocínio descrito no excerto é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.