Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1020049 | Espanhol, Artigos Artículos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el enunciado “Lo interesante del caso es que ni siquiera se quejó” (Matte Bon, 2012), el artículo neutro “lo” sirve para ✂️ a) indicar la existencia de complemento directo. ✂️ b) demostrar la conmutabilidad con el artículo “el”. ✂️ c) señalar la ocurrencia posterior de complemento indirecto. ✂️ d) sustantivar el adjetivo “interesante”. ✂️ e) duplicar el objeto directo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 42Q1020053 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Una característica propia del método Gramática y Traducción es el énfasis que se pone en ✂️ a) la lengua meta sin el concurso de la materna. ✂️ b) la lectura y la escritura. ✂️ c) el habla vulgar y la escritura. ✂️ d) las listas de palabras monolingües. ✂️ e) la gramática inductiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 43Q1020057 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el enunciado “Llevémonos un paraguas por si acaso”, el elemento “por si acaso” le permite al interlocutor ✂️ a) justificar la precaución de llevar paraguas ante la eventualidad de que llueva. ✂️ b) subrayar la inminencia de la lluvia y la obligación de tomar un paraguas. ✂️ c) destacar lo que puede ocurrir por andar sin paraguas ahora que llueve. ✂️ d) explicar por qué es importante andar siempre con un paraguas disponible. ✂️ e) pedirle a alguien que se haga de un paraguas porque está lloviendo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 44Q1020059 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un aspecto que distingue de manera significativa el “Método Audiolingüístico” de la “Enseñanza Comunicativa de la Lengua” es que en esta última ✂️ a) la lengua puede presentarse fuera de contexto. ✂️ b) el objetivo fundamental es la corrección formal de estructuras. ✂️ c) la repetición es una técnica fundamental. ✂️ d) se reconocen las variedades, pero no se insiste en ellas. ✂️ e) lo más importante es la transmisión de significados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 45Q1020063 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En relación a la cuestión de si decir “español” o “castellano” para referirse al idioma, Moreno (2003-2004) señala que ✂️ a) en México y Puerto Rico se prefiere decir “castellano” para delimitar distancia con el inglés. ✂️ b) los argentinos prefieren el término “español” porque reconocen una misma identidad con la variante peninsular. ✂️ c) ante la necesidad de un término general que evite conflictos, es cada vez más común oír la expresión “lengua hispana”. ✂️ d) los andaluces optan por decir “castellano” por un principio de identidad histórica. ✂️ e) la forma de llamar a las lenguas es un asunto de poca importancia que no debiera preocupar ni generar controversias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 46Q1046457 | Português, Interpretação de Textos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Omote (2014), os educadores precisam estar motivados e compromissados para tornarem-se agentes capazes de promover a formação das novas gerações de cidadãos. Segundo ele, ✂️ a) é importante tirar o foco da desigualdade. ✂️ b) a adequada formação dos educadores é imprescindível. ✂️ c) a tarefa é inviável, mas é necessário tentar. ✂️ d) o objetivo é a legitimação dissimulada das desigualdades. ✂️ e) o amor à causa deve ser a prioridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 47Q1046460 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O conjunto dos princípios que caracterizaria a classe das gramáticas possíveis, e que preconizaria os modos pelos quais as gramáticas são organizadas, as regras de seus componentes e as relações que poderiam estabelecer entre si, foi denominado por Chomsky como ✂️ a) gramática universal. ✂️ b) pragmatismo. ✂️ c) esperanto. ✂️ d) inatismo. ✂️ e) pantomima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 48Q1046465 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O modelo social da deficiência estruturou-se em oposição ao modelo médico da deficiência. Considere o modelo social da deficiência, e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Esse modelo considera a deficiência como a expressão de uma limitação corporal do indivíduo para interagir socialmente. ✂️ b) Esse modelo, ao não reconhecer que pessoas doentes também experimentam a deficiência, exclui do atendimento pelas políticas públicas grande parcela da população. ✂️ c) Aborda a deficiência por meio de um conjunto de teorias e práticas assistenciais em saúde que pressupõe relação de causalidade entre a lesão ou a doença e a experiência da deficiência. ✂️ d) A retirada da deficiência do campo da natureza e sua transferência para a sociedade foi uma mudança teórica revolucionária. ✂️ e) A ideia de deficiência é frequentemente relacionada a limitações naquilo que se considera como habilidades básicas para a vida social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 49Q1046473 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Schirmer et al (2007) ressaltam a importância da acessibilidade para a inclusão escolar. De acordo com essa autora, está correto afirmar que ✂️ a) os prédios escolares apresentam acessibilidade espacial tendo em vista que há muito tempo os arquitetos e engenheiros entenderam esse direito das pessoas com deficiência. ✂️ b) falta legislação referente à acessibilidade arquitetônica e às leis que garantem a acessibilidade arquitetônica no ambiente escolar. ✂️ c) é preciso adequar os espaços das escolas já construídos e orientar os novos projetos escolares com base em desenhos acessíveis. ✂️ d) as rampas e os banheiros adaptados já são suficientes para que os princípios do desenho universal sejam consolidados. ✂️ e) é possível observar a acessibilidade espacial na absoluta maioria dos edifícios escolares das redes de ensino públicas e particulares, o que facilitou a inclusão das pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 50Q1046478 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação à atuação do professor da sala comum e a do professor do AEE, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O professor especializado ocupa-se do ensino dos conhecimentos acadêmicos. ✂️ b) Os trabalhos desses professores são complementares e exigem deles uma estreita parceria. ✂️ c) O professor da classe comum ocupa-se apenas das barreiras impostas pela deficiência do aluno. ✂️ d) O professor da classe comum é o responsável pela elaboração de recursos para o aluno com deficiência. ✂️ e) Não há diferença de atuação pedagógica entre esses dois profissionais da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
41Q1020049 | Espanhol, Artigos Artículos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el enunciado “Lo interesante del caso es que ni siquiera se quejó” (Matte Bon, 2012), el artículo neutro “lo” sirve para ✂️ a) indicar la existencia de complemento directo. ✂️ b) demostrar la conmutabilidad con el artículo “el”. ✂️ c) señalar la ocurrencia posterior de complemento indirecto. ✂️ d) sustantivar el adjetivo “interesante”. ✂️ e) duplicar el objeto directo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
42Q1020053 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Una característica propia del método Gramática y Traducción es el énfasis que se pone en ✂️ a) la lengua meta sin el concurso de la materna. ✂️ b) la lectura y la escritura. ✂️ c) el habla vulgar y la escritura. ✂️ d) las listas de palabras monolingües. ✂️ e) la gramática inductiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
43Q1020057 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el enunciado “Llevémonos un paraguas por si acaso”, el elemento “por si acaso” le permite al interlocutor ✂️ a) justificar la precaución de llevar paraguas ante la eventualidad de que llueva. ✂️ b) subrayar la inminencia de la lluvia y la obligación de tomar un paraguas. ✂️ c) destacar lo que puede ocurrir por andar sin paraguas ahora que llueve. ✂️ d) explicar por qué es importante andar siempre con un paraguas disponible. ✂️ e) pedirle a alguien que se haga de un paraguas porque está lloviendo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
44Q1020059 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un aspecto que distingue de manera significativa el “Método Audiolingüístico” de la “Enseñanza Comunicativa de la Lengua” es que en esta última ✂️ a) la lengua puede presentarse fuera de contexto. ✂️ b) el objetivo fundamental es la corrección formal de estructuras. ✂️ c) la repetición es una técnica fundamental. ✂️ d) se reconocen las variedades, pero no se insiste en ellas. ✂️ e) lo más importante es la transmisión de significados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
45Q1020063 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En relación a la cuestión de si decir “español” o “castellano” para referirse al idioma, Moreno (2003-2004) señala que ✂️ a) en México y Puerto Rico se prefiere decir “castellano” para delimitar distancia con el inglés. ✂️ b) los argentinos prefieren el término “español” porque reconocen una misma identidad con la variante peninsular. ✂️ c) ante la necesidad de un término general que evite conflictos, es cada vez más común oír la expresión “lengua hispana”. ✂️ d) los andaluces optan por decir “castellano” por un principio de identidad histórica. ✂️ e) la forma de llamar a las lenguas es un asunto de poca importancia que no debiera preocupar ni generar controversias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
46Q1046457 | Português, Interpretação de Textos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Omote (2014), os educadores precisam estar motivados e compromissados para tornarem-se agentes capazes de promover a formação das novas gerações de cidadãos. Segundo ele, ✂️ a) é importante tirar o foco da desigualdade. ✂️ b) a adequada formação dos educadores é imprescindível. ✂️ c) a tarefa é inviável, mas é necessário tentar. ✂️ d) o objetivo é a legitimação dissimulada das desigualdades. ✂️ e) o amor à causa deve ser a prioridade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
47Q1046460 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O conjunto dos princípios que caracterizaria a classe das gramáticas possíveis, e que preconizaria os modos pelos quais as gramáticas são organizadas, as regras de seus componentes e as relações que poderiam estabelecer entre si, foi denominado por Chomsky como ✂️ a) gramática universal. ✂️ b) pragmatismo. ✂️ c) esperanto. ✂️ d) inatismo. ✂️ e) pantomima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
48Q1046465 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O modelo social da deficiência estruturou-se em oposição ao modelo médico da deficiência. Considere o modelo social da deficiência, e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Esse modelo considera a deficiência como a expressão de uma limitação corporal do indivíduo para interagir socialmente. ✂️ b) Esse modelo, ao não reconhecer que pessoas doentes também experimentam a deficiência, exclui do atendimento pelas políticas públicas grande parcela da população. ✂️ c) Aborda a deficiência por meio de um conjunto de teorias e práticas assistenciais em saúde que pressupõe relação de causalidade entre a lesão ou a doença e a experiência da deficiência. ✂️ d) A retirada da deficiência do campo da natureza e sua transferência para a sociedade foi uma mudança teórica revolucionária. ✂️ e) A ideia de deficiência é frequentemente relacionada a limitações naquilo que se considera como habilidades básicas para a vida social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
49Q1046473 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Schirmer et al (2007) ressaltam a importância da acessibilidade para a inclusão escolar. De acordo com essa autora, está correto afirmar que ✂️ a) os prédios escolares apresentam acessibilidade espacial tendo em vista que há muito tempo os arquitetos e engenheiros entenderam esse direito das pessoas com deficiência. ✂️ b) falta legislação referente à acessibilidade arquitetônica e às leis que garantem a acessibilidade arquitetônica no ambiente escolar. ✂️ c) é preciso adequar os espaços das escolas já construídos e orientar os novos projetos escolares com base em desenhos acessíveis. ✂️ d) as rampas e os banheiros adaptados já são suficientes para que os princípios do desenho universal sejam consolidados. ✂️ e) é possível observar a acessibilidade espacial na absoluta maioria dos edifícios escolares das redes de ensino públicas e particulares, o que facilitou a inclusão das pessoas com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
50Q1046478 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em relação à atuação do professor da sala comum e a do professor do AEE, assinale a alternativa correta. ✂️ a) O professor especializado ocupa-se do ensino dos conhecimentos acadêmicos. ✂️ b) Os trabalhos desses professores são complementares e exigem deles uma estreita parceria. ✂️ c) O professor da classe comum ocupa-se apenas das barreiras impostas pela deficiência do aluno. ✂️ d) O professor da classe comum é o responsável pela elaboração de recursos para o aluno com deficiência. ✂️ e) Não há diferença de atuação pedagógica entre esses dois profissionais da educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro