Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q1046463 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) ratifica que a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, deve ser ofertada de modo transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com os Planos de Educação, ✂️ a) explicite quais alunos da Educação Especial que poderão ser beneficiados com os conteúdos definidos no Currículo Paulista. ✂️ b) determine os conteúdos dos currículos especializados que são ofertados nas classes especiais e nas escolas especializadas. ✂️ c) explicite os recursos e estratégias que serão utilizados para garantir a todos as aprendizagens definidas no Currículo Paulista. ✂️ d) atenda com ênfase aos alunos portadores de deficiência que possuam condições de acompanhar no mesmo ritmo a aprendizagem dos alunos sem deficiência. ✂️ e) elabore um currículo paralelo ao do ensino comum para atender a todas as áreas de deficiência sensorial, física e intelectual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 62Q1046471 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Schirmer et al. (2007) consideram um aluno com deficiência física que pode ter dificuldade em realizar muitas das tarefas rotineiras na escola, como exemplo, o recorte. Nesse caso, a proposta correta é ✂️ a) pedir para os pais ou responsáveis realizarem essa tarefa para o aluno ou não o levarem para a escola no dia da execução dessa atividade. ✂️ b) obter uma tesoura de acordo com sua habilidade ou transformar a atividade individual, para coletiva, na qual, enquanto um colega segura o papel, o outro usa a tesoura etc. ✂️ c) que o menino com deficiência física não participe da atividade de recorte e colagem e fique em outro ambiente escolar, por exemplo a biblioteca. ✂️ d) dar outra atividade para o aluno com deficiência física, por exemplo, escutar uma história enquanto seus colegas de classe realizam a atividade de recorte. ✂️ e) que o aluno assista a seus colegas realizando a atividade porque está incapacitado de ser ator do seu processo de descoberta e aquisição de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 63Q1046479 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão. As autoras afirmam que, dentre as atividades do ensino regular, tem-se a tarefa de casa como uma atribuição acadêmica antiga ✂️ a) obrigatória, que perpassa todos os níveis de ensino, tanto de escolas das redes públicas quanto das redes particulares. ✂️ b) que se constitui em uma atividade de aprendizagem sem nenhum significado no contexto da educação inclusiva. ✂️ c) e incorporada nas ações escolares e a presença dela caracteriza uma atividade cotidiana, rotineira e constante em diversas escolas. ✂️ d) e totalmente dispensável como trabalho a ser realizado pelos alunos com deficiência física de qualquer natureza. ✂️ e) que deve possuir apenas um caráter figurativo na ação pedagógica, promovendo o bem-estar dos pais que tanto valorizam essa atividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 64Q1046495 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), um dos fatores de êxito da inclusão escolar ocorre quando essa temática é ✂️ a) planejada de forma análoga em todas as realidades. ✂️ b) encabeçada por professores líderes. ✂️ c) abordada de maneira global e impessoal. ✂️ d) assumida por toda a comunidade educacional. ✂️ e) compulsória a todo o corpo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 65Q1014774 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), uma característica comum entre as línguas com concordância marcada é que todas apresentam concordância com o sujeito. Em alguns casos, há marcação de concordância com o objeto. Segundo elas, nas línguas de sinais, a concordância ✂️ a) é feita preferencialmente com o sujeito, a partir do qual se realizam todos os tipos de declinação dessas línguas. ✂️ b) é obrigatória com o sujeito, podendo ou não ser realizada com o objeto, dependendo da seleção do verbo. ✂️ c) não possui regra estabelecida, uma vez que os verbos das línguas de sinais não sofrem nenhum tipo de declinação. ✂️ d) segue as mesmas normas das línguas orais, já que as estruturas linguísticas de todas as línguas – orais e de sinais – são completamente idênticas. ✂️ e) é obrigatória com o objeto, podendo ou não ser realizada com o sujeito, dependendo da seleção do verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 66Q1014778 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço. A língua de sinais brasileira, assim como as demais, é basicamente produzida pelas mãos. Seus principais parâmetros fonológicos são ✂️ a) considerados pelos sinais. Já a expressão facial é apenas um adorno à língua. ✂️ b) especificamente mãos e rosto. ✂️ c) a digitação quirema a quirema para interpretação/ tradução e nas conversações rotineiras. ✂️ d) locação, movimento e configuração de mão ✂️ e) estabelecidos com parâmetros estritamente ligados à língua majoritária do país de origem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 67Q1014781 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), restrições físicas e linguísticas especificam possíveis combinações entre as unidades mínimas na formação de sinais. Algumas dessas restrições são impostas pelo sistema perceptual (visual) e outras pelo sistema articulatório. Assinale a alternativa que denomina corretamente o sistema articulatório mencionado no excerto. ✂️ a) Fsiologia das mãos. ✂️ b) Movimento de tronco. ✂️ c) Postura de pé ou sentado. ✂️ d) Processamento mental. ✂️ e) Posição de língua e lábios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 68Q1014782 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Analise a configuração: mão direita horizontal fechada, palma para dentro, pesquisa destacada. Elevar a mão. A configuração representa o sinal de ✂️ a) parecer. ✂️ b) carro. ✂️ c) bom. ✂️ d) elevador. ✂️ e) melhor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 69Q1019929 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. The paper reflects on the role of technology in English language teaching (ELT) methodologies and on the impact of globalization and internationalization in education in general and in the ELT in particular. The study is based on the assumption that access to information and technology is necessary to build social capital (WARSCHAUER, 2003) and that this access requires some English knowledge and digital literacy (FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013). Departing from a bibliographic review on the use of ELT methodologies and the role of technologies in these methodologies, the study proposes that both the resistance to and the uncritical use of technologies and methodologies may bring negative consequences to the development of English language proficiency and social development in Brazil. The study concludes that in the post-method (BROWN, 2002; KUMARAVADIVELO, 2003) and information era (LEVY, 1999) technologies have a relevant and crucial role that should be critically considered in ELT methodologies. The study also suggests that the informed use of technologies and methodologies, allied with the teaching of English as an international language are essential to leverage the development and the internationalization of education in Brazil in a critical way in relation to the effects of globalization. (FINARDI, Kyria Rebecca; PORCINO, Maria Carolina. 2014. Adaptado) No texto, as autoras mencionam que ✂️ a) nem todas as abordagens precisam da tecnologia para desempenhar a função a que se propõem no ensino de inglês. ✂️ b) acesso responsável à informação e à tecnologia pode tornar o ensino de inglês mais eficiente. ✂️ c) os efeitos da globalização serão minimizados se as tecnologias apropriadas forem utilizadas. ✂️ d) tecnologias devem ser seriamente consideradas como parte das metodologias para ensino de inglês. ✂️ e) a tecnologia se alternou entre os papéis de liderança e coadjuvante em diferentes abordagens de ensino de inglês. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 70Q1046609 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa correta quanto ao Soroban, com base em Sampaio et al (2010). ✂️ a) É um sistema de cálculos da vida diária, permite o desenvolvimento do cálculo mental e o conceito de número, cuja manipulação depende do raciocínio e do domínio do usuário, substituindo a calculadora. ✂️ b) Os eixos horizontais representam as ordens: unidade; dezena; centena; unidade do milhar e assim por diante, permitindo o registro de números e operações pelo uso das contas na régua. ✂️ c) As operações são realizadas com o indicador e o polegar da mão direita, sendo que o indicador é usado para abaixar e levantar as contas de valor 5 e abaixar as contas de valor 10. ✂️ d) Permite compreender os conceitos de reserva e empréstimos em aritmética e a compreensão das combinações de 5 a 10 como complementos dos números, por isso é um substitutivo da calculadora. ✂️ e) Apesar de ser um instrumento concreto, o número mostrado no ábaco é abstrato, baseado no sistema decimal, ajudando a criança a entender o conceito de valor posicional dos números e de base. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
61Q1046463 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) ratifica que a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, deve ser ofertada de modo transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com os Planos de Educação, ✂️ a) explicite quais alunos da Educação Especial que poderão ser beneficiados com os conteúdos definidos no Currículo Paulista. ✂️ b) determine os conteúdos dos currículos especializados que são ofertados nas classes especiais e nas escolas especializadas. ✂️ c) explicite os recursos e estratégias que serão utilizados para garantir a todos as aprendizagens definidas no Currículo Paulista. ✂️ d) atenda com ênfase aos alunos portadores de deficiência que possuam condições de acompanhar no mesmo ritmo a aprendizagem dos alunos sem deficiência. ✂️ e) elabore um currículo paralelo ao do ensino comum para atender a todas as áreas de deficiência sensorial, física e intelectual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
62Q1046471 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Schirmer et al. (2007) consideram um aluno com deficiência física que pode ter dificuldade em realizar muitas das tarefas rotineiras na escola, como exemplo, o recorte. Nesse caso, a proposta correta é ✂️ a) pedir para os pais ou responsáveis realizarem essa tarefa para o aluno ou não o levarem para a escola no dia da execução dessa atividade. ✂️ b) obter uma tesoura de acordo com sua habilidade ou transformar a atividade individual, para coletiva, na qual, enquanto um colega segura o papel, o outro usa a tesoura etc. ✂️ c) que o menino com deficiência física não participe da atividade de recorte e colagem e fique em outro ambiente escolar, por exemplo a biblioteca. ✂️ d) dar outra atividade para o aluno com deficiência física, por exemplo, escutar uma história enquanto seus colegas de classe realizam a atividade de recorte. ✂️ e) que o aluno assista a seus colegas realizando a atividade porque está incapacitado de ser ator do seu processo de descoberta e aquisição de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
63Q1046479 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física, decorrente do estudo de Zafani; Gregorutti; Baleotti (2017), para responder à questão. As autoras afirmam que, dentre as atividades do ensino regular, tem-se a tarefa de casa como uma atribuição acadêmica antiga ✂️ a) obrigatória, que perpassa todos os níveis de ensino, tanto de escolas das redes públicas quanto das redes particulares. ✂️ b) que se constitui em uma atividade de aprendizagem sem nenhum significado no contexto da educação inclusiva. ✂️ c) e incorporada nas ações escolares e a presença dela caracteriza uma atividade cotidiana, rotineira e constante em diversas escolas. ✂️ d) e totalmente dispensável como trabalho a ser realizado pelos alunos com deficiência física de qualquer natureza. ✂️ e) que deve possuir apenas um caráter figurativo na ação pedagógica, promovendo o bem-estar dos pais que tanto valorizam essa atividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
64Q1046495 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Coll, Marchesi e Palacios (2004), um dos fatores de êxito da inclusão escolar ocorre quando essa temática é ✂️ a) planejada de forma análoga em todas as realidades. ✂️ b) encabeçada por professores líderes. ✂️ c) abordada de maneira global e impessoal. ✂️ d) assumida por toda a comunidade educacional. ✂️ e) compulsória a todo o corpo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
65Q1014774 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), uma característica comum entre as línguas com concordância marcada é que todas apresentam concordância com o sujeito. Em alguns casos, há marcação de concordância com o objeto. Segundo elas, nas línguas de sinais, a concordância ✂️ a) é feita preferencialmente com o sujeito, a partir do qual se realizam todos os tipos de declinação dessas línguas. ✂️ b) é obrigatória com o sujeito, podendo ou não ser realizada com o objeto, dependendo da seleção do verbo. ✂️ c) não possui regra estabelecida, uma vez que os verbos das línguas de sinais não sofrem nenhum tipo de declinação. ✂️ d) segue as mesmas normas das línguas orais, já que as estruturas linguísticas de todas as línguas – orais e de sinais – são completamente idênticas. ✂️ e) é obrigatória com o objeto, podendo ou não ser realizada com o sujeito, dependendo da seleção do verbo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
66Q1014778 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), os articuladores primários das línguas de sinais são as mãos, que se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço. A língua de sinais brasileira, assim como as demais, é basicamente produzida pelas mãos. Seus principais parâmetros fonológicos são ✂️ a) considerados pelos sinais. Já a expressão facial é apenas um adorno à língua. ✂️ b) especificamente mãos e rosto. ✂️ c) a digitação quirema a quirema para interpretação/ tradução e nas conversações rotineiras. ✂️ d) locação, movimento e configuração de mão ✂️ e) estabelecidos com parâmetros estritamente ligados à língua majoritária do país de origem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
67Q1014781 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), restrições físicas e linguísticas especificam possíveis combinações entre as unidades mínimas na formação de sinais. Algumas dessas restrições são impostas pelo sistema perceptual (visual) e outras pelo sistema articulatório. Assinale a alternativa que denomina corretamente o sistema articulatório mencionado no excerto. ✂️ a) Fsiologia das mãos. ✂️ b) Movimento de tronco. ✂️ c) Postura de pé ou sentado. ✂️ d) Processamento mental. ✂️ e) Posição de língua e lábios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
68Q1014782 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Analise a configuração: mão direita horizontal fechada, palma para dentro, pesquisa destacada. Elevar a mão. A configuração representa o sinal de ✂️ a) parecer. ✂️ b) carro. ✂️ c) bom. ✂️ d) elevador. ✂️ e) melhor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
69Q1019929 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. The paper reflects on the role of technology in English language teaching (ELT) methodologies and on the impact of globalization and internationalization in education in general and in the ELT in particular. The study is based on the assumption that access to information and technology is necessary to build social capital (WARSCHAUER, 2003) and that this access requires some English knowledge and digital literacy (FINARDI; PREBIANCA; MOMM, 2013). Departing from a bibliographic review on the use of ELT methodologies and the role of technologies in these methodologies, the study proposes that both the resistance to and the uncritical use of technologies and methodologies may bring negative consequences to the development of English language proficiency and social development in Brazil. The study concludes that in the post-method (BROWN, 2002; KUMARAVADIVELO, 2003) and information era (LEVY, 1999) technologies have a relevant and crucial role that should be critically considered in ELT methodologies. The study also suggests that the informed use of technologies and methodologies, allied with the teaching of English as an international language are essential to leverage the development and the internationalization of education in Brazil in a critical way in relation to the effects of globalization. (FINARDI, Kyria Rebecca; PORCINO, Maria Carolina. 2014. Adaptado) No texto, as autoras mencionam que ✂️ a) nem todas as abordagens precisam da tecnologia para desempenhar a função a que se propõem no ensino de inglês. ✂️ b) acesso responsável à informação e à tecnologia pode tornar o ensino de inglês mais eficiente. ✂️ c) os efeitos da globalização serão minimizados se as tecnologias apropriadas forem utilizadas. ✂️ d) tecnologias devem ser seriamente consideradas como parte das metodologias para ensino de inglês. ✂️ e) a tecnologia se alternou entre os papéis de liderança e coadjuvante em diferentes abordagens de ensino de inglês. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
70Q1046609 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa correta quanto ao Soroban, com base em Sampaio et al (2010). ✂️ a) É um sistema de cálculos da vida diária, permite o desenvolvimento do cálculo mental e o conceito de número, cuja manipulação depende do raciocínio e do domínio do usuário, substituindo a calculadora. ✂️ b) Os eixos horizontais representam as ordens: unidade; dezena; centena; unidade do milhar e assim por diante, permitindo o registro de números e operações pelo uso das contas na régua. ✂️ c) As operações são realizadas com o indicador e o polegar da mão direita, sendo que o indicador é usado para abaixar e levantar as contas de valor 5 e abaixar as contas de valor 10. ✂️ d) Permite compreender os conceitos de reserva e empréstimos em aritmética e a compreensão das combinações de 5 a 10 como complementos dos números, por isso é um substitutivo da calculadora. ✂️ e) Apesar de ser um instrumento concreto, o número mostrado no ábaco é abstrato, baseado no sistema decimal, ajudando a criança a entender o conceito de valor posicional dos números e de base. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro