Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 71Q1046610 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), para a escrita em braille da palavra INCLUSÃO, toda grafada em maiúscula, é necessário representar ✂️ a) antepondo às letras o sinal composto (25 46 46). ✂️ b) as letras precedidas imediatamente pelo sinal composto (46). ✂️ c) o sinal composto (46 46) antes da letra “I” e depois da letra “O”. ✂️ d) utilizando-se o sinal composto (46 46) antes da letra “I”. ✂️ e) o sinal composto (46) antes da letra “I” e depois da letra “O”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 72Q1020056 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el diálogo “A: ¿Entonces crees que es mejor llamarlo? B: Desde luego”, la respuesta de B expresa ✂️ a) duda evidente sobre lo que le ha preguntado A. ✂️ b) confirmación de algo que ha dicho su interlocutor. ✂️ c) consecuencia de lo que podría pasar si se hace la llamada. ✂️ d) indicación del tiempo en que debería ocurrir algo. ✂️ e) condición a cómo debería suceder la llamada indicada por A. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 73Q1020058 | Espanhol, Conjunções Conjunciones, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un operador lingüístico que se utiliza para introducir una oposición o un contraste entre ideas es: ✂️ a) en fin. ✂️ b) asimismo. ✂️ c) ahora bien. ✂️ d) pongamos. ✂️ e) es decir. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 74Q1020060 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Halliday (RICHARDS; RODGERS, 2003) describe algunas funciones operadas por el lenguaje cuando los niños aprenden su primera lengua. La acción por la cual el niño busca influir en la conducta ajena corresponde a la función ✂️ a) heurística. ✂️ b) representativa. ✂️ c) personal. ✂️ d) reguladora. ✂️ e) instrumental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 75Q1046475 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ao escrever, a criança estabelece novas relações com o meio, internaliza conceitos, expõe suas ideias, ressignifica seus conhecimentos a respeito da língua escrita, registra-os e comunica-os. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) a aprendizagem da leitura e da escrita é mecânica e não conceitual, por isso essa aprendizagem só pode ser realizada na escola. ✂️ b) os alunos com deficiência física, de qualquer natureza, são beneficiados com lápis e canetas engrossados com espuma. ✂️ c) segurar lápis ou caneta da forma convencional e conseguir enxergar o que está sendo escrito é pré-requisito para aprender a escrever. ✂️ d) muitas alternativas podem ser construídas para facilitar a preensão do lápis ou da caneta quando há prejuízos na motricidade fina do aluno. ✂️ e) os alunos com movimentos voluntários são beneficiados pelo uso da pulseira imantada e de acessório que possa engrossar o lápis e facilitar a preensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 76Q1046485 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), em relação à educação, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência defende um sistema ✂️ a) especializado para pessoas com deficiência. ✂️ b) inclusivo em todos os níveis. ✂️ c) normalizador da diferença. ✂️ d) integrativo e de suporte. ✂️ e) oportuno para a justiça social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 77Q1046496 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Zerbato e Mendes (2018) apontam que a aprendizagem dos alunos ✂️ a) condiciona a memória ao desenvolvimento neuropsicomotor. ✂️ b) envolve a necessidade de experiências significativas. ✂️ c) diz respeito aos aspectos fisiológicos dos comportamentos. ✂️ d) é aprimorada com ameaças e desafios. ✂️ e) refere-se à maturação das funções psicológicas primárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 78Q1014777 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema oral.” (Quadros e Karnopp, 2004) Essa afirmativa ✂️ a) representa uma realidade constatada por linguistas influentes, que embora reconheçam sua validação, apontam para as suas peculiaridades negativas. ✂️ b) representa uma constatação feita na década de 70, é difundida até hoje e até o momento não se proclamou qualquer equívoco quanto a ela. ✂️ c) é a expressão de uma verdade, embora velada, para que não se desmereçam todas as conquistas linguísticas alcançadas pela comunidade surda. ✂️ d) demonstra o empobrecimento lexical das línguas de sinais caracterizado por uma situação sociolinguística marcada pela, ainda presente, falta de desenvolvimento lexical em sinais. ✂️ e) corrobora com citações, tais como: é geralmente aceito que a língua de sinais está ligada ao concreto e é limitada em relação à abstração e ao humor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 79Q1014779 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), alguns pesquisadores argumentaram em favor da inclusão da orientação da palma da mão como parâmetro na fonologia das línguas de sinais. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta que justifica essa iniciativa. ✂️ a) Embora a orientação da palma da mão não seja um par mínimo que configure uma característica fonológica, tem relevância na produção de sinais. ✂️ b) Existem pares mínimos de sinais que apresentam mudança de significado apenas na produção de distintas orientações da palma da mão. ✂️ c) Não existem pares mínimos de sinais que apresentam mudança de significado apenas na produção de distintas orientações da palma da mão. ✂️ d) Os tradutores/intérpretes não valorizam a orientação da palma da mão no momento de evocar a execução de um sinal em Libras. ✂️ e) A literatura acerca das línguas de sinais não inclui a orientação da palma da mão como fato preponderante nessas línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 80Q1014780 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta uma expressão “não manual da Libras” que corresponde ao advérbio “não”. ✂️ a) Olhos arregalados. ✂️ b) Bochechas infladas. ✂️ c) Balanceamento da cabeça para os lados ✂️ d) Bochechas contraídas. ✂️ e) Cabeça projetada para trás e olhos arregalados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
71Q1046610 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com a Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), para a escrita em braille da palavra INCLUSÃO, toda grafada em maiúscula, é necessário representar ✂️ a) antepondo às letras o sinal composto (25 46 46). ✂️ b) as letras precedidas imediatamente pelo sinal composto (46). ✂️ c) o sinal composto (46 46) antes da letra “I” e depois da letra “O”. ✂️ d) utilizando-se o sinal composto (46 46) antes da letra “I”. ✂️ e) o sinal composto (46) antes da letra “I” e depois da letra “O”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
72Q1020056 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025En el diálogo “A: ¿Entonces crees que es mejor llamarlo? B: Desde luego”, la respuesta de B expresa ✂️ a) duda evidente sobre lo que le ha preguntado A. ✂️ b) confirmación de algo que ha dicho su interlocutor. ✂️ c) consecuencia de lo que podría pasar si se hace la llamada. ✂️ d) indicación del tiempo en que debería ocurrir algo. ✂️ e) condición a cómo debería suceder la llamada indicada por A. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
73Q1020058 | Espanhol, Conjunções Conjunciones, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un operador lingüístico que se utiliza para introducir una oposición o un contraste entre ideas es: ✂️ a) en fin. ✂️ b) asimismo. ✂️ c) ahora bien. ✂️ d) pongamos. ✂️ e) es decir. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
74Q1020060 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Halliday (RICHARDS; RODGERS, 2003) describe algunas funciones operadas por el lenguaje cuando los niños aprenden su primera lengua. La acción por la cual el niño busca influir en la conducta ajena corresponde a la función ✂️ a) heurística. ✂️ b) representativa. ✂️ c) personal. ✂️ d) reguladora. ✂️ e) instrumental. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
75Q1046475 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ao escrever, a criança estabelece novas relações com o meio, internaliza conceitos, expõe suas ideias, ressignifica seus conhecimentos a respeito da língua escrita, registra-os e comunica-os. A respeito desse tema, é correto afirmar que ✂️ a) a aprendizagem da leitura e da escrita é mecânica e não conceitual, por isso essa aprendizagem só pode ser realizada na escola. ✂️ b) os alunos com deficiência física, de qualquer natureza, são beneficiados com lápis e canetas engrossados com espuma. ✂️ c) segurar lápis ou caneta da forma convencional e conseguir enxergar o que está sendo escrito é pré-requisito para aprender a escrever. ✂️ d) muitas alternativas podem ser construídas para facilitar a preensão do lápis ou da caneta quando há prejuízos na motricidade fina do aluno. ✂️ e) os alunos com movimentos voluntários são beneficiados pelo uso da pulseira imantada e de acessório que possa engrossar o lápis e facilitar a preensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
76Q1046485 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), em relação à educação, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência defende um sistema ✂️ a) especializado para pessoas com deficiência. ✂️ b) inclusivo em todos os níveis. ✂️ c) normalizador da diferença. ✂️ d) integrativo e de suporte. ✂️ e) oportuno para a justiça social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
77Q1046496 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Zerbato e Mendes (2018) apontam que a aprendizagem dos alunos ✂️ a) condiciona a memória ao desenvolvimento neuropsicomotor. ✂️ b) envolve a necessidade de experiências significativas. ✂️ c) diz respeito aos aspectos fisiológicos dos comportamentos. ✂️ d) é aprimorada com ameaças e desafios. ✂️ e) refere-se à maturação das funções psicológicas primárias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
78Q1014777 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema oral.” (Quadros e Karnopp, 2004) Essa afirmativa ✂️ a) representa uma realidade constatada por linguistas influentes, que embora reconheçam sua validação, apontam para as suas peculiaridades negativas. ✂️ b) representa uma constatação feita na década de 70, é difundida até hoje e até o momento não se proclamou qualquer equívoco quanto a ela. ✂️ c) é a expressão de uma verdade, embora velada, para que não se desmereçam todas as conquistas linguísticas alcançadas pela comunidade surda. ✂️ d) demonstra o empobrecimento lexical das línguas de sinais caracterizado por uma situação sociolinguística marcada pela, ainda presente, falta de desenvolvimento lexical em sinais. ✂️ e) corrobora com citações, tais como: é geralmente aceito que a língua de sinais está ligada ao concreto e é limitada em relação à abstração e ao humor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
79Q1014779 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025De acordo com Quadros e Karnopp (2004), alguns pesquisadores argumentaram em favor da inclusão da orientação da palma da mão como parâmetro na fonologia das línguas de sinais. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta que justifica essa iniciativa. ✂️ a) Embora a orientação da palma da mão não seja um par mínimo que configure uma característica fonológica, tem relevância na produção de sinais. ✂️ b) Existem pares mínimos de sinais que apresentam mudança de significado apenas na produção de distintas orientações da palma da mão. ✂️ c) Não existem pares mínimos de sinais que apresentam mudança de significado apenas na produção de distintas orientações da palma da mão. ✂️ d) Os tradutores/intérpretes não valorizam a orientação da palma da mão no momento de evocar a execução de um sinal em Libras. ✂️ e) A literatura acerca das línguas de sinais não inclui a orientação da palma da mão como fato preponderante nessas línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
80Q1014780 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025Assinale a alternativa que apresenta uma expressão “não manual da Libras” que corresponde ao advérbio “não”. ✂️ a) Olhos arregalados. ✂️ b) Bochechas infladas. ✂️ c) Balanceamento da cabeça para os lados ✂️ d) Bochechas contraídas. ✂️ e) Cabeça projetada para trás e olhos arregalados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro