Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q1046603 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para os alunos com baixa visão, o uso de contrastes é benéfico e pode ser utilizado de várias maneiras, dependendo das necessidades visuais específicas de cada um, atendendo suas preferências e o conforto. Um exemplo do uso funcional de contrastes, de acordo com Domingues (2010), é: ✂️ a) utilizar lousa branca, porque reflete mais a luz e facilita a visualização de contrastes. ✂️ b) usar cores brilhantes, evitando o uso de relevo, pois o objetivo é trabalhar contrastes. ✂️ c) usar giz cujas cores permitam os reflexos de luz solar sobre a lousa para facilitar a iluminação do texto. ✂️ d) evitar o uso de emborrachados,porque não têm boa textura para relevo. ✂️ e) utilizar os cadernos com pautas pretas ou pautas contrastantes com a folha de papel. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 82Q1046605 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025As definições de baixa visão e cegueira podem ser feitas por dois critérios: legal e educacional. Do ponto de vista educacional, é importante observar como o estudante utiliza a visão e quais são os potenciais visuais a serem explorados, bem como quais os recursos adequados para cada caso (Lima, 2018). Nesse contexto, o fator de definição para classificação educacional de cegueira é: ✂️ a) o uso do sistema de leitura e escrita braille. ✂️ b) necessidade do uso de recursos ópticos para leitura e escrita. ✂️ c) restrição de 60% do campo visual em ambos os olhos. ✂️ d) restrição simultânea de campo visual e de acuidade. ✂️ e) acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 83Q1046607 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para aprender o braille, “a criança cega tem que analisar com seus dedos (geralmente o indicador) cada uma das letras (ou pontos), separando uma das outras” (Sampaio et al, 2010, p. 396). Portanto, na leitura braille, ✂️ a) o movimento se realiza da direita para a esquerda, e a pessoa usa a polpa do dedo indicador da mão direita como padrão. ✂️ b) a aprendizagem é lenta, requer alto graus de disciplina, alta capacidade cognitiva e habilidade de manuseio de reglete. ✂️ c) os dedos não podem captar de uma vez uma palavra, porque a superfície de contato da polpa dos dedos é muito pequena. ✂️ d) podem ser usadas as duas mãos, dependendo da habilidade da pessoa, em movimentos da direita para a esquerda. ✂️ e) pode ser usada a reglete com 25 células retangulares, com os 6 pontos convexos agrupados de 3 em 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 84Q1046612 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), nas representações de datas sob a forma inteiramente numérica, os elementos constitutivos devem ser colocados pela ordem dia-mês-ano, utilizando-se dois algarismos para o dia, dois para o mês e dois ou quatro para o ano. Dentre as regras estabelecidas, está definido que ✂️ a) o sinal de algarismo deve ser repetido antes de cada elemento da data. ✂️ b) na representação do ano, deve-se empregar o ponto separador de classes. ✂️ c) os elementos constitutivos da data devem ser separados obrigatoriamente por barra. ✂️ d) a representação pode ser feita tanto com algarismos arábicos quanto com romanos. ✂️ e) o sinal de algarismo deve ser repetido apenas no início da data. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 85Q1020062 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025El hecho de que, como afirma Moreno (2003-2004), el español sea una lengua con carácter de koiné, significa que ✂️ a) presenta un elevado riesgo de fragmentación dialectal. ✂️ b) varía ampliamente en su sintaxis dependiendo de las zonas dialectales. ✂️ c) ostenta un sistema consonántico de consistente variedad. ✂️ d) posee cierta homogeneidad, con un importante grado de nivelación. ✂️ e) tiene un sistema vocálico extremadamente complejo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 86Q1046462 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Leia o excerto a seguir: “Uma professora de uma escola municipal de Queimados, na Baixada Fluminense, foi afastada após responsáveis de alunos denunciarem declarações racistas postadas em uma rede social. A Secretaria de Educação abriu um procedimento disciplinar para averiguar a denúncia. [...] Segundo as denúncias, foram postadas nas redes sociais de Michele frases como ‘a penalidade para quem comete racismo contra brancos deveria ser morar na África’; e ‘acho que vou passar carvão na pele para trabalhar em Queimados. Não vai adiantar. Só se eu fosse corrupta’.” (G1 Rio, 04.09.2024. Adaptado) Considerando o que expõe o parágrafo único do artigo 6° da Resolução CNE/CP no 1/2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, se houver comprovação de racismo na conduta da professora, o caso deve ser tratado como ✂️ a) irregularidade institucional cabível de procedimento disciplinar. ✂️ b) contravenção grave resultante em suspensão preventiva. ✂️ c) infração penal passível de multa fixada em 10 salários mínimos. ✂️ d) crime imprescritível e inafiançável. ✂️ e) infração administrativa inimputável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 87Q1046469 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Schirmer et al. (2007) afirmam que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma prática clínica e educacional que se propõe a compensar a incapacidade ou deficiência do sujeito com distúrbio severo de comunicação. A CAA ✂️ a) é utilizada para crianças com sérios distúrbios de comunicação, entretanto, o adolescente e o adulto não devem utilizá-la. ✂️ b) é pouco utilizada no Brasil por ser uma prática muito dispendiosa e envolver uma abordagem multimodal. ✂️ c) é criticada por reforçar a situação de passividade nas crianças com severos distúrbios de comunicação. ✂️ d) pode empregar a combinação de diferentes modos de ação, expressões faciais e auxílios de comunicação. ✂️ e) compensa apenas, temporariamente, a incapacidade ou deficiência do indivíduo que não se comunica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 88Q1046474 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Sartoretto (2010) afirma que os recursos selecionados pelo professor do AEE para solucionar as dificuldades funcionais dos alunos podem ser de ✂️ a) alta tecnologia, os que podem ser elaborados pelo professor da classe comum ou do AEE e servem para o aluno usar onde quiser. ✂️ b) baixa tecnologia, são os adquiridos após a avaliação das necessidades do aluno, realizada pelo médico ou os terapeutas, e utilizados nas atividades escolares. ✂️ c) alta, média ou de baixa tecnologia e são confeccionados pelos professores do ensino comum ou até mesmo pelo professor do AEE. ✂️ d) alta ou média tecnologia, confeccionados pelos terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos ou fisioterapeutas e disponibilizados ao aluno utilizar na escola ou em qualquer ambiente. ✂️ e) baixa tecnologia, os que podem ser construídos pelo próprio professor e disponibilizados ao aluno para utilizar na sala comum ou nos locais onde ele tiver necessidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 89Q1046476 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O ato de ler exige compartilhamento entre o professor, o aluno e seus colegas. Considere o tema acesso à leitura e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os alunos que apresentam dislexia não devem ter o apoio dos símbolos para compreensão das palavras e do seu sentido no texto. ✂️ b) O impedimento de acesso ao texto para alguns alunos não se dá em razão da forma ou da mídia por meio da qual ele é comumente apresentado na escola. ✂️ c) Alunos com impedimentos na expressão oral utilizam as pranchas de comunicação para expressarem sua compreensão e interpretação daquilo que está sendo lido. ✂️ d) O meio pelo qual o texto é apresentado na escola não limita a acessibilidade do aluno com deficiência e não o priva da participação nas aulas. ✂️ e) O texto com símbolos dificulta o aumento de vocabulário gráfico dos alunos que utilizam a comunicação alternativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 90Q1046481 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere a conceituação a seguir. _________________é uma patologia congênita, normalmente o bebê pode apresentar graves fraturas durante o parto e pouca resistência a quedas, ainda que da própria altura. É comum que apresente deformidade progressiva dos ossos longos.A doença é crônica e irreversível. A alternativa que completa corretamente a lacuna do excerto é : ✂️ a) Esclerose Lateral Amiotrófica ✂️ b) Esclerose em Placas ✂️ c) Doença de Paget ✂️ d) Osteogênese Imperfeita ✂️ e) Esclerose Múltipla Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
81Q1046603 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para os alunos com baixa visão, o uso de contrastes é benéfico e pode ser utilizado de várias maneiras, dependendo das necessidades visuais específicas de cada um, atendendo suas preferências e o conforto. Um exemplo do uso funcional de contrastes, de acordo com Domingues (2010), é: ✂️ a) utilizar lousa branca, porque reflete mais a luz e facilita a visualização de contrastes. ✂️ b) usar cores brilhantes, evitando o uso de relevo, pois o objetivo é trabalhar contrastes. ✂️ c) usar giz cujas cores permitam os reflexos de luz solar sobre a lousa para facilitar a iluminação do texto. ✂️ d) evitar o uso de emborrachados,porque não têm boa textura para relevo. ✂️ e) utilizar os cadernos com pautas pretas ou pautas contrastantes com a folha de papel. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
82Q1046605 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025As definições de baixa visão e cegueira podem ser feitas por dois critérios: legal e educacional. Do ponto de vista educacional, é importante observar como o estudante utiliza a visão e quais são os potenciais visuais a serem explorados, bem como quais os recursos adequados para cada caso (Lima, 2018). Nesse contexto, o fator de definição para classificação educacional de cegueira é: ✂️ a) o uso do sistema de leitura e escrita braille. ✂️ b) necessidade do uso de recursos ópticos para leitura e escrita. ✂️ c) restrição de 60% do campo visual em ambos os olhos. ✂️ d) restrição simultânea de campo visual e de acuidade. ✂️ e) acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
83Q1046607 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para aprender o braille, “a criança cega tem que analisar com seus dedos (geralmente o indicador) cada uma das letras (ou pontos), separando uma das outras” (Sampaio et al, 2010, p. 396). Portanto, na leitura braille, ✂️ a) o movimento se realiza da direita para a esquerda, e a pessoa usa a polpa do dedo indicador da mão direita como padrão. ✂️ b) a aprendizagem é lenta, requer alto graus de disciplina, alta capacidade cognitiva e habilidade de manuseio de reglete. ✂️ c) os dedos não podem captar de uma vez uma palavra, porque a superfície de contato da polpa dos dedos é muito pequena. ✂️ d) podem ser usadas as duas mãos, dependendo da habilidade da pessoa, em movimentos da direita para a esquerda. ✂️ e) pode ser usada a reglete com 25 células retangulares, com os 6 pontos convexos agrupados de 3 em 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
84Q1046612 | Braille, Sistema Braille, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na Grafia Braille para a língua portuguesa (Brasil, 2018), nas representações de datas sob a forma inteiramente numérica, os elementos constitutivos devem ser colocados pela ordem dia-mês-ano, utilizando-se dois algarismos para o dia, dois para o mês e dois ou quatro para o ano. Dentre as regras estabelecidas, está definido que ✂️ a) o sinal de algarismo deve ser repetido antes de cada elemento da data. ✂️ b) na representação do ano, deve-se empregar o ponto separador de classes. ✂️ c) os elementos constitutivos da data devem ser separados obrigatoriamente por barra. ✂️ d) a representação pode ser feita tanto com algarismos arábicos quanto com romanos. ✂️ e) o sinal de algarismo deve ser repetido apenas no início da data. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
85Q1020062 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025El hecho de que, como afirma Moreno (2003-2004), el español sea una lengua con carácter de koiné, significa que ✂️ a) presenta un elevado riesgo de fragmentación dialectal. ✂️ b) varía ampliamente en su sintaxis dependiendo de las zonas dialectales. ✂️ c) ostenta un sistema consonántico de consistente variedad. ✂️ d) posee cierta homogeneidad, con un importante grado de nivelación. ✂️ e) tiene un sistema vocálico extremadamente complejo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
86Q1046462 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Leia o excerto a seguir: “Uma professora de uma escola municipal de Queimados, na Baixada Fluminense, foi afastada após responsáveis de alunos denunciarem declarações racistas postadas em uma rede social. A Secretaria de Educação abriu um procedimento disciplinar para averiguar a denúncia. [...] Segundo as denúncias, foram postadas nas redes sociais de Michele frases como ‘a penalidade para quem comete racismo contra brancos deveria ser morar na África’; e ‘acho que vou passar carvão na pele para trabalhar em Queimados. Não vai adiantar. Só se eu fosse corrupta’.” (G1 Rio, 04.09.2024. Adaptado) Considerando o que expõe o parágrafo único do artigo 6° da Resolução CNE/CP no 1/2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, se houver comprovação de racismo na conduta da professora, o caso deve ser tratado como ✂️ a) irregularidade institucional cabível de procedimento disciplinar. ✂️ b) contravenção grave resultante em suspensão preventiva. ✂️ c) infração penal passível de multa fixada em 10 salários mínimos. ✂️ d) crime imprescritível e inafiançável. ✂️ e) infração administrativa inimputável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
87Q1046469 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Schirmer et al. (2007) afirmam que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma prática clínica e educacional que se propõe a compensar a incapacidade ou deficiência do sujeito com distúrbio severo de comunicação. A CAA ✂️ a) é utilizada para crianças com sérios distúrbios de comunicação, entretanto, o adolescente e o adulto não devem utilizá-la. ✂️ b) é pouco utilizada no Brasil por ser uma prática muito dispendiosa e envolver uma abordagem multimodal. ✂️ c) é criticada por reforçar a situação de passividade nas crianças com severos distúrbios de comunicação. ✂️ d) pode empregar a combinação de diferentes modos de ação, expressões faciais e auxílios de comunicação. ✂️ e) compensa apenas, temporariamente, a incapacidade ou deficiência do indivíduo que não se comunica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
88Q1046474 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Sartoretto (2010) afirma que os recursos selecionados pelo professor do AEE para solucionar as dificuldades funcionais dos alunos podem ser de ✂️ a) alta tecnologia, os que podem ser elaborados pelo professor da classe comum ou do AEE e servem para o aluno usar onde quiser. ✂️ b) baixa tecnologia, são os adquiridos após a avaliação das necessidades do aluno, realizada pelo médico ou os terapeutas, e utilizados nas atividades escolares. ✂️ c) alta, média ou de baixa tecnologia e são confeccionados pelos professores do ensino comum ou até mesmo pelo professor do AEE. ✂️ d) alta ou média tecnologia, confeccionados pelos terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos ou fisioterapeutas e disponibilizados ao aluno utilizar na escola ou em qualquer ambiente. ✂️ e) baixa tecnologia, os que podem ser construídos pelo próprio professor e disponibilizados ao aluno para utilizar na sala comum ou nos locais onde ele tiver necessidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
89Q1046476 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025O ato de ler exige compartilhamento entre o professor, o aluno e seus colegas. Considere o tema acesso à leitura e assinale a alternativa correta. ✂️ a) Os alunos que apresentam dislexia não devem ter o apoio dos símbolos para compreensão das palavras e do seu sentido no texto. ✂️ b) O impedimento de acesso ao texto para alguns alunos não se dá em razão da forma ou da mídia por meio da qual ele é comumente apresentado na escola. ✂️ c) Alunos com impedimentos na expressão oral utilizam as pranchas de comunicação para expressarem sua compreensão e interpretação daquilo que está sendo lido. ✂️ d) O meio pelo qual o texto é apresentado na escola não limita a acessibilidade do aluno com deficiência e não o priva da participação nas aulas. ✂️ e) O texto com símbolos dificulta o aumento de vocabulário gráfico dos alunos que utilizam a comunicação alternativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
90Q1046481 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considere a conceituação a seguir. _________________é uma patologia congênita, normalmente o bebê pode apresentar graves fraturas durante o parto e pouca resistência a quedas, ainda que da própria altura. É comum que apresente deformidade progressiva dos ossos longos.A doença é crônica e irreversível. A alternativa que completa corretamente a lacuna do excerto é : ✂️ a) Esclerose Lateral Amiotrófica ✂️ b) Esclerose em Placas ✂️ c) Doença de Paget ✂️ d) Osteogênese Imperfeita ✂️ e) Esclerose Múltipla Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro