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Questões de Concursos QM 2018

Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1046459 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Vygotsky (In: Almeida et. Al. – 2015), a linguagem é um evento social que se desenvolve a partir das interações sociais, nas relações interpessoais.
De acordo com o excerto, é correto afirmar:
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82Q1046463 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O Currículo Paulista: etapa ensino médio (2020) ratifica que a Educação Especial, de acordo com o disposto em legislações específicas, deve ser ofertada de modo transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Portanto, é fundamental que a proposta pedagógica da unidade escolar, em harmonia com os Planos de Educação,
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83Q1046469 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Schirmer et al. (2007) afirmam que a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma prática clínica e educacional que se propõe a compensar a incapacidade ou deficiência do sujeito com distúrbio severo de comunicação. A CAA
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84Q1046484 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), o documento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência traz a definição de pessoa com deficiência como sendo aquela que tem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais
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85Q1046485 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Para Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), em relação à educação, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência defende um sistema
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86Q1019920 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Content and Language Integrated Learning (CLIL) is a dual-focused educational approach in which an additional language* is used for the learning and teaching of both content and language. That is, in the teaching and learning process, there is a focus not only on content, and not only on language. Each is interwoven, even if the emphasis is greater on one or the other at a given time. CLIL is not a new form of language education. It is not a new form of subject education. It is an innovative fusion of both. CLIL is closely related to and shares some elements of a range of educational practices. Some of these practices – such as bilingual education and immersion – have been in operation for decades in specific countries and contexts; others, such as content-based language teaching or English as an Additional Language (EAL), may share some basic theories and practice but are not synonymous with CLIL, since there are some fundamental differences. CLIL is content-driven, and this is where it both extends the experience of learning a language, and where it becomes different to existing language-teaching approaches.


* “often a learner’s ‘foreign language’, but it may also be a second language or some form of heritage or community language.”

(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010, p. 1. Adaptado)
While reading this text, a teacher comes across the word “interwoven” in the fragment “Each is interwoven, even if the emphasis is greater on one or the other at a given time”. A fluent reader, this teacher resorts to context to arrive at the meaning of this word and, doing so, makes use of the reading strategy named
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87Q1070186 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A frase, de inspiração aristotélica, que sintetiza a perspectiva dos filósofos empiristas clássicos, como John Locke, é formulada da seguinte forma: “Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos” (Marcondes, 2010. Adaptado).
A frase citada indica que
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88Q1070187 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O nexo causal entre tudo o que acontece é um pressuposto filosófico que remonta, pelo menos, aos filósofos pré-socráticos. Entretanto, David Hume questiona o princípio causal. De fato, no exemplo famoso, se observarmos o movimento das bolas de bilhar em uma mesa, tudo o que vemos é o impacto do taco sobre a primeira bola e, por sua vez, o impacto da primeira sobre a segunda (Marcondes, 2010. Adaptado).
Segundo o excerto, para Hume,
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89Q1070188 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

“A matemática e a física são os dois conhecimentos teóricos da razão que devem determinar a priori o seu objeto, a primeira de uma maneira totalmente pura e a segunda, pelo menos, parcialmente pura, mas também por imperativo de outras formas de conhecimento que não as da razão” (Kant, 1999).
Segundo o excerto, o conhecimento da física
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90Q1070192 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A doutrina positivista, cujo principal representante foi o francês Augusto Comte (1798-1857), nasceu no ambiente cientificista, que se caracteriza pela valorização do conhecimento científico, que o próprio filósofo ajudou a exacerbar. Em sua obra Curso de filosofia positiva, propôs-se a examinar como ocorreu o desenvolvimento da inteligência humana desde os primórdios, a fim de dar as diretrizes de como seria melhor pensar a partir do progresso da ciência. Nessa obra, encontra-se a célebre Lei dos três estados (Aranha e Martins, 2009. Adaptado).
A Lei dos três estados estabelece que
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91Q1070195 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A filosofia analítica considera que o tratamento e a solução de problemas filosóficos devem se dar por meio da análise lógica da linguagem. Não se trata evidentemente da língua empírica, o português, o inglês, o francês etc., mas da linguagem como estrutura lógica subjacente a todas as formas de representação, linguísticas e mentais. A questão fundamental é, portanto, como um juízo, algo que afirmo ou nego sobre a realidade, pode ter significado e como podemos estabelecer critérios de verdade e falsidade desses juízos. A possibilidade de paralelismo entre a linguagem e a realidade supõe assim um isomorfismo, i.e., uma forma ou estrutura comum entre a lógica e a ontologia, entre a proposição e o fato que a proposição descreve e representa (Marcondes, 2020. Adaptado).
A corrente filosófica mencionada defende que
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92Q1070207 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Algumas pessoas pensam que a moral está ultrapassada nos dias que correm. Encaram a moral como um sistema de proibições puritanas descabidas que se destinam, sobretudo, a evitar que as pessoas se divirtam. Apropriaram-se desta área a tal ponto que, quando um jornal anuncia “Liderança religiosa ataca a decadência dos padrões morais contemporâneos”, pensamos logo que se trata de mais um texto sobre promiscuidade, homossexualidade, pornografia etc., e não sobre as verbas insignificantes que países ricos concedem para a ajuda internacional às nações mais pobres nem sobre a nossa indiferença irresponsável para com o meio ambiente do nosso planeta (Singer, 2018. Adaptado).
No excerto, Peter Singer problematiza concepções que
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93Q1070209 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Este século assistiu a transformações profundas nas atitudes morais. Uma grande parte dessas mudanças ainda é controversa. O aborto, proibido praticamente em todo o mundo há 30 anos, é hoje legal em muitos países (embora ainda conte com a oposição de sectores substanciais e respeitados da sociedade). O mesmo acontece no que respeita à mudança de atitude para com o sexo extramatrimonial, a homossexualidade, a pornografia, a eutanásia ou o suicídio. No caso da igualdade parece que as coisas são diferentes. A alteração de atitude em relação à desigualdade – em especial a desigualdade racial – foi não menos súbita e profunda que as mudanças de atitude em relação à sexualidade, mas foi mais completa (Singer, 2018. Adaptado).
Para Peter Singer, algumas das transformações profundas nas atitudes morais na contemporaneidade
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94Q1020059 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Un aspecto que distingue de manera significativa el “Método Audiolingüístico” de la “Enseñanza Comunicativa de la Lengua” es que en esta última
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95Q1018785 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Felipe (2007), para os estudiosos, um classificador é uma forma que existe em número restrito em uma língua e estabelece um tipo de concordância. Na Libras, os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa, ao animal e veículo, funcionam como
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96Q1046462 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir:

“Uma professora de uma escola municipal de Queimados, na Baixada Fluminense, foi afastada após responsáveis de alunos denunciarem declarações racistas postadas em uma rede social. A Secretaria de Educação abriu um procedimento disciplinar para averiguar a denúncia. [...]
Segundo as denúncias, foram postadas nas redes sociais de Michele frases como ‘a penalidade para quem comete racismo contra brancos deveria ser morar na África’; e ‘acho que vou passar carvão na pele para trabalhar em Queimados. Não vai adiantar. Só se eu fosse corrupta’.”

(G1 Rio, 04.09.2024. Adaptado)

Considerando o que expõe o parágrafo único do artigo 6° da Resolução CNE/CP no 1/2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, se houver comprovação de racismo na conduta da professora, o caso deve ser tratado como
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97Q1046468 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No caso de educandos com graves comprometimentos motores, que necessitam de cuidados na alimentação, na locomoção e no uso de aparelhos ou equipamentos médicos,
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98Q1046474 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sartoretto (2010) afirma que os recursos selecionados pelo professor do AEE para solucionar as dificuldades funcionais dos alunos podem ser de
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99Q1046496 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Zerbato e Mendes (2018) apontam que a aprendizagem dos alunos
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