Questões de Concursos QM 2018 Resolva questões de QM 2018 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2018 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 91Q1046486 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), com base na classificação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento de 2006, a Deficiência Intelectual é compreendida como uma condição caracterizada por ✂️ a) atraso do funcionamento cognitivo, social, físico e perceptivo em relação aos pares de mesma idade, originados por complicações perinatais ou traumatismos cranianos. ✂️ b) manifestações biopsicológicas relacionadas a vocalizações e tiques, comportamentos infantilizados, com identificação dos principais sintomas e características na primeira infância. ✂️ c) limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, manifestadas antes dos dezoito anos de idade. ✂️ d) limitações intelectuais devidas a componentes genéticos associados a síndromes cromossômicas hereditárias, que afetam o desenvolvimento cognitivo e sensorial. ✂️ e) herança genética de rebaixamento cognitivo por conta de carência de nutrientes e pré-natal realizado de maneira inadequada, podendo ser alterado com intervenção precoce. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 92Q1046490 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com análise da literatura da área em relação ao Atendimento Educacional Especializado, Borges (2020) assinala que um apontamento constante nas pesquisas é a necessidade de ✂️ a) compreender o improviso, enquanto fator positivo e almejado no fortalecimento da ação pedagógica. ✂️ b) atuação do professor de educação especial de forma desmembrada do professor da sala comum. ✂️ c) incorporar decretos e normativas da integração escolar no projeto político pedagógico. ✂️ d) compreensão do que seja o complementar no atendimento educacional especializado. ✂️ e) assumir um currículo único e estratégias individualizadas para alunos com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 93Q1046492 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), quando o professor de sala comum e o professor de ensino especial atuam em igualdade quanto à liderança e às responsabilidades educacionais dos alunos, tem-se uma relação de colaboração denominada ✂️ a) equipe de ensino. ✂️ b) auxiliar de educação especial. ✂️ c) ajudantes de aprendizagem. ✂️ d) estação de ensino. ✂️ e) mediação colaborativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 94Q1046493 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ana, professora do 9° ano, muitas vezes nota que o desafio que a inclusão escolar impõe ao professor do ensino comum é muito grande. Nesse sentido, Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) apontam que esse desafio ✂️ a) merece atenção e encaminhamento de demandas ao Ministério Público. ✂️ b) pode ser superado por meio da realização do atendimento educacional especializado em escolas especiais. ✂️ c) demanda apoio de outros profissionais da área de Educação Especial para a construção de práticas inclusivas em sala de aula. ✂️ d) impõe aumento de frequência e horas semanais dos alunos com deficiência em sala de recursos. ✂️ e) requer revisões e mudanças nas próprias políticas de educação inclusiva e especial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 95Q1046494 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considerando a inclusão escolar, os autores Coll, Marchesi e Palacios (2004) apontam que é uma característica relevante de um bom docente ✂️ a) o domínio de múltiplos modelos de ensino, pois a sala de aula demanda abordagens diversas. ✂️ b) um afastamento emocional necessário dos alunos, com o fim de não se perder o papel da autoridade docente. ✂️ c) o fomento de condutas que gerem coparticipação e dependência dos alunos, pois é no social que se aprende. ✂️ d) a preferência por atividades improvisadas, desde que articuladas aos interesses dos alunos. ✂️ e) uma comunicação formal e firme, integradora e apta a atender os interesses de todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 96Q1046499 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ao abordar os conceitos de Bernstein, Miranda (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) afirma que as atividades desenvolvidas pelos professores terão um ou outro efeito educativo em função ✂️ a) do nível de desenvolvimento intelectual do aluno. ✂️ b) dos recursos tecnológicos utilizados como suporte. ✂️ c) das relações diretivas relacionadas ao nível estrutural da escola. ✂️ d) das características específicas das relações que possibilitam. ✂️ e) do desempenho escolar da turma e do aluno com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 97Q1046501 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Nunes e Sobrinho (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) pontuam que, no presente século, o conceito de acessibilidade extrapola as barreiras concretas da sociedade, passando a enfatizar ✂️ a) a identificação de pessoas com deficiências intelectuais e demais deficiências ocultas. ✂️ b) a eliminação plena e definitiva das barreiras físicas, estruturais e arquitetônicas. ✂️ c) o direito de ingresso, permanência e utilização de todos os bens e serviços sociais por toda a população. ✂️ d) a eliminação de barreiras de forma customizada para atender cada modalidade de deficiência. ✂️ e) a necessária diferenciação de necessidades entre pessoas com limitações motoras e pessoas com outras deficiências. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 98Q1046606 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Domingues et al (2010), durante o desenvolvimento da criança com cegueira congênita, é necessária a mediação adequada do adulto para estimular e criar outras formas de comportamentos exploratórios por meio do contato físico e da fala pautados em referencial perceptivo não visual para preencher as lacunas ocasionadas pela falta da visão. Podem aparecer comportamentos como o verbalismo, caracterizado ✂️ a) por repetições sistemáticas semelhantes ao autismo, com maneirismos, tendência ao isolamento e a falar sozinho. ✂️ b) pelo hábito de falar em terceira pessoa e de repetir o que ouve como um eco da fala do outro. ✂️ c) pelo movimento rotativo das mãos, balanço e manipulação do corpo e inclinação do corpo para compensar a falta de visão. ✂️ d) pelo uso de palavras, expressões e termos desprovidos de sentido e significado, porque a falta de visão colabora para substituir com palavras aquilo que não enxerga. ✂️ e) pela repetição, de forma automática e perseverante, de uma ideia ou frase simplesmente para preencher o vazio da falta de contato e de interação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 99Q1046614 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base em Sampaio (2010, p. 460), a definição “superfície de piso caracterizado pela diferenciação de textura em relação ao piso adjacente destinado a constituir aviso perceptível por pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão)” refere-se ao piso ✂️ a) cromodiferenciado. ✂️ b) permanente ou posicional. ✂️ c) direcional. ✂️ d) tátil. ✂️ e) internacional de acesso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 100Q1046615 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Nas palavras de Domingues (2010, p. 35): “uma criança com cegueira levará mais tempo para conhecer ou reconhecer as coisas ou objetos porque manuseia e analisa palmo a palmo o objeto”; isto porque, pelo tato, a criança ✂️ a) percebe detalhes e minúcias de forma abrangente e simultânea. ✂️ b) organiza seu mundo a distância pela exploração dos objetos. ✂️ c) percebe formas e tamanhos de maneira simultânea e sequencial. ✂️ d) analisa objetos de maneira imediata e global. ✂️ e) tem acesso às informações de forma limitada, pois o tato é sequencial e lento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
91Q1046486 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), com base na classificação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento de 2006, a Deficiência Intelectual é compreendida como uma condição caracterizada por ✂️ a) atraso do funcionamento cognitivo, social, físico e perceptivo em relação aos pares de mesma idade, originados por complicações perinatais ou traumatismos cranianos. ✂️ b) manifestações biopsicológicas relacionadas a vocalizações e tiques, comportamentos infantilizados, com identificação dos principais sintomas e características na primeira infância. ✂️ c) limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, manifestadas antes dos dezoito anos de idade. ✂️ d) limitações intelectuais devidas a componentes genéticos associados a síndromes cromossômicas hereditárias, que afetam o desenvolvimento cognitivo e sensorial. ✂️ e) herança genética de rebaixamento cognitivo por conta de carência de nutrientes e pré-natal realizado de maneira inadequada, podendo ser alterado com intervenção precoce. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
92Q1046490 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com análise da literatura da área em relação ao Atendimento Educacional Especializado, Borges (2020) assinala que um apontamento constante nas pesquisas é a necessidade de ✂️ a) compreender o improviso, enquanto fator positivo e almejado no fortalecimento da ação pedagógica. ✂️ b) atuação do professor de educação especial de forma desmembrada do professor da sala comum. ✂️ c) incorporar decretos e normativas da integração escolar no projeto político pedagógico. ✂️ d) compreensão do que seja o complementar no atendimento educacional especializado. ✂️ e) assumir um currículo único e estratégias individualizadas para alunos com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
93Q1046492 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Segundo Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014), quando o professor de sala comum e o professor de ensino especial atuam em igualdade quanto à liderança e às responsabilidades educacionais dos alunos, tem-se uma relação de colaboração denominada ✂️ a) equipe de ensino. ✂️ b) auxiliar de educação especial. ✂️ c) ajudantes de aprendizagem. ✂️ d) estação de ensino. ✂️ e) mediação colaborativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
94Q1046493 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ana, professora do 9° ano, muitas vezes nota que o desafio que a inclusão escolar impõe ao professor do ensino comum é muito grande. Nesse sentido, Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) apontam que esse desafio ✂️ a) merece atenção e encaminhamento de demandas ao Ministério Público. ✂️ b) pode ser superado por meio da realização do atendimento educacional especializado em escolas especiais. ✂️ c) demanda apoio de outros profissionais da área de Educação Especial para a construção de práticas inclusivas em sala de aula. ✂️ d) impõe aumento de frequência e horas semanais dos alunos com deficiência em sala de recursos. ✂️ e) requer revisões e mudanças nas próprias políticas de educação inclusiva e especial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
95Q1046494 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considerando a inclusão escolar, os autores Coll, Marchesi e Palacios (2004) apontam que é uma característica relevante de um bom docente ✂️ a) o domínio de múltiplos modelos de ensino, pois a sala de aula demanda abordagens diversas. ✂️ b) um afastamento emocional necessário dos alunos, com o fim de não se perder o papel da autoridade docente. ✂️ c) o fomento de condutas que gerem coparticipação e dependência dos alunos, pois é no social que se aprende. ✂️ d) a preferência por atividades improvisadas, desde que articuladas aos interesses dos alunos. ✂️ e) uma comunicação formal e firme, integradora e apta a atender os interesses de todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
96Q1046499 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ao abordar os conceitos de Bernstein, Miranda (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) afirma que as atividades desenvolvidas pelos professores terão um ou outro efeito educativo em função ✂️ a) do nível de desenvolvimento intelectual do aluno. ✂️ b) dos recursos tecnológicos utilizados como suporte. ✂️ c) das relações diretivas relacionadas ao nível estrutural da escola. ✂️ d) das características específicas das relações que possibilitam. ✂️ e) do desempenho escolar da turma e do aluno com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
97Q1046501 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Nunes e Sobrinho (em Baptista; Caiado e Jesus, 2010) pontuam que, no presente século, o conceito de acessibilidade extrapola as barreiras concretas da sociedade, passando a enfatizar ✂️ a) a identificação de pessoas com deficiências intelectuais e demais deficiências ocultas. ✂️ b) a eliminação plena e definitiva das barreiras físicas, estruturais e arquitetônicas. ✂️ c) o direito de ingresso, permanência e utilização de todos os bens e serviços sociais por toda a população. ✂️ d) a eliminação de barreiras de forma customizada para atender cada modalidade de deficiência. ✂️ e) a necessária diferenciação de necessidades entre pessoas com limitações motoras e pessoas com outras deficiências. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
98Q1046606 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025De acordo com Domingues et al (2010), durante o desenvolvimento da criança com cegueira congênita, é necessária a mediação adequada do adulto para estimular e criar outras formas de comportamentos exploratórios por meio do contato físico e da fala pautados em referencial perceptivo não visual para preencher as lacunas ocasionadas pela falta da visão. Podem aparecer comportamentos como o verbalismo, caracterizado ✂️ a) por repetições sistemáticas semelhantes ao autismo, com maneirismos, tendência ao isolamento e a falar sozinho. ✂️ b) pelo hábito de falar em terceira pessoa e de repetir o que ouve como um eco da fala do outro. ✂️ c) pelo movimento rotativo das mãos, balanço e manipulação do corpo e inclinação do corpo para compensar a falta de visão. ✂️ d) pelo uso de palavras, expressões e termos desprovidos de sentido e significado, porque a falta de visão colabora para substituir com palavras aquilo que não enxerga. ✂️ e) pela repetição, de forma automática e perseverante, de uma ideia ou frase simplesmente para preencher o vazio da falta de contato e de interação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
99Q1046614 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Com base em Sampaio (2010, p. 460), a definição “superfície de piso caracterizado pela diferenciação de textura em relação ao piso adjacente destinado a constituir aviso perceptível por pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão)” refere-se ao piso ✂️ a) cromodiferenciado. ✂️ b) permanente ou posicional. ✂️ c) direcional. ✂️ d) tátil. ✂️ e) internacional de acesso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
100Q1046615 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025Nas palavras de Domingues (2010, p. 35): “uma criança com cegueira levará mais tempo para conhecer ou reconhecer as coisas ou objetos porque manuseia e analisa palmo a palmo o objeto”; isto porque, pelo tato, a criança ✂️ a) percebe detalhes e minúcias de forma abrangente e simultânea. ✂️ b) organiza seu mundo a distância pela exploração dos objetos. ✂️ c) percebe formas e tamanhos de maneira simultânea e sequencial. ✂️ d) analisa objetos de maneira imediata e global. ✂️ e) tem acesso às informações de forma limitada, pois o tato é sequencial e lento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro