Questões de Concursos QM 2019 Resolva questões de QM 2019 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2019 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1046392 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Según Noam Chomsky (Scutti, apud Bruno, 2005), el concepto de competencia puede definirse como ✂️ a) “el saber depositado en la mente del individuo, activado por el contacto entre su dotación genética y una lengua natural”. ✂️ b) “la acción humana libre e indeterminada, gobernada por algo que está más allá del conocimiento”. ✂️ c) “el dispositivo innato para la adquisición de lenguaje, del cual todos los individuos de la especie humana estarían dotados”. ✂️ d) “un tipo de análisis que postula que las dificultades y, por lo tanto, la aparición de “errores” se restringe a los aspectos en que dos lenguas son distintas”. ✂️ e) “un sistema de signos que se constituye por la suma de señales depositadas en el cerebro de cada individuo de una determinada colectividad”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 42Q1070215 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins trazem o seguinte trecho de uma peça de Bertolt Brecht para apresentar as características da noção de ideologia: “Nós vos pedimos com insistência: (…) Sob o familiar, descubram o insólito. Sob o cotidiano, desvelem o inexplicável. Que tudo que seja dito ser habitual, cause inquietação. Na regra é preciso descobrir o abuso”. Segundo as autoras, a noção de ideologia apresentada no excerto corresponde à ✂️ a) abstração. ✂️ b) naturalização. ✂️ c) neutralidade. ✂️ d) inversão. ✂️ e) lacuna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 43Q1018798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Skliar (1998) explica, em seu texto, que é hábito definir a comunidade de surdos como uma minoria linguística. Segundo o autor, essa descrição baseia-se no fato de que a língua de sinais (o autor utilizou o termo linguagem) é utilizada por um grupo ✂️ a) restrito de usuários que vivem uma situação de desvantagem social, de desigualdade, e que participam de modo limitado da vida da sociedade majoritária. ✂️ b) reduzido de pessoas, que, por terem deficiência múltipla sensorial, utilizam a língua de sinais em contraponto à língua portuguesa do grupo majoritário. ✂️ c) composto de pessoas com reduzido nível de perda auditiva e que se comunicam pela língua de sinais brasileira em contextos com seus pares. ✂️ d) socialmente excluído devido a forma de comunicação não ser reconhecida pelo grupo majoritário de surdos e que utilizam a língua de seu país de origem. ✂️ e) formado por sujeitos com deficiência sensorial e que utilizam a libras como meio de comunicação e expressão em reposta à língua oral do grupo minoritário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 44Q1024959 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text and answer question.Education in a language which is not the first language of the learner is as old as education itself. As individuals from different language groups have lived together, some have been educated in an additional language. This is as true of Ancient Rome as it is of the increasingly multilingual societies being created through mobility and globalization in the 21th century.Two thousand years ago, provision of an educational curriculum in an additional language happened as the Roman Empire expanded and absorbed Greek territory, language and culture. Families in Rome educated their children in Greek to ensure that they would have access to not only the language, but also the social and professional opportunities it would provide for them in their future lives, including living in Greek-speaking educational communities. This historical experience has been replicated across the world through the centuries, and is now particularly true of the global uptake of English language learning.Researchers and educators have sought new practices in education that will suit the demands of the present day. Globalization and the forces of economic and social convergence have had a significant impact on who learns which language, at what stage in their development, and in which way. The driving forces for language learning differ according to country and region, but they share the objective of wanting to achieve the best possible results in the shortest time. This need has often dovetailed with the need to adapt content-teaching methodologies so as to raise overall levels of proficiency.(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado) According to Harmer (1998), “students, like the rest of us, need to be able to do a number of things with a reading text”. In an activity in which the learner is asked to read a text to select names of people and the dates of the facts, a teacher will be stimulating the learners to use the strategy named ✂️ a) using background knowledge. ✂️ b) skimming. ✂️ c) summarizing. ✂️ d) scanning. ✂️ e) predicting. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 45Q1046507 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Omote(In: Rodrigues, Capellini e Santos, 2014), refletindo sobre os processos para uma educação inclusiva, indica que os educadores precisam estar motivados e compromissados nesse empreendimento, mas a sua adequada formação é imprescindível, pois precisam ter um domínio seguro de conhecimentos sobre ✂️ a) barreiras sociais. ✂️ b) metodologias ativas. ✂️ c) acessibilidade e atendimento especializado. ✂️ d) integração escolar. ✂️ e) diversidade e inclusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 46Q1046510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A presença de interprete em sala de aula e o uso da língua de sinais não garantem que todas as necessidades educacionais dos surdos sejam atendidas. (Kotaki e Lacerda, In: Lacerda e Santos, 2014). Para as autoras, além do interprete e acesso à Libras, é importante haver ✂️ a) a participação de adultos no processo de desenvolvimento das crianças surdas. ✂️ b) professores polivalentes, que dominem a língua de sinais para o ensino dos conteúdos. ✂️ c) recursos humanos, materiais e metodológicos para que o aprendizado se desenvolva. ✂️ d) sala de recursos para o atendimento e ensino da língua para os alunos ouvintes. ✂️ e) oferta de educação bilíngue ao longo de todo o percurso em escolas comum inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 47Q1046522 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência de Bampi; Guilhem; Alves (2010), para responder à questão. Em relação ao conceito de deficiência, esses autores destacam que ✂️ a) a classificação das deficiências, realizada de acordo com as alterações físicas ou mentais das pessoas, é uma ideia contemporânea. ✂️ b) há concordância entre os pesquisadores de que as pessoas da mesma faixa etária experimentam a deficiência da mesma maneira. ✂️ c) a maioria das definições de deficiência baseia-se em variações corporais qualificadas como lesões; os dois conceitos - deficiência e lesão – são sinônimos. ✂️ d) entre os autores, há um consenso sobre quais variações de habilidades e funcionalidades caracterizariam deficiências. ✂️ e) na saúde, na educação, e até mesmo nos critérios de avaliação para receber benefícios do governo, há diferentes definições para deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 48Q1046526 | Psicologia, Teorias da Personalidade, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto de Paula C. M. Macedo - Deficiência Física Congênita e Saúde Mental – para responder à questão. A autora ressalta, à luz de alguns autores, conceitos importantes para o tema saúde mental. Considere os conceitos (1; 2; 3; 4) e os relacione com seus significados (a; b; c; d). 1 – autoimagem; 2 – imagem corporal; 3 – identidade pessoal; 4 – autoestima. a – representa uma importante ferramenta de enfrentamento e adaptação à realidade; b – é constituída pelo self independente (enfatizando qualidades internas, pensamentos e sentimentos para expressar a si mesmo aos demais) e o self interdependente (enfatizando os feitos públicos e externos para se relacionar com o meio social); c – representa o conhecimento que o ser humano possui acerca da relação de seu corpo com o mundo, o modo pelo qual o corpo se apresenta para nós mesmos; d - construída pelos outros, é a imagem que as pessoas têm sobre o indivíduo deficiente. Essa imagem é criada e pode não corresponder (e em geral não corresponde) à realidade. ✂️ a) 1-d; 2-b; 3-a; 4-c ✂️ b) 1-b; 2-c; 3-d; 4-a ✂️ c) 1-c; 2-d; 3-a; 4-b ✂️ d) 1-a; 2-b; 3-c; 4-d. ✂️ e) 1-d; 2-a; 3-c; 4-b Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 49Q1019963 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025La alternativa que presenta una forma correcta de reescribir el enunciado “Ya enviamos el mensaje a nuestros padres” usando pronombres complemento es: ✂️ a) Ya se lo enviamos. ✂️ b) Ya se le enviamos. ✂️ c) Ya le lo enviamos. ✂️ d) Ya les lo enviamos. ✂️ e) Ya se les enviamos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 50Q1046391 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Una expresión o fórmula lingüística que le permite al hablante demostrar una absoluta falta de interés por un tema es: ✂️ a) Si bien se mira. ✂️ b) Lo que se dice. ✂️ c) ¿De veras? ✂️ d) Por cierto. ✂️ e) Y a mí qué. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 51Q1046508 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025“O surdo enfrenta dificuldades em aprender significados quando ouvintes se comunicam com ele por meio do uso dos sinais e da fala de forma simultânea.” (Kezio, 2016) Esse modo de comunicação é denominado ✂️ a) comunicação alternativa. ✂️ b) verbalização. ✂️ c) bilinguísmo. ✂️ d) português sinalizado. ✂️ e) bimodalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 52Q1046515 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considerando o cenário de acelerada renovação das tecnologias baseadas em inteligência artificial, Azambuja e Silva (2024) discutem um processo que denominam technotização, em referência à necessidade de que os educadores estejam constantemente se atualizando do ponto de vista do domínio das novas tecnologias intelectuais e culturais. Nesse contexto, segundo os autores, o processo de alfabetização tecnológica se torna ✂️ a) uma utopia irreal. ✂️ b) uma prioridade situacional. ✂️ c) uma etapa obsoleta. ✂️ d) uma eletividade profissional. ✂️ e) uma variável constante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 53Q1046517 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão. Essa Política define: Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Cita, também, os transtornos funcionais específicos. São eles: ✂️ a) autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. ✂️ b) deficiência, transtornos de ordem geral, distúrbios e aptidões. ✂️ c) altas habilidades, e superdotação em várias áreas. ✂️ d) transtorno do espectro autista, deficiência sensorial e múltipla. ✂️ e) dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 54Q1046570 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Luana é uma jovem com deficiência visual que não faz uso de bengala ou outro item que a identifique de imediato como uma pessoa com deficiência; assim, a deficiência visual dela fica oculta para a maioria das pessoas. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), é instituído o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. O uso desse símbolo é ✂️ a) opcional, e sua ausência não prejudica o exercício de direitos e garantias previstos em lei. ✂️ b) facultativo, desobrigando os estabelecimentos e equipamentos de garantirem os direitos previstos em lei. ✂️ c) imprescindível para a garantia dos direitos previstos em lei nos diferentes serviços públicos e privados. ✂️ d) obrigatório para pessoas com deficiência ocultas ou imperceptíveis para garantia de direitos. ✂️ e) alternativo para pessoas que não necessitem de adaptações para acessibilidade e garantia de direitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 55Q1046573 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ormelezi (2006), ao abordar a cegueira e os comprometimentos na constituição subjetiva e no desenvolvimento global, destaca que a ausência da visão define para a criança uma forma peculiar de apreensão do mundo que influenciará seu desenvolvimento, mas não sua constituição subjetiva, pois isso dependerá ✂️ a) da maneira como a mãe conseguirá ou não reconhecê-la como um filho além de sua deficiência. ✂️ b) de como receberá estímulos nos primeiros anos de vida. ✂️ c) das relações estabelecidas com os adultos, que são responsáveis pela estimulação precoce. ✂️ d) dos vínculos afetivos estabelecidos com seus pais nos primeiros anos de vida. ✂️ e) do diagnóstico precoce e das ações de estabelecer contato visual com sua mãe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 56Q1046575 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Joana percebeu que seu aluno com cegueira tem o hábito de falar na terceira pessoa e de repetir o que ouve como um eco da fala do outro. Segundo Domingues et al. (2010), esse aluno apresenta ecolalia, o que faz com que, além de apresentar essas características, as crianças costumem ✂️ a) interagir com os pares em vocalizações repetidas e com frases prontas, muitas vezes aprendidas com os adultos. ✂️ b) vocalizar palavras isoladas ou em contexto a partir de repertório prévio, construído na fase da alfabetização. ✂️ c) atribuir definições a pessoas e objetos por meio de neologismos criados a partir das interações estabelecidas. ✂️ d) repetir de forma automática e perseverante uma ideia ou frase para preencher o vazio da falta de contato e de interação. ✂️ e) usar palavras, expressões ou termos descontextualizados, sem nexo, desprovidos de sentido e de significado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 57Q1019966 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025La “interferencia intralingüística” (Yokota in Bruno, 2005) es un fenómeno que ocurre cuando ✂️ a) el aprendiz aprende y usa un idioma en un contexto de inmersión. ✂️ b) la lengua materna opera como responsable de los errores cometidos en la producción lingüística. ✂️ c) se da la transmisión de información referencial y denotativa entre personas. ✂️ d) la lengua que se aprende es la responsable de los errores cometidos en la producción lingüística. ✂️ e) un hablante aprende una lengua para integrarse a un grupo social determinado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 58Q1019967 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un par de palabras que resulta homófono para un importante número de hispanohablantes es: ✂️ a) pasto – pacto. ✂️ b) parra – paja. ✂️ c) pero – perro. ✂️ d) uña – una. ✂️ e) calló – cayó. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 59Q1073788 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Koudela (2015) indica que a Coreologia foi, após a morte de R. Laban, fragmentada em áreas distintas. Entre essas áreas, qual se caracteriza por sua ligação mais direta com o contexto educacional e conecta as propostas de estudo de movimento de Laban ao estudo do intérprete da dança, do espaço cênico e das sonoridades que compõem a arte da dança? ✂️ a) Estudos Coreológicos. ✂️ b) Expressão Corporal. ✂️ c) Etnocoreologia. ✂️ d) Arqueocoreologia. ✂️ e) Labanotation. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 60Q1070228 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025No livro Ética prática, Peter Singer aborda os desafios éticos contemporâneos que surgem da relação do ser humano com o meio ambiente. Ele destaca que: “(…) uma ética antropocêntrica pode constituir a base de argumentos fortes em favor daquilo a que podemos chamar ‘valores ambientais’. Uma tal ética não implica que o crescimento econômico seja mais importante que a preservação do meio natural; pelo contrário, é perfeitamente compatível com uma ética antropocêntrica encarar o crescimento econômico baseado na exploração de recursos insubstituíveis como algo que traz ganhos à geração presente e possivelmente a mais uma ou duas gerações seguintes, mas a um preço que será pago por todas as gerações do futuro”. No trecho, o autor destaca a insuficiência a longo prazo do modelo ético mencionado. Esse modelo tem suas raízes herdadas ✂️ a) da fundamentação da metafísica dos costumes kantiana. ✂️ b) do princípio de educação moral e virtuosa aristotélico. ✂️ c) do modelo mecanicista cartesiano de compreensão da natureza. ✂️ d) da distinção entre ecologia superficial e profunda. ✂️ e) do princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
41Q1046392 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Según Noam Chomsky (Scutti, apud Bruno, 2005), el concepto de competencia puede definirse como ✂️ a) “el saber depositado en la mente del individuo, activado por el contacto entre su dotación genética y una lengua natural”. ✂️ b) “la acción humana libre e indeterminada, gobernada por algo que está más allá del conocimiento”. ✂️ c) “el dispositivo innato para la adquisición de lenguaje, del cual todos los individuos de la especie humana estarían dotados”. ✂️ d) “un tipo de análisis que postula que las dificultades y, por lo tanto, la aparición de “errores” se restringe a los aspectos en que dos lenguas son distintas”. ✂️ e) “un sistema de signos que se constituye por la suma de señales depositadas en el cerebro de cada individuo de una determinada colectividad”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
42Q1070215 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins trazem o seguinte trecho de uma peça de Bertolt Brecht para apresentar as características da noção de ideologia: “Nós vos pedimos com insistência: (…) Sob o familiar, descubram o insólito. Sob o cotidiano, desvelem o inexplicável. Que tudo que seja dito ser habitual, cause inquietação. Na regra é preciso descobrir o abuso”. Segundo as autoras, a noção de ideologia apresentada no excerto corresponde à ✂️ a) abstração. ✂️ b) naturalização. ✂️ c) neutralidade. ✂️ d) inversão. ✂️ e) lacuna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
43Q1018798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Skliar (1998) explica, em seu texto, que é hábito definir a comunidade de surdos como uma minoria linguística. Segundo o autor, essa descrição baseia-se no fato de que a língua de sinais (o autor utilizou o termo linguagem) é utilizada por um grupo ✂️ a) restrito de usuários que vivem uma situação de desvantagem social, de desigualdade, e que participam de modo limitado da vida da sociedade majoritária. ✂️ b) reduzido de pessoas, que, por terem deficiência múltipla sensorial, utilizam a língua de sinais em contraponto à língua portuguesa do grupo majoritário. ✂️ c) composto de pessoas com reduzido nível de perda auditiva e que se comunicam pela língua de sinais brasileira em contextos com seus pares. ✂️ d) socialmente excluído devido a forma de comunicação não ser reconhecida pelo grupo majoritário de surdos e que utilizam a língua de seu país de origem. ✂️ e) formado por sujeitos com deficiência sensorial e que utilizam a libras como meio de comunicação e expressão em reposta à língua oral do grupo minoritário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
44Q1024959 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text and answer question.Education in a language which is not the first language of the learner is as old as education itself. As individuals from different language groups have lived together, some have been educated in an additional language. This is as true of Ancient Rome as it is of the increasingly multilingual societies being created through mobility and globalization in the 21th century.Two thousand years ago, provision of an educational curriculum in an additional language happened as the Roman Empire expanded and absorbed Greek territory, language and culture. Families in Rome educated their children in Greek to ensure that they would have access to not only the language, but also the social and professional opportunities it would provide for them in their future lives, including living in Greek-speaking educational communities. This historical experience has been replicated across the world through the centuries, and is now particularly true of the global uptake of English language learning.Researchers and educators have sought new practices in education that will suit the demands of the present day. Globalization and the forces of economic and social convergence have had a significant impact on who learns which language, at what stage in their development, and in which way. The driving forces for language learning differ according to country and region, but they share the objective of wanting to achieve the best possible results in the shortest time. This need has often dovetailed with the need to adapt content-teaching methodologies so as to raise overall levels of proficiency.(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado) According to Harmer (1998), “students, like the rest of us, need to be able to do a number of things with a reading text”. In an activity in which the learner is asked to read a text to select names of people and the dates of the facts, a teacher will be stimulating the learners to use the strategy named ✂️ a) using background knowledge. ✂️ b) skimming. ✂️ c) summarizing. ✂️ d) scanning. ✂️ e) predicting. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
45Q1046507 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Omote(In: Rodrigues, Capellini e Santos, 2014), refletindo sobre os processos para uma educação inclusiva, indica que os educadores precisam estar motivados e compromissados nesse empreendimento, mas a sua adequada formação é imprescindível, pois precisam ter um domínio seguro de conhecimentos sobre ✂️ a) barreiras sociais. ✂️ b) metodologias ativas. ✂️ c) acessibilidade e atendimento especializado. ✂️ d) integração escolar. ✂️ e) diversidade e inclusão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
46Q1046510 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A presença de interprete em sala de aula e o uso da língua de sinais não garantem que todas as necessidades educacionais dos surdos sejam atendidas. (Kotaki e Lacerda, In: Lacerda e Santos, 2014). Para as autoras, além do interprete e acesso à Libras, é importante haver ✂️ a) a participação de adultos no processo de desenvolvimento das crianças surdas. ✂️ b) professores polivalentes, que dominem a língua de sinais para o ensino dos conteúdos. ✂️ c) recursos humanos, materiais e metodológicos para que o aprendizado se desenvolva. ✂️ d) sala de recursos para o atendimento e ensino da língua para os alunos ouvintes. ✂️ e) oferta de educação bilíngue ao longo de todo o percurso em escolas comum inclusiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
47Q1046522 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência de Bampi; Guilhem; Alves (2010), para responder à questão. Em relação ao conceito de deficiência, esses autores destacam que ✂️ a) a classificação das deficiências, realizada de acordo com as alterações físicas ou mentais das pessoas, é uma ideia contemporânea. ✂️ b) há concordância entre os pesquisadores de que as pessoas da mesma faixa etária experimentam a deficiência da mesma maneira. ✂️ c) a maioria das definições de deficiência baseia-se em variações corporais qualificadas como lesões; os dois conceitos - deficiência e lesão – são sinônimos. ✂️ d) entre os autores, há um consenso sobre quais variações de habilidades e funcionalidades caracterizariam deficiências. ✂️ e) na saúde, na educação, e até mesmo nos critérios de avaliação para receber benefícios do governo, há diferentes definições para deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
48Q1046526 | Psicologia, Teorias da Personalidade, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere o texto de Paula C. M. Macedo - Deficiência Física Congênita e Saúde Mental – para responder à questão. A autora ressalta, à luz de alguns autores, conceitos importantes para o tema saúde mental. Considere os conceitos (1; 2; 3; 4) e os relacione com seus significados (a; b; c; d). 1 – autoimagem; 2 – imagem corporal; 3 – identidade pessoal; 4 – autoestima. a – representa uma importante ferramenta de enfrentamento e adaptação à realidade; b – é constituída pelo self independente (enfatizando qualidades internas, pensamentos e sentimentos para expressar a si mesmo aos demais) e o self interdependente (enfatizando os feitos públicos e externos para se relacionar com o meio social); c – representa o conhecimento que o ser humano possui acerca da relação de seu corpo com o mundo, o modo pelo qual o corpo se apresenta para nós mesmos; d - construída pelos outros, é a imagem que as pessoas têm sobre o indivíduo deficiente. Essa imagem é criada e pode não corresponder (e em geral não corresponde) à realidade. ✂️ a) 1-d; 2-b; 3-a; 4-c ✂️ b) 1-b; 2-c; 3-d; 4-a ✂️ c) 1-c; 2-d; 3-a; 4-b ✂️ d) 1-a; 2-b; 3-c; 4-d. ✂️ e) 1-d; 2-a; 3-c; 4-b Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
49Q1019963 | Espanhol, Pronomes Pronombres, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025La alternativa que presenta una forma correcta de reescribir el enunciado “Ya enviamos el mensaje a nuestros padres” usando pronombres complemento es: ✂️ a) Ya se lo enviamos. ✂️ b) Ya se le enviamos. ✂️ c) Ya le lo enviamos. ✂️ d) Ya les lo enviamos. ✂️ e) Ya se les enviamos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
50Q1046391 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Una expresión o fórmula lingüística que le permite al hablante demostrar una absoluta falta de interés por un tema es: ✂️ a) Si bien se mira. ✂️ b) Lo que se dice. ✂️ c) ¿De veras? ✂️ d) Por cierto. ✂️ e) Y a mí qué. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
51Q1046508 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025“O surdo enfrenta dificuldades em aprender significados quando ouvintes se comunicam com ele por meio do uso dos sinais e da fala de forma simultânea.” (Kezio, 2016) Esse modo de comunicação é denominado ✂️ a) comunicação alternativa. ✂️ b) verbalização. ✂️ c) bilinguísmo. ✂️ d) português sinalizado. ✂️ e) bimodalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
52Q1046515 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Considerando o cenário de acelerada renovação das tecnologias baseadas em inteligência artificial, Azambuja e Silva (2024) discutem um processo que denominam technotização, em referência à necessidade de que os educadores estejam constantemente se atualizando do ponto de vista do domínio das novas tecnologias intelectuais e culturais. Nesse contexto, segundo os autores, o processo de alfabetização tecnológica se torna ✂️ a) uma utopia irreal. ✂️ b) uma prioridade situacional. ✂️ c) uma etapa obsoleta. ✂️ d) uma eletividade profissional. ✂️ e) uma variável constante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
53Q1046517 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão. Essa Política define: Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Cita, também, os transtornos funcionais específicos. São eles: ✂️ a) autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. ✂️ b) deficiência, transtornos de ordem geral, distúrbios e aptidões. ✂️ c) altas habilidades, e superdotação em várias áreas. ✂️ d) transtorno do espectro autista, deficiência sensorial e múltipla. ✂️ e) dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
54Q1046570 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Luana é uma jovem com deficiência visual que não faz uso de bengala ou outro item que a identifique de imediato como uma pessoa com deficiência; assim, a deficiência visual dela fica oculta para a maioria das pessoas. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), é instituído o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. O uso desse símbolo é ✂️ a) opcional, e sua ausência não prejudica o exercício de direitos e garantias previstos em lei. ✂️ b) facultativo, desobrigando os estabelecimentos e equipamentos de garantirem os direitos previstos em lei. ✂️ c) imprescindível para a garantia dos direitos previstos em lei nos diferentes serviços públicos e privados. ✂️ d) obrigatório para pessoas com deficiência ocultas ou imperceptíveis para garantia de direitos. ✂️ e) alternativo para pessoas que não necessitem de adaptações para acessibilidade e garantia de direitos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
55Q1046573 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Ormelezi (2006), ao abordar a cegueira e os comprometimentos na constituição subjetiva e no desenvolvimento global, destaca que a ausência da visão define para a criança uma forma peculiar de apreensão do mundo que influenciará seu desenvolvimento, mas não sua constituição subjetiva, pois isso dependerá ✂️ a) da maneira como a mãe conseguirá ou não reconhecê-la como um filho além de sua deficiência. ✂️ b) de como receberá estímulos nos primeiros anos de vida. ✂️ c) das relações estabelecidas com os adultos, que são responsáveis pela estimulação precoce. ✂️ d) dos vínculos afetivos estabelecidos com seus pais nos primeiros anos de vida. ✂️ e) do diagnóstico precoce e das ações de estabelecer contato visual com sua mãe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
56Q1046575 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Joana percebeu que seu aluno com cegueira tem o hábito de falar na terceira pessoa e de repetir o que ouve como um eco da fala do outro. Segundo Domingues et al. (2010), esse aluno apresenta ecolalia, o que faz com que, além de apresentar essas características, as crianças costumem ✂️ a) interagir com os pares em vocalizações repetidas e com frases prontas, muitas vezes aprendidas com os adultos. ✂️ b) vocalizar palavras isoladas ou em contexto a partir de repertório prévio, construído na fase da alfabetização. ✂️ c) atribuir definições a pessoas e objetos por meio de neologismos criados a partir das interações estabelecidas. ✂️ d) repetir de forma automática e perseverante uma ideia ou frase para preencher o vazio da falta de contato e de interação. ✂️ e) usar palavras, expressões ou termos descontextualizados, sem nexo, desprovidos de sentido e de significado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
57Q1019966 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025La “interferencia intralingüística” (Yokota in Bruno, 2005) es un fenómeno que ocurre cuando ✂️ a) el aprendiz aprende y usa un idioma en un contexto de inmersión. ✂️ b) la lengua materna opera como responsable de los errores cometidos en la producción lingüística. ✂️ c) se da la transmisión de información referencial y denotativa entre personas. ✂️ d) la lengua que se aprende es la responsable de los errores cometidos en la producción lingüística. ✂️ e) un hablante aprende una lengua para integrarse a un grupo social determinado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
58Q1019967 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Un par de palabras que resulta homófono para un importante número de hispanohablantes es: ✂️ a) pasto – pacto. ✂️ b) parra – paja. ✂️ c) pero – perro. ✂️ d) uña – una. ✂️ e) calló – cayó. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
59Q1073788 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Koudela (2015) indica que a Coreologia foi, após a morte de R. Laban, fragmentada em áreas distintas. Entre essas áreas, qual se caracteriza por sua ligação mais direta com o contexto educacional e conecta as propostas de estudo de movimento de Laban ao estudo do intérprete da dança, do espaço cênico e das sonoridades que compõem a arte da dança? ✂️ a) Estudos Coreológicos. ✂️ b) Expressão Corporal. ✂️ c) Etnocoreologia. ✂️ d) Arqueocoreologia. ✂️ e) Labanotation. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
60Q1070228 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025No livro Ética prática, Peter Singer aborda os desafios éticos contemporâneos que surgem da relação do ser humano com o meio ambiente. Ele destaca que: “(…) uma ética antropocêntrica pode constituir a base de argumentos fortes em favor daquilo a que podemos chamar ‘valores ambientais’. Uma tal ética não implica que o crescimento econômico seja mais importante que a preservação do meio natural; pelo contrário, é perfeitamente compatível com uma ética antropocêntrica encarar o crescimento econômico baseado na exploração de recursos insubstituíveis como algo que traz ganhos à geração presente e possivelmente a mais uma ou duas gerações seguintes, mas a um preço que será pago por todas as gerações do futuro”. No trecho, o autor destaca a insuficiência a longo prazo do modelo ético mencionado. Esse modelo tem suas raízes herdadas ✂️ a) da fundamentação da metafísica dos costumes kantiana. ✂️ b) do princípio de educação moral e virtuosa aristotélico. ✂️ c) do modelo mecanicista cartesiano de compreensão da natureza. ✂️ d) da distinção entre ecologia superficial e profunda. ✂️ e) do princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro