Questões de Concursos QM 2019 Resolva questões de QM 2019 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. QM 2019 Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q1020071 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.Robots are writing more of what we read on the internet. And artificial intelligence (AI) writing tools are becoming freely available for anyone, including students, to use. In a period of rapid change, there are enormous ethical implications for post-human authorship — in which humans and machines collaborate. The study of AI ethics needs to be central to education as we increasingly use machinegenerated content to communicate with others. AI robot writers, such as GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer) take seconds to create text that seems like it was written by humans. In September, 2020 GPT-3 wrote an entire essay in The Guardian to convince people not to fear artificial intelligence. As recently as 2019, this kind of technology seemed a long way off. But today, it is readily available. Of course, there’s the issue of cheating on essays and other assignments. School and university leaders need to have difficult conversations about what constitutes “authorship” and “editorship” in the post-human age. We are all (already) writing with technological devices, even just via spelling and grammar checkers. (https://theconversation.com. Adaptado) As far as formal teaching and learning are concerned, it is correct to state from the reading of the text: ✂️ a) AI is a reality in most classrooms, and learning tasks must inevitably incorporate it to help learning in technological times. ✂️ b) AI has become increasingly relevant for students since it helps produce texts by offering content as well as language information. ✂️ c) AI must be only gradually introduced in schools, considering it is very recent technology and teachers and students are uncertain about it. ✂️ d) AI should be used as largely in the classroom as other technologies have for some time now. ✂️ e) a new parameter for “authorship” or “editorship” must be a topic of discussion among education leaders in the present AI era. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 62Q1018802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Campos (2014), In: Lacerda e Santos (2014), apresenta dois tipos de inclusão dos Surdos: a bilíngue/cultural e a bilíngue intercultural. De acordo com a autora, o modelo bilíngue/cultural é aquele em que ✂️ a) os alunos surdos são matriculados em salas de ouvintes com a participação de intérprete de Libras, professores fluentes em Libras, materiais pedagógicos em língua portuguesa como primeira língua. ✂️ b) os espaços pedagógicos são estruturados de modo a atender a cultura surda, em um ambiente que proporciona a troca entre diferentes saberes e identidades linguísticas e culturais dos surdos. ✂️ c) os surdos são inseridos dentro da escola de ouvintes com colegas ouvintes, em espaço com a cultura surda como metodologias e currículos adaptados à experiência visual e professores surdos e professores bilíngues. ✂️ d) a identidade cultural da comunidade surda determina o currículo escolar, de modo a incluir, no planejamento pedagógico e nas sequências didáticas, o ensino da Libras e elementos estruturantes da cultura surda para ouvintes. ✂️ e) a cultura dominante, dos ouvintes, não se sobressai em relação a da comunidade surda, possibilitando aprendizagens para alunos surdos e ouvintes em um ambiente plural, heterogêneo e que promove o ensino da Libras para toda comunidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 63Q1018804 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que os adjetivos são sinais que formam uma classe específica na Libras e sempre estão na forma ✂️ a) de derivação de palavras. ✂️ b) flexionada em número, gênero e grau. ✂️ c) de combinação de diferentes sinais. ✂️ d) neutra, não havendo marca para gênero ou número. ✂️ e) conjugada em singular ou plural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 64Q1024970 | Inglês, Substantivos e Compostos Nouns And Compounds, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text by Brown to answer question.The question of whether or not to distinguish between native and nonnative speakers in the teaching profession has grown into a common and productive topic of research in the last decade. For many decades the English language teaching profession assumed that native English-speaking teachers, by virtue of their superior model of oral production, comprised the ideal English language teacher. Then, Medgyes (1994), among others, showed in his research that nonnative English speaking teachers offered as many if not more inherent advantages. Other authors concur by noting not only that multiple varieties of English are now considered legitimate and acceptable, but also that teachers who have actually gone through the process of learning English possess distinct advantages over native speakers.As we move into a new paradigm in which the concepts of native and nonnative “speaker” become less relevant, it is perhaps more appropriate to think in terms of the proficiency level of a user of a language. Speaking is one of four skills and may not deserve in all contexts to be elevated to the sole criterion for proficiency. So, the profession is better served by considering a person’s communicative proficiency across the four skills. Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly, and in turn, their pedagogical training and experience can occupy focal attention.(Brown, 2006. Adaptado) The term “research”, in the first paragraph, is an example of uncountable noun in English. The countable noun among the following nouns is ✂️ a) rain. ✂️ b) music. ✂️ c) sample. ✂️ d) equipment. ✂️ e) sunshine. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 65Q1046558 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Um dos conceitos abordados por Lemov (2023) é o da memória de trabalho, dotada de um poder surpreendente. Segundo o autor, a característica mais dominante da memória de trabalho é ✂️ a) seu caráter inconsciente. ✂️ b) sua constituição inata. ✂️ c) sua retenção a longo prazo. ✂️ d) sua autossuficiência. ✂️ e) sua minúscula capacidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 66Q1019964 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025El enunciado que expresa la función comunicativa de corregir una información es: ✂️ a) No come carne, pero al menos le gustan las frutas. ✂️ b) La reunión es el viernes, qué digo, el sábado. ✂️ c) El proyecto quedó para mayo, aunque podría haber quedado para abril. ✂️ d) Habla español y, asimismo, francés. ✂️ e) No bien llegues, por favor, avísame. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 67Q1046390 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Junto con reconocer su importancia y recomendando su aplicación en el aula, Moreno (2003/2004) advierte que la dificultad de la fraseología estriba en ✂️ a) la sintaxis en que normalmente se construyen las frases. ✂️ b) su imposibilidad de aplicarse en situaciones formales. ✂️ c) su utilización en contextos lingüísticos y situacionales apropiados. ✂️ d) su enorme diversidad y variedad de sentidos. ✂️ e) la imposibilidad de traducir frases a la lengua materna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 68Q1073787 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para Marques (2018), no Brasil, as teorias de Laban começaram a ser estudadas a partir da década de 1940, que influenciou os rumos do ensino de dança para crianças/adolescentes. Tal situação se dá a partir da vinda para o Brasil de ✂️ a) Ruth Rachou. ✂️ b) Luiz Arrieta. ✂️ c) Marika Gidali. ✂️ d) Maria Duschenes. ✂️ e) Oscar Araiz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 69Q1020070 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.Robots are writing more of what we read on the internet. And artificial intelligence (AI) writing tools are becoming freely available for anyone, including students, to use. In a period of rapid change, there are enormous ethical implications for post-human authorship — in which humans and machines collaborate. The study of AI ethics needs to be central to education as we increasingly use machinegenerated content to communicate with others. AI robot writers, such as GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer) take seconds to create text that seems like it was written by humans. In September, 2020 GPT-3 wrote an entire essay in The Guardian to convince people not to fear artificial intelligence. As recently as 2019, this kind of technology seemed a long way off. But today, it is readily available. Of course, there’s the issue of cheating on essays and other assignments. School and university leaders need to have difficult conversations about what constitutes “authorship” and “editorship” in the post-human age. We are all (already) writing with technological devices, even just via spelling and grammar checkers. (https://theconversation.com. Adaptado) According to the first and second paragraphs, ✂️ a) AI produced content is now available to all at no cost. ✂️ b) robots are becoming the substitutes to internet writers. ✂️ c) because we use AI produced content, we need information on ethics. ✂️ d) most of what we read on the internet has been created by AI. ✂️ e) we consume more and more AI produced content, online or offline. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 70Q1020075 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.The last century of language teaching history, operating within this theory-practice, researcher teacher dichotomy, has not been completely devoid of dialogue between the two sides. We moved in and out of paradigms (Kuhn, 1970) as inadequacies of the old ways of doing things were replaced by better ways. These trends in language teaching were partly the result of teachers and researchers communicating with each other. The custom of leaving theory to researchers and practice to teachers has become, in Clarke’s (1994) words, “dysfunctional”. What is becoming clearer in this profession now is the importance of viewing the process of language instruction as a cooperative dialog among many technicians, each endowed with special skills, such as program developing, textbook writing, measuring variables of acquisition, designing experiments, and the list goes on. We are all practitioners and we are all theorists. Whenever that understanding calls for putting together diverse bits and pieces of knowledge, you are doing some theory building. Or, if you have observed some learners in classrooms and you discern common threads of process among them, you have created a theory. And whenever you, in the role of a teacher, ask pertinent questions about Second Language Acquisition (SLA), you are beginning the process of research that can lead to a theoretical statement. (Brown, H.D. 2006. Adaptado) The first paragraph of the text mentions theory and practice in SLA as ✂️ a) some cycles. ✂️ b) a paradigm. ✂️ c) an interplay. ✂️ d) an opposition. ✂️ e) a trend. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 71Q1018805 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Além do acesso às salas de aula em ambiente bilíngue, os alunos com surdez têm direito a um período adicional para o Atendimento Educacional Especializado, que pode ser dividido em três momentos didáticos, segundo Damázio (2007). Seriam os momentos de Atendimento Educacional Especializado: ✂️ a) realizado na sala comum, na sala de recursos e na escola especializada. ✂️ b) para ensino da Libras, para o ensino da língua portuguesa oral e para o acesso ao currículo. ✂️ c) em língua de sinais da comunidade local, em língua portuguesa na modalidade escrita e em comunicação alternativa. ✂️ d) ofertado em salas de recursos no contraturno escolar, em salas de aula inclusiva e para o ensino da Libras para filhos de ouvintes. ✂️ e) em Libras na escola comum, para o ensino da Libras na escola comum e para o ensino da Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 72Q1024958 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text and answer question.Education in a language which is not the first language of the learner is as old as education itself. As individuals from different language groups have lived together, some have been educated in an additional language. This is as true of Ancient Rome as it is of the increasingly multilingual societies being created through mobility and globalization in the 21th century.Two thousand years ago, provision of an educational curriculum in an additional language happened as the Roman Empire expanded and absorbed Greek territory, language and culture. Families in Rome educated their children in Greek to ensure that they would have access to not only the language, but also the social and professional opportunities it would provide for them in their future lives, including living in Greek-speaking educational communities. This historical experience has been replicated across the world through the centuries, and is now particularly true of the global uptake of English language learning.Researchers and educators have sought new practices in education that will suit the demands of the present day. Globalization and the forces of economic and social convergence have had a significant impact on who learns which language, at what stage in their development, and in which way. The driving forces for language learning differ according to country and region, but they share the objective of wanting to achieve the best possible results in the shortest time. This need has often dovetailed with the need to adapt content-teaching methodologies so as to raise overall levels of proficiency.(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado) In the history of language teaching and learning, approaches have been devised to answer new needs in language education. An instruction which is consistent with one such approach – task-based learning – is ✂️ a) choose an article about a trending subject, read it and find out its most important aspects. ✂️ b) in pairs, create a dialogue in which you talk about a recent and relevant event in your life at school. ✂️ c) in groups, write a letter to the headmaster asking for a reduction in schoolwork before weekends. ✂️ d) write an objective report about the impact of price increase in vegetables for lower income communities in your area. ✂️ e) select a historical fact of the 20th century, read about it and make a list of the people involved and the dates mentioned. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 73Q1024969 | Inglês, Sinônimos Synonyms, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text by Brown to answer question.The question of whether or not to distinguish between native and nonnative speakers in the teaching profession has grown into a common and productive topic of research in the last decade. For many decades the English language teaching profession assumed that native English-speaking teachers, by virtue of their superior model of oral production, comprised the ideal English language teacher. Then, Medgyes (1994), among others, showed in his research that nonnative English speaking teachers offered as many if not more inherent advantages. Other authors concur by noting not only that multiple varieties of English are now considered legitimate and acceptable, but also that teachers who have actually gone through the process of learning English possess distinct advantages over native speakers.As we move into a new paradigm in which the concepts of native and nonnative “speaker” become less relevant, it is perhaps more appropriate to think in terms of the proficiency level of a user of a language. Speaking is one of four skills and may not deserve in all contexts to be elevated to the sole criterion for proficiency. So, the profession is better served by considering a person’s communicative proficiency across the four skills. Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly, and in turn, their pedagogical training and experience can occupy focal attention.(Brown, 2006. Adaptado) In the fragment from the text’s final sentence “Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly”, the terms in bold can be replaced, without meaning change, by ✂️ a) in conformity with. ✂️ b) in spite of. ✂️ c) because of. ✂️ d) in view of. ✂️ e) depending on. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 74Q1046518 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão. Essa política critica o entendimento de que a educação especial organizada de forma paralela à educação comum seria mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentavam deficiência, problemas de saúde, ou qualquer inadequação com relação à estrutura organizada pelos sistemas de ensino. Isso porque acredita que essa concepção ✂️ a) resultou em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica. ✂️ b) foi calcada no desenvolvimento de estudos no campo da educação e na defesa dos direitos humanos, modificando os conceitos, as legislações e as práticas pedagógicas. ✂️ c) enfrentou a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham e das superdotadas. ✂️ d) exerceu impacto duradouro ao denunciar as crianças em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais. ✂️ e) enfocou a reestruturação das condutas pedagógicas tanto do ensino regular quanto do especial nos aspectos teóricos e práticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 75Q1046572 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em uma escola da rede estadual, foram matriculados alunos com deficiência visual, autismo e com deficiência física. A direção da escola destacou que, além das ações específicas para cada aluno, há a necessidade de se pensar na concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todos os alunos, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), a direção faz referência ✂️ a) às barreiras urbanísticas. ✂️ b) à adaptação razoável. ✂️ c) aos recursos acessíveis. ✂️ d) à comunicação alternativa e suplementar. ✂️ e) ao desenho universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 76Q1019961 | Espanhol, Verbos Verbos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025El enunciado que contiene un verbo irregular correctamente conjugado conforme la norma culta es: ✂️ a) No preveyó lo que pasaría. ✂️ b) Aprete firme el botón. ✂️ c) Satisfací todas mis necesidades. ✂️ d) Menos mal que vinistes. ✂️ e) Bendeciré a quien me ayude. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 77Q1019965 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Una expresión adecuada para responder negativamente y de manera enfática a una pregunta es: ✂️ a) Ni hablar. ✂️ b) Desde luego. ✂️ c) Cómo no. ✂️ d) Bueno. ✂️ e) Claro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 78Q1070218 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins argumentam que “o conhecimento científico precisa ser neutro, além de imparcial e autônomo, a fim de garantir racionalidade e objetividade nas observações e pesquisas. No entanto, sob outros aspectos, a neutralidade científica pode tornar-se uma ilusão”. A ilusão mencionada no excerto corresponde à ✂️ a) rigorosidade do processo de descoberta científica. ✂️ b) finalidade que orienta o desenvolvimento científico. ✂️ c) aceitação tácita dos resultados obtidos. ✂️ d) fragilidade da pesquisa científica. ✂️ e) variedade de teorias sobre um problema comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 79Q1070219 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Um dos filósofos estudados no livro Filosofando: introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é Francis Bacon. Dizem elas: “É conhecido como severo crítico da filosofia medieval, por considerá-la desinteressada e contemplativa, uma vez que, de acordo com o espírito da nova ciência moderna, Bacon aspirava a um saber instrumental que possibilitasse o controle da natureza. (…) Bacon inicia seu trabalho pela denúncia dos preconceitos e das noções falsas que dificultam a apreensão da realidade, aos quais chama de ídolos”. A crítica do filósofo aos ídolos corresponde à crítica ✂️ a) à falta de uma moral prática que garanta a emancipação humana. ✂️ b) às ideias preconcebidas que distorcem a mente humana. ✂️ c) à confiança nos métodos matemáticos para apreensão da realidade. ✂️ d) ao uso da razão como fundamento do conhecimento. ✂️ e) à incapacidade de superar a dúvida cética radical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 80Q1070220 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A análise que Andrew Feenberg desenvolve sobre a tecnologia é uma das abordagens discutidas no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, de Alberto Cupani. Apesar da crítica à reificação social que a tecnologia tem promovido, Cupani destaca uma postura de esperança de Feenberg: “Essa esperança do autor fundamenta-se no fato de que a hegemonia do ‘código técnico’ do capitalismo não pode impedir que haja iniciativas contrárias”. A esperança de Feenberg está pautada no que ele denomina “margens de manobra”, que consiste na ✂️ a) evolução linear da tecnologia em resposta às demandas sociais. ✂️ b) adaptação natural das tecnologias ao contexto ético e político ideal. ✂️ c) luta pelo fim da imposição tecnológica na vida cotidiana dos indivíduos. ✂️ d) possibilidade de ações contestatórias dentro do sistema tecnológico. ✂️ e) ascensão da autonomia operacional para resolver problemas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
61Q1020071 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.Robots are writing more of what we read on the internet. And artificial intelligence (AI) writing tools are becoming freely available for anyone, including students, to use. In a period of rapid change, there are enormous ethical implications for post-human authorship — in which humans and machines collaborate. The study of AI ethics needs to be central to education as we increasingly use machinegenerated content to communicate with others. AI robot writers, such as GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer) take seconds to create text that seems like it was written by humans. In September, 2020 GPT-3 wrote an entire essay in The Guardian to convince people not to fear artificial intelligence. As recently as 2019, this kind of technology seemed a long way off. But today, it is readily available. Of course, there’s the issue of cheating on essays and other assignments. School and university leaders need to have difficult conversations about what constitutes “authorship” and “editorship” in the post-human age. We are all (already) writing with technological devices, even just via spelling and grammar checkers. (https://theconversation.com. Adaptado) As far as formal teaching and learning are concerned, it is correct to state from the reading of the text: ✂️ a) AI is a reality in most classrooms, and learning tasks must inevitably incorporate it to help learning in technological times. ✂️ b) AI has become increasingly relevant for students since it helps produce texts by offering content as well as language information. ✂️ c) AI must be only gradually introduced in schools, considering it is very recent technology and teachers and students are uncertain about it. ✂️ d) AI should be used as largely in the classroom as other technologies have for some time now. ✂️ e) a new parameter for “authorship” or “editorship” must be a topic of discussion among education leaders in the present AI era. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
62Q1018802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Campos (2014), In: Lacerda e Santos (2014), apresenta dois tipos de inclusão dos Surdos: a bilíngue/cultural e a bilíngue intercultural. De acordo com a autora, o modelo bilíngue/cultural é aquele em que ✂️ a) os alunos surdos são matriculados em salas de ouvintes com a participação de intérprete de Libras, professores fluentes em Libras, materiais pedagógicos em língua portuguesa como primeira língua. ✂️ b) os espaços pedagógicos são estruturados de modo a atender a cultura surda, em um ambiente que proporciona a troca entre diferentes saberes e identidades linguísticas e culturais dos surdos. ✂️ c) os surdos são inseridos dentro da escola de ouvintes com colegas ouvintes, em espaço com a cultura surda como metodologias e currículos adaptados à experiência visual e professores surdos e professores bilíngues. ✂️ d) a identidade cultural da comunidade surda determina o currículo escolar, de modo a incluir, no planejamento pedagógico e nas sequências didáticas, o ensino da Libras e elementos estruturantes da cultura surda para ouvintes. ✂️ e) a cultura dominante, dos ouvintes, não se sobressai em relação a da comunidade surda, possibilitando aprendizagens para alunos surdos e ouvintes em um ambiente plural, heterogêneo e que promove o ensino da Libras para toda comunidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
63Q1018804 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Felipe (2007) destaca que os adjetivos são sinais que formam uma classe específica na Libras e sempre estão na forma ✂️ a) de derivação de palavras. ✂️ b) flexionada em número, gênero e grau. ✂️ c) de combinação de diferentes sinais. ✂️ d) neutra, não havendo marca para gênero ou número. ✂️ e) conjugada em singular ou plural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
64Q1024970 | Inglês, Substantivos e Compostos Nouns And Compounds, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text by Brown to answer question.The question of whether or not to distinguish between native and nonnative speakers in the teaching profession has grown into a common and productive topic of research in the last decade. For many decades the English language teaching profession assumed that native English-speaking teachers, by virtue of their superior model of oral production, comprised the ideal English language teacher. Then, Medgyes (1994), among others, showed in his research that nonnative English speaking teachers offered as many if not more inherent advantages. Other authors concur by noting not only that multiple varieties of English are now considered legitimate and acceptable, but also that teachers who have actually gone through the process of learning English possess distinct advantages over native speakers.As we move into a new paradigm in which the concepts of native and nonnative “speaker” become less relevant, it is perhaps more appropriate to think in terms of the proficiency level of a user of a language. Speaking is one of four skills and may not deserve in all contexts to be elevated to the sole criterion for proficiency. So, the profession is better served by considering a person’s communicative proficiency across the four skills. Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly, and in turn, their pedagogical training and experience can occupy focal attention.(Brown, 2006. Adaptado) The term “research”, in the first paragraph, is an example of uncountable noun in English. The countable noun among the following nouns is ✂️ a) rain. ✂️ b) music. ✂️ c) sample. ✂️ d) equipment. ✂️ e) sunshine. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
65Q1046558 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Um dos conceitos abordados por Lemov (2023) é o da memória de trabalho, dotada de um poder surpreendente. Segundo o autor, a característica mais dominante da memória de trabalho é ✂️ a) seu caráter inconsciente. ✂️ b) sua constituição inata. ✂️ c) sua retenção a longo prazo. ✂️ d) sua autossuficiência. ✂️ e) sua minúscula capacidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
66Q1019964 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025El enunciado que expresa la función comunicativa de corregir una información es: ✂️ a) No come carne, pero al menos le gustan las frutas. ✂️ b) La reunión es el viernes, qué digo, el sábado. ✂️ c) El proyecto quedó para mayo, aunque podría haber quedado para abril. ✂️ d) Habla español y, asimismo, francés. ✂️ e) No bien llegues, por favor, avísame. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
67Q1046390 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Junto con reconocer su importancia y recomendando su aplicación en el aula, Moreno (2003/2004) advierte que la dificultad de la fraseología estriba en ✂️ a) la sintaxis en que normalmente se construyen las frases. ✂️ b) su imposibilidad de aplicarse en situaciones formales. ✂️ c) su utilización en contextos lingüísticos y situacionales apropiados. ✂️ d) su enorme diversidad y variedad de sentidos. ✂️ e) la imposibilidad de traducir frases a la lengua materna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
68Q1073787 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Para Marques (2018), no Brasil, as teorias de Laban começaram a ser estudadas a partir da década de 1940, que influenciou os rumos do ensino de dança para crianças/adolescentes. Tal situação se dá a partir da vinda para o Brasil de ✂️ a) Ruth Rachou. ✂️ b) Luiz Arrieta. ✂️ c) Marika Gidali. ✂️ d) Maria Duschenes. ✂️ e) Oscar Araiz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
69Q1020070 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.Robots are writing more of what we read on the internet. And artificial intelligence (AI) writing tools are becoming freely available for anyone, including students, to use. In a period of rapid change, there are enormous ethical implications for post-human authorship — in which humans and machines collaborate. The study of AI ethics needs to be central to education as we increasingly use machinegenerated content to communicate with others. AI robot writers, such as GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer) take seconds to create text that seems like it was written by humans. In September, 2020 GPT-3 wrote an entire essay in The Guardian to convince people not to fear artificial intelligence. As recently as 2019, this kind of technology seemed a long way off. But today, it is readily available. Of course, there’s the issue of cheating on essays and other assignments. School and university leaders need to have difficult conversations about what constitutes “authorship” and “editorship” in the post-human age. We are all (already) writing with technological devices, even just via spelling and grammar checkers. (https://theconversation.com. Adaptado) According to the first and second paragraphs, ✂️ a) AI produced content is now available to all at no cost. ✂️ b) robots are becoming the substitutes to internet writers. ✂️ c) because we use AI produced content, we need information on ethics. ✂️ d) most of what we read on the internet has been created by AI. ✂️ e) we consume more and more AI produced content, online or offline. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
70Q1020075 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text to answer question.The last century of language teaching history, operating within this theory-practice, researcher teacher dichotomy, has not been completely devoid of dialogue between the two sides. We moved in and out of paradigms (Kuhn, 1970) as inadequacies of the old ways of doing things were replaced by better ways. These trends in language teaching were partly the result of teachers and researchers communicating with each other. The custom of leaving theory to researchers and practice to teachers has become, in Clarke’s (1994) words, “dysfunctional”. What is becoming clearer in this profession now is the importance of viewing the process of language instruction as a cooperative dialog among many technicians, each endowed with special skills, such as program developing, textbook writing, measuring variables of acquisition, designing experiments, and the list goes on. We are all practitioners and we are all theorists. Whenever that understanding calls for putting together diverse bits and pieces of knowledge, you are doing some theory building. Or, if you have observed some learners in classrooms and you discern common threads of process among them, you have created a theory. And whenever you, in the role of a teacher, ask pertinent questions about Second Language Acquisition (SLA), you are beginning the process of research that can lead to a theoretical statement. (Brown, H.D. 2006. Adaptado) The first paragraph of the text mentions theory and practice in SLA as ✂️ a) some cycles. ✂️ b) a paradigm. ✂️ c) an interplay. ✂️ d) an opposition. ✂️ e) a trend. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
71Q1018805 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Além do acesso às salas de aula em ambiente bilíngue, os alunos com surdez têm direito a um período adicional para o Atendimento Educacional Especializado, que pode ser dividido em três momentos didáticos, segundo Damázio (2007). Seriam os momentos de Atendimento Educacional Especializado: ✂️ a) realizado na sala comum, na sala de recursos e na escola especializada. ✂️ b) para ensino da Libras, para o ensino da língua portuguesa oral e para o acesso ao currículo. ✂️ c) em língua de sinais da comunidade local, em língua portuguesa na modalidade escrita e em comunicação alternativa. ✂️ d) ofertado em salas de recursos no contraturno escolar, em salas de aula inclusiva e para o ensino da Libras para filhos de ouvintes. ✂️ e) em Libras na escola comum, para o ensino da Libras na escola comum e para o ensino da Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
72Q1024958 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text and answer question.Education in a language which is not the first language of the learner is as old as education itself. As individuals from different language groups have lived together, some have been educated in an additional language. This is as true of Ancient Rome as it is of the increasingly multilingual societies being created through mobility and globalization in the 21th century.Two thousand years ago, provision of an educational curriculum in an additional language happened as the Roman Empire expanded and absorbed Greek territory, language and culture. Families in Rome educated their children in Greek to ensure that they would have access to not only the language, but also the social and professional opportunities it would provide for them in their future lives, including living in Greek-speaking educational communities. This historical experience has been replicated across the world through the centuries, and is now particularly true of the global uptake of English language learning.Researchers and educators have sought new practices in education that will suit the demands of the present day. Globalization and the forces of economic and social convergence have had a significant impact on who learns which language, at what stage in their development, and in which way. The driving forces for language learning differ according to country and region, but they share the objective of wanting to achieve the best possible results in the shortest time. This need has often dovetailed with the need to adapt content-teaching methodologies so as to raise overall levels of proficiency.(COYLE, Do; HOOD, Philip; MARSH, David. 2010. Adaptado) In the history of language teaching and learning, approaches have been devised to answer new needs in language education. An instruction which is consistent with one such approach – task-based learning – is ✂️ a) choose an article about a trending subject, read it and find out its most important aspects. ✂️ b) in pairs, create a dialogue in which you talk about a recent and relevant event in your life at school. ✂️ c) in groups, write a letter to the headmaster asking for a reduction in schoolwork before weekends. ✂️ d) write an objective report about the impact of price increase in vegetables for lower income communities in your area. ✂️ e) select a historical fact of the 20th century, read about it and make a list of the people involved and the dates mentioned. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
73Q1024969 | Inglês, Sinônimos Synonyms, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Read the text by Brown to answer question.The question of whether or not to distinguish between native and nonnative speakers in the teaching profession has grown into a common and productive topic of research in the last decade. For many decades the English language teaching profession assumed that native English-speaking teachers, by virtue of their superior model of oral production, comprised the ideal English language teacher. Then, Medgyes (1994), among others, showed in his research that nonnative English speaking teachers offered as many if not more inherent advantages. Other authors concur by noting not only that multiple varieties of English are now considered legitimate and acceptable, but also that teachers who have actually gone through the process of learning English possess distinct advantages over native speakers.As we move into a new paradigm in which the concepts of native and nonnative “speaker” become less relevant, it is perhaps more appropriate to think in terms of the proficiency level of a user of a language. Speaking is one of four skills and may not deserve in all contexts to be elevated to the sole criterion for proficiency. So, the profession is better served by considering a person’s communicative proficiency across the four skills. Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly, and in turn, their pedagogical training and experience can occupy focal attention.(Brown, 2006. Adaptado) In the fragment from the text’s final sentence “Teachers of any language, regardless of their own variety of English, can then be judged accordingly”, the terms in bold can be replaced, without meaning change, by ✂️ a) in conformity with. ✂️ b) in spite of. ✂️ c) because of. ✂️ d) in view of. ✂️ e) depending on. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
74Q1046518 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão. Essa política critica o entendimento de que a educação especial organizada de forma paralela à educação comum seria mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentavam deficiência, problemas de saúde, ou qualquer inadequação com relação à estrutura organizada pelos sistemas de ensino. Isso porque acredita que essa concepção ✂️ a) resultou em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica. ✂️ b) foi calcada no desenvolvimento de estudos no campo da educação e na defesa dos direitos humanos, modificando os conceitos, as legislações e as práticas pedagógicas. ✂️ c) enfrentou a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência, das que vivem nas ruas ou que trabalham e das superdotadas. ✂️ d) exerceu impacto duradouro ao denunciar as crianças em desvantagem social e das que apresentam diferenças linguísticas, étnicas ou culturais. ✂️ e) enfocou a reestruturação das condutas pedagógicas tanto do ensino regular quanto do especial nos aspectos teóricos e práticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
75Q1046572 | Pedagogia, Legislação da Educação, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Em uma escola da rede estadual, foram matriculados alunos com deficiência visual, autismo e com deficiência física. A direção da escola destacou que, além das ações específicas para cada aluno, há a necessidade de se pensar na concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todos os alunos, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. Segundo a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (2015), a direção faz referência ✂️ a) às barreiras urbanísticas. ✂️ b) à adaptação razoável. ✂️ c) aos recursos acessíveis. ✂️ d) à comunicação alternativa e suplementar. ✂️ e) ao desenho universal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
76Q1019961 | Espanhol, Verbos Verbos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025El enunciado que contiene un verbo irregular correctamente conjugado conforme la norma culta es: ✂️ a) No preveyó lo que pasaría. ✂️ b) Aprete firme el botón. ✂️ c) Satisfací todas mis necesidades. ✂️ d) Menos mal que vinistes. ✂️ e) Bendeciré a quien me ayude. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
77Q1019965 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Una expresión adecuada para responder negativamente y de manera enfática a una pregunta es: ✂️ a) Ni hablar. ✂️ b) Desde luego. ✂️ c) Cómo no. ✂️ d) Bueno. ✂️ e) Claro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
78Q1070218 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Na obra Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins argumentam que “o conhecimento científico precisa ser neutro, além de imparcial e autônomo, a fim de garantir racionalidade e objetividade nas observações e pesquisas. No entanto, sob outros aspectos, a neutralidade científica pode tornar-se uma ilusão”. A ilusão mencionada no excerto corresponde à ✂️ a) rigorosidade do processo de descoberta científica. ✂️ b) finalidade que orienta o desenvolvimento científico. ✂️ c) aceitação tácita dos resultados obtidos. ✂️ d) fragilidade da pesquisa científica. ✂️ e) variedade de teorias sobre um problema comum. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
79Q1070219 | Filosofia, O Sujeito Moderno, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Um dos filósofos estudados no livro Filosofando: introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, é Francis Bacon. Dizem elas: “É conhecido como severo crítico da filosofia medieval, por considerá-la desinteressada e contemplativa, uma vez que, de acordo com o espírito da nova ciência moderna, Bacon aspirava a um saber instrumental que possibilitasse o controle da natureza. (…) Bacon inicia seu trabalho pela denúncia dos preconceitos e das noções falsas que dificultam a apreensão da realidade, aos quais chama de ídolos”. A crítica do filósofo aos ídolos corresponde à crítica ✂️ a) à falta de uma moral prática que garanta a emancipação humana. ✂️ b) às ideias preconcebidas que distorcem a mente humana. ✂️ c) à confiança nos métodos matemáticos para apreensão da realidade. ✂️ d) ao uso da razão como fundamento do conhecimento. ✂️ e) à incapacidade de superar a dúvida cética radical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
80Q1070220 | Filosofia, A Política, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025A análise que Andrew Feenberg desenvolve sobre a tecnologia é uma das abordagens discutidas no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, de Alberto Cupani. Apesar da crítica à reificação social que a tecnologia tem promovido, Cupani destaca uma postura de esperança de Feenberg: “Essa esperança do autor fundamenta-se no fato de que a hegemonia do ‘código técnico’ do capitalismo não pode impedir que haja iniciativas contrárias”. A esperança de Feenberg está pautada no que ele denomina “margens de manobra”, que consiste na ✂️ a) evolução linear da tecnologia em resposta às demandas sociais. ✂️ b) adaptação natural das tecnologias ao contexto ético e político ideal. ✂️ c) luta pelo fim da imposição tecnológica na vida cotidiana dos indivíduos. ✂️ d) possibilidade de ações contestatórias dentro do sistema tecnológico. ✂️ e) ascensão da autonomia operacional para resolver problemas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro